O processo de avaliação da aprendizagem no ensino de ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10777 |
Resumo: | O presente artigo visa analisar e discutir acerca da importância do processo da avaliação da aprendizagem frente ao ensino de Ciências. Neste aspecto, a escola possui um papel fundamental no processo, pois é um espaço destinado ao ensino e a aprendizagem; portanto, é neste ambiente diversificado e heterogêneo que devemos pensar em práticas que promovam a avaliação de aprendizagem em prol a subsidiar o trabalho docente, redirecionando estratégias e instrumentos de ensino. O trabalho possui como objetivo geral: Compreender o processo de avaliação no ensino de Ciências e sua relevância. Desta forma, o professor deve assumir um papel que vai ao encontro das práticas de avaliação da aprendizagem, considerando o desenvolvimento do ensino de Ciências, tendo assim, a possibilidade de refletir sobre a sua prática em sala de aula, propiciando e assegurando as condições de uso do processo de avaliação como um meio de orientação do processo de ensino-aprendizagem. Neste contexto, para que o processo de ensino-aprendizagem em Ciências obtenha sucesso, torna-se essencial uma avaliação continua com a função formativa nas diversas situações sociais, descobrindo as diferentes funções que podem ser exercidas pela avaliação nesse cenário, garantido assim, o direito de aprendizagem de todos os alunos. No espaço da sala de aula, o professor possui um papel fundamental no que se refere a fazer a mediação para estabelecer um trabalho significativo no contexto escolar, pois, a ele cabe à tarefa de promover um ensino de qualidade, que atinja e atenda a todos os alunos, articulando as práticas de avaliação à reflexão sobre o ensino de Ciências. Essa pesquisa é um estudo documental, seguindo um delineamento de caráter bibliográfico, tendo como base teórica os estudos de Hoffmann, Libâneo, Luckesi, entre outros, com a finalidade de apresentar e estabelecer as propriedades da relevância do processo de avaliação de aprendizagem, com a abordagem qualitativa que visa à compreensão através da análise sistematizada de leituras em matérias impressos e eletrônicos acerca do tema, utilizando para esta pesquisa documental os aportes teóricos mencionados. Os resultados apontam a relevância da avaliação da aprendizagem, pois esta deve ser parte integrante do processo educacional, adotando práticas para orientar e acompanhar o plano do trabalho do professor e também de redirecionar quando se fizer necessário, buscando soluções para as dificuldades encontradas na construção e obtenção de conhecimentos. |
id |
UTFPR-13_6fb8ee8bce73f12eaa712c0c52de75c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/10777 |
network_acronym_str |
UTFPR-13 |
network_name_str |
Actio (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
O processo de avaliação da aprendizagem no ensino de ciências7.08.00.00-6 EducaçãoAvaliação; aprendizagem; ensino; ciências.O presente artigo visa analisar e discutir acerca da importância do processo da avaliação da aprendizagem frente ao ensino de Ciências. Neste aspecto, a escola possui um papel fundamental no processo, pois é um espaço destinado ao ensino e a aprendizagem; portanto, é neste ambiente diversificado e heterogêneo que devemos pensar em práticas que promovam a avaliação de aprendizagem em prol a subsidiar o trabalho docente, redirecionando estratégias e instrumentos de ensino. O trabalho possui como objetivo geral: Compreender o processo de avaliação no ensino de Ciências e sua relevância. Desta forma, o professor deve assumir um papel que vai ao encontro das práticas de avaliação da aprendizagem, considerando o desenvolvimento do ensino de Ciências, tendo assim, a possibilidade de refletir sobre a sua prática em sala de aula, propiciando e assegurando as condições de uso do processo de avaliação como um meio de orientação do processo de ensino-aprendizagem. Neste contexto, para que o processo de ensino-aprendizagem em Ciências obtenha sucesso, torna-se essencial uma avaliação continua com a função formativa nas diversas situações sociais, descobrindo as diferentes funções que podem ser exercidas pela avaliação nesse cenário, garantido assim, o direito de aprendizagem de todos os alunos. No espaço da sala de aula, o professor possui um papel fundamental no que se refere a fazer a mediação para estabelecer um trabalho significativo no contexto escolar, pois, a ele cabe à tarefa de promover um ensino de qualidade, que atinja e atenda a todos os alunos, articulando as práticas de avaliação à reflexão sobre o ensino de Ciências. Essa pesquisa é um estudo documental, seguindo um delineamento de caráter bibliográfico, tendo como base teórica os estudos de Hoffmann, Libâneo, Luckesi, entre outros, com a finalidade de apresentar e estabelecer as propriedades da relevância do processo de avaliação de aprendizagem, com a abordagem qualitativa que visa à compreensão através da análise sistematizada de leituras em matérias impressos e eletrônicos acerca do tema, utilizando para esta pesquisa documental os aportes teóricos mencionados. Os resultados apontam a relevância da avaliação da aprendizagem, pois esta deve ser parte integrante do processo educacional, adotando práticas para orientar e acompanhar o plano do trabalho do professor e também de redirecionar quando se fizer necessário, buscando soluções para as dificuldades encontradas na construção e obtenção de conhecimentos.