O MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA DA UFRGS: RECONSTRUÇÃO DE UMA HISTÓRIA: THE PROFESSIONAL MASTERS IN PHYSICS EDUCATION AT UFRGS: RECONSTRUCTION OF A HISTORY
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33315 |
Resumo: | A pós-graduação brasileira tem investido na implantação de diversos programas de Mestrado Profissional (MP) por parte da CAPES, buscando, assim, uma aproximação efetiva entre universidade e sociedade. O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o processo de constituição do curso da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mediante a reconstrução de sua história; serão realçadas as principais estratégias de sustentação que o grupo de docentes elegeu, desde sua criação até início de 2016, quando o curso deixou de abrir vagas. Para tanto, foram entrevistados nove docentes que participaram do MP em Ensino de Física da UFRGS. A análise narrativa, elaborada com base no desenvolvimento grupal, revela que essas estratégias tiveram sucesso relativo no enfrentamento das dificuldades e vicissitudes que foram surgindo no processo de implementação da proposta. Sugestões são oferecidas para subsidiar a condução de MPs na perspectiva de contribuir para o desenvolvimento profissional docente na área de ensino de ciências. Looking for an effective approach between university and society, the Brazilian postgraduate system financed by CAPES has invested in the implementation of several Professional Master’s programs (MP). This study aims to reflect on the formation process of the MP course of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) by the reconstruction of its history. The key strategies that the group of teachers have elected to support the proposal will be reinforced, since the course creation until the beginning of 2016, when the course no longer opened vacancies. For that, nine former teachers who integrated the Physics Teaching MP course were interviewed. The narrative analysis, based on the group development, reveals that these strategies had relative success in facing the difficulties and vicissitudes that have emerged in the proposed implementation process. Lastly, suggestions are made to support the conduction of Professional Masters courses in order to contribute to the professional development of teachers in teaching science area. |
id |
UFMG-11_2f61f1dc203e70679afa462124ce2f78 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/33315 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA DA UFRGS: RECONSTRUÇÃO DE UMA HISTÓRIA: THE PROFESSIONAL MASTERS IN PHYSICS EDUCATION AT UFRGS: RECONSTRUCTION OF A HISTORYMestrado Profissional; Ensino de Física; Desenvolvimento profissional; Funcionamento grupal.A pós-graduação brasileira tem investido na implantação de diversos programas de Mestrado Profissional (MP) por parte da CAPES, buscando, assim, uma aproximação efetiva entre universidade e sociedade. O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o processo de constituição do curso da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mediante a reconstrução de sua história; serão realçadas as principais estratégias de sustentação que o grupo de docentes elegeu, desde sua criação até início de 2016, quando o curso deixou de abrir vagas. Para tanto, foram entrevistados nove docentes que participaram do MP em Ensino de Física da UFRGS. A análise narrativa, elaborada com base no desenvolvimento grupal, revela que essas estratégias tiveram sucesso relativo no enfrentamento das dificuldades e vicissitudes que foram surgindo no processo de implementação da proposta. Sugestões são oferecidas para subsidiar a condução de MPs na perspectiva de contribuir para o desenvolvimento profissional docente na área de ensino de ciências. Looking for an effective approach between university and society, the Brazilian postgraduate system financed by CAPES has invested in the implementation of several Professional Master’s programs (MP). This study aims to reflect on the formation process of the MP course of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) by the reconstruction of its history. The key strategies that the group of teachers have elected to support the proposal will be reinforced, since the course creation until the beginning of 2016, when the course no longer opened vacancies. For that, nine former teachers who integrated the Physics Teaching MP course were interviewed. The narrative analysis, based on the group development, reveals that these strategies had relative success in facing the difficulties and vicissitudes that have emerged in the proposed implementation process. Lastly, suggestions are made to support the conduction of Professional Masters courses in order to contribute to the professional development of teachers in teaching science area.CECIMIG-FaE-UFMG2021-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3331510.1590/1983-21172017190116 Ensaio Research in Science Education; Vol. 19 (2017)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 19 (2017)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 19 (2017)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33315/26522Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarolli, Elisabeth Villani, AlbertoMaia, Juliana de Oliveira2021-04-30T23:57:24Zoai:periodicos.ufmg.br:article/33315Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-04-30T23:57:24Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA DA UFRGS: RECONSTRUÇÃO DE UMA HISTÓRIA: THE PROFESSIONAL MASTERS IN PHYSICS EDUCATION AT UFRGS: RECONSTRUCTION OF A HISTORY |
