DIFERENÇAS DE GÊNERO NAS PREFERÊNCIAS DISCIPLINARES E PROFISSIONAIS DE ESTUDANTES DE NÍVEL MÉDIO: RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: GENDER DIFFERENCES IN HIGH SCHOOL STUDENTS' PREFERENCES ON SUBJECT MATTERS AND PROFESSIONAL CHOICES: CONNECTIONS WITH SCIENCE EDUCATION
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34746 |
Resumo: | Este artigo investiga diferenças de gênero no discurso de estu dantes sobre suas preferências por disciplinas e profissões. A análise encontra-se pautada na filosofia da linguagem de Bakhtin e orienta-se em direção às seguintes questões: Meninos e meninas adotam estilos de lin guagem diferentes quando abordam suas preferências disciplinares e pro fissionais? Como os estilos adotados podem estar relacionados às dispari dades de gênero na educação científica? Um total de 362 estudantes do Ensino Médio de três escolas brasileiras respondeu por escrito a um con junto de questões abertas. Os resultados obtidos somam-se à literatura nacional e internacional e avançam ao ilustrar aspectos socioculturais envolvidos em diferentes padrões de socialização, moldando de formas distintas o discurso de meninos e meninas. This study investigates gender differences in students' speech when approaching their preferences on school subjects and professional choices. The analysis is based on Bakhtin's philosophy of language and is oriented toward the following research questions: Do boys and girls adopt different language styles when addressing their preferences on school subjects and professional choices? How may these styles be related to gender disparities in science education? An amount of 362 Brazilian high school students answered a set of open questions. The results add to the national and international literature but go forward providing examples of cultural aspects involved in different socialization patterns, shaping boys and girls' discourse in different ways. |
id |
UFMG-11_5eb6674cf9250cf1edd1a28b918ab1f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/34746 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DIFERENÇAS DE GÊNERO NAS PREFERÊNCIAS DISCIPLINARES E PROFISSIONAIS DE ESTUDANTES DE NÍVEL MÉDIO: RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: GENDER DIFFERENCES IN HIGH SCHOOL STUDENTS' PREFERENCES ON SUBJECT MATTERS AND PROFESSIONAL CHOICES: CONNECTIONS WITH SCIENCE EDUCATIONLinguagem; Diferenças de Gênero; Preferências Disciplinares e Profissionais.Este artigo investiga diferenças de gênero no discurso de estu dantes sobre suas preferências por disciplinas e profissões. A análise encontra-se pautada na filosofia da linguagem de Bakhtin e orienta-se em direção às seguintes questões: Meninos e meninas adotam estilos de lin guagem diferentes quando abordam suas preferências disciplinares e pro fissionais? Como os estilos adotados podem estar relacionados às dispari dades de gênero na educação científica? Um total de 362 estudantes do Ensino Médio de três escolas brasileiras respondeu por escrito a um con junto de questões abertas. Os resultados obtidos somam-se à literatura nacional e internacional e avançam ao ilustrar aspectos socioculturais envolvidos em diferentes padrões de socialização, moldando de formas distintas o discurso de meninos e meninas. This study investigates gender differences in students' speech when approaching their preferences on school subjects and professional choices. The analysis is based on Bakhtin's philosophy of language and is oriented toward the following research questions: Do boys and girls adopt different language styles when addressing their preferences on school subjects and professional choices? How may these styles be related to gender disparities in science education? An amount of 362 Brazilian high school students answered a set of open questions. The results add to the national and international literature but go forward providing examples of cultural aspects involved in different socialization patterns, shaping boys and girls' discourse in different ways.CECIMIG-FaE-UFMG2011-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3474610.1590/1983-21172011130208Ensaio Research in Science Education; Vol. 13 No. 2 (2011)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 