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Bueno, Vania BatistaGonzalez, Carlos Eduardo2020-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesPesquisa Bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1077710.3895/actio.v1n1.10777ACTIO: Teaching in Sciences; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação OralACTIO: Docência em Ciências; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação Oral2525-8923reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10777/6982Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:53:48Zoai:periodicos.utfpr:article/10777Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:53:48Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo de avaliação da aprendizagem no ensino de ciências |
title |
O processo de avaliação da aprendizagem no ensino de ciências |
spellingShingle |
O processo de avaliação da aprendizagem no ensino de ciências Bueno, Vania Batista 7.08.00.00-6 Educação Avaliação; aprendizagem; ensino; ciências. |
title_short |
O processo de avaliação da aprendizagem no ensino de ciências |
title_full |
O processo de avaliação da aprendizagem no ensino de ciências |
title_fullStr |
O processo de avaliação da aprendizagem no ensino de ciências |
title_full_unstemmed |
O processo de avaliação da aprendizagem no ensino de ciências |
title_sort |
O processo de avaliação da aprendizagem no ensino de ciências |
author |
Bueno, Vania Batista |
author_facet |
Bueno, Vania Batista Gonzalez, Carlos Eduardo |
author_role |
author |
author2 |
Gonzalez, Carlos Eduardo |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bueno, Vania Batista Gonzalez, Carlos Eduardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
7.08.00.00-6 Educação Avaliação; aprendizagem; ensino; ciências. |
topic |
7.08.00.00-6 Educação Avaliação; aprendizagem; ensino; ciências. |
description |
O presente artigo visa analisar e discutir acerca da importância do processo da avaliação da aprendizagem frente ao ensino de Ciências. Neste aspecto, a escola possui um papel fundamental no processo, pois é um espaço destinado ao ensino e a aprendizagem; portanto, é neste ambiente diversificado e heterogêneo que devemos pensar em práticas que promovam a avaliação de aprendizagem em prol a subsidiar o trabalho docente, redirecionando estratégias e instrumentos de ensino. O trabalho possui como objetivo geral: Compreender o processo de avaliação no ensino de Ciências e sua relevância. Desta forma, o professor deve assumir um papel que vai ao encontro das práticas de avaliação da aprendizagem, considerando o desenvolvimento do ensino de Ciências, tendo assim, a possibilidade de refletir sobre a sua prática em sala de aula, propiciando e assegurando as condições de uso do processo de avaliação como um meio de orientação do processo de ensino-aprendizagem. Neste contexto, para que o processo de ensino-aprendizagem em Ciências obtenha sucesso, torna-se essencial uma avaliação continua com a função formativa nas diversas situações sociais, descobrindo as diferentes funções que podem ser exercidas pela avaliação nesse cenário, garantido assim, o direito de aprendizagem de todos os alunos. No espaço da sala de aula, o professor possui um papel fundamental no que se refere a fazer a mediação para estabelecer um trabalho significativo no contexto escolar, pois, a ele cabe à tarefa de promover um ensino de qualidade, que atinja e atenda a todos os alunos, articulando as práticas de avaliação à reflexão sobre o ensino de Ciências. Essa pesquisa é um estudo documental, seguindo um delineamento de caráter bibliográfico, tendo como base teórica os estudos de Hoffmann, Libâneo, Luckesi, entre outros, com a finalidade de apresentar e estabelecer as propriedades da relevância do processo de avaliação de aprendizagem, com a abordagem qualitativa que visa à compreensão através da análise sistematizada de leituras em matérias impressos e eletrônicos acerca do tema, utilizando para esta pesquisa documental os aportes teóricos mencionados. Os resultados apontam a relevância da avaliação da aprendizagem, pois esta deve ser parte integrante do processo educacional, adotando práticas para orientar e acompanhar o plano do trabalho do professor e também de redirecionar quando se fizer necessário, buscando soluções para as dificuldades encontradas na construção e obtenção de conhecimentos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos Pares Pesquisa Bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10777 10.3895/actio.v1n1.10777 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10777 |
identifier_str_mv |
10.3895/actio.v1n1.10777 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10777/6982 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTIO: Teaching in Sciences; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação Oral ACTIO: Docência em Ciências; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação Oral 2525-8923 reponame:Actio (Curitiba) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Actio (Curitiba) |
collection |
Actio (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br |
_version_ |
1797239985600987136 |