PSICOGÊNESE E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS: ELEMENTOS PARA UMA EPISTEMOLOGIA CONSTRUTIVISTA: PSYCHOGENESIS AND HISTORY OF SCIENCE: ELEMENTS FOR A CONSTRUCTIVIST EPISTEMOLOGY
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34135 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é traçar um paralelo entre a obra Psicogênese e História das Ciências, de Piaget e García, com o ensino de ciências a partir de uma epistemologia construtivista, derivada essencialmente da epistemologia genética. A obra, publicada pela primeira vez em 1983, concretiza a síntese de suas investigações epistemológicas acerca do desenvolvimento das ciências através da história das ciências com o desenvolvimento da inteligência por meio da psicogênese. O objetivo do livro, no entanto, não é comparar a história das ciências com o desenvolvimento psicogenético dos sujeitos, mas compreender os mecanismos de evolução das ideias pré-científicas nas crianças através da epistemologia genética. Nesse sentido, os autores apresentam uma epistemologia construtivista, a qual, no nosso entendimento, pode servir de base para a compreensão do ensino de ciências, contribuindo com reflexões acerca dos processos de ensino e de aprendizagem em sala de aula. The purpose of this article is to draw a parallel between psychogenesis and history of science Piaget and Garcia with science education work from a constructivist epistemology, derived mainly from Genetic Epistemology. The book, first published in 1983, embodies the synthesis of his epistemological investigations on the development of science through the history of science with the development of intelligence through the psychogenesis. The purpose of the book, however, is not to compare the history of science with the development of psychogenetic subject, but rather to understand the mechanisms of evolution of pre-scientific ideas in children through Genetic Epistemology. In this sense, the authors present a constructivist epistemology, which, in our view, can serve as a basis for the understanding of science education contributing reflections on the processes of teaching and learning in the classroom. |
id |
UFMG-11_24ed4aa9e95266418279c9db5ccf5c33 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/34135 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PSICOGÊNESE E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS: ELEMENTOS PARA UMA EPISTEMOLOGIA CONSTRUTIVISTA: PSYCHOGENESIS AND HISTORY OF SCIENCE: ELEMENTS FOR A CONSTRUCTIVIST EPISTEMOLOGYPsicogênese; História das Ciências; Epistemologia Genética.O objetivo deste artigo é traçar um paralelo entre a obra Psicogênese e História das Ciências, de Piaget e García, com o ensino de ciências a partir de uma epistemologia construtivista, derivada essencialmente da epistemologia genética. A obra, publicada pela primeira vez em 1983, concretiza a síntese de suas investigações epistemológicas acerca do desenvolvimento das ciências através da história das ciências com o desenvolvimento da inteligência por meio da psicogênese. O objetivo do livro, no entanto, não é comparar a história das ciências com o desenvolvimento psicogenético dos sujeitos, mas compreender os mecanismos de evolução das ideias pré-científicas nas crianças através da epistemologia genética. Nesse sentido, os autores apresentam uma epistemologia construtivista, a qual, no nosso entendimento, pode servir de base para a compreensão do ensino de ciências, contribuindo com reflexões acerca dos processos de ensino e de aprendizagem em sala de aula. The purpose of this article is to draw a parallel between psychogenesis and history of science Piaget and Garcia with science education work from a constructivist epistemology, derived mainly from Genetic Epistemology. The book, first published in 1983, embodies the synthesis of his epistemological investigations on the development of science through the history of science with the development of intelligence through the psychogenesis. The purpose of the book, however, is not to compare the history of science with the development of psychogenetic subject, but rather to understand the mechanisms of evolution of pre-scientific ideas in children through Genetic Epistemology. In this sense, the authors present a constructivist epistemology, which, in our view, can serve as a basis for the understanding of science education contributing reflections on the processes of teaching and learning in the classroom. CECIMIG-FaE-UFMG2014-05-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3413510.1590/1983-21172014160208 Ensaio Research in Science Education; Vol. 16 No. 2 (2014)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 16 Núm. 2 (2014)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 16 n. 2 (2014)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34135/27133Copyright (c) 2014 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessBartelmebs, Roberta Chiesa 2021-07-07T02:44:12Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34135Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-07-07T02:44:12Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PSICOGÊNESE E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS: ELEMENTOS PARA UMA EPISTEMOLOGIA CONSTRUTIVISTA: PSYCHOGENESIS AND HISTORY OF SCIENCE: ELEMENTS FOR A CONSTRUCTIVIST EPISTEMOLOGY |
