Uma experiência de ensino de física contextualizada para a educação de jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Krummenauer, Wilson Leandro
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Costa, Sayonara Salvador Cabral da, Silveira, Fernando Lang da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/95165
Resumo: Neste artigo, apresenta-se um exemplo de como é possível ensinar conteúdos de Física, significativamente, para estudantes de Ensino Médio vinculados à Educação de Jovens e Adultos (EJA), baseando-nos nas teorias de Paulo Freire, David Ausubel e Joseph Novak. O trabalho foi desenvolvido a partir de uma inquietação quanto aos resultados obtidos com estudantes de uma escola privada de um município do Rio Grande do Sul. Um levantamento prévio entre alguns professores da região mostrou que a maioria não diferenciava o tratamento em sala de aula praticado com estudantes em idade regular de escolarização e os alunos da EJA. Resgatando a legislação sobre a EJA e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o Ensino Médio, propusemo-nos a trabalhar com os alunos a partir das características profissionais comuns à maioria dos estudantes daquela localidade, resultando na escolha de um tema gerador relacionado ao processo de produção do couro. O desenvolvimento desse projeto e seus resultados constituíram a base de uma dissertação de mestrado, cujas características são apresentadas aqui, com a intenção de contribuir para a atividade de outros professores, tanto na modalidade da EJA como na de cursos regulares.
id UFRGS-2_e663d5471ce7771c7b5b798128dd5928
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95165
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Krummenauer, Wilson LeandroCosta, Sayonara Salvador Cabral daSilveira, Fernando Lang da2014-05-13T02:03:57Z20101415-2150http://hdl.handle.net/10183/95165000762464Neste artigo, apresenta-se um exemplo de como é possível ensinar conteúdos de Física, significativamente, para estudantes de Ensino Médio vinculados à Educação de Jovens e Adultos (EJA), baseando-nos nas teorias de Paulo Freire, David Ausubel e Joseph Novak. O trabalho foi desenvolvido a partir de uma inquietação quanto aos resultados obtidos com estudantes de uma escola privada de um município do Rio Grande do Sul. Um levantamento prévio entre alguns professores da região mostrou que a maioria não diferenciava o tratamento em sala de aula praticado com estudantes em idade regular de escolarização e os alunos da EJA. Resgatando a legislação sobre a EJA e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o Ensino Médio, propusemo-nos a trabalhar com os alunos a partir das características profissionais comuns à maioria dos estudantes daquela localidade, resultando na escolha de um tema gerador relacionado ao processo de produção do couro. O desenvolvimento desse projeto e seus resultados constituíram a base de uma dissertação de mestrado, cujas características são apresentadas aqui, com a intenção de contribuir para a atividade de outros professores, tanto na modalidade da EJA como na de cursos regulares.This article presents an example of how we can, meaningfully, teach Physics for high school students of Youth and Adult Learning courses, on the grounds of the theories of Paulo Freire, David Ausubel and Joseph Novak. The work was developed due to a concern about the results obtained from a private school in a town of Rio Grande do Sul. A preliminary survey, carried out with teachers in the region, showed that most of them did not adopt different approaches to students of regular school and those of youth and adult classes. Based on the legislation for youth and adult learning, as well as on the National Curriculum Parameters for high school, we developed our research taking into account professional characteristics common to most students in the region, which resulted in the choice of a theme related to the production process of leather. The development of this project and its results formed the basis for a master’s thesis and its results were sufficiently promising to contribute to the activity of other teachers, both regarding youth and adult learning and regular courses.application/pdfporEnsaio (Belo Horizonte) : pesquisa em educação em ciências. Vol. 10, n. 2 (maio/ago. 2010), p. 69-82Ensino de físicaEducação de jovens e adultosEnsino médioTeorias de aprendizagemAprendizagem significativaUniform circular motionYouth and adult learningMeaningful learningUma experiência de ensino de física contextualizada para a educação de jovens e adultosA contextualized physics teaching experience for youth and adult learning info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000762464.pdf000762464.pdfTexto completoapplication/pdf237217http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95165/1/000762464.pdff54d0432f3d1f1f79e932a786b716da5MD51TEXT000762464.pdf.txt000762464.pdf.txtExtracted Texttext/plain37033http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95165/2/000762464.pdf.txte4d25dc3d32a095c17868c35401d8b60MD52THUMBNAIL000762464.pdf.jpg000762464.