CONSTITUIÇÃO E PRÁTICA DE PROFESSORES INOVADORES: UM ESTUDO DE CASO: CONSTITUTION AND PRACTICE OF INNOVATIVE TEACHERS: A CASE STUDY

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Harres, João Batista Siqueira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lima, Valderez Marina do Rosário, Delord, Gabriela Carolina Cattani, Susa, Clara Inés Chaparro, Martinez, Rosa Inés Pedreros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33286
Resumo: Como parte de uma pesquisa de âmbito internacional, com o fim de compreender processos de inovação educativa já consolidados em práticas de docentes, este trabalho analisa as vivências de um grupo de professores considerados inovadores. Coletaram-se narrativas de seis sujeitos que atuam ou que realizaram formação continuada na Escola Pedagógica Experimental (EPE) da cidade de Bogotá (Colômbia). Da Análise Textual Discursiva emergiram três categorias: história e trajetória profissional; concepções e prática docente; inovação permanente. Defende-se que a constituição de professores inovadores ocorre pela conjugação de fatores relativos aos contextos escolares e formativos, aliados a características intrínsecas aos sujeitos e que a sustentabilidade da inovação é garantida pela reflexão e transformação contínua da prática docente. As part of an international research that aims to understand some processes of innovative education, this research analyzes the experiences of a group of teachers considered innovators. We gathered narratives of six teachers that work or have performed in-service teacher education programs in EPE - Experimental Pedagogic School of Bogota (Colombia). The Discursive Textual Analysis method has generated three categories: history and professional path; teaching conceptions and practice; permanent innovation. It is argued that innovative teachers are formed with the help of a conjugation of factors related with scholar and formative contexts, allied to characteristics inherent to the subjects. The sustainability of innovation would be guaranteed by reflection and continuous transformation of the teaching practice.
id UFMG-11_11a8e4af9ecb5c39dd82855d5a9dbc61
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/33286
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling CONSTITUIÇÃO E PRÁTICA DE PROFESSORES INOVADORES: UM ESTUDO DE CASO: CONSTITUTION AND PRACTICE OF INNOVATIVE TEACHERS: A CASE STUDYInovação educativa; Escolas alternativas; Formação continuada.Como parte de uma pesquisa de âmbito internacional, com o fim de compreender processos de inovação educativa já consolidados em práticas de docentes, este trabalho analisa as vivências de um grupo de professores considerados inovadores. Coletaram-se narrativas de seis sujeitos que atuam ou que realizaram formação continuada na Escola Pedagógica Experimental (EPE) da cidade de Bogotá (Colômbia). Da Análise Textual Discursiva emergiram três categorias: história e trajetória profissional; concepções e prática docente; inovação permanente. Defende-se que a constituição de professores inovadores ocorre pela conjugação de fatores relativos aos contextos escolares e formativos, aliados a características intrínsecas aos sujeitos e que a sustentabilidade da inovação é garantida pela reflexão e transformação contínua da prática docente. As part of an international research that aims to understand some processes of innovative education, this research analyzes the experiences of a group of teachers considered innovators. We gathered narratives of six teachers that work or have performed in-service teacher education programs in EPE - Experimental Pedagogic School of Bogota (Colombia). The Discursive Textual Analysis method has generated three categories: history and professional path; teaching conceptions and practice; permanent innovation. It is argued that innovative teachers are formed with the help of a conjugation of factors related with scholar and formative contexts, allied to characteristics inherent to the subjects. The sustainability of innovation would be guaranteed by reflection and continuous transformation of the teaching practice.CECIMIG-FaE-UFMG2021-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3328610.1590/1983-21172018200107 Ensaio Research in Science Education; Vol. 20 (2018)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 20 (2018)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 20 (2018)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33286/26942Copyright (c) 2019 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessHarres, João Batista SiqueiraLima, Valderez Marina do RosárioDelord, Gabriela Carolina CattaniSusa, Clara Inés ChaparroMartinez, Rosa Inés Pedreros2021-05-04T22:51:22Zoai:periodicos.ufmg.br:article/33286Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-05-04T22:51:22Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv CONSTITUIÇÃO E PRÁTICA DE PROFESSORES INOVADORES: UM ESTUDO DE CASO: CONSTITUTION AND PRACTICE OF INNOVATIVE TEACHERS: A CASE STUDY
title CONSTITUIÇÃO E PRÁTICA DE PROFESSORES INOVADORES: UM ESTUDO DE CASO: CONSTITUTION AND PRACTICE OF INNOVATIVE TEACHERS: A CASE STUDY
spellingShingle CONSTITUIÇÃO E PRÁTICA DE PROFESSORES INOVADORES: UM ESTUDO DE CASO: CONSTITUTION AND PRACTICE OF INNOVATIVE TEACHERS: A CASE STUDY
Harres, João Batista Siqueira
Inovação educativa; Escolas alternativas; Formação continuada.
