O MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA DA UFRGS: RECONSTRUÇÃO DE UMA HISTÓRIA: THE PROFESSIONAL MASTERS IN PHYSICS EDUCATION AT UFRGS: RECONSTRUCTION OF A HISTORY

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barolli, Elisabeth
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Villani, Alberto, Maia, Juliana de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33315
Resumo: A pós-graduação brasileira tem investido na implantação de diversos programas de Mestrado Profissional (MP) por parte da CAPES, buscando, assim, uma aproximação efetiva entre universidade e sociedade. O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o processo de constituição do curso da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mediante a reconstrução de sua história; serão realçadas as principais estratégias de sustentação que o grupo de docentes elegeu, desde sua criação até início de 2016, quando o curso deixou de abrir vagas. Para tanto, foram entrevistados nove docentes que participaram do MP em Ensino de Física da UFRGS. A análise narrativa, elaborada com base no desenvolvimento grupal, revela que essas estratégias tiveram sucesso relativo no enfrentamento das dificuldades e vicissitudes que foram surgindo no processo de implementação da proposta. Sugestões são oferecidas para subsidiar a condução de MPs na perspectiva de contribuir para o desenvolvimento profissional docente na área de ensino de ciências. Looking for an effective approach between university and society, the Brazilian postgraduate system financed by CAPES has invested in the implementation of several Professional Master’s programs (MP). This study aims to reflect on the formation process of the MP course of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) by the reconstruction of its history. The key strategies that the group of teachers have elected to support the proposal will be reinforced, since the course creation until the beginning of 2016, when the course no longer opened vacancies. For that, nine former teachers who integrated the Physics Teaching MP course were interviewed. The narrative analysis, based on the group development, reveals that these strategies had relative success in facing the difficulties and vicissitudes that have emerged in the proposed implementation process. Lastly, suggestions are made to support the conduction of Professional Masters courses in order to contribute to the professional development of teachers in teaching science area.
id UFMG-11_2f61f1dc203e70679afa462124ce2f78
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/33315
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling O MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA DA UFRGS: RECONSTRUÇÃO DE UMA HISTÓRIA: THE PROFESSIONAL MASTERS IN PHYSICS EDUCATION AT UFRGS: RECONSTRUCTION OF A HISTORYMestrado Profissional; Ensino de Física; Desenvolvimento profissional; Funcionamento grupal.A pós-graduação brasileira tem investido na implantação de diversos programas de Mestrado Profissional (MP) por parte da CAPES, buscando, assim, uma aproximação efetiva entre universidade e sociedade. O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o processo de constituição do curso da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mediante a reconstrução de sua história; serão realçadas as principais estratégias de sustentação que o grupo de docentes elegeu, desde sua criação até início de 2016, quando o curso deixou de abrir vagas. Para tanto, foram entrevistados nove docentes que participaram do MP em Ensino de Física da UFRGS. A análise narrativa, elaborada com base no desenvolvimento grupal, revela que essas estratégias tiveram sucesso relativo no enfrentamento das dificuldades e vicissitudes que foram surgindo no processo de implementação da proposta. Sugestões são oferecidas para subsidiar a condução de MPs na perspectiva de contribuir para o desenvolvimento profissional docente na área de ensino de ciências. Looking for an effective approach between university and society, the Brazilian postgraduate system financed by CAPES has invested in the implementation of several Professional Master’s programs (MP). This study aims to reflect on the formation process of the MP course of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) by the reconstruction of its history. The key strategies that the group of teachers have elected to support the proposal will be reinforced, since the course creation until the beginning of 2016, when the course no longer opened vacancies. For that, nine former teachers who integrated the Physics Teaching MP course were interviewed. The narrative analysis, based on the group development, reveals that these strategies had relative success in facing the difficulties and vicissitudes that have emerged in the proposed implementation process. Lastly, suggestions are made to support the conduction of Professional Masters courses in order to contribute to the professional development of teachers in teaching science area.CECIMIG-FaE-UFMG2021-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3331510.1590/1983-21172017190116 Ensaio Research in Science Education; Vol. 19 (2017)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 19 (2017)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 19 (2017)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33315/26522Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarolli, Elisabeth Villani, AlbertoMaia, Juliana de Oliveira2021-04-30T23:57:24Zoai:periodicos.ufmg.br:article/33315Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-04-30T23:57:24Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA DA UFRGS: RECONSTRUÇÃO DE UMA HISTÓRIA: THE PROFESSIONAL MASTERS IN PHYSICS EDUCATION AT UFRGS: RECONSTRUCTION OF A HISTORY
title O MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA DA UFRGS: RECONSTRUÇÃO DE UMA HISTÓRIA: THE PROFESSIONAL MASTERS IN PHYSICS EDUCATION AT UFRGS: RECONSTRUCTION OF A HISTORY
spellingShingle O MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA DA UFRGS: RECONSTRUÇÃO DE UMA HISTÓRIA: THE PROFESSIONAL MASTERS IN PHYSICS EDUCATION AT UFRGS: RECONSTRUCTION OF A HISTORY
Barolli, Elisabeth
Mestrado Profissional; Ensino de Física; Desenvolvimento profissional; Funcionamento grupal.
