AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS LICENCIANDOS DE FÍSICA REFERENTES À INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS: SOCIAL REPRESENTATIONS OF UNDERGRADUATE PHYSICS STUDENTS REGARDING SOCIAL INCLUSION OF VISUALLY IMPAIRED PERSONS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Maria da Conceição de Almeida Barbosa
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Machado, Maria Auxiliadora Delgado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34728
Resumo: Este trabalho estuda a disciplina Ensino de Física e Inclusão Social criada há três anos como eletiva no curso de Licenciatura em Física. Pretendemos conhecer o que os licenciandos pensam de um ensino de Física inclusivo enquanto estão na Universidade, para eventuais mudanças no curso. Utilizamos Grupo Focal articulado ao Discurso do Sujeito Coletivo para identificar as representações sociais. O resultado mostrou que o tema inclusão não mobiliza os licenciandos, não constituindo uma representação social. Por outro lado, a ideia de o ensino de Física estar associado com dificuldade que só pode ser enfrentada por estudantes segundo um padrão de normalidade é um objeto de representação social, uma vez que se apresentou como um fenômeno capaz de gerar concepções, opiniões e atitudes ora contraditórias ora convergentes. Esse resultado é um indicador de que nossos estudantes ainda não aceitam que deficientes visuais possam aprender Física. This work investigated the discipline Physics Teaching and Social Inclusion, created three years ago as an elective in the Bachelor's Degree in Physics. Our objective was to determine the opinion of students about inclusive education in Physics at the university, for possible changes in the course. We used Focus Group and Discourse of the Collective Subject to identify social representations. The results showed that inclusion is not a topic that mobilizes undergraduate students, and does not constitute a social representation. On the other hand, the notion that Physics teaching is associated with difficulties that can only be confronted by students who conform to a normal pattern represents an object of social representation, because it generated both contradictory and convergent concepts, views and behaviors. This result indicates that our students still do not accept that visually impaired persons can learn Physics.
id UFMG-11_26cc7501347ae50d6b605641d9f0dc5f
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/34728
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS LICENCIANDOS DE FÍSICA REFERENTES À INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS: SOCIAL REPRESENTATIONS OF UNDERGRADUATE PHYSICS STUDENTS REGARDING SOCIAL INCLUSION OF VISUALLY IMPAIRED PERSONSRepresentação Social; Ensino de Física; Inclusão Social.Este trabalho estuda a disciplina Ensino de Física e Inclusão Social criada há três anos como eletiva no curso de Licenciatura em Física. Pretendemos conhecer o que os licenciandos pensam de um ensino de Física inclusivo enquanto estão na Universidade, para eventuais mudanças no curso. Utilizamos Grupo Focal articulado ao Discurso do Sujeito Coletivo para identificar as representações sociais. O resultado mostrou que o tema inclusão não mobiliza os licenciandos, não constituindo uma representação social. Por outro lado, a ideia de o ensino de Física estar associado com dificuldade que só pode ser enfrentada por estudantes segundo um padrão de normalidade é um objeto de representação social, uma vez que se apresentou como um fenômeno capaz de gerar concepções, opiniões e atitudes ora contraditórias ora convergentes. Esse resultado é um indicador de que nossos estudantes ainda não aceitam que deficientes visuais possam aprender Física. This work investigated the discipline Physics Teaching and Social Inclusion, created three years ago as an elective in the Bachelor's Degree in Physics. Our objective was to determine the opinion of students about inclusive education in Physics at the university, for possible changes in the course. We used Focus Group and Discourse of the Collective Subject to identify social representations. The results showed that inclusion is not a topic that mobilizes undergraduate students, and does not constitute a social representation. On the other hand, the notion that Physics teaching is associated with difficulties that can only be confronted by students who conform to a normal pattern represents an object of social representation, because it generated both contradictory and convergent concepts, views and behaviors. This result indicates that our students still do not accept that visually impaired persons can learn Physics.CECIMIG-FaE-UFMG2011-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3472810.1590/1983-21172011130308Ensaio Research in Science Education; Vol. 13 No. 3 (2011)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 13 Núm. 3 (2011)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 13 n. 3 (2011)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34728/27419Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Maria da Conceição de Almeida Barbosa Machado, Maria Auxiliadora Delgado 2021-06-19T21:52:54Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34728Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-19T21:52:54Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS LICENCIANDOS DE FÍSICA REFERENTES À INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS: SOCIAL REPRESENTATIONS OF UNDERGRADUATE PHYSICS STUDENTS REGARDING SOCIAL INCLUSION OF VISUALLY IMPAIRED PERSONS
title AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS LICENCIANDOS DE FÍSICA REFERENTES À INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS: SOCIAL REPRESENTATIONS OF UNDERGRADUATE PHYSICS STUDENTS REGARDING SOCIAL INCLUSION OF VISUALLY IMPAIRED PERSONS
spellingShingle AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS LICENCIANDOS DE FÍSICA REFERENTES À INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS: SOCIAL REPRESENTATIONS OF UNDERGRADUATE PHYSICS STUDENTS REGARDING SOCIAL INCLUSION OF VISUALLY IMPAIRED PERSONS
Lima, Maria da Conceição de Almeida Barbosa
Representação Social; Ensino de Física; Inclusão Social.
