CONCEPÇÕES DE FUTURAS PROFESSORAS DO ENSINO BÁSICO ACERCA DO AMBIENTE, DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DAS ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: FUTURE TEACHERS' CONCEPTIONS ON ENVIRONMENT, ENVIRONMENTAL EDUCATION AND TEACHING STRATEGIES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Marisa Monteiro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34144
Resumo: Este estudo tem como objetivos conhecer as concepções de futuras professoras do ensino básico sobre a educação ambiental e analisar a relação entre as conceções e as estratégias de ensino que demonstram valorizar. As trinta e duas participantes frequentavam um curso de formação de professores em Portugal. Na análise de dados, utilizou-se o método do questionamento e comparação constantes até a saturação das categorias. A análise dos questionários demonstra que todas as participantes possuem uma perspetiva antropocêntrica do ambiente e uma concepção de educação ambiental tradicional centrada no conhecimento de problemáticas ambientais e na preservação dos recursos. As metodologias de ensino destacadas pelas inquiridas estão em conformidade com um ensino centrado na figura do professor e na aquisição de conhecimentos. This study aims to identify the concepts of future teachers of elementary education about environmental education. It also aims to analyze the relationship between conceptions and teaching strategies teachers demonstrate to value the most. The thirty-two participants were attending a training course for teachers in Portugal. In the data analysis, the method of constant questioning and comparing was used until the saturation of the categories. The analysis of questionnaires shows that all participants have an anthropocentric perspective of the environment and a traditional conception of environmental education, based on knowledge of environmental issues and preservation of resources. The teaching methodologies highlighted by the interviewed are in accordance with an education centered in the figure of the teacher and in the acquisition of knowledge.
id UFMG-11_1872424c0c0cc656b6fe23245e5c1f02
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/34144
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling CONCEPÇÕES DE FUTURAS PROFESSORAS DO ENSINO BÁSICO ACERCA DO AMBIENTE, DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DAS ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: FUTURE TEACHERS' CONCEPTIONS ON ENVIRONMENT, ENVIRONMENTAL EDUCATION AND TEACHING STRATEGIESConcepções de Futuros Professores; Educação Ambiental; Formação de Professores.Este estudo tem como objetivos conhecer as concepções de futuras professoras do ensino básico sobre a educação ambiental e analisar a relação entre as conceções e as estratégias de ensino que demonstram valorizar. As trinta e duas participantes frequentavam um curso de formação de professores em Portugal. Na análise de dados, utilizou-se o método do questionamento e comparação constantes até a saturação das categorias. A análise dos questionários demonstra que todas as participantes possuem uma perspetiva antropocêntrica do ambiente e uma concepção de educação ambiental tradicional centrada no conhecimento de problemáticas ambientais e na preservação dos recursos. As metodologias de ensino destacadas pelas inquiridas estão em conformidade com um ensino centrado na figura do professor e na aquisição de conhecimentos. This study aims to identify the concepts of future teachers of elementary education about environmental education. It also aims to analyze the relationship between conceptions and teaching strategies teachers demonstrate to value the most. The thirty-two participants were attending a training course for teachers in Portugal. In the data analysis, the method of constant questioning and comparing was used until the saturation of the categories. The analysis of questionnaires shows that all participants have an anthropocentric perspective of the environment and a traditional conception of environmental education, based on knowledge of environmental issues and preservation of resources. The teaching methodologies highlighted by the interviewed are in accordance with an education centered in the figure of the teacher and in the acquisition of knowledge.CECIMIG-FaE-UFMG2021-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3414410.1590/1983-21172014160102 Ensaio Research in Science Education; Vol. 16 No. 1 (2014)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 16 Núm. 1 (2014)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 16 n. 1 (2014)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34144/27661Copyright (c) 2014 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessCorreia, Marisa Monteiro 2021-07-07T01:08:02Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34144Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-07-07T01:08:02Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv CONCEPÇÕES DE FUTURAS PROFESSORAS DO ENSINO BÁSICO ACERCA DO AMBIENTE, DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DAS ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: FUTURE TEACHERS' CONCEPTIONS ON ENVIRONMENT, ENVIRONMENTAL EDUCATION AND TEACHING STRATEGIES
title CONCEPÇÕES DE FUTURAS PROFESSORAS DO ENSINO BÁSICO ACERCA DO AMBIENTE, DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DAS ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: FUTURE TEACHERS' CONCEPTIONS ON ENVIRONMENT, ENVIRONMENTAL EDUCATION AND TEACHING STRATEGIES
spellingShingle CONCEPÇÕES DE FUTURAS PROFESSORAS DO ENSINO BÁSICO ACERCA DO AMBIENTE, DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DAS ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: FUTURE TEACHERS' CONCEPTIONS ON ENVIRONMENT, ENVIRONMENTAL EDUCATION AND TEACHING STRATEGIES
Correia, Marisa Monteiro
Concepções de Futuros Professores; Educação Ambiental; Formação de Professores.
