Avaliação, ensino e aprendizagem de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: P. B. Silva, José Luiz
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: de Moradillo, Edilson Fortuna
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10036
Resumo: A avaliação escolar é discutida como atividade cotidiana de colaboração entre professores e alunos na busca do conhecimento científico. Fundamentados em uma concepção dialética do conhecimento, repudiamos a avaliação puramente classificatória praticada nas escolas e propomos que a crítica ocupe lugar central na interação professor-aluno-conhecimento, de modo que a avaliação se volte para a dinâmica da construção dos significados. A   experimentação deste conceito de avaliação no ensino superior de química tem produzido alguns bons resultados: maior participação dos alunos em aula, mais e melhores críticas, ensino mais conseqüente. A maior dificuldade tem sido romper o vínculo estabelecido pelos alunos entre realização de atividades e atribuição de notas, pois encontram-se fortemente condicionados pela avaliação classificatória.
id UFMG-11_3f961c2dcbce1372c493ae154bcd4667
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/10036
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling Avaliação, ensino e aprendizagem de ciênciasA avaliação escolar é discutida como atividade cotidiana de colaboração entre professores e alunos na busca do conhecimento científico. Fundamentados em uma concepção dialética do conhecimento, repudiamos a avaliação puramente classificatória praticada nas escolas e propomos que a crítica ocupe lugar central na interação professor-aluno-conhecimento, de modo que a avaliação se volte para a dinâmica da construção dos significados. A   experimentação deste conceito de avaliação no ensino superior de química tem produzido alguns bons resultados: maior participação dos alunos em aula, mais e melhores críticas, ensino mais conseqüente. A maior dificuldade tem sido romper o vínculo estabelecido pelos alunos entre realização de atividades e atribuição de notas, pois encontram-se fortemente condicionados pela avaliação classificatória.CECIMIG-FaE-UFMG2008-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10036Ensaio Research in Science Education; Vol. 4 No. 1 (2002); 25-36Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 4 Núm. 1 (2002); 25-36Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 4 n. 1 (2002); 25-361983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10036/7009Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessP. B. Silva, José Luizde Moradillo, Edilson Fortuna2019-02-01T19:54:27Zoai:periodicos.ufmg.br:article/10036Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2019-02-01T19:54:27Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação, ensino e aprendizagem de ciências
title Avaliação, ensino e aprendizagem de ciências
spellingShingle Avaliação, ensino e aprendizagem de ciências
P. B. Silva, José Luiz
title_short Avaliação, ensino e aprendizagem de ciências
title_full Avaliação, ensino e aprendizagem de ciências
title_fullStr Avaliação, ensino e aprendizagem de ciências
title_full_unstemmed Avaliação, ensino e aprendizagem de ciências
title_sort Avaliação, ensino e aprendizagem de ciências
author P. B. Silva, José Luiz
author_facet P. B. Silva, José Luiz
de Moradillo, Edilson Fortuna
author_role author
author2 de Moradillo, Edilson Fortuna
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv P. B. Silva, José Luiz
de Moradillo, Edilson Fortuna
description A avaliação escolar é discutida como atividade cotidiana de colaboração entre professores e alunos na busca do conhecimento científico. Fundamentados em uma concepção dialética do conhecimento, repudiamos a avaliação puramente classificatória praticada nas escolas e propomos que a crítica ocupe lugar central na interação professor-aluno-conhecimento, de modo que a avaliação se volte para a dinâmica da construção dos significados. A   experimentação deste conceito de avaliação no ensino superior de química tem produzido alguns bons resultados: maior participação dos alunos em aula, mais e melhores críticas, ensino mais conseqüente. A maior dificuldade tem sido romper o vínculo estabelecido pelos alunos entre realização de atividades e atribuição de notas, pois encontram-se fortemente condicionados pela avaliação classificatória.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-11-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10036
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10036
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10036/7009
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 4 No. 1 (2002); 25-36
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 4 Núm. 1 (2002); 25-36
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 4 n. 1 (2002); 25-36
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711162576666624