UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE OS INSETOS: A STUDY OF HIGH SCHOOL STUDENTS' SOCIAL REPRESENTATIONS OF INSECTS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34520 |
Resumo: | O objetivo do estudo foi identificar as representações sociais construídas pelos estudantes do Ensino Médio em relação aos insetos. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de questionários junto a 100 estudantes de duas escolas públicas. A análise foi desenvolvida com apoio da Teoria das Representações Sociais. Os resultados indicam que os estudantes sustentam uma imagem predominantemente pejorativa em relação à grande maioria desses organismos. Tal imagem depreciativa é influenciada pelos meios de comunicação, pela escola e pelo conhecimento popular disseminado nas relações interpessoais. Ao final do trabalho, alertamos para a importância da atuação da escola na desmistificação das representações sustentadas pelos estudantes e para a construção de uma perspectiva mais ecológica na abordagem dos assuntos relacionados ao ensino de Zoologia. The objective of this study was to identify the social representations constructed by high school students with regard to insects. Data were collected by means of the application of a questionnaire to 100 students of two public schools. The results indicate that the students hold a predominantly negative image of the great majority of these organisms. This pejorative image is influenced by the media, the school and popular knowledge spread through interpersonal relationships. At the end of the work, we point out the important role schools play in demystifying these representations held by students and in constructing a more ecological perspective in approaches to matters related to the teaching of Zoology. |
id |
UFMG-11_1a4292f4b20fe10652a428a7f5c4bcda |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/34520 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE OS INSETOS: A STUDY OF HIGH SCHOOL STUDENTS' SOCIAL REPRESENTATIONS OF INSECTSEstudantes; Representações sociais; Insetos.O objetivo do estudo foi identificar as representações sociais construídas pelos estudantes do Ensino Médio em relação aos insetos. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de questionários junto a 100 estudantes de duas escolas públicas. A análise foi desenvolvida com apoio da Teoria das Representações Sociais. Os resultados indicam que os estudantes sustentam uma imagem predominantemente pejorativa em relação à grande maioria desses organismos. Tal imagem depreciativa é influenciada pelos meios de comunicação, pela escola e pelo conhecimento popular disseminado nas relações interpessoais. Ao final do trabalho, alertamos para a importância da atuação da escola na desmistificação das representações sustentadas pelos estudantes e para a construção de uma perspectiva mais ecológica na abordagem dos assuntos relacionados ao ensino de Zoologia. The objective of this study was to identify the social representations constructed by high school students with regard to insects. Data were collected by means of the application of a questionnaire to 100 students of two public schools. The results indicate that the students hold a predominantly negative image of the great majority of these organisms. This pejorative image is influenced by the media, the school and popular knowledge spread through interpersonal relationships. At the end of the work, we point out the important role schools play in demystifying these representations held by students and in constructing a more ecological perspective in approaches to matters related to the teaching of Zoology.CECIMIG-FaE-UFMG2012-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3452010.1590/1983-21172012140303Ensaio Research in Science Education; Vol. 14 No. 3 (2012)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 14 Núm. 3 (2012)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 14 n. 3 (2012)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34520/27301Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessTrindade, Oziel Santana Neri Silva Júnior, Juvenal Cordeiro Teixeira, Paulo Marcelo Marini 2021-06-09T19:13:21Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34520Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-09T19:13:21Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE OS INSETOS: A STUDY OF HIGH SCHOOL STUDENTS' SOCIAL REPRESENTATIONS OF INSECTS |
title |
UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE OS INSETOS: A STUDY OF HIGH SCHOOL STUDENTS' SOCIAL REPRESENTATIONS OF INSECTS |
spellingShingle |
UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE OS INSETOS: A STUDY OF HIGH SCHOOL STUDENTS' SOCIAL REPRESENTATIONS OF INSECTS Trindade, Oziel Santana Neri Estudantes; Representações sociais; Insetos. |
title_short |
UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE OS INSETOS: A STUDY OF HIGH SCHOOL STUDENTS' SOCIAL REPRESENTATIONS OF INSECTS |
title_full |
UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE OS INSETOS: A STUDY OF HIGH SCHOOL STUDENTS' SOCIAL REPRESENTATIONS OF INSECTS |
title_fullStr |
UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE OS INSETOS: A STUDY OF HIGH SCHOOL STUDENTS' SOCIAL REPRESENTATIONS OF INSECTS |
title_full_unstemmed |
UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE OS INSETOS: A STUDY OF HIGH SCHOOL STUDENTS' SOCIAL REPRESENTATIONS OF INSECTS |
title_sort |
UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE OS INSETOS: A STUDY OF HIGH SCHOOL STUDENTS' SOCIAL REPRESENTATIONS OF INSECTS |
author |
Trindade, Oziel Santana Neri |
author_facet |
Trindade, Oziel Santana Neri Silva Júnior, Juvenal Cordeiro Teixeira, Paulo Marcelo Marini |
author_role |
author |
author2 |
Silva Júnior, Juvenal Cordeiro Teixeira, Paulo Marcelo Marini |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trindade, Oziel Santana Neri Silva Júnior, Juvenal Cordeiro Teixeira, Paulo Marcelo Marini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudantes; Representações sociais; Insetos. |
topic |
Estudantes; Representações sociais; Insetos. |
description |
O objetivo do estudo foi identificar as representações sociais construídas pelos estudantes do Ensino Médio em relação aos insetos. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de questionários junto a 100 estudantes de duas escolas públicas. A análise foi desenvolvida com apoio da Teoria das Representações Sociais. Os resultados indicam que os estudantes sustentam uma imagem predominantemente pejorativa em relação à grande maioria desses organismos. Tal imagem depreciativa é influenciada pelos meios de comunicação, pela escola e pelo conhecimento popular disseminado nas relações interpessoais. Ao final do trabalho, alertamos para a importância da atuação da escola na desmistificação das representações sustentadas pelos estudantes e para a construção de uma perspectiva mais ecológica na abordagem dos assuntos relacionados ao ensino de Zoologia. The objective of this study was to identify the social representations constructed by high school students with regard to insects. Data were collected by means of the application of a questionnaire to 100 students of two public schools. The results indicate that the students hold a predominantly negative image of the great majority of these organisms. This pejorative image is influenced by the media, the school and popular knowledge spread through interpersonal relationships. At the end of the work, we point out the important role schools play in demystifying these representations held by students and in constructing a more ecological perspective in approaches to matters related to the teaching of Zoology. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-07-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34520 10.1590/1983-21172012140303 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34520 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-21172012140303 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34520/27301 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 14 No. 3 (2012) Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 14 Núm. 3 (2012) Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 14 n. 3 (2012) 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711164666478592 |