O SEGREDO DE ARTHUR CLARKE: UM MODELO SEMIÓTICO PARA TRATAR QUESTÕES SOCIAIS DA CIÊNCIA USANDO A FICÇÃO CIENTÍFICA: THE SECRET OF ARTHUR CLARKE: A SEMIOTIC MODEL FOR APPROACHING SOCIAL ISSUES OF SCIENCE USING THE SCIENCE FICTION

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piassi, Luís Paulo de Carvalho
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34715
Resumo: O uso da ficção científica no ensino de Ciências tem sido proposto por diversos autores. Neste trabalho lançamos mão da semiótica greimasiana, que con sidera a significação do texto sob o ponto de vista narrativo, para a análise de um con to de Arthur Clarke. Consideramos o texto a partir dos três níveis propostos pela teoria de Greimas: o discursivo, o narrativo e o fundamental. Pela articulação desses níveis construímos um modelo de análise baseado no nível discursivo, especifica mente na relação entre tema e figura, para funcionar como ferramenta para se ma pearem os temas sociais e políticos conexos com a ciência em obras de ficção científica, para a elaboração de atividades didáticas que não se restrinjam à simples discussão conceitual. The use of science fiction in Science teaching has been proposed by several authors. In this paper we use the greimasian semiotics, which considers the meaning of the text from a narrative point of view, to analyze a short story by Arthur Clarke. We consider a text from the three levels proposed by the Greimas theory: the discursive, the narrative and the fundamental. By articulating these levels we build up an analysis model based in the discursive level, specifically on the relationship between theme and figure, for using it as a tool for mapping social and political themes concerned with science in fictional works, to building up classroom activities not restricted to mere conceptual discussions
id UFMG-11_48afd960d23e74fba28e4e12e50f9d8d
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/34715
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling O SEGREDO DE ARTHUR CLARKE: UM MODELO SEMIÓTICO PARA TRATAR QUESTÕES SOCIAIS DA CIÊNCIA USANDO A FICÇÃO CIENTÍFICA: THE SECRET OF ARTHUR CLARKE: A SEMIOTIC MODEL FOR APPROACHING SOCIAL ISSUES OF SCIENCE USING THE SCIENCE FICTIONFicção Científica; Ensino de Ciências; Semiótica.O uso da ficção científica no ensino de Ciências tem sido proposto por diversos autores. Neste trabalho lançamos mão da semiótica greimasiana, que con sidera a significação do texto sob o ponto de vista narrativo, para a análise de um con to de Arthur Clarke. Consideramos o texto a partir dos três níveis propostos pela teoria de Greimas: o discursivo, o narrativo e o fundamental. Pela articulação desses níveis construímos um modelo de análise baseado no nível discursivo, especifica mente na relação entre tema e figura, para funcionar como ferramenta para se ma pearem os temas sociais e políticos conexos com a ciência em obras de ficção científica, para a elaboração de atividades didáticas que não se restrinjam à simples discussão conceitual. The use of science fiction in Science teaching has been proposed by several authors. In this paper we use the greimasian semiotics, which considers the meaning of the text from a narrative point of view, to analyze a short story by Arthur Clarke. We consider a text from the three levels proposed by the Greimas theory: the discursive, the narrative and the fundamental. By articulating these levels we build up an analysis model based in the discursive level, specifically on the relationship between theme and figure, for using it as a tool for mapping social and political themes concerned with science in fictional works, to building up classroom activities not restricted to mere conceptual discussionsCECIMIG-FaE-UFMG2012-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Pareshttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3471510.1590/1983-21172012140114Ensaio Research in Science Education; Vol. 14 No. 1 (2012)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 14 Núm. 1 (2012)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 14 n. 1 (2012)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34715/27404Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessPiassi, Luís Paulo de Carvalho 2021-06-19T18:14:52Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34715Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-19T18:14:52Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O SEGREDO DE ARTHUR CLARKE: UM MODELO SEMIÓTICO PARA TRATAR QUESTÕES SOCIAIS DA CIÊNCIA USANDO A FICÇÃO CIENTÍFICA: THE SECRET OF ARTHUR CLARKE: A SEMIOTIC MODEL FOR APPROACHING SOCIAL ISSUES OF SCIENCE USING THE SCIENCE FICTION
title O SEGREDO DE ARTHUR CLARKE: UM MODELO SEMIÓTICO PARA TRATAR QUESTÕES SOCIAIS DA CIÊNCIA USANDO A FICÇÃO CIENTÍFICA: THE SECRET OF ARTHUR CLARKE: A SEMIOTIC MODEL FOR APPROACHING SOCIAL ISSUES OF SCIENCE USING THE SCIENCE FICTION
spellingShingle O SEGREDO DE ARTHUR CLARKE: UM MODELO SEMIÓTICO PARA TRATAR QUESTÕES SOCIAIS DA CIÊNCIA USANDO A FICÇÃO CIENTÍFICA: THE SECRET OF ARTHUR CLARKE: A SEMIOTIC MODEL FOR APPROACHING SOCIAL ISSUES OF SCIENCE USING THE SCIENCE FICTION
Piassi, Luís Paulo de Carvalho
Ficção Científica; Ensino de Ciências; Semiótica.
