UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE FÍSICA CONTEXTUALIZADA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A CONTEXTUALIZED PHYSICS TEACHING EXPERIENCE FOR YOUTH AND ADULT LEARNING

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Krummenauer, Wilson Leandro
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Costa, Sayonara Salvador Cabral da, Silveira, Fernando Lang da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34787
Resumo: Neste artigo, apresenta-se um exemplo de como é possível ensinar conteúdos de Física, significativamente, para estudantes de Ensino Médio vinculados à Educação de Jovens e Adultos (EJA), baseando-nos nas teorias de Paulo Freire, David Ausubel e Joseph Novak. O trabalho foi desenvolvi do a partir de uma inquietação quanto aos resultados obtidos com estudan tes de uma escola privada de um município do Rio Grande do Sul. Um levantamento prévio entre alguns professores da região mostrou que a maio ria não diferenciava o tratamento em sala de aula praticado com estudantes em idade regular de escolarização e os alunos da EJA. Resgatando a legisla ção sobre a EJA e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o Ensino Médio, propusemo-nos a trabalhar com os alunos a partir das carac terísticas profissionais comuns à maioria dos estudantes daquela localidade, resultando na escolha de um tema gerador relacionado ao processo de pro dução do couro. O desenvolvimento desse projeto e seus resultados consti tuíram a base de uma dissertação de mestrado, cujas características são apre sentadas aqui, com a intenção de contribuir para a atividade de outros pro fessores, tanto na modalidade da EJA como na de cursos regulares. This article presents an example of how we can, meaningfully, teach Physics for high school students of Youth and Adult Learning cours es, on the grounds of the theories of Paulo Freire, David Ausubel and Joseph Novak. The work was developed due to a concern about the results obtained from a private school in a town of Rio Grande do Sul. A prelimi nary survey, carried out with teachers in the region, showed that most of them did not adopt different approaches to students of regular school and those of youth and adult classes. Based on the legislation for youth and adult learning, as well as on the National Curriculum Parameters for high school, we developed our research taking into account professional characteristics common to most students in the region, which resulted in the choice of a theme related to the production process of leather. The development of this project and its results formed the basis for a master's thesis and its results were sufficiently promising to contribute to the activity of other teachers, both regarding youth and adult learning and regular courses.
id UFMG-11_3f6506495d9e31c648abbc0c1f5a4048
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/34787
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE FÍSICA CONTEXTUALIZADA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A CONTEXTUALIZED PHYSICS TEACHING EXPERIENCE FOR YOUTH AND ADULT LEARNINGMovimento Circular Uniforme; Educação de Jovens e Adultos; Aprendizagem Significativa.Neste artigo, apresenta-se um exemplo de como é possível ensinar conteúdos de Física, significativamente, para estudantes de Ensino Médio vinculados à Educação de Jovens e Adultos (EJA), baseando-nos nas teorias de Paulo Freire, David Ausubel e Joseph Novak. O trabalho foi desenvolvi do a partir de uma inquietação quanto aos resultados obtidos com estudan tes de uma escola privada de um município do Rio Grande do Sul. Um levantamento prévio entre alguns professores da região mostrou que a maio ria não diferenciava o tratamento em sala de aula praticado com estudantes em idade regular de escolarização e os alunos da EJA. Resgatando a legisla ção sobre a EJA e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o Ensino Médio, propusemo-nos a trabalhar com os alunos a partir das carac terísticas profissionais comuns à maioria dos estudantes daquela localidade, resultando na escolha de um tema gerador relacionado ao processo de pro dução do couro. O desenvolvimento desse projeto e seus resultados consti tuíram a base de uma dissertação de mestrado, cujas características são apre sentadas aqui, com a intenção de contribuir para a atividade de outros pro fessores, tanto na modalidade da EJA como na de cursos regulares. This article presents an example of how we can, meaningfully, teach Physics for high school students of Youth and Adult Learning cours es, on the grounds of the theories of Paulo Freire, David Ausubel and Joseph Novak. The work was developed due to a concern about the results obtained from a private school in a town of Rio Grande do Sul. A prelimi nary survey, carried out with teachers in the region, showed that most of them did not adopt different approaches to students of regular school and those of youth and adult classes. Based on the legislation for youth and adult learning, as well as on the National Curriculum Parameters for high school, we developed our research taking into account professional characteristics common to most students in the region, which resulted in the choice of a theme related to the production process of leather. The development of this project and its results formed the basis for a master's thesis and its results were sufficiently promising to contribute to the activity of other teachers, both regarding youth and adult learning and regular courses.CECIMIG-FaE-UFMG2010-10-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3478710.1590/1983-21172010120205Ensaio Research in Science Education; Vol. 12 No. 2 (2010)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 12 Núm. 2 (2010)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 12 n. 2 (2010)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34787/27473Copyright (c) 2010 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessKrummenauer, Wilson Leandro Costa, Sayonara Salvador Cabral da Silveira, Fernando Lang da 2021-06-22T00:19:09Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34787Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-22T00:19:09Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE FÍSICA CONTEXTUALIZADA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A CONTEXTUALIZED PHYSICS TEACHING EXPERIENCE FOR YOUTH AND ADULT LEARNING
title UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE FÍSICA CONTEXTUALIZADA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A CONTEXTUALIZED PHYSICS TEACHING EXPERIENCE FOR YOUTH AND ADULT LEARNING
spellingShingle UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE FÍSICA CONTEXTUALIZADA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A CONTEXTUALIZED PHYSICS TEACHING EXPERIENCE FOR YOUTH AND ADULT LEARNING
Krummenauer, Wilson Leandro
Movimento Circular Uniforme; Educação de Jovens e Adultos; Aprendizagem Significativa.
