CIDADANIA E ENSINO DE CIÊNCIAS: QUESTÕES PARA O DEBATE: CITIZENSHIP AND SCIENCE EDUCATION: DEBATING ISSUES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9925 |
Resumo: | Este artigo problematiza a relação entre o ensino de ciências e a cidadania. O tema se justifica pelo fato de que, atualmente, tanto as pesquisas educacionais como as políticas e os parâmetros curriculares trazem a formação para a cidadania para o centro do debate sem, no entanto, esclarecerem esse conceito. O texto explora o conceito de cidadania sob três enfoques principais: (i) a crítica ao sentido de cidadania presente no liberalismo clássico; (ii) os sentidos de cidadania em diferentes modelos políticos; (iii) os sentidos de cidadania para o ensino de ciências nas políticas educacionais brasileiras desde a década de 1930. Por fim, levantamos questões para repensarmos esse binômio e desnaturalizarmos a relação linear entre ciências e cidadania. This paper discusses the relationship between science education and citizenship. This theme's choice is justified by the fact that educational policies, guidelines and parameters currently bring training for citizenship to the debate's core without, however, clarify this concept. The text explores citizenship's concept with three main focuses: (i) citizenship's critique in classical liberalism; (ii) citizenship's meanings in different political models; (iii) citizenship's meanings for science education in Brazilian educational policies since the 1930. Finally, we raise issues to rethink this binomial and deconstruct the linear relationship between science learning and citizenship. |
id |
UFMG-11_5b24872848a4e7a67290e55248249259 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/9925 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CIDADANIA E ENSINO DE CIÊNCIAS: QUESTÕES PARA O DEBATE: CITIZENSHIP AND SCIENCE EDUCATION: DEBATING ISSUESEnsino de ciências; Cidadania; Democracia.Este artigo problematiza a relação entre o ensino de ciências e a cidadania. O tema se justifica pelo fato de que, atualmente, tanto as pesquisas educacionais como as políticas e os parâmetros curriculares trazem a formação para a cidadania para o centro do debate sem, no entanto, esclarecerem esse conceito. O texto explora o conceito de cidadania sob três enfoques principais: (i) a crítica ao sentido de cidadania presente no liberalismo clássico; (ii) os sentidos de cidadania em diferentes modelos políticos; (iii) os sentidos de cidadania para o ensino de ciências nas políticas educacionais brasileiras desde a década de 1930. Por fim, levantamos questões para repensarmos esse binômio e desnaturalizarmos a relação linear entre ciências e cidadania. This paper discusses the relationship between science education and citizenship. This theme's choice is justified by the fact that educational policies, guidelines and parameters currently bring training for citizenship to the debate's core without, however, clarify this concept. The text explores citizenship's concept with three main focuses: (i) citizenship's critique in classical liberalism; (ii) citizenship's meanings in different political models; (iii) citizenship's meanings for science education in Brazilian educational policies since the 1930. Finally, we raise issues to rethink this binomial and deconstruct the linear relationship between science learning and citizenship.CECIMIG-FaE-UFMG2021-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/992510.1590/1983-21172016180301 Ensaio Research in Science Education; Vol. 18 No. 3 (2016)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 18 Núm. 3 (2016)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 18 n. 3 (2016)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9925/26598Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinhão, FrancineMartins, Isabel2021-04-30T23:49:52Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9925Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-04-30T23:49:52Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CIDADANIA E ENSINO DE CIÊNCIAS: QUESTÕES PARA O DEBATE: CITIZENSHIP AND SCIENCE EDUCATION: DEBATING ISSUES |
title |
CIDADANIA E ENSINO DE CIÊNCIAS: QUESTÕES PARA O DEBATE: CITIZENSHIP AND SCIENCE EDUCATION: DEBATING ISSUES |
spellingShingle |
CIDADANIA E ENSINO DE CIÊNCIAS: QUESTÕES PARA O DEBATE: CITIZENSHIP AND SCIENCE EDUCATION: DEBATING ISSUES Pinhão, Francine Ensino de ciências; Cidadania; Democracia. |
title_short |
CIDADANIA E ENSINO DE CIÊNCIAS: QUESTÕES PARA O DEBATE: CITIZENSHIP AND SCIENCE EDUCATION: DEBATING ISSUES |
title_full |
CIDADANIA E ENSINO DE CIÊNCIAS: QUESTÕES PARA O DEBATE: CITIZENSHIP AND SCIENCE EDUCATION: DEBATING ISSUES |
title_fullStr |
CIDADANIA E ENSINO DE CIÊNCIAS: QUESTÕES PARA O DEBATE: CITIZENSHIP AND SCIENCE EDUCATION: DEBATING ISSUES |
title_full_unstemmed |
CIDADANIA E ENSINO DE CIÊNCIAS: QUESTÕES PARA O DEBATE: CITIZENSHIP AND SCIENCE EDUCATION: DEBATING ISSUES |
title_sort |
CIDADANIA E ENSINO DE CIÊNCIAS: QUESTÕES PARA O DEBATE: CITIZENSHIP AND SCIENCE EDUCATION: DEBATING ISSUES |
author |
Pinhão, Francine |
author_facet |
Pinhão, Francine Martins, Isabel |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Isabel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinhão, Francine Martins, Isabel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de ciências; Cidadania; Democracia. |
topic |
Ensino de ciências; Cidadania; Democracia. |
description |
Este artigo problematiza a relação entre o ensino de ciências e a cidadania. O tema se justifica pelo fato de que, atualmente, tanto as pesquisas educacionais como as políticas e os parâmetros curriculares trazem a formação para a cidadania para o centro do debate sem, no entanto, esclarecerem esse conceito. O texto explora o conceito de cidadania sob três enfoques principais: (i) a crítica ao sentido de cidadania presente no liberalismo clássico; (ii) os sentidos de cidadania em diferentes modelos políticos; (iii) os sentidos de cidadania para o ensino de ciências nas políticas educacionais brasileiras desde a década de 1930. Por fim, levantamos questões para repensarmos esse binômio e desnaturalizarmos a relação linear entre ciências e cidadania. This paper discusses the relationship between science education and citizenship. This theme's choice is justified by the fact that educational policies, guidelines and parameters currently bring training for citizenship to the debate's core without, however, clarify this concept. The text explores citizenship's concept with three main focuses: (i) citizenship's critique in classical liberalism; (ii) citizenship's meanings in different political models; (iii) citizenship's meanings for science education in Brazilian educational policies since the 1930. Finally, we raise issues to rethink this binomial and deconstruct the linear relationship between science learning and citizenship. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9925 10.1590/1983-21172016180301 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9925 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-21172016180301 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9925/26598 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 18 No. 3 (2016) Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 18 Núm. 3 (2016) Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 18 n. 3 (2016) 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711162088030208 |