13 Núm. 2 (2011)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 13 n. 2 (2011)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34746/27435Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessLima Junior, Paulo Rezende, Flavia Ostermann, Fernanda 2021-06-20T02:19:48Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34746Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-20T02:19:48Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DIFERENÇAS DE GÊNERO NAS PREFERÊNCIAS DISCIPLINARES E PROFISSIONAIS DE ESTUDANTES DE NÍVEL MÉDIO: RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: GENDER DIFFERENCES IN HIGH SCHOOL STUDENTS' PREFERENCES ON SUBJECT MATTERS AND PROFESSIONAL CHOICES: CONNECTIONS WITH SCIENCE EDUCATION |
title |
DIFERENÇAS DE GÊNERO NAS PREFERÊNCIAS DISCIPLINARES E PROFISSIONAIS DE ESTUDANTES DE NÍVEL MÉDIO: RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: GENDER DIFFERENCES IN HIGH SCHOOL STUDENTS' PREFERENCES ON SUBJECT MATTERS AND PROFESSIONAL CHOICES: CONNECTIONS WITH SCIENCE EDUCATION |
spellingShingle |
DIFERENÇAS DE GÊNERO NAS PREFERÊNCIAS DISCIPLINARES E PROFISSIONAIS DE ESTUDANTES DE NÍVEL MÉDIO: RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: GENDER DIFFERENCES IN HIGH SCHOOL STUDENTS' PREFERENCES ON SUBJECT MATTERS AND PROFESSIONAL CHOICES: CONNECTIONS WITH SCIENCE EDUCATION Lima Junior, Paulo Linguagem; Diferenças de Gênero; Preferências Disciplinares e Profissionais. |
title_short |
DIFERENÇAS DE GÊNERO NAS PREFERÊNCIAS DISCIPLINARES E PROFISSIONAIS DE ESTUDANTES DE NÍVEL MÉDIO: RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: GENDER DIFFERENCES IN HIGH SCHOOL STUDENTS' PREFERENCES ON SUBJECT MATTERS AND PROFESSIONAL CHOICES: CONNECTIONS WITH SCIENCE EDUCATION |
title_full |
DIFERENÇAS DE GÊNERO NAS PREFERÊNCIAS DISCIPLINARES E PROFISSIONAIS DE ESTUDANTES DE NÍVEL MÉDIO: RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: GENDER DIFFERENCES IN HIGH SCHOOL STUDENTS' PREFERENCES ON SUBJECT MATTERS AND PROFESSIONAL CHOICES: CONNECTIONS WITH SCIENCE EDUCATION |
title_fullStr |
DIFERENÇAS DE GÊNERO NAS PREFERÊNCIAS DISCIPLINARES E PROFISSIONAIS DE ESTUDANTES DE NÍVEL MÉDIO: RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: GENDER DIFFERENCES IN HIGH SCHOOL STUDENTS' PREFERENCES ON SUBJECT MATTERS AND PROFESSIONAL CHOICES: CONNECTIONS WITH SCIENCE EDUCATION |
title_full_unstemmed |
DIFERENÇAS DE GÊNERO NAS PREFERÊNCIAS DISCIPLINARES E PROFISSIONAIS DE ESTUDANTES DE NÍVEL MÉDIO: RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: GENDER DIFFERENCES IN HIGH SCHOOL STUDENTS' PREFERENCES ON SUBJECT MATTERS AND PROFESSIONAL CHOICES: CONNECTIONS WITH SCIENCE EDUCATION |
title_sort |
DIFERENÇAS DE GÊNERO NAS PREFERÊNCIAS DISCIPLINARES E PROFISSIONAIS DE ESTUDANTES DE NÍVEL MÉDIO: RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: GENDER DIFFERENCES IN HIGH SCHOOL STUDENTS' PREFERENCES ON SUBJECT MATTERS AND PROFESSIONAL CHOICES: CONNECTIONS WITH SCIENCE EDUCATION |
author |
Lima Junior, Paulo |
author_facet |
Lima Junior, Paulo Rezende, Flavia Ostermann, Fernanda |
author_role |
author |
author2 |
Rezende, Flavia Ostermann, Fernanda |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima Junior, Paulo Rezende, Flavia Ostermann, Fernanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguagem; Diferenças de Gênero; Preferências Disciplinares e Profissionais. |
topic |
Linguagem; Diferenças de Gênero; Preferências Disciplinares e Profissionais. |
description |
Este artigo investiga diferenças de gênero no discurso de estu dantes sobre suas preferências por disciplinas e profissões. A análise encontra-se pautada na filosofia da linguagem de Bakhtin e orienta-se em direção às seguintes questões: Meninos e meninas adotam estilos de lin guagem diferentes quando abordam suas preferências disciplinares e pro fissionais? Como os estilos adotados podem estar relacionados às dispari dades de gênero na educação científica? Um total de 362 estudantes do Ensino Médio de três escolas brasileiras respondeu por escrito a um con junto de questões abertas. Os resultados obtidos somam-se à literatura nacional e internacional e avançam ao ilustrar aspectos socioculturais envolvidