AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS LICENCIANDOS DE FÍSICA REFERENTES À INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS: SOCIAL REPRESENTATIONS OF UNDERGRADUATE PHYSICS STUDENTS REGARDING SOCIAL INCLUSION OF VISUALLY IMPAIRED PERSONS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34728 |
Resumo: | Este trabalho estuda a disciplina Ensino de Física e Inclusão Social criada há três anos como eletiva no curso de Licenciatura em Física. Pretendemos conhecer o que os licenciandos pensam de um ensino de Física inclusivo enquanto estão na Universidade, para eventuais mudanças no curso. Utilizamos Grupo Focal articulado ao Discurso do Sujeito Coletivo para identificar as representações sociais. O resultado mostrou que o tema inclusão não mobiliza os licenciandos, não constituindo uma representação social. Por outro lado, a ideia de o ensino de Física estar associado com dificuldade que só pode ser enfrentada por estudantes segundo um padrão de normalidade é um objeto de representação social, uma vez que se apresentou como um fenômeno capaz de gerar concepções, opiniões e atitudes ora contraditórias ora convergentes. Esse resultado é um indicador de que nossos estudantes ainda não aceitam que deficientes visuais possam aprender Física. This work investigated the discipline Physics Teaching and Social Inclusion, created three years ago as an elective in the Bachelor's Degree in Physics. Our objective was to determine the opinion of students about inclusive education in Physics at the university, for possible changes in the course. We used Focus Group and Discourse of the Collective Subject to identify social representations. The results showed that inclusion is not a topic that mobilizes undergraduate students, and does not constitute a social representation. On the other hand, the notion that Physics teaching is associated with difficulties that can only be confronted by students who conform to a normal pattern represents an object of social representation, because it generated both contradictory and convergent concepts, views and behaviors. This result indicates that our students still do not accept that visually impaired persons can learn Physics. |
id |
UFMG-11_26cc7501347ae50d6b605641d9f0dc5f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/34728 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS LICENCIANDOS DE FÍSICA REFERENTES À INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS: SOCIAL REPRESENTATIONS OF UNDERGRADUATE PHYSICS STUDENTS REGARDING SOCIAL INCLUSION OF VISUALLY IMPAIRED PERSONSRepresentação Social; Ensino de Física; Inclusão Social.Este trabalho estuda a disciplina Ensino de Física e Inclusão Social criada há três anos como eletiva no curso de Licenciatura em Física. Pretendemos conhecer o que os licenciandos pensam de um ensino de Física inclusivo enquanto estão na Universidade, para eventuais mudanças no curso. Utilizamos Grupo Focal articulado ao Discurso do Sujeito Coletivo para identificar as representações sociais. O resultado mostrou que o tema inclusão não mobiliza os licenciandos, não constituindo uma representação social. Por outro lado, a ideia de o ensino de Física estar associado com dificuldade que só pode ser enfrentada por estudantes segundo um padrão de normalidade é um objeto de representação social, uma vez que se apresentou como um fenômeno capaz de gerar concepções, opiniões e atitudes ora contraditórias ora convergentes. Esse resultado é um indicador de que nossos estudantes ainda não aceitam que deficientes visuais possam aprender Física. This work investigated the discipline Physics Teaching and Social Inclusion, created three years ago as an elective in the Bachelor's Degree in Physics. Our objective was to determine the opinion of students about inclusive education in Physics at the university, for possible changes in the course. We used Focus Group and Discourse of the Collective Subject to identify social representations. The results showed that inclusion is not a topic that mobilizes undergraduate students, and does not constitute a social representation. On the other hand, the notion that Physics teaching is associated with difficulties that can only be confronted by students who conform to a normal pattern represents an object of social representation, because it generated both contradictory and convergent concepts, views and behaviors. This result indicates that our students still do not accept that visually impaired persons can learn Physics.CECIMIG-FaE-UFMG2011-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3472810.1590/1983-21172011130308Ensaio Research in Science Education; Vol. 13 No. 3 (2011)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 13 Núm. 3 (2011)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 13 n. 3 (2011)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34728/27419Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Maria da Conceição de Almeida Barbosa Machado, Maria Auxiliadora Delgado 2021-06-19T21:52:54Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34728Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-19T21:52:54Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS LICENCIANDOS DE FÍSICA REFERENTES À INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS: SOCIAL REPRESENTATIONS OF UNDERGRADUATE PHYSICS STUDENTS REGARDING SOCIAL INCLUSION OF VISUALLY IMPAIRED PERSONS |
