A ruptura entre o conhecimento popular e o científico em saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10047 |
Resumo: | Neste artigo, discute-se a utilização de conhecimentos científicos na área de saúde pela população, levando-se em consideração os canais de comunicação entre os profissionais de saúde e os pacientes. Esses canais podem facilitar ou se constituir em obstáculos para a adoção de hábitos e de atitudes em relação a medidas preventivas e de participação em tomadas de decisão tanto individuais quanto coletivas. para que haja ruptura tanto desses obstáculos quanto da dificuldade do especialista em compreender e dialogar com seu paciente, sugere-se que os cursos trabalhem com essa questão dos canais de comunicação na formação e educação dos profissionais da área. |
id |
UFMG-11_57bdb9e7a8577de7f8f7343f8e4742f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/10047 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A ruptura entre o conhecimento popular e o científico em saúdeNeste artigo, discute-se a utilização de conhecimentos científicos na área de saúde pela população, levando-se em consideração os canais de comunicação entre os profissionais de saúde e os pacientes. Esses canais podem facilitar ou se constituir em obstáculos para a adoção de hábitos e de atitudes em relação a medidas preventivas e de participação em tomadas de decisão tanto individuais quanto coletivas. para que haja ruptura tanto desses obstáculos quanto da dificuldade do especialista em compreender e dialogar com seu paciente, sugere-se que os cursos trabalhem com essa questão dos canais de comunicação na formação e educação dos profissionais da área.CECIMIG-FaE-UFMG2008-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10047Ensaio Research in Science Education; Vol. 3 No. 2 (2001); 91-104Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 3 Núm. 2 (2001); 91-104Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 3 n. 2 (2001); 91-1041983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10047/7021Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessPfuetzenreiter, Marcia Regina2019-02-01T19:54:27Zoai:periodicos.ufmg.br:article/10047Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2019-02-01T19:54:27Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ruptura entre o conhecimento popular e o científico em saúde |
title |
A ruptura entre o conhecimento popular e o científico em saúde |
spellingShingle |
A ruptura entre o conhecimento popular e o científico em saúde Pfuetzenreiter, Marcia Regina |
title_short |
A ruptura entre o conhecimento popular e o científico em saúde |
title_full |
A ruptura entre o conhecimento popular e o científico em saúde |
title_fullStr |
A ruptura entre o conhecimento popular e o científico em saúde |
title_full_unstemmed |
A ruptura entre o conhecimento popular e o científico em saúde |
title_sort |
A ruptura entre o conhecimento popular e o científico em saúde |
author |
Pfuetzenreiter, Marcia Regina |
author_facet |
Pfuetzenreiter, Marcia Regina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pfuetzenreiter, Marcia Regina |
description |
Neste artigo, discute-se a utilização de conhecimentos científicos na área de saúde pela população, levando-se em consideração os canais de comunicação entre os profissionais de saúde e os pacientes. Esses canais podem facilitar ou se constituir em obstáculos para a adoção de hábitos e de atitudes em relação a medidas preventivas e de participação em tomadas de decisão tanto individuais quanto coletivas. para que haja ruptura tanto desses obstáculos quanto da dificuldade do especialista em compreender e dialogar com seu paciente, sugere-se que os cursos trabalhem com essa questão dos canais de comunicação na formação e educação dos profissionais da área. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-11-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10047 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10047 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10047/7021 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 3 No. 2 (2001); 91-104 Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 3 Núm. 2 (2001); 91-104 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 3 n. 2 (2001); 91-104 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711162593443840 |