title_short CONCEPÇÕES DE FUTURAS PROFESSORAS DO ENSINO BÁSICO ACERCA DO AMBIENTE, DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DAS ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: FUTURE TEACHERS' CONCEPTIONS ON ENVIRONMENT, ENVIRONMENTAL EDUCATION AND TEACHING STRATEGIES
title_full CONCEPÇÕES DE FUTURAS PROFESSORAS DO ENSINO BÁSICO ACERCA DO AMBIENTE, DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DAS ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: FUTURE TEACHERS' CONCEPTIONS ON ENVIRONMENT, ENVIRONMENTAL EDUCATION AND TEACHING STRATEGIES
title_fullStr CONCEPÇÕES DE FUTURAS PROFESSORAS DO ENSINO BÁSICO ACERCA DO AMBIENTE, DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DAS ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: FUTURE TEACHERS' CONCEPTIONS ON ENVIRONMENT, ENVIRONMENTAL EDUCATION AND TEACHING STRATEGIES
title_full_unstemmed CONCEPÇÕES DE FUTURAS PROFESSORAS DO ENSINO BÁSICO ACERCA DO AMBIENTE, DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DAS ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: FUTURE TEACHERS' CONCEPTIONS ON ENVIRONMENT, ENVIRONMENTAL EDUCATION AND TEACHING STRATEGIES
title_sort CONCEPÇÕES DE FUTURAS PROFESSORAS DO ENSINO BÁSICO ACERCA DO AMBIENTE, DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DAS ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: FUTURE TEACHERS' CONCEPTIONS ON ENVIRONMENT, ENVIRONMENTAL EDUCATION AND TEACHING STRATEGIES
author Correia, Marisa Monteiro
author_facet Correia, Marisa Monteiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Marisa Monteiro
dc.subject.por.fl_str_mv Concepções de Futuros Professores; Educação Ambiental; Formação de Professores.
topic Concepções de Futuros Professores; Educação Ambiental; Formação de Professores.
description Este estudo tem como objetivos conhecer as concepções de futuras professoras do ensino básico sobre a educação ambiental e analisar a relação entre as conceções e as estratégias de ensino que demonstram valorizar. As trinta e duas participantes frequentavam um curso de formação de professores em Portugal. Na análise de dados, utilizou-se o método do questionamento e comparação constantes até a saturação das categorias. A análise dos questionários demonstra que todas as participantes possuem uma perspetiva antropocêntrica do ambiente e uma concepção de educação ambiental tradicional centrada no conhecimento de problemáticas ambientais e na preservação dos recursos. As metodologias de ensino destacadas pelas inquiridas estão em conformidade com um ensino centrado na figura do professor e na aquisição de conhecimentos. This study aims to identify the concepts of future teachers of elementary education about environmental education. It also aims to analyze the relationship between conceptions and teaching strategies teachers demonstrate to value the most. The thirty-two participants were attending a training course for teachers in Portugal. In the data analysis, the method of constant questioning and comparing was used until the saturation of the categories. The analysis of questionnaires shows that all participants have an anthropocentric perspective of the environment and a traditional conception of environmental education, based on knowledge of environmental issues and preservation of resources. The teaching methodologies highlighted by the interviewed are in accordance with an education centered in the figure of the teacher and in the acquisition of knowledge.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34144
10.1590/1983-21172014160102
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34144
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172014160102
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34144/27661
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 16 No. 1 (2014)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 16 Núm. 1 (2014)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 16 n. 1 (2014)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711164561620992