MULTIMODOS DE REPRESENTAÇÃO E TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: POSSÍVEIS INTERCONEXÕES NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE BIOTECNOLOGIA: MULTIMODAL REPRESENTATIONS AND THE THEORY OF MEANINGFUL LEARNING: POSSIBLE CONNECTIONS IN THE CONSTRUCTION OF THE BIO TECHNOLOGY CONCEPT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Klein, Tânia Aparecida da Silva
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Laburú, Carlos Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34660
Resumo: A partir do referencial teórico da Representação Multimodal de Conceitos e da Teoria da Aprendizagem Significativa, este artigo teve como objetivo identificar como o conceito de biotecnologia é construído por alunos do nível médio de ensino, quando utilizam imagens e repre sentações verbais em sala de aula. Os dados foram obtidos durante o de senvolvimento de atividades teórico-práticas sobre o tema transgênicos. Foi possível categorizar diferentes níveis de significação conceitual em cada modo representacional, em distintos momentos das atividades. Os resul tados apontam que a interação entre os diferentes níveis de significação estabelecidos está diretamente relacionada ao modo representacional utili zado, mas o modo verbal-oral permite que o estudante transite com maior facilidade entre os níveis de significação. Through the theoretical frames of the Multimodal representations and the Theory of Meaningful Learning, this paper aims to identify how high school students, using images and verbal representations, build the biotechnology concept. The data were obtained during the development of theoretical and practical activities on the theme transgenics. It was possible to categorize different levels of signification in each mode of representation in distinct moments of using the data gathering instruments. As partial results this article shows that the interaction among the levels of signification given is directly linked to the representational mode, but the verbal-oral mode allows that the student operates more easily among the levels of signification.
id UFMG-11_4fdf7dd26ae0c0357a98829c975a4134
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/34660
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling MULTIMODOS DE REPRESENTAÇÃO E TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: POSSÍVEIS INTERCONEXÕES NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE BIOTECNOLOGIA: MULTIMODAL REPRESENTATIONS AND THE THEORY OF MEANINGFUL LEARNING: POSSIBLE CONNECTIONS IN THE CONSTRUCTION OF THE BIO TECHNOLOGY CONCEPTBiotecnologia; Multimodos de Representação; Níveis de Significação.A partir do referencial teórico da Representação Multimodal de Conceitos e da Teoria da Aprendizagem Significativa, este artigo teve como objetivo identificar como o conceito de biotecnologia é construído por alunos do nível médio de ensino, quando utilizam imagens e repre sentações verbais em sala de aula. Os dados foram obtidos durante o de senvolvimento de atividades teórico-práticas sobre o tema transgênicos. Foi possível categorizar diferentes níveis de significação conceitual em cada modo representacional, em distintos momentos das atividades. Os resul tados apontam que a interação entre os diferentes níveis de significação estabelecidos está diretamente relacionada ao modo representacional utili zado, mas o modo verbal-oral permite que o estudante transite com maior facilidade entre os níveis de significação. Through the theoretical frames of the Multimodal representations and the Theory of Meaningful Learning, this paper aims to identify how high school students, using images and verbal representations, build the biotechnology concept. The data were obtained during the development of theoretical and practical activities on the theme transgenics. It was possible to categorize different levels of signification in each mode of representation in distinct moments of using the data gathering instruments. As partial results this article shows that the interaction among the levels of signification given is directly linked to the representational mode, but the verbal-oral mode allows that the student operates more easily among the levels of signification.CECIMIG-FaE-UFMG2012-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3466010.1590/1983-21172012140209Ensaio Research in Science Education; Vol. 14 No. 2 (2012)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 14 Núm. 2 (2012)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 14 n. 2 (2012)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34660/27380Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess Klein, Tânia Aparecida da SilvaLaburú, Carlos Eduardo 2021-06-16T18:47:26Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34660Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-16T18:47:26Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv MULTIMODOS DE REPRESENTAÇÃO E TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: POSSÍVEIS INTERCONEXÕES NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE BIOTECNOLOGIA: MULTIMODAL REPRESENTATIONS AND THE THEORY OF MEANINGFUL LEARNING: POSSIBLE CONNECTIONS IN THE CONSTRUCTION OF THE BIO TECHNOLOGY CONCEPT
title MULTIMODOS DE REPRESENTAÇÃO E TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: POSSÍVEIS INTERCONEXÕES NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE BIOTECNOLOGIA: MULTIMODAL REPRESENTATIONS AND THE THEORY OF MEANINGFUL LEARNING: POSSIBLE CONNECTIONS IN THE CONSTRUCTION OF THE BIO TECHNOLOGY CONCEPT
spellingShingle MULTIMODOS DE REPRESENTAÇÃO E TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: POSSÍVEIS INTERCONEXÕES NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE BIOTECNOLOGIA: MULTIMODAL REPRESENTATIONS AND THE THEORY OF MEANINGFUL LEARNING: POSSIBLE CONNECTIONS IN THE CONSTRUCTION OF THE BIO TECHNOLOGY CONCEPT
Klein, Tânia Aparecida da Silva
Biotecnologia; Multimodos de Representação; Níveis de Significação.