title_short O MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA DA UFRGS: RECONSTRUÇÃO DE UMA HISTÓRIA: THE PROFESSIONAL MASTERS IN PHYSICS EDUCATION AT UFRGS: RECONSTRUCTION OF A HISTORY
title_full O MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA DA UFRGS: RECONSTRUÇÃO DE UMA HISTÓRIA: THE PROFESSIONAL MASTERS IN PHYSICS EDUCATION AT UFRGS: RECONSTRUCTION OF A HISTORY
title_fullStr O MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA DA UFRGS: RECONSTRUÇÃO DE UMA HISTÓRIA: THE PROFESSIONAL MASTERS IN PHYSICS EDUCATION AT UFRGS: RECONSTRUCTION OF A HISTORY
title_full_unstemmed O MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA DA UFRGS: RECONSTRUÇÃO DE UMA HISTÓRIA: THE PROFESSIONAL MASTERS IN PHYSICS EDUCATION AT UFRGS: RECONSTRUCTION OF A HISTORY
title_sort O MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA DA UFRGS: RECONSTRUÇÃO DE UMA HISTÓRIA: THE PROFESSIONAL MASTERS IN PHYSICS EDUCATION AT UFRGS: RECONSTRUCTION OF A HISTORY
author Barolli, Elisabeth
author_facet Barolli, Elisabeth
Villani, Alberto
Maia, Juliana de Oliveira
author_role author
author2 Villani, Alberto
Maia, Juliana de Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barolli, Elisabeth
Villani, Alberto
Maia, Juliana de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Mestrado Profissional; Ensino de Física; Desenvolvimento profissional; Funcionamento grupal.
topic Mestrado Profissional; Ensino de Física; Desenvolvimento profissional; Funcionamento grupal.
description A pós-graduação brasileira tem investido na implantação de diversos programas de Mestrado Profissional (MP) por parte da CAPES, buscando, assim, uma aproximação efetiva entre universidade e sociedade. O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o processo de constituição do curso da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mediante a reconstrução de sua história; serão realçadas as principais estratégias de sustentação que o grupo de docentes elegeu, desde sua criação até início de 2016, quando o curso deixou de abrir vagas. Para tanto, foram entrevistados nove docentes que participaram do MP em Ensino de Física da UFRGS. A análise narrativa, elaborada com base no desenvolvimento grupal, revela que essas estratégias tiveram sucesso relativo no enfrentamento das dificuldades e vicissitudes que foram surgindo no processo de implementação da proposta. Sugestões são oferecidas para subsidiar a condução de MPs na perspectiva de contribuir para o desenvolvimento profissional docente na área de ensino de ciências. Looking for an effective approach between university and society, the Brazilian postgraduate system financed by CAPES has invested in the implementation of several Professional Master’s programs (MP). This study aims to reflect on the formation process of the MP course of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) by the reconstruction of its history. The key strategies that the group of teachers have elected to support the proposal will be reinforced, since the course creation until the beginning of 2016, when the course no longer opened vacancies. For that, nine former teachers who integrated the Physics Teaching MP course were interviewed. The narrative analysis, based on the group development, reveals that these strategies had relative success in facing the difficulties and vicissitudes that have emerged in the proposed implementation process. Lastly, suggestions are made to support the conduction of Professional Masters courses in order to contribute to the professional development of teachers in teaching science area.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33315
10.1590/1983-21172017190116
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33315
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172017190116
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33315/26522
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 19 (2017)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 19 (2017)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 19 (2017)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711164061450240