A ruptura entre o conhecimento popular e o científico em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pfuetzenreiter, Marcia Regina
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10047
Resumo: Neste artigo, discute-se a utilização de conhecimentos científicos na área de saúde pela população, levando-se em consideração os canais de comunicação entre os profissionais de saúde e os pacientes. Esses canais podem facilitar ou se constituir em obstáculos para a adoção de hábitos e de atitudes em relação a medidas preventivas e de participação em tomadas de decisão tanto individuais quanto coletivas. para que haja ruptura tanto desses obstáculos quanto da dificuldade do especialista em compreender e dialogar com seu paciente, sugere-se que os cursos trabalhem com essa questão dos canais de comunicação na formação e educação  dos profissionais da área.
id UFMG-11_57bdb9e7a8577de7f8f7343f8e4742f4
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/10047
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling A ruptura entre o conhecimento popular e o científico em saúdeNeste artigo, discute-se a utilização de conhecimentos científicos na área de saúde pela população, levando-se em consideração os canais de comunicação entre os profissionais de saúde e os pacientes. Esses canais podem facilitar ou se constituir em obstáculos para a adoção de hábitos e de atitudes em relação a medidas preventivas e de participação em tomadas de decisão tanto individuais quanto coletivas. para que haja ruptura tanto desses obstáculos quanto da dificuldade do especialista em compreender e dialogar com seu paciente, sugere-se que os cursos trabalhem com essa questão dos canais de comunicação na formação e educação  dos profissionais da área.CECIMIG-FaE-UFMG2008-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10047Ensaio Research in Science Education; Vol. 3 No. 2 (2001); 91-104Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 3 Núm. 2 (2001); 91-104Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 3 n. 2 (2001); 91-1041983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10047/7021Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessPfuetzenreiter, Marcia Regina2019-02-01T19:54:27Zoai:periodicos.ufmg.br:article/10047Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2019-02-01T19:54:27Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A ruptura entre o conhecimento popular e o científico em saúde
title A ruptura entre o conhecimento popular e o científico em saúde
spellingShingle A ruptura entre o conhecimento popular e o científico em saúde
Pfuetzenreiter, Marcia Regina
title_short A ruptura entre o conhecimento popular e o científico em saúde
title_full A ruptura entre o conhecimento popular e o científico em saúde
title_fullStr A ruptura entre o conhecimento popular e o científico em saúde
title_full_unstemmed A ruptura entre o conhecimento popular e o científico em saúde
title_sort A ruptura entre o conhecimento popular e o científico em saúde
author Pfuetzenreiter, Marcia Regina
author_facet Pfuetzenreiter, Marcia Regina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pfuetzenreiter, Marcia Regina
description Neste artigo, discute-se a utilização de conhecimentos científicos na área de saúde pela população, levando-se em consideração os canais de comunicação entre os profissionais de saúde e os pacientes. Esses canais podem facilitar ou se constituir em obstáculos para a adoção de hábitos e de atitudes em relação a medidas preventivas e de participação em tomadas de decisão tanto individuais quanto coletivas. para que haja ruptura tanto desses obstáculos quanto da dificuldade do especialista em compreender e dialogar com seu paciente, sugere-se que os cursos trabalhem com essa questão dos canais de comunicação na formação e educação  dos profissionais da área.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-11-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10047
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10047
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10047/7021
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 3 No. 2 (2001); 91-104
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 3 Núm. 2 (2001); 91-104
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 3 n. 2 (2001); 91-104
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711162593443840