title |
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS LICENCIANDOS DE FÍSICA REFERENTES À INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS: SOCIAL REPRESENTATIONS OF UNDERGRADUATE PHYSICS STUDENTS REGARDING SOCIAL INCLUSION OF VISUALLY IMPAIRED PERSONS |
spellingShingle |
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS LICENCIANDOS DE FÍSICA REFERENTES À INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS: SOCIAL REPRESENTATIONS OF UNDERGRADUATE PHYSICS STUDENTS REGARDING SOCIAL INCLUSION OF VISUALLY IMPAIRED PERSONS Lima, Maria da Conceição de Almeida Barbosa Representação Social; Ensino de Física; Inclusão Social. |
title_short |
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS LICENCIANDOS DE FÍSICA REFERENTES À INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS: SOCIAL REPRESENTATIONS OF UNDERGRADUATE PHYSICS STUDENTS REGARDING SOCIAL INCLUSION OF VISUALLY IMPAIRED PERSONS |
title_full |
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS LICENCIANDOS DE FÍSICA REFERENTES À INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS: SOCIAL REPRESENTATIONS OF UNDERGRADUATE PHYSICS STUDENTS REGARDING SOCIAL INCLUSION OF VISUALLY IMPAIRED PERSONS |
title_fullStr |
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS LICENCIANDOS DE FÍSICA REFERENTES À INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS: SOCIAL REPRESENTATIONS OF UNDERGRADUATE PHYSICS STUDENTS REGARDING SOCIAL INCLUSION OF VISUALLY IMPAIRED PERSONS |
title_full_unstemmed |
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS LICENCIANDOS DE FÍSICA REFERENTES À INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS: SOCIAL REPRESENTATIONS OF UNDERGRADUATE PHYSICS STUDENTS REGARDING SOCIAL INCLUSION OF VISUALLY IMPAIRED PERSONS |
title_sort |
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS LICENCIANDOS DE FÍSICA REFERENTES À INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS: SOCIAL REPRESENTATIONS OF UNDERGRADUATE PHYSICS STUDENTS REGARDING SOCIAL INCLUSION OF VISUALLY IMPAIRED PERSONS |
author |
Lima, Maria da Conceição de Almeida Barbosa |
author_facet |
Lima, Maria da Conceição de Almeida Barbosa Machado, Maria Auxiliadora Delgado |
author_role |
author |
author2 |
Machado, Maria Auxiliadora Delgado |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Maria da Conceição de Almeida Barbosa Machado, Maria Auxiliadora Delgado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Representação Social; Ensino de Física; Inclusão Social. |
topic |
Representação Social; Ensino de Física; Inclusão Social. |
description |
Este trabalho estuda a disciplina Ensino de Física e Inclusão Social criada há três anos como eletiva no curso de Licenciatura em Física. Pretendemos conhecer o que os licenciandos pensam de um ensino de Física inclusivo enquanto estão na Universidade, para eventuais mudanças no curso. Utilizamos Grupo Focal articulado ao Discurso do Sujeito Coletivo para identificar as representações sociais. O resultado mostrou que o tema inclusão não mobiliza os licenciandos, não constituindo uma representação social. Por outro lado, a ideia de o ensino de Física estar associado com dificuldade que só pode ser enfrentada por estudantes segundo um padrão de normalidade é um objeto de representação social, uma vez que se apresentou como um fenômeno capaz de gerar concepções, opiniões e atitudes ora contraditórias ora convergentes. Esse resultado é um indicador de que nossos estudantes ainda não aceitam que deficientes visuais possam aprender Física. This work investigated the discipline Physics Teaching and Social Inclusion, created three years ago as an elective in the Bachelor's Degree in Physics. Our objective was to determine the opinion of students about inclusive education in Physics at the university, for possible changes in the course. We used Focus Group and Discourse of the Collective Subject to identify social representations. The results showed that inclusion is not a topic that mobilizes undergraduate students, and does not constitute a social representation. On the other hand, the notion that Physics teaching is associated with difficulties that can only be confronted by students who conform to a normal pattern represents an object of social representation, because it generated both contradictory and convergent concepts, views and behaviors. This result indicates that our students still do not accept that visually impaired persons can learn Physics. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34728 10.1590/1983-21172011130308 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34728 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-21172011130308 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34728/27419 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 13 No. 3 (2011) Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 13 Núm. 3 (2011) Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 13 n. 3 (2011) 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711165040820224 |