CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE UM ESTUDANTE DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM CURSO A DISTÂNCIA: UM CASO DE HIBRIDISMO: THE CONSTRUCTION OF THE TEACHING IDENTITY OF A STUDENT FROM A BIOLOGY PRE-SERVICE TEACHING DISTANCE COURSE: A CASE OF HYBRIDISM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Mara Lúcia Rodrigues
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Rezende, Flavia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34152
Resumo: Partindo da compreensão da formação da identidade docente como entrelaçada às interações sociais nos diversos contextos, ampliamos esse pressuposto, articulando-o à abordagem da produção da identidade cultural, que ressalta sua relação constitutiva com a linguagem. A partir desse percurso, compomos um quadro teórico incorporando conceitos da filosofia da linguagem. Buscamos investigar, por meio de entrevista, a construção discursiva da identidade docente de um estudante do último período de um curso a distância de licenciatura em Ciências Biológicas, utilizando um dispositivo analítico Bakhtiniano. Concluímos que a construção discursiva da identidade docente do estudante caracteriza-se por hibridismo, o que pode estar relacionado, principalmente, ao seu apego à identidade profissional de extensionista rural manifestado de várias formas ao longo da entrevista. Starting from the understanding of the formation of the teaching identity as interlaced with social interactions in different contexts, we have extended such an assumption, coordinating it to the production of cultural identity approach, which emphasizes its constitutive relationship with language. From this path, we composed a theoretical framework incorporating concepts of philosophy of language. We seek to investigate, through interviews, the discursive construction of the teaching identity of a student from the last period of a distance course degree in Biological Sciences. This was carried out by using a Bakhtinian analytical device. We conclude that the discursive construction of teaching identity of the student analyzed is characterized by hybridism, which may be related primarily to his attachment to the professional identity of rural extension educator manifested in various ways throughout the interview.
id UFMG-11_1420b435be124b1b4683e953a07ffd7e
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/34152
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE UM ESTUDANTE DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM CURSO A DISTÂNCIA: UM CASO DE HIBRIDISMO: THE CONSTRUCTION OF THE TEACHING IDENTITY OF A STUDENT FROM A BIOLOGY PRE-SERVICE TEACHING DISTANCE COURSE: A CASE OF HYBRIDISMIdentidade Docente; Licenciatura em Ciências Biológicas; Educação a Distância; Hibridismo.Partindo da compreensão da formação da identidade docente como entrelaçada às interações sociais nos diversos contextos, ampliamos esse pressuposto, articulando-o à abordagem da produção da identidade cultural, que ressalta sua relação constitutiva com a linguagem. A partir desse percurso, compomos um quadro teórico incorporando conceitos da filosofia da linguagem. Buscamos investigar, por meio de entrevista, a construção discursiva da identidade docente de um estudante do último período de um curso a distância de licenciatura em Ciências Biológicas, utilizando um dispositivo analítico Bakhtiniano. Concluímos que a construção discursiva da identidade docente do estudante caracteriza-se por hibridismo, o que pode estar relacionado, principalmente, ao seu apego à identidade profissional de extensionista rural manifestado de várias formas ao longo da entrevista. Starting from the understanding of the formation of the teaching identity as interlaced with social interactions in different contexts, we have extended such an assumption, coordinating it to the production of cultural identity approach, which emphasizes its constitutive relationship with language. From this path, we composed a theoretical framework incorporating concepts of philosophy of language. We seek to investigate, through interviews, the discursive construction of the teaching identity of a student from the last period of a distance course degree in Biological Sciences. This was carried out by using a Bakhtinian analytical device. We conclude that the discursive construction of teaching identity of the student analyzed is characterized by hybridism, which may be related primarily to his attachment to the professional identity of rural extension educator manifested in various ways throughout the interview.CECIMIG-FaE-UFMG2014-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3415210.1590/1983-21172014160110 Ensaio Research in Science Education; Vol. 16 No. 1 (2014)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 16 Núm. 1 (2014)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 16 n. 1 (2014)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34152/27143Copyright (c) 2014 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Mara Lúcia RodriguesRezende, Flavia 2021-07-07T02:09:25Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34152Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-07-07T02:09:25Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE UM ESTUDANTE DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM CURSO A DISTÂNCIA: UM CASO DE HIBRIDISMO: THE CONSTRUCTION OF THE TEACHING IDENTITY OF A STUDENT FROM A BIOLOGY PRE-SERVICE TEACHING DISTANCE COURSE: A CASE OF HYBRIDISM
title CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE UM ESTUDANTE DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM CURSO A DISTÂNCIA: UM CASO DE HIBRIDISMO: THE CONSTRUCTION OF THE TEACHING IDENTITY OF A STUDENT FROM A BIOLOGY PRE-SERVICE TEACHING DISTANCE COURSE: A CASE OF HYBRIDISM
spellingShingle CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE UM ESTUDANTE DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM CURSO A DISTÂNCIA: UM CASO DE HIBRIDISMO: THE CONSTRUCTION OF THE TEACHING IDENTITY OF A STUDENT FROM A BIOLOGY PRE-SERVICE TEACHING DISTANCE COURSE: A CASE OF HYBRIDISM
Costa, Mara Lúcia Rodrigues
Identidade Docente; Licenciatura em Ciências Biológicas; Educação a Distância; Hibridismo.
