ANÁLISE DOS CONDICIONANTES SOCIAIS DO SUCESSO ACADÊMICO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM FÍSICA À LUZ DA SOCIOLOGIA DE BOURDIEU: ANALYSIS OF THE SOCIAL DETERMINANTS OF ACADEMIC SUCCESS IN UNDERGRADUATE COURSES IN PHYSICS UNDER BOURDIEU'S SOCIOLOGY

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima Junior, Paulo
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Ostermann, Fernanda, Rezende, Flavia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
DOI: 10.1590/1983-21172013150108
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34462
Resumo: A presente investigação fundamenta-se na teoria de Pierre Bourdieu (1930-2002) sobre as relações entre reprodução social e reprodução cultural. Uma implicação relativamente direta dessa teoria é que, considerando-se o sistema educacional como um todo, o sucesso de estudantes em avaliações escolares deve estar relacionado à sua posição original na estrutura das relações de classe (determinada pela quantidade de capitais cultural e econômico disponíveis em sua família). Contudo, mais que predizer a associação estatística entre variáveis de origem social e variáveis de sucesso escolar, a sociologia de Bourdieu nos permite teorizar sobre as razões do sucesso e do fracasso escolar. Assim, com o objetivo de avaliar e explorar a produtividade teórica da sociologia da educação de Bourdieu em um dos contextos da educação científica, foi realizada uma análise estatística da quantidade de aprovações com conceito máximo e reprovações por falta de aproveitamento com respeito aos dados socioeconômicos de 1007 alunos de graduação em Física em uma universidade federal brasileira. Em particular, foram consideradas as variáveis "renda familiar", "escolaridade do pai" e "escolaridade da mãe". Dessas, as duas primeiras se mostraram relacionadas ao sucesso e ao fracasso acadêmico em Física Básica. Implicações são consideradas à luz da sociologia de Bourdieu. This paper is based on Pierre Bourdieu's theory (1930-2002) about the relationship between social reproduction and cultural reproduction. A relatively straightforward implication of Bourdieu's theory is that, considering the educational system as a whole, students' sucess in school evaluations must be related to the original position in the structure of the student of class relations (determined by the amount of cultural and economical capital available in the student's family). However, more than predicting statistical association between social origin and school performance variables, Bourdieu's sociology enables one to theorize on the reasons of students' performance. Hence, aiming at evaluating and exploring the theoretical productivity of Bourdieu's sociology of education in one of the relevant contexts of science education, we performed a statistical analysis of the number of higher and lower grades accumulated in basic physics' evaluations concerning socio-economic data of 1007 undergraduate students in physics in a Brazilian federal university. In particular, we considered the variables "income", "father's education" and "mother's education." Amid these, the first two variables proved to be related to academic success and failure in basic physics. Implications are considered under Bourdieu's sociology.
id UFMG-11_2535649b3d1cdfb16f07d941ff6f033f
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/34462
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
spelling ANÁLISE DOS CONDICIONANTES SOCIAIS DO SUCESSO ACADÊMICO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM FÍSICA À LUZ DA SOCIOLOGIA DE BOURDIEU: ANALYSIS OF THE SOCIAL DETERMINANTS OF ACADEMIC SUCCESS IN UNDERGRADUATE COURSES IN PHYSICS UNDER BOURDIEU'S SOCIOLOGYPierre Bourdieu; Ensino Superior; Física; Sucesso Escolar.A presente investigação fundamenta-se na teoria de Pierre Bourdieu (1930-2002) sobre as relações entre reprodução social e reprodução cultural. Uma implicação relativamente direta dessa teoria é que, considerando-se o sistema educacional como um todo, o sucesso de estudantes em avaliações escolares deve estar relacionado à sua posição original na estrutura das relações de classe (determinada pela quantidade de capitais cultural