title |
O MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA DA UFRGS: RECONSTRUÇÃO DE UMA HISTÓRIA: THE PROFESSIONAL MASTERS IN PHYSICS EDUCATION AT UFRGS: RECONSTRUCTION OF A HISTORY |
spellingShingle |
O MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA DA UFRGS: RECONSTRUÇÃO DE UMA HISTÓRIA: THE PROFESSIONAL MASTERS IN PHYSICS EDUCATION AT UFRGS: RECONSTRUCTION OF A HISTORY Barolli, Elisabeth Mestrado Profissional; Ensino de Física; Desenvolvimento profissional; Funcionamento grupal. |
title_short |
O MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA DA UFRGS: RECONSTRUÇÃO DE UMA HISTÓRIA: THE PROFESSIONAL MASTERS IN PHYSICS EDUCATION AT UFRGS: RECONSTRUCTION OF A HISTORY |
title_full |
O MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA DA UFRGS: RECONSTRUÇÃO DE UMA HISTÓRIA: THE PROFESSIONAL MASTERS IN PHYSICS EDUCATION AT UFRGS: RECONSTRUCTION OF A HISTORY |
title_fullStr |
O MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA DA UFRGS: RECONSTRUÇÃO DE UMA HISTÓRIA: THE PROFESSIONAL MASTERS IN PHYSICS EDUCATION AT UFRGS: RECONSTRUCTION OF A HISTORY |
title_full_unstemmed |
O MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA DA UFRGS: RECONSTRUÇÃO DE UMA HISTÓRIA: THE PROFESSIONAL MASTERS IN PHYSICS EDUCATION AT UFRGS: RECONSTRUCTION OF A HISTORY |
title_sort |
O MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA DA UFRGS: RECONSTRUÇÃO DE UMA HISTÓRIA: THE PROFESSIONAL MASTERS IN PHYSICS EDUCATION AT UFRGS: RECONSTRUCTION OF A HISTORY |
author |
Barolli, Elisabeth |
author_facet |
Barolli, Elisabeth Villani, Alberto Maia, Juliana de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Villani, Alberto Maia, Juliana de Oliveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barolli, Elisabeth Villani, Alberto Maia, Juliana de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mestrado Profissional; Ensino de Física; Desenvolvimento profissional; Funcionamento grupal. |
topic |
Mestrado Profissional; Ensino de Física; Desenvolvimento profissional; Funcionamento grupal. |
description |
A pós-graduação brasileira tem investido na implantação de diversos programas de Mestrado Profissional (MP) por parte da CAPES, buscando, assim, uma aproximação efetiva entre universidade e sociedade. O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o processo de constituição do curso da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mediante a reconstrução de sua história; serão realçadas as principais estratégias de sustentação que o grupo de docentes elegeu, desde sua criação até início de 2016, quando o curso deixou de abrir vagas. Para tanto, foram entrevistados nove docentes que participaram do MP em Ensino de Física da UFRGS. A análise narrativa, elaborada com base no desenvolvimento grupal, revela que essas estratégias tiveram sucesso relativo no enfrentamento das dificuldades e vicissitudes que foram surgindo no processo de implementação da proposta. Sugestões são oferecidas para subsidiar a condução de MPs na perspectiva de contribuir para o desenvolvimento profissional docente na área de ensino de ciências. Looking for an effective approach between university and society, the Brazilian postgraduate system financed by CAPES has invested in the implementation of several Professional Master’s programs (MP). This study aims to reflect on the formation process of the MP course of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) by the reconstruction of its history. The key strategies that the group of teachers have elected to support the proposal will be reinforced, since the course creation until the beginning of 2016, when the course no longer opened vacancies. For that, nine former teachers who integrated the Physics Teaching MP course were interviewed. The narrative analysis, based on the group development, reveals that these strategies had relative success in facing the difficulties and vicissitudes that have emerged in the proposed implementation process. Lastly, suggestions are made to support the conduction of Professional Masters courses in order to contribute to the professional development of teachers in teaching science area. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33315 10.1590/1983-21172017190116 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33315 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-21172017190116 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33315/26522 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 19 (2017) Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 19 (2017) Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 19 (2017) 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711164061450240 |