title_short CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE UM ESTUDANTE DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM CURSO A DISTÂNCIA: UM CASO DE HIBRIDISMO: THE CONSTRUCTION OF THE TEACHING IDENTITY OF A STUDENT FROM A BIOLOGY PRE-SERVICE TEACHING DISTANCE COURSE: A CASE OF HYBRIDISM
title_full CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE UM ESTUDANTE DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM CURSO A DISTÂNCIA: UM CASO DE HIBRIDISMO: THE CONSTRUCTION OF THE TEACHING IDENTITY OF A STUDENT FROM A BIOLOGY PRE-SERVICE TEACHING DISTANCE COURSE: A CASE OF HYBRIDISM
title_fullStr CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE UM ESTUDANTE DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM CURSO A DISTÂNCIA: UM CASO DE HIBRIDISMO: THE CONSTRUCTION OF THE TEACHING IDENTITY OF A STUDENT FROM A BIOLOGY PRE-SERVICE TEACHING DISTANCE COURSE: A CASE OF HYBRIDISM
title_full_unstemmed CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE UM ESTUDANTE DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM CURSO A DISTÂNCIA: UM CASO DE HIBRIDISMO: THE CONSTRUCTION OF THE TEACHING IDENTITY OF A STUDENT FROM A BIOLOGY PRE-SERVICE TEACHING DISTANCE COURSE: A CASE OF HYBRIDISM
title_sort CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE UM ESTUDANTE DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM CURSO A DISTÂNCIA: UM CASO DE HIBRIDISMO: THE CONSTRUCTION OF THE TEACHING IDENTITY OF A STUDENT FROM A BIOLOGY PRE-SERVICE TEACHING DISTANCE COURSE: A CASE OF HYBRIDISM
author Costa, Mara Lúcia Rodrigues
author_facet Costa, Mara Lúcia Rodrigues
Rezende, Flavia
author_role author
author2 Rezende, Flavia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Mara Lúcia Rodrigues
Rezende, Flavia
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade Docente; Licenciatura em Ciências Biológicas; Educação a Distância; Hibridismo.
topic Identidade Docente; Licenciatura em Ciências Biológicas; Educação a Distância; Hibridismo.
description Partindo da compreensão da formação da identidade docente como entrelaçada às interações sociais nos diversos contextos, ampliamos esse pressuposto, articulando-o à abordagem da produção da identidade cultural, que ressalta sua relação constitutiva com a linguagem. A partir desse percurso, compomos um quadro teórico incorporando conceitos da filosofia da linguagem. Buscamos investigar, por meio de entrevista, a construção discursiva da identidade docente de um estudante do último período de um curso a distância de licenciatura em Ciências Biológicas, utilizando um dispositivo analítico Bakhtiniano. Concluímos que a construção discursiva da identidade docente do estudante caracteriza-se por hibridismo, o que pode estar relacionado, principalmente, ao seu apego à identidade profissional de extensionista rural manifestado de várias formas ao longo da entrevista. Starting from the understanding of the formation of the teaching identity as interlaced with social interactions in different contexts, we have extended such an assumption, coordinating it to the production of cultural identity approach, which emphasizes its constitutive relationship with language. From this path, we composed a theoretical framework incorporating concepts of philosophy of language. We seek to investigate, through interviews, the discursive construction of the teaching identity of a student from the last period of a distance course degree in Biological Sciences. This was carried out by using a Bakhtinian analytical device. We conclude that the discursive construction of teaching identity of the student analyzed is characterized by hybridism, which may be related primarily to his attachment to the professional identity of rural extension educator manifested in various ways throughout the interview.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34152
10.1590/1983-21172014160110
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34152
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172014160110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34152/27143
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 16 No. 1 (2014)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 16 Núm. 1 (2014)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 16 n. 1 (2014)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711164576301056