title_short UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE FÍSICA CONTEXTUALIZADA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A CONTEXTUALIZED PHYSICS TEACHING EXPERIENCE FOR YOUTH AND ADULT LEARNING
title_full UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE FÍSICA CONTEXTUALIZADA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A CONTEXTUALIZED PHYSICS TEACHING EXPERIENCE FOR YOUTH AND ADULT LEARNING
title_fullStr UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE FÍSICA CONTEXTUALIZADA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A CONTEXTUALIZED PHYSICS TEACHING EXPERIENCE FOR YOUTH AND ADULT LEARNING
title_full_unstemmed UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE FÍSICA CONTEXTUALIZADA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A CONTEXTUALIZED PHYSICS TEACHING EXPERIENCE FOR YOUTH AND ADULT LEARNING
title_sort UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE FÍSICA CONTEXTUALIZADA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A CONTEXTUALIZED PHYSICS TEACHING EXPERIENCE FOR YOUTH AND ADULT LEARNING
author Krummenauer, Wilson Leandro
author_facet Krummenauer, Wilson Leandro
Costa, Sayonara Salvador Cabral da
Silveira, Fernando Lang da
author_role author
author2 Costa, Sayonara Salvador Cabral da
Silveira, Fernando Lang da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Krummenauer, Wilson Leandro
Costa, Sayonara Salvador Cabral da
Silveira, Fernando Lang da
dc.subject.por.fl_str_mv Movimento Circular Uniforme; Educação de Jovens e Adultos; Aprendizagem Significativa.
topic Movimento Circular Uniforme; Educação de Jovens e Adultos; Aprendizagem Significativa.
description Neste artigo, apresenta-se um exemplo de como é possível ensinar conteúdos de Física, significativamente, para estudantes de Ensino Médio vinculados à Educação de Jovens e Adultos (EJA), baseando-nos nas teorias de Paulo Freire, David Ausubel e Joseph Novak. O trabalho foi desenvolvi do a partir de uma inquietação quanto aos resultados obtidos com estudan tes de uma escola privada de um município do Rio Grande do Sul. Um levantamento prévio entre alguns professores da região mostrou que a maio ria não diferenciava o tratamento em sala de aula praticado com estudantes em idade regular de escolarização e os alunos da EJA. Resgatando a legisla ção sobre a EJA e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o Ensino Médio, propusemo-nos a trabalhar com os alunos a partir das carac terísticas profissionais comuns à maioria dos estudantes daquela localidade, resultando na escolha de um tema gerador relacionado ao processo de pro dução do couro. O desenvolvimento desse projeto e seus resultados consti tuíram a base de uma dissertação de mestrado, cujas características são apre sentadas aqui, com a intenção de contribuir para a atividade de outros pro fessores, tanto na modalidade da EJA como na de cursos regulares. This article presents an example of how we can, meaningfully, teach Physics for high school students of Youth and Adult Learning cours es, on the grounds of the theories of Paulo Freire, David Ausubel and Joseph Novak. The work was developed due to a concern about the results obtained from a private school in a town of Rio Grande do Sul. A prelimi nary survey, carried out with teachers in the region, showed that most of them did not adopt different approaches to students of regular school and those of youth and adult classes. Based on the legislation for youth and adult learning, as well as on the National Curriculum Parameters for high school, we developed our research taking into account professional characteristics common to most students in the region, which resulted in the choice of a theme related to the production process of leather. The development of this project and its results formed the basis for a master's thesis and its results were sufficiently promising to contribute to the activity of other teachers, both regarding youth and adult learning and regular courses.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34787
10.1590/1983-21172010120205
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34787
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172010120205
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34787/27473
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2010 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2010 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 12 No. 2 (2010)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 12 Núm. 2 (2010)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 12 n. 2 (2010)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711165108977664