title_short O SEGREDO DE ARTHUR CLARKE: UM MODELO SEMIÓTICO PARA TRATAR QUESTÕES SOCIAIS DA CIÊNCIA USANDO A FICÇÃO CIENTÍFICA: THE SECRET OF ARTHUR CLARKE: A SEMIOTIC MODEL FOR APPROACHING SOCIAL ISSUES OF SCIENCE USING THE SCIENCE FICTION
title_full O SEGREDO DE ARTHUR CLARKE: UM MODELO SEMIÓTICO PARA TRATAR QUESTÕES SOCIAIS DA CIÊNCIA USANDO A FICÇÃO CIENTÍFICA: THE SECRET OF ARTHUR CLARKE: A SEMIOTIC MODEL FOR APPROACHING SOCIAL ISSUES OF SCIENCE USING THE SCIENCE FICTION
title_fullStr O SEGREDO DE ARTHUR CLARKE: UM MODELO SEMIÓTICO PARA TRATAR QUESTÕES SOCIAIS DA CIÊNCIA USANDO A FICÇÃO CIENTÍFICA: THE SECRET OF ARTHUR CLARKE: A SEMIOTIC MODEL FOR APPROACHING SOCIAL ISSUES OF SCIENCE USING THE SCIENCE FICTION
title_full_unstemmed O SEGREDO DE ARTHUR CLARKE: UM MODELO SEMIÓTICO PARA TRATAR QUESTÕES SOCIAIS DA CIÊNCIA USANDO A FICÇÃO CIENTÍFICA: THE SECRET OF ARTHUR CLARKE: A SEMIOTIC MODEL FOR APPROACHING SOCIAL ISSUES OF SCIENCE USING THE SCIENCE FICTION
title_sort O SEGREDO DE ARTHUR CLARKE: UM MODELO SEMIÓTICO PARA TRATAR QUESTÕES SOCIAIS DA CIÊNCIA USANDO A FICÇÃO CIENTÍFICA: THE SECRET OF ARTHUR CLARKE: A SEMIOTIC MODEL FOR APPROACHING SOCIAL ISSUES OF SCIENCE USING THE SCIENCE FICTION
author Piassi, Luís Paulo de Carvalho
author_facet Piassi, Luís Paulo de Carvalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Piassi, Luís Paulo de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Ficção Científica; Ensino de Ciências; Semiótica.
topic Ficção Científica; Ensino de Ciências; Semiótica.
description O uso da ficção científica no ensino de Ciências tem sido proposto por diversos autores. Neste trabalho lançamos mão da semiótica greimasiana, que con sidera a significação do texto sob o ponto de vista narrativo, para a análise de um con to de Arthur Clarke. Consideramos o texto a partir dos três níveis propostos pela teoria de Greimas: o discursivo, o narrativo e o fundamental. Pela articulação desses níveis construímos um modelo de análise baseado no nível discursivo, especifica mente na relação entre tema e figura, para funcionar como ferramenta para se ma pearem os temas sociais e políticos conexos com a ciência em obras de ficção científica, para a elaboração de atividades didáticas que não se restrinjam à simples discussão conceitual. The use of science fiction in Science teaching has been proposed by several authors. In this paper we use the greimasian semiotics, which considers the meaning of the text from a narrative point of view, to analyze a short story by Arthur Clarke. We consider a text from the three levels proposed by the Greimas theory: the discursive, the narrative and the fundamental. By articulating these levels we build up an analysis model based in the discursive level, specifically on the relationship between theme and figure, for using it as a tool for mapping social and political themes concerned with science in fictional works, to building up classroom activities not restricted to mere conceptual discussions
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34715
10.1590/1983-21172012140114
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34715
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172012140114
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34715/27404
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 14 No. 1 (2012)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 14 Núm. 1 (2012)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 14 n. 1 (2012)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711165017751552