IMAGENS E O ENSINO DE FÍSICA: IMPLICAÇÕES DA TEORIA DA DUPLA CODIFICAÇÃO: IMAGES AND PHYSICS EDUCATION: DUAL-CODING THEORY' S IMPLICATIONS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9924 |
Resumo: | Este artigo apresenta e discute parte dos dados de uma pesquisa de doutorado que investigou as contribuições das imagens para o ensino de física. Com uma abordagem qualitativa de natureza interpretativa, e tendo a Teoria da Dupla Codificação de Paivio como principal referencial teórico, buscou-se investigar como as imagens podem se configurar como recursos potenciais para processos que envolvem o aprendizado de conceitos de física. Com base na análise dos dados coletados, pode-se considerar que tais recursos são capazes de contribuir de maneira significativa para o aprendizado de conceitos físicos. This article presents and discusses part of a data from doctoral research that investigated image's contributions for physics teaching. With a qualitative approach to interpretation, and having the Dual Coding Theory by Paivio as the main theoretical framework, we sought to investigate how images can be configured as potential resources for processes involving learning physics' concepts. Based on analysis of the collected data, it can be considered that such resources are able to contribute significantly to learning physical concepts. |
id |
UFMG-11_40942868786006fae428ece271efed84 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/9924 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
IMAGENS E O ENSINO DE FÍSICA: IMPLICAÇÕES DA TEORIA DA DUPLA CODIFICAÇÃO: IMAGES AND PHYSICS EDUCATION: DUAL-CODING THEORY' S IMPLICATIONSTeoria da dupla codificação; Ensino de física; Imagens.Imagens e o Ensino de CiênciasEste artigo apresenta e discute parte dos dados de uma pesquisa de doutorado que investigou as contribuições das imagens para o ensino de física. Com uma abordagem qualitativa de natureza interpretativa, e tendo a Teoria da Dupla Codificação de Paivio como principal referencial teórico, buscou-se investigar como as imagens podem se configurar como recursos potenciais para processos que envolvem o aprendizado de conceitos de física. Com base na análise dos dados coletados, pode-se considerar que tais recursos são capazes de contribuir de maneira significativa para o aprendizado de conceitos físicos. This article presents and discusses part of a data from doctoral research that investigated image's contributions for physics teaching. With a qualitative approach to interpretation, and having the Dual Coding Theory by Paivio as the main theoretical framework, we sought to investigate how images can be configured as potential resources for processes involving learning physics' concepts. Based on analysis of the collected data, it can be considered that such resources are able to contribute significantly to learning physical concepts.CECIMIG-FaE-UFMG2021-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/992410.1590/1983-21172016180306 Ensaio Research in Science Education; Vol. 18 No. 3 (2016)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 18 Núm. 3 (2016)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 18 n. 3 (2016)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9924/26601Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessFrederico, Fernando TemporiniGianotto, Dulcinéia Ester Pagani2021-04-30T23:49:52Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9924Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-04-30T23:49:52Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
IMAGENS E O ENSINO DE FÍSICA: IMPLICAÇÕES DA TEORIA DA DUPLA CODIFICAÇÃO: IMAGES AND PHYSICS EDUCATION: DUAL-CODING THEORY' S IMPLICATIONS |
title |
IMAGENS E O ENSINO DE FÍSICA: IMPLICAÇÕES DA TEORIA DA DUPLA CODIFICAÇÃO: IMAGES AND PHYSICS EDUCATION: DUAL-CODING THEORY' S IMPLICATIONS |
spellingShingle |
IMAGENS E O ENSINO DE FÍSICA: IMPLICAÇÕES DA TEORIA DA DUPLA CODIFICAÇÃO: IMAGES AND PHYSICS EDUCATION: DUAL-CODING THEORY' S IMPLICATIONS Frederico, Fernando Temporini Teoria da dupla codificação; Ensino de física; Imagens. Imagens e o Ensino de Ciências |
title_short |
IMAGENS E O ENSINO DE FÍSICA: IMPLICAÇÕES DA TEORIA DA DUPLA CODIFICAÇÃO: IMAGES AND PHYSICS EDUCATION: DUAL-CODING THEORY' S IMPLICATIONS |
title_full |
IMAGENS E O ENSINO DE FÍSICA: IMPLICAÇÕES DA TEORIA DA DUPLA CODIFICAÇÃO: IMAGES AND PHYSICS EDUCATION: DUAL-CODING THEORY' S IMPLICATIONS |
title_fullStr |
IMAGENS E O ENSINO DE FÍSICA: IMPLICAÇÕES DA TEORIA DA DUPLA CODIFICAÇÃO: IMAGES AND PHYSICS EDUCATION: DUAL-CODING THEORY' S IMPLICATIONS |
title_full_unstemmed |
IMAGENS E O ENSINO DE FÍSICA: IMPLICAÇÕES DA TEORIA DA DUPLA CODIFICAÇÃO: IMAGES AND PHYSICS EDUCATION: DUAL-CODING THEORY' S IMPLICATIONS |
title_sort |
IMAGENS E O ENSINO DE FÍSICA: IMPLICAÇÕES DA TEORIA DA DUPLA CODIFICAÇÃO: IMAGES AND PHYSICS EDUCATION: DUAL-CODING THEORY' S IMPLICATIONS |
author |
Frederico, Fernando Temporini |
author_facet |
Frederico, Fernando Temporini Gianotto, Dulcinéia Ester Pagani |
author_role |
author |
author2 |
Gianotto, Dulcinéia Ester Pagani |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Frederico, Fernando Temporini Gianotto, Dulcinéia Ester Pagani |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teoria da dupla codificação; Ensino de física; Imagens. Imagens e o Ensino de Ciências |
topic |
Teoria da dupla codificação; Ensino de física; Imagens. Imagens e o Ensino de Ciências |
description |
Este artigo apresenta e discute parte dos dados de uma pesquisa de doutorado que investigou as contribuições das imagens para o ensino de física. Com uma abordagem qualitativa de natureza interpretativa, e tendo a Teoria da Dupla Codificação de Paivio como principal referencial teórico, buscou-se investigar como as imagens podem se configurar como recursos potenciais para processos que envolvem o aprendizado de conceitos de física. Com base na análise dos dados coletados, pode-se considerar que tais recursos são capazes de contribuir de maneira significativa para o aprendizado de conceitos físicos. This article presents and discusses part of a data from doctoral research that investigated image's contributions for physics teaching. With a qualitative approach to interpretation, and having the Dual Coding Theory by Paivio as the main theoretical framework, we sought to investigate how images can be configured as potential resources for processes involving learning physics' concepts. Based on analysis of the collected data, it can be considered that such resources are able to contribute significantly to learning physical concepts. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9924 10.1590/1983-21172016180306 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9924 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-21172016180306 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9924/26601 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 18 No. 3 (2016) Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 18 Núm. 3 (2016) Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 18 n. 3 (2016) 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711162086981632 |