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1451http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95165/3/000762464.pdf.jpg5bb520e9c32ae6127268c501e98bc952MD5310183/951652024-05-08 06:40:49.293886oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95165Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-05-08T09:40:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma experiência de ensino de física contextualizada para a educação de jovens e adultos
dc.title.alternative.en.fl_str_mv A contextualized physics teaching experience for youth and adult learning
title Uma experiência de ensino de física contextualizada para a educação de jovens e adultos
spellingShingle Uma experiência de ensino de física contextualizada para a educação de jovens e adultos
Krummenauer, Wilson Leandro
Ensino de física
Educação de jovens e adultos
Ensino médio
Teorias de aprendizagem
Aprendizagem significativa
Uniform circular motion
Youth and adult learning
Meaningful learning
title_short Uma experiência de ensino de física contextualizada para a educação de jovens e adultos
title_full Uma experiência de ensino de física contextualizada para a educação de jovens e adultos
title_fullStr Uma experiência de ensino de física contextualizada para a educação de jovens e adultos
title_full_unstemmed Uma experiência de ensino de física contextualizada para a educação de jovens e adultos
title_sort Uma experiência de ensino de física contextualizada para a educação de jovens e adultos
author Krummenauer, Wilson Leandro
author_facet Krummenauer, Wilson Leandro
Costa, Sayonara Salvador Cabral da
Silveira, Fernando Lang da
author_role author
author2 Costa, Sayonara Salvador Cabral da
Silveira, Fernando Lang da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Krummenauer, Wilson Leandro
Costa, Sayonara Salvador Cabral da
Silveira, Fernando Lang da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Educação de jovens e adultos
Ensino médio
Teorias de aprendizagem
Aprendizagem significativa
topic Ensino de física
Educação de jovens e adultos
Ensino médio
Teorias de aprendizagem
Aprendizagem significativa
Uniform circular motion
Youth and adult learning
Meaningful learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Uniform circular motion
Youth and adult learning
Meaningful learning
description Neste artigo, apresenta-se um exemplo de como é possível ensinar conteúdos de Física, significativamente, para estudantes de Ensino Médio vinculados à Educação de Jovens e Adultos (EJA), baseando-nos nas teorias de Paulo Freire, David Ausubel e Joseph Novak. O trabalho foi desenvolvido a partir de uma inquietação quanto aos resultados obtidos com estudantes de uma escola privada de um município do Rio Grande do Sul. Um levantamento prévio entre alguns professores da região mostrou que a maioria não diferenciava o tratamento em sala de aula praticado com estudantes em idade regular de escolarização e os alunos da EJA. Resgatando a legislação sobre a EJA e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o Ensino Médio, propusemo-nos a trabalhar com os alunos a partir das características profissionais comuns à maioria dos estudantes daquela localidade, resultando na escolha de um tema gerador relacionado ao processo de produção do couro. O desenvolvimento desse projeto e seus resultados constituíram a base de uma dissertação de mestrado, cujas características são apresentadas aqui, com a intenção de contribuir para a atividade de outros professores, tanto na modalidade da EJA como na de cursos regulares.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-05-13T02:03:57Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/95165
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1415-2150
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000762464
identifier_str_mv 1415-2150
000762464
url http://hdl.handle.net/10183/95165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte) : pesquisa em educação em ciências. Vol. 10, n. 2 (maio/ago. 2010), p. 69-82
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95165/1/000762464.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95165/2/000762464.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95165/3/000762464.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f54d0432f3d1f1f79e932a786b716da5
e4d25dc3d32a095c17868c35401d8b60
5bb520e9c32ae6127268c501e98bc952
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224833562836992