OPEN DATA IN SCIENCE EDUCATION RESEARCH: PERSPECTIVES, CHALLENGES, AND POSSIBILITIES: DADOS ABERTOS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: PERSPECTIVAS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Nathália Helena
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Mendonça, Paula Cristina Cardoso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
spa
eng
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/51515
Resumo: In this editorial we present the open science perspectives adopted by Ensaio with an emphasis on open data practices and shared data. The availability of research data can improve transparency, collaboration, replicability and enrichment of scientific production in the field of Science Education. Therefore, in this editorial we present new perspectives on the topic based on our knowledge acquired throughout 2023 in the implementation of a data’s editor-in-chief, whose work we detail in a flowchart (figure 1). Furthermore, we report some of the results of the interactions we had with our editorial team, authors and academic community involved in discussions about open data and we also summarize the paths we have taken in this sphere.
id UFMG-11_1aa5c4e3574e9d1a59a7c4f39dcc8ecf
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/51515
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling OPEN DATA IN SCIENCE EDUCATION RESEARCH: PERSPECTIVES, CHALLENGES, AND POSSIBILITIES: DADOS ABERTOS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: PERSPECTIVAS, DESAFIOS E POSSIBILIDADESCiência abertaDados abertosEducação em CiênciasIn this editorial we present the open science perspectives adopted by Ensaio with an emphasis on open data practices and shared data. The availability of research data can improve transparency, collaboration, replicability and enrichment of scientific production in the field of Science Education. Therefore, in this editorial we present new perspectives on the topic based on our knowledge acquired throughout 2023 in the implementation of a data’s editor-in-chief, whose work we detail in a flowchart (figure 1). Furthermore, we report some of the results of the interactions we had with our editorial team, authors and academic community involved in discussions about open data and we also summarize the paths we have taken in this sphere.Neste editorial apresentamos as perspectivas de ciência aberta adotada pelo periódico dando destaque para as práticas de dados abertos e dados compartilhados. A disponibilização de dados de pesquisa pode aprimorar a transparência, a colaboração, a reprodutibilidade, a replicação, o reuso e o enriquecimento da produção científica no campo da Educação em Ciências. Por isso, neste editorial, trazemos novas perspectivas à temática com base em nossos aprendizados ao longo de 2023 na implementação de uma editoria de dados, a qual detalhamos o trabalho em um fluxograma. Além disso, abordamos algumas das possíveis implicações do compartilhamento ético de dados na área e relatamos alguns dos frutos das interações entre nossa equipe editorial, pessoas autoras e a comunidade acadêmica envolvida nas discussões sobre ciência aberta e sintetizamos os caminhos que temos trilhado nessa seara.CECIMIG-FaE-UFMG2024-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Pareshttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/5151510.1590/1983-21172022240172Ensaio Research in Science Education; Vol. 26 No. 1 (2024): Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 26 Núm. 1 (2024): Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 26 n. 1 (2024): Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências 1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporspaenghttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/51515/43934https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/51515/43935https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/51515/43936Copyright (c) 2024 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessAzevedo, Nathália HelenaMendonça, Paula Cristina Cardoso2024-04-23T16:51:46Zoai:periodicos.ufmg.br:article/51515Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2024-04-23T16:51:46Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv OPEN DATA IN SCIENCE EDUCATION RESEARCH: PERSPECTIVES, CHALLENGES, AND POSSIBILITIES: DADOS ABERTOS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: PERSPECTIVAS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES
title OPEN DATA IN SCIENCE EDUCATION RESEARCH: PERSPECTIVES, CHALLENGES, AND POSSIBILITIES: DADOS ABERTOS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: PERSPECTIVAS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES
spellingShingle OPEN DATA IN SCIENCE EDUCATION RESEARCH: PERSPECTIVES, CHALLENGES, AND POSSIBILITIES: DADOS ABERTOS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: PERSPECTIVAS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Azevedo, Nathália Helena
Ciência aberta
Dados abertos
Educação em Ciências
title_short OPEN DATA IN SCIENCE EDUCATION RESEARCH: PERSPECTIVES, CHALLENGES, AND POSSIBILITIES: DADOS ABERTOS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: PERSPECTIVAS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES
title_full OPEN DATA IN SCIENCE EDUCATION RESEARCH: PERSPECTIVES, CHALLENGES, AND POSSIBILITIES: DADOS ABERTOS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: PERSPECTIVAS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES
title_fullStr OPEN DATA IN SCIENCE EDUCATION RESEARCH: PERSPECTIVES, CHALLENGES, AND POSSIBILITIES: DADOS ABERTOS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: PERSPECTIVAS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES
title_full_unstemmed OPEN DATA IN SCIENCE EDUCATION RESEARCH: PERSPECTIVES, CHALLENGES, AND POSSIBILITIES: DADOS ABERTOS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: PERSPECTIVAS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES
title_sort OPEN DATA IN SCIENCE EDUCATION RESEARCH: PERSPECTIVES, CHALLENGES, AND POSSIBILITIES: DADOS ABERTOS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: PERSPECTIVAS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES
author Azevedo, Nathália Helena
author_facet Azevedo, Nathália Helena
Mendonça, Paula Cristina Cardoso
author_role author
author2 Mendonça, Paula Cristina Cardoso
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Nathália Helena
Mendonça, Paula Cristina Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência aberta
Dados abertos
Educação em Ciências
topic Ciência aberta
Dados abertos
Educação em Ciências
description In this editorial we present the open science perspectives adopted by Ensaio with an emphasis on open data practices and shared data. The availability of research data can improve transparency, collaboration, replicability and enrichment of scientific production in the field of Science Education. Therefore, in this editorial we present new perspectives on the topic based on our knowledge acquired throughout 2023 in the implementation of a data’s editor-in-chief, whose work we detail in a flowchart (figure 1). Furthermore, we report some of the results of the interactions we had with our editorial team, authors and academic community involved in discussions about open data and we also summarize the paths we have taken in this sphere.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/51515
10.1590/1983-21172022240172
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/51515
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172022240172
dc.language.iso.fl_str_mv por
spa
eng
language por
spa
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/51515/43934
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/51515/43935
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/51515/43936
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 26 No. 1 (2024): Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 26 Núm. 1 (2024): Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 26 n. 1 (2024): Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711162080690176