title_short MULTIMODOS DE REPRESENTAÇÃO E TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: POSSÍVEIS INTERCONEXÕES NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE BIOTECNOLOGIA: MULTIMODAL REPRESENTATIONS AND THE THEORY OF MEANINGFUL LEARNING: POSSIBLE CONNECTIONS IN THE CONSTRUCTION OF THE BIO TECHNOLOGY CONCEPT
title_full MULTIMODOS DE REPRESENTAÇÃO E TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: POSSÍVEIS INTERCONEXÕES NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE BIOTECNOLOGIA: MULTIMODAL REPRESENTATIONS AND THE THEORY OF MEANINGFUL LEARNING: POSSIBLE CONNECTIONS IN THE CONSTRUCTION OF THE BIO TECHNOLOGY CONCEPT
title_fullStr MULTIMODOS DE REPRESENTAÇÃO E TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: POSSÍVEIS INTERCONEXÕES NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE BIOTECNOLOGIA: MULTIMODAL REPRESENTATIONS AND THE THEORY OF MEANINGFUL LEARNING: POSSIBLE CONNECTIONS IN THE CONSTRUCTION OF THE BIO TECHNOLOGY CONCEPT
title_full_unstemmed MULTIMODOS DE REPRESENTAÇÃO E TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: POSSÍVEIS INTERCONEXÕES NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE BIOTECNOLOGIA: MULTIMODAL REPRESENTATIONS AND THE THEORY OF MEANINGFUL LEARNING: POSSIBLE CONNECTIONS IN THE CONSTRUCTION OF THE BIO TECHNOLOGY CONCEPT
title_sort MULTIMODOS DE REPRESENTAÇÃO E TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: POSSÍVEIS INTERCONEXÕES NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE BIOTECNOLOGIA: MULTIMODAL REPRESENTATIONS AND THE THEORY OF MEANINGFUL LEARNING: POSSIBLE CONNECTIONS IN THE CONSTRUCTION OF THE BIO TECHNOLOGY CONCEPT
author Klein, Tânia Aparecida da Silva
author_facet Klein, Tânia Aparecida da Silva
Laburú, Carlos Eduardo
author_role author
author2 Laburú, Carlos Eduardo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Klein, Tânia Aparecida da Silva
Laburú, Carlos Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Biotecnologia; Multimodos de Representação; Níveis de Significação.
topic Biotecnologia; Multimodos de Representação; Níveis de Significação.
description A partir do referencial teórico da Representação Multimodal de Conceitos e da Teoria da Aprendizagem Significativa, este artigo teve como objetivo identificar como o conceito de biotecnologia é construído por alunos do nível médio de ensino, quando utilizam imagens e repre sentações verbais em sala de aula. Os dados foram obtidos durante o de senvolvimento de atividades teórico-práticas sobre o tema transgênicos. Foi possível categorizar diferentes níveis de significação conceitual em cada modo representacional, em distintos momentos das atividades. Os resul tados apontam que a interação entre os diferentes níveis de significação estabelecidos está diretamente relacionada ao modo representacional utili zado, mas o modo verbal-oral permite que o estudante transite com maior facilidade entre os níveis de significação. Through the theoretical frames of the Multimodal representations and the Theory of Meaningful Learning, this paper aims to identify how high school students, using images and verbal representations, build the biotechnology concept. The data were obtained during the development of theoretical and practical activities on the theme transgenics. It was possible to categorize different levels of signification in each mode of representation in distinct moments of using the data gathering instruments. As partial results this article shows that the interaction among the levels of signification given is directly linked to the representational mode, but the verbal-oral mode allows that the student operates more easily among the levels of signification.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34660
10.1590/1983-21172012140209
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34660
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172012140209
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34660/27380
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 14 No. 2 (2012)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 14 Núm. 2 (2012)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 14 n. 2 (2012)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711164978954240