Práticas de oralidade: o gênero debate e a argumentação através das fábulas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Rosemeire Lozano
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/202766
Resumo: O ensino da língua em sua modalidade oral tem sido compreendido, em algumas abordagens, como livre expressão, discussão, troca de opinião, ou oralização de textos escritos. Desenvolver a oralidade é uma das habilidades que se espera nos primeiros anos de escolaridade, no entanto, no ensino fundamental, o estudo sistematizado da modalidade oral ainda é uma prática muito pouco oportunizada. Nesse sentido, objetivamos investigar a importância de se abordar os gêneros orais argumentativos em sala de aula, especificamente o debate de opinião, gênero que tem por finalidade discutir uma questão controversa entre interlocutores, para o desenvolvimento do domínio da oralidade e ampliação da capacidade argumentativa. Esta pesquisa justifica-se pelo fato de a argumentação ser um processo cognitivo e social que fomenta a construção de conhecimentos e instaura processos discursivos através da linguagem humana. Busca-se discutir, especificamente, a importância do trabalho com a oralidade em sala de aula, tendo como ancoragem teórica Marcuschi (2003; 2005; 2007; 2008; 2010), Schneuwly e Dolz (2011), Bakhtin (2000) Ribeiro (2009) e Castilho (1990), entre outros. Como proposta de intervenção, utilizaremos o modelo de sequência didática apresentado por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2011), com o propósito de ajudar o aluno a dominar melhor o gênero oral debate, permitindo-lhe falar de maneira adequada numa dada situação de comunicação. Espera-se que essa proposta possa contribuir para o desenvolvimento das habilidades e competências relacionadas à oralidade e à argumentação.
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