e econômico disponíveis em sua família). Contudo, mais que predizer a associação estatística entre variáveis de origem social e variáveis de sucesso escolar, a sociologia de Bourdieu nos permite teorizar sobre as razões do sucesso e do fracasso escolar. Assim, com o objetivo de avaliar e explorar a produtividade teórica da sociologia da educação de Bourdieu em um dos contextos da educação científica, foi realizada uma análise estatística da quantidade de aprovações com conceito máximo e reprovações por falta de aproveitamento com respeito aos dados socioeconômicos de 1007 alunos de graduação em Física em uma universidade federal brasileira. Em particular, foram consideradas as variáveis "renda familiar", "escolaridade do pai" e "escolaridade da mãe". Dessas, as duas primeiras se mostraram relacionadas ao sucesso e ao fracasso acadêmico em Física Básica. Implicações são consideradas à luz da sociologia de Bourdieu. This paper is based on Pierre Bourdieu's theory (1930-2002) about the relationship between social reproduction and cultural reproduction. A relatively straightforward implication of Bourdieu's theory is that, considering the educational system as a whole, students' sucess in school evaluations must be related to the original position in the structure of the student of class relations (determined by the amount of cultural and economical capital available in the student's family). However, more than predicting statistical association between social origin and school performance variables, Bourdieu's sociology enables one to theorize on the reasons of students' performance. Hence, aiming at evaluating and exploring the theoretical productivity of Bourdieu's sociology of education in one of the relevant contexts of science education, we performed a statistical analysis of the number of higher and lower grades accumulated in basic physics' evaluations concerning socio-economic data of 1007 undergraduate students in physics in a Brazilian federal university. In particular, we considered the variables "income", "father's education" and "mother's education." Amid these, the first two variables proved to be related to academic success and failure in basic physics. Implications are considered under Bourdieu's sociology.CECIMIG-FaE-UFMG2012-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3446210.1590/1983-21172013150108Ensaio Research in Science Education; Vol. 15 No. 1 (2013)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 15 Núm. 1 (2013)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 15 n. 1 (2013)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34462/27245Copyright (c) 2013 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessLima Junior, Paulo Ostermann, Fernanda Rezende, Flavia 2021-06-08T00:26:22Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34462Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-08T00:26:22Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DOS CONDICIONANTES SOCIAIS DO SUCESSO ACADÊMICO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM FÍSICA À LUZ DA SOCIOLOGIA DE BOURDIEU: ANALYSIS OF THE SOCIAL DETERMINANTS OF ACADEMIC SUCCESS IN UNDERGRADUATE COURSES IN PHYSICS UNDER BOURDIEU'S SOCIOLOGY
title ANÁLISE DOS CONDICIONANTES SOCIAIS DO SUCESSO ACADÊMICO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM FÍSICA À LUZ DA SOCIOLOGIA DE BOURDIEU: ANALYSIS OF THE SOCIAL DETERMINANTS OF ACADEMIC SUCCESS IN UNDERGRADUATE COURSES IN PHYSICS UNDER BOURDIEU'S SOCIOLOGY
spellingShingle ANÁLISE DOS CONDICIONANTES SOCIAIS DO SUCESSO ACADÊMICO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM FÍSICA À LUZ DA SOCIOLOGIA DE BOURDIEU: ANALYSIS OF THE SOCIAL DETERMINANTS OF ACADEMIC SUCCESS IN UNDERGRADUATE COURSES IN PHYSICS UNDER BOURDIEU'S SOCIOLOGY
ANÁLISE DOS CONDICIONANTES SOCIAIS DO SUCESSO ACADÊMICO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM FÍSICA À LUZ DA SOCIOLOGIA DE BOURDIEU: ANALYSIS OF THE SOCIAL DETERMINANTS OF ACADEMIC SUCCESS IN UNDERGRADUATE COURSES IN PHYSICS UNDER BOURDIEU'S SOCIOLOGY
Lima Junior, Paulo
Pierre Bourdieu; Ensino Superior; Física; Sucesso Escolar.
Lima Junior, Paulo
Pierre Bourdieu; Ensino Superior; Física; Sucesso Escolar.