title_short AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS LICENCIANDOS DE FÍSICA REFERENTES À INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS: SOCIAL REPRESENTATIONS OF UNDERGRADUATE PHYSICS STUDENTS REGARDING SOCIAL INCLUSION OF VISUALLY IMPAIRED PERSONS
title_full AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS LICENCIANDOS DE FÍSICA REFERENTES À INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS: SOCIAL REPRESENTATIONS OF UNDERGRADUATE PHYSICS STUDENTS REGARDING SOCIAL INCLUSION OF VISUALLY IMPAIRED PERSONS
title_fullStr AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS LICENCIANDOS DE FÍSICA REFERENTES À INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS: SOCIAL REPRESENTATIONS OF UNDERGRADUATE PHYSICS STUDENTS REGARDING SOCIAL INCLUSION OF VISUALLY IMPAIRED PERSONS
title_full_unstemmed AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS LICENCIANDOS DE FÍSICA REFERENTES À INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS: SOCIAL REPRESENTATIONS OF UNDERGRADUATE PHYSICS STUDENTS REGARDING SOCIAL INCLUSION OF VISUALLY IMPAIRED PERSONS
title_sort AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS LICENCIANDOS DE FÍSICA REFERENTES À INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS: SOCIAL REPRESENTATIONS OF UNDERGRADUATE PHYSICS STUDENTS REGARDING SOCIAL INCLUSION OF VISUALLY IMPAIRED PERSONS
author Lima, Maria da Conceição de Almeida Barbosa
author_facet Lima, Maria da Conceição de Almeida Barbosa
Machado, Maria Auxiliadora Delgado
author_role author
author2 Machado, Maria Auxiliadora Delgado
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Maria da Conceição de Almeida Barbosa
Machado, Maria Auxiliadora Delgado
dc.subject.por.fl_str_mv Representação Social; Ensino de Física; Inclusão Social.
topic Representação Social; Ensino de Física; Inclusão Social.
description Este trabalho estuda a disciplina Ensino de Física e Inclusão Social criada há três anos como eletiva no curso de Licenciatura em Física. Pretendemos conhecer o que os licenciandos pensam de um ensino de Física inclusivo enquanto estão na Universidade, para eventuais mudanças no curso. Utilizamos Grupo Focal articulado ao Discurso do Sujeito Coletivo para identificar as representações sociais. O resultado mostrou que o tema inclusão não mobiliza os licenciandos, não constituindo uma representação social. Por outro lado, a ideia de o ensino de Física estar associado com dificuldade que só pode ser enfrentada por estudantes segundo um padrão de normalidade é um objeto de representação social, uma vez que se apresentou como um fenômeno capaz de gerar concepções, opiniões e atitudes ora contraditórias ora convergentes. Esse resultado é um indicador de que nossos estudantes ainda não aceitam que deficientes visuais possam aprender Física. This work investigated the discipline Physics Teaching and Social Inclusion, created three years ago as an elective in the Bachelor's Degree in Physics. Our objective was to determine the opinion of students about inclusive education in Physics at the university, for possible changes in the course. We used Focus Group and Discourse of the Collective Subject to identify social representations. The results showed that inclusion is not a topic that mobilizes undergraduate students, and does not constitute a social representation. On the other hand, the notion that Physics teaching is associated with difficulties that can only be confronted by students who conform to a normal pattern represents an object of social representation, because it generated both contradictory and convergent concepts, views and behaviors. This result indicates that our students still do not accept that visually impaired persons can learn Physics.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34728
10.1590/1983-21172011130308
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34728
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172011130308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34728/27419
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 13 No. 3 (2011)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 13 Núm. 3 (2011)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 13 n. 3 (2011)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711165040820224