Social representations developed by high-school students about environmental issues
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3304 |
Resumo: | A investigação refere-se às representações sociais de alunos do ensino médio sobre problemas ambientais de uma cidade do noroeste do Paraná e foi motivada pela importância da inserção, no ensino de ciências, das questões ambientais, bem como do seu reconhecimento para a tomada de atitudes. Os dados foram recolhidos por meio da técnica de evocação livre de palavras e analisados segundo a abordagem estruturalista da Teoria das Representações Sociais, em uma turma de primeiro e outra de terceiro ano do ensino médio. Conclui que, nas duas turmas investigadas, há indícios de representações sociais naturalistas dos problemas ambientais. |
id |
INEP-2_2a188801f6d39ba5f5e6db39226dccaf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/3304 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Social representations developed by high-school students about environmental issuesRepresentações sociais de estudantes do ensino médio sobre problemas ambientaisscience teachingenvironmenttheory of social representations.ensino de ciênciasmeio ambienteteoria das representações sociais.A investigação refere-se às representações sociais de alunos do ensino médio sobre problemas ambientais de uma cidade do noroeste do Paraná e foi motivada pela importância da inserção, no ensino de ciências, das questões ambientais, bem como do seu reconhecimento para a tomada de atitudes. Os dados foram recolhidos por meio da técnica de evocação livre de palavras e analisados segundo a abordagem estruturalista da Teoria das Representações Sociais, em uma turma de primeiro e outra de terceiro ano do ensino médio. Conclui que, nas duas turmas investigadas, há indícios de representações sociais naturalistas dos problemas ambientais.This article presents research findings on possible social representations developed by high-school students about the environmental problems of a city in the northwestern Paraná. Reflections on the importance of incorporating environment-related topics in science teaching has motived this work’s investigative efforts, as well as the importance of a social recognition of those topics in the action-taking processes. Data collection was undertaken through the word free evocation technique and analyzed in accordance to the structuralist approach of the Theory of Social Representations, in first and second year high-school classes. Results reveal an ongoing necessity of striving for a teaching style that stirs new environment notions, in which social factors are acknowledged as existent; since, through the considerations in the study, it was indicated that two of the classes investigated harbor naturalistic social representations of environmental issues. Thus, this study aims to contribute to the search for reflections and actions that permeate socioenvironmental issues. INEP2018-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/330410.24109/2176-6681.rbep.99i252.3411Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 99 n. 252 (2018)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 99 Núm. 252 (2018)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 99 No 252 (2018)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.99i252reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3304/303910.24109/2176-6681.rbep.99i252.3039do Carmo, Tâniade Oliveira Magalhães Júnior, Carlos AlbertoMichellan Kiouranis, Neide Mariada Silva Triani, Felipeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-30T12:54:13Zoai:ojs3.inep:article/3304Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2022-06-30T12:54:13Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Social representations developed by high-school students about environmental issues Representações sociais de estudantes do ensino médio sobre problemas ambientais |
title |
Social representations developed by high-school students about environmental issues |
spellingShingle |
Social representations developed by high-school students about environmental issues do Carmo, Tânia science teaching environment theory of social representations. ensino de ciências meio ambiente teoria das representações sociais. |
title_short |
Social representations developed by high-school students about environmental issues |
title_full |
Social representations developed by high-school students about environmental issues |
title_fullStr |
Social representations developed by high-school students about environmental issues |
title_full_unstemmed |
Social representations developed by high-school students about environmental issues |
title_sort |
Social representations developed by high-school students about environmental issues |
author |
do Carmo, Tânia |
author_facet |
do Carmo, Tânia de Oliveira Magalhães Júnior, Carlos Alberto Michellan Kiouranis, Neide Maria da Silva Triani, Felipe |
author_role |
author |
author2 |
de Oliveira Magalhães Júnior, Carlos Alberto Michellan Kiouranis, Neide Maria da Silva Triani, Felipe |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
do Carmo, Tânia de Oliveira Magalhães Júnior, Carlos Alberto Michellan Kiouranis, Neide Maria da Silva Triani, Felipe |
dc.subject.por.fl_str_mv |
science teaching environment theory of social representations. ensino de ciências meio ambiente teoria das representações sociais. |
topic |
science teaching environment theory of social representations. ensino de ciências meio ambiente teoria das representações sociais. |
description |
A investigação refere-se às representações sociais de alunos do ensino médio sobre problemas ambientais de uma cidade do noroeste do Paraná e foi motivada pela importância da inserção, no ensino de ciências, das questões ambientais, bem como do seu reconhecimento para a tomada de atitudes. Os dados foram recolhidos por meio da técnica de evocação livre de palavras e analisados segundo a abordagem estruturalista da Teoria das Representações Sociais, em uma turma de primeiro e outra de terceiro ano do ensino médio. Conclui que, nas duas turmas investigadas, há indícios de representações sociais naturalistas dos problemas ambientais. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3304 10.24109/2176-6681.rbep.99i252.3411 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3304 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.99i252.3411 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3304/3039 10.24109/2176-6681.rbep.99i252.3039 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 99 n. 252 (2018) Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 99 Núm. 252 (2018) Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 99 No 252 (2018) 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.99i252 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1798951701991915520 |