title |
PSICOGÊNESE E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS: ELEMENTOS PARA UMA EPISTEMOLOGIA CONSTRUTIVISTA: PSYCHOGENESIS AND HISTORY OF SCIENCE: ELEMENTS FOR A CONSTRUCTIVIST EPISTEMOLOGY |
spellingShingle |
PSICOGÊNESE E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS: ELEMENTOS PARA UMA EPISTEMOLOGIA CONSTRUTIVISTA: PSYCHOGENESIS AND HISTORY OF SCIENCE: ELEMENTS FOR A CONSTRUCTIVIST EPISTEMOLOGY Bartelmebs, Roberta Chiesa Psicogênese; História das Ciências; Epistemologia Genética. |
title_short |
PSICOGÊNESE E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS: ELEMENTOS PARA UMA EPISTEMOLOGIA CONSTRUTIVISTA: PSYCHOGENESIS AND HISTORY OF SCIENCE: ELEMENTS FOR A CONSTRUCTIVIST EPISTEMOLOGY |
title_full |
PSICOGÊNESE E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS: ELEMENTOS PARA UMA EPISTEMOLOGIA CONSTRUTIVISTA: PSYCHOGENESIS AND HISTORY OF SCIENCE: ELEMENTS FOR A CONSTRUCTIVIST EPISTEMOLOGY |
title_fullStr |
PSICOGÊNESE E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS: ELEMENTOS PARA UMA EPISTEMOLOGIA CONSTRUTIVISTA: PSYCHOGENESIS AND HISTORY OF SCIENCE: ELEMENTS FOR A CONSTRUCTIVIST EPISTEMOLOGY |
title_full_unstemmed |
PSICOGÊNESE E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS: ELEMENTOS PARA UMA EPISTEMOLOGIA CONSTRUTIVISTA: PSYCHOGENESIS AND HISTORY OF SCIENCE: ELEMENTS FOR A CONSTRUCTIVIST EPISTEMOLOGY |
title_sort |
PSICOGÊNESE E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS: ELEMENTOS PARA UMA EPISTEMOLOGIA CONSTRUTIVISTA: PSYCHOGENESIS AND HISTORY OF SCIENCE: ELEMENTS FOR A CONSTRUCTIVIST EPISTEMOLOGY |
author |
Bartelmebs, Roberta Chiesa |
author_facet |
Bartelmebs, Roberta Chiesa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bartelmebs, Roberta Chiesa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicogênese; História das Ciências; Epistemologia Genética. |
topic |
Psicogênese; História das Ciências; Epistemologia Genética. |
description |
O objetivo deste artigo é traçar um paralelo entre a obra Psicogênese e História das Ciências, de Piaget e García, com o ensino de ciências a partir de uma epistemologia construtivista, derivada essencialmente da epistemologia genética. A obra, publicada pela primeira vez em 1983, concretiza a síntese de suas investigações epistemológicas acerca do desenvolvimento das ciências através da história das ciências com o desenvolvimento da inteligência por meio da psicogênese. O objetivo do livro, no entanto, não é comparar a história das ciências com o desenvolvimento psicogenético dos sujeitos, mas compreender os mecanismos de evolução das ideias pré-científicas nas crianças através da epistemologia genética. Nesse sentido, os autores apresentam uma epistemologia construtivista, a qual, no nosso entendimento, pode servir de base para a compreensão do ensino de ciências, contribuindo com reflexões acerca dos processos de ensino e de aprendizagem em sala de aula. The purpose of this article is to draw a parallel between psychogenesis and history of science Piaget and Garcia with science education work from a constructivist epistemology, derived mainly from Genetic Epistemology. The book, first published in 1983, embodies the synthesis of his epistemological investigations on the development of science through the history of science with the development of intelligence through the psychogenesis. The purpose of the book, however, is not to compare the history of science with the development of psychogenetic subject, but rather to understand the mechanisms of evolution of pre-scientific ideas in children through Genetic Epistemology. In this sense, the authors present a constructivist epistemology, which, in our view, can serve as a basis for the understanding of science education contributing reflections on the processes of teaching and learning in the classroom. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34135 10.1590/1983-21172014160208 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34135 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-21172014160208 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34135/27133 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 16 No. 2 (2014) Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 16 Núm. 2 (2014) Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 16 n. 2 (2014) 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711164556378112 |