IMAGENS E O ENSINO DE FÍSICA: IMPLICAÇÕES DA TEORIA DA DUPLA CODIFICAÇÃO: IMAGES AND PHYSICS EDUCATION: DUAL-CODING THEORY' S IMPLICATIONS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frederico, Fernando Temporini
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Gianotto, Dulcinéia Ester Pagani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9924
Resumo: Este artigo apresenta e discute parte dos dados de uma pesquisa de doutorado que investigou as contribuições das imagens para o ensino de física. Com uma abordagem qualitativa de natureza interpretativa, e tendo a Teoria da Dupla Codificação de Paivio como principal referencial teórico, buscou-se investigar como as imagens podem se configurar como recursos potenciais para processos que envolvem o aprendizado de conceitos de física. Com base na análise dos dados coletados, pode-se considerar que tais recursos são capazes de contribuir de maneira significativa para o aprendizado de conceitos físicos. This article presents and discusses part of a data from doctoral research that investigated image's contributions for physics teaching. With a qualitative approach to interpretation, and having the Dual Coding Theory by Paivio as the main theoretical framework, we sought to investigate how images can be configured as potential resources for processes involving learning physics' concepts. Based on analysis of the collected data, it can be considered that such resources are able to contribute significantly to learning physical concepts.
id UFMG-11_40942868786006fae428ece271efed84
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/9924
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling IMAGENS E O ENSINO DE FÍSICA: IMPLICAÇÕES DA TEORIA DA DUPLA CODIFICAÇÃO: IMAGES AND PHYSICS EDUCATION: DUAL-CODING THEORY' S IMPLICATIONSTeoria da dupla codificação; Ensino de física; Imagens.Imagens e o Ensino de CiênciasEste artigo apresenta e discute parte dos dados de uma pesquisa de doutorado que investigou as contribuições das imagens para o ensino de física. Com uma abordagem qualitativa de natureza interpretativa, e tendo a Teoria da Dupla Codificação de Paivio como principal referencial teórico, buscou-se investigar como as imagens podem se configurar como recursos potenciais para processos que envolvem o aprendizado de conceitos de física. Com base na análise dos dados coletados, pode-se considerar que tais recursos são capazes de contribuir de maneira significativa para o aprendizado de conceitos físicos. This article presents and discusses part of a data from doctoral research that investigated image's contributions for physics teaching. With a qualitative approach to interpretation, and having the Dual Coding Theory by Paivio as the main theoretical framework, we sought to investigate how images can be configured as potential resources for processes involving learning physics' concepts. Based on analysis of the collected data, it can be considered that such resources are able to contribute significantly to learning physical concepts.CECIMIG-FaE-UFMG2021-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/992410.1590/1983-21172016180306 Ensaio Research in Science Education; Vol. 18 No. 3 (2016)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 18 Núm. 3 (2016)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 18 n. 3 (2016)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9924/26601Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessFrederico, Fernando TemporiniGianotto, Dulcinéia Ester Pagani2021-04-30T23:49:52Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9924Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-04-30T23:49:52Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv IMAGENS E O ENSINO DE FÍSICA: IMPLICAÇÕES DA TEORIA DA DUPLA CODIFICAÇÃO: IMAGES AND PHYSICS EDUCATION: DUAL-CODING THEORY' S IMPLICATIONS
title IMAGENS E O ENSINO DE FÍSICA: IMPLICAÇÕES DA TEORIA DA DUPLA CODIFICAÇÃO: IMAGES AND PHYSICS EDUCATION: DUAL-CODING THEORY' S IMPLICATIONS
spellingShingle IMAGENS E O ENSINO DE FÍSICA: IMPLICAÇÕES DA TEORIA DA DUPLA CODIFICAÇÃO: IMAGES AND PHYSICS EDUCATION: DUAL-CODING THEORY' S IMPLICATIONS
Frederico, Fernando Temporini
Teoria da dupla codificação; Ensino de física; Imagens.
Imagens e o Ensino de Ciências
title_short IMAGENS E O ENSINO DE FÍSICA: IMPLICAÇÕES DA TEORIA DA DUPLA CODIFICAÇÃO: IMAGES AND PHYSICS EDUCATION: DUAL-CODING THEORY' S IMPLICATIONS
title_full IMAGENS E O ENSINO DE FÍSICA: IMPLICAÇÕES DA TEORIA DA DUPLA CODIFICAÇÃO: IMAGES AND PHYSICS EDUCATION: DUAL-CODING THEORY' S IMPLICATIONS
title_fullStr IMAGENS E O ENSINO DE FÍSICA: IMPLICAÇÕES DA TEORIA DA DUPLA CODIFICAÇÃO: IMAGES AND PHYSICS EDUCATION: DUAL-CODING THEORY' S IMPLICATIONS
title_full_unstemmed IMAGENS E O ENSINO DE FÍSICA: IMPLICAÇÕES DA TEORIA DA DUPLA CODIFICAÇÃO: IMAGES AND PHYSICS EDUCATION: DUAL-CODING THEORY' S IMPLICATIONS
title_sort IMAGENS E O ENSINO DE FÍSICA: IMPLICAÇÕES DA TEORIA DA DUPLA CODIFICAÇÃO: IMAGES AND PHYSICS EDUCATION: DUAL-CODING THEORY' S IMPLICATIONS
author Frederico, Fernando Temporini
author_facet Frederico, Fernando Temporini
Gianotto, Dulcinéia Ester Pagani
author_role author
author2 Gianotto, Dulcinéia Ester Pagani
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Frederico, Fernando Temporini
Gianotto, Dulcinéia Ester Pagani
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria da dupla codificação; Ensino de física; Imagens.
Imagens e o Ensino de Ciências
topic Teoria da dupla codificação; Ensino de física; Imagens.
Imagens e o Ensino de Ciências
description Este artigo apresenta e discute parte dos dados de uma pesquisa de doutorado que investigou as contribuições das imagens para o ensino de física. Com uma abordagem qualitativa de natureza interpretativa, e tendo a Teoria da Dupla Codificação de Paivio como principal referencial teórico, buscou-se investigar como as imagens podem se configurar como recursos potenciais para processos que envolvem o aprendizado de conceitos de física. Com base na análise dos dados coletados, pode-se considerar que tais recursos são capazes de contribuir de maneira significativa para o aprendizado de conceitos físicos. This article presents and discusses part of a data from doctoral research that investigated image's contributions for physics teaching. With a qualitative approach to interpretation, and having the Dual Coding Theory by Paivio as the main theoretical framework, we sought to investigate how images can be configured as potential resources for processes involving learning physics' concepts. Based on analysis of the collected data, it can be considered that such resources are able to contribute significantly to learning physical concepts.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9924
10.1590/1983-21172016180306
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9924
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172016180306
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9924/26601
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 18 No. 3 (2016)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 18 Núm. 3 (2016)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 18 n. 3 (2016)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711162086981632