title_short CONSTITUIÇÃO E PRÁTICA DE PROFESSORES INOVADORES: UM ESTUDO DE CASO: CONSTITUTION AND PRACTICE OF INNOVATIVE TEACHERS: A CASE STUDY
title_full CONSTITUIÇÃO E PRÁTICA DE PROFESSORES INOVADORES: UM ESTUDO DE CASO: CONSTITUTION AND PRACTICE OF INNOVATIVE TEACHERS: A CASE STUDY
title_fullStr CONSTITUIÇÃO E PRÁTICA DE PROFESSORES INOVADORES: UM ESTUDO DE CASO: CONSTITUTION AND PRACTICE OF INNOVATIVE TEACHERS: A CASE STUDY
title_full_unstemmed CONSTITUIÇÃO E PRÁTICA DE PROFESSORES INOVADORES: UM ESTUDO DE CASO: CONSTITUTION AND PRACTICE OF INNOVATIVE TEACHERS: A CASE STUDY
title_sort CONSTITUIÇÃO E PRÁTICA DE PROFESSORES INOVADORES: UM ESTUDO DE CASO: CONSTITUTION AND PRACTICE OF INNOVATIVE TEACHERS: A CASE STUDY
author Harres, João Batista Siqueira
author_facet Harres, João Batista Siqueira
Lima, Valderez Marina do Rosário
Delord, Gabriela Carolina Cattani
Susa, Clara Inés Chaparro
Martinez, Rosa Inés Pedreros
author_role author
author2 Lima, Valderez Marina do Rosário
Delord, Gabriela Carolina Cattani
Susa, Clara Inés Chaparro
Martinez, Rosa Inés Pedreros
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Harres, João Batista Siqueira
Lima, Valderez Marina do Rosário
Delord, Gabriela Carolina Cattani
Susa, Clara Inés Chaparro
Martinez, Rosa Inés Pedreros
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação educativa; Escolas alternativas; Formação continuada.
topic Inovação educativa; Escolas alternativas; Formação continuada.
description Como parte de uma pesquisa de âmbito internacional, com o fim de compreender processos de inovação educativa já consolidados em práticas de docentes, este trabalho analisa as vivências de um grupo de professores considerados inovadores. Coletaram-se narrativas de seis sujeitos que atuam ou que realizaram formação continuada na Escola Pedagógica Experimental (EPE) da cidade de Bogotá (Colômbia). Da Análise Textual Discursiva emergiram três categorias: história e trajetória profissional; concepções e prática docente; inovação permanente. Defende-se que a constituição de professores inovadores ocorre pela conjugação de fatores relativos aos contextos escolares e formativos, aliados a características intrínsecas aos sujeitos e que a sustentabilidade da inovação é garantida pela reflexão e transformação contínua da prática docente. As part of an international research that aims to understand some processes of innovative education, this research analyzes the experiences of a group of teachers considered innovators. We gathered narratives of six teachers that work or have performed in-service teacher education programs in EPE - Experimental Pedagogic School of Bogota (Colombia). The Discursive Textual Analysis method has generated three categories: history and professional path; teaching conceptions and practice; permanent innovation. It is argued that innovative teachers are formed with the help of a conjugation of factors related with scholar and formative contexts, allied to characteristics inherent to the subjects. The sustainability of innovation would be guaranteed by reflection and continuous transformation of the teaching practice.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33286
10.1590/1983-21172018200107
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33286
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172018200107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33286/26942
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 20 (2018)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 20 (2018)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 20 (2018)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711164037332992