title_short ANÁLISE DOS CONDICIONANTES SOCIAIS DO SUCESSO ACADÊMICO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM FÍSICA À LUZ DA SOCIOLOGIA DE BOURDIEU: ANALYSIS OF THE SOCIAL DETERMINANTS OF ACADEMIC SUCCESS IN UNDERGRADUATE COURSES IN PHYSICS UNDER BOURDIEU'S SOCIOLOGY
title_full ANÁLISE DOS CONDICIONANTES SOCIAIS DO SUCESSO ACADÊMICO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM FÍSICA À LUZ DA SOCIOLOGIA DE BOURDIEU: ANALYSIS OF THE SOCIAL DETERMINANTS OF ACADEMIC SUCCESS IN UNDERGRADUATE COURSES IN PHYSICS UNDER BOURDIEU'S SOCIOLOGY
title_fullStr ANÁLISE DOS CONDICIONANTES SOCIAIS DO SUCESSO ACADÊMICO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM FÍSICA À LUZ DA SOCIOLOGIA DE BOURDIEU: ANALYSIS OF THE SOCIAL DETERMINANTS OF ACADEMIC SUCCESS IN UNDERGRADUATE COURSES IN PHYSICS UNDER BOURDIEU'S SOCIOLOGY
ANÁLISE DOS CONDICIONANTES SOCIAIS DO SUCESSO ACADÊMICO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM FÍSICA À LUZ DA SOCIOLOGIA DE BOURDIEU: ANALYSIS OF THE SOCIAL DETERMINANTS OF ACADEMIC SUCCESS IN UNDERGRADUATE COURSES IN PHYSICS UNDER BOURDIEU'S SOCIOLOGY
title_full_unstemmed ANÁLISE DOS CONDICIONANTES SOCIAIS DO SUCESSO ACADÊMICO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM FÍSICA À LUZ DA SOCIOLOGIA DE BOURDIEU: ANALYSIS OF THE SOCIAL DETERMINANTS OF ACADEMIC SUCCESS IN UNDERGRADUATE COURSES IN PHYSICS UNDER BOURDIEU'S SOCIOLOGY
ANÁLISE DOS CONDICIONANTES SOCIAIS DO SUCESSO ACADÊMICO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM FÍSICA À LUZ DA SOCIOLOGIA DE BOURDIEU: ANALYSIS OF THE SOCIAL DETERMINANTS OF ACADEMIC SUCCESS IN UNDERGRADUATE COURSES IN PHYSICS UNDER BOURDIEU'S SOCIOLOGY
title_sort ANÁLISE DOS CONDICIONANTES SOCIAIS DO SUCESSO ACADÊMICO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM FÍSICA À LUZ DA SOCIOLOGIA DE BOURDIEU: ANALYSIS OF THE SOCIAL DETERMINANTS OF ACADEMIC SUCCESS IN UNDERGRADUATE COURSES IN PHYSICS UNDER BOURDIEU'S SOCIOLOGY
author Lima Junior, Paulo
author_facet Lima Junior, Paulo
Lima Junior, Paulo
Ostermann, Fernanda
Rezende, Flavia
Ostermann, Fernanda
Rezende, Flavia
author_role author
author2 Ostermann, Fernanda
Rezende, Flavia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima Junior, Paulo
Ostermann, Fernanda
Rezende, Flavia
dc.subject.por.fl_str_mv Pierre Bourdieu; Ensino Superior; Física; Sucesso Escolar.
topic Pierre Bourdieu; Ensino Superior; Física; Sucesso Escolar.
description A presente investigação fundamenta-se na teoria de Pierre Bourdieu (1930-2002) sobre as relações entre reprodução social e reprodução cultural. Uma implicação relativamente direta dessa teoria é que, considerando-se o sistema educacional como um todo, o sucesso de estudantes em avaliações escolares deve estar relacionado à sua posição original na estrutura das relações de classe (determinada pela quantidade de capitais cultural e econômico disponíveis em sua família). Contudo, mais que predizer a associação estatística entre variáveis de origem social e variáveis de sucesso escolar, a sociologia de Bourdieu nos permite teorizar sobre as razões do sucesso e do fracasso escolar. Assim, com o objetivo de avaliar e explorar a produtividade teórica da sociologia da educação de Bourdieu em um dos contextos da educação científica, foi realizada uma análise estatística da quantidade de aprovações com conceito máximo e reprovações por falta de aproveitamento com respeito aos dados socioeconômicos de 1007 alunos de graduação em Física em uma universidade federal brasileira. Em particular, foram consideradas as variáveis "renda familiar", "escolaridade do pai" e "escolaridade da mãe". Dessas, as duas primeiras se mostraram relacionadas ao sucesso e ao fracasso acadêmico em Física Básica. Implicações são consideradas à luz da sociologia de Bourdieu. This paper is based on Pierre Bourdieu's theory (1930-2002) about the relationship between social reproduction and cultural reproduction. A relatively straightforward implication of Bourdieu's theory is that, considering the educational system as a whole, students' sucess in school evaluations must be related to the original position in the structure of the student of class relations (determined by the amount of cultural and economical capital available in the student's family). However, more than predicting statistical association between social origin and school performance variables, Bourdieu's sociology enables one to theorize on the reasons of students' performance. Hence, aiming at evaluating and exploring the theoretical productivity of Bourdieu's sociology of education in one of the relevant contexts of science education, we performed a statistical analysis of the number of higher and lower grades accumulated in basic physics' evaluations concerning socio-economic data of 1007 undergraduate students in physics in a Brazilian federal university. In particular, we considered the variables "income", "father's education" and "mother's education." Amid these, the first two variables proved to be related to academic success and failure in basic physics. Implications are considered under Bourdieu's sociology.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34462
10.1590/1983-21172013150108
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34462
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172013150108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34462/27245
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 15 No. 1 (2013)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 15 Núm. 1 (2013)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 15 n. 1 (2013)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1822183034115325952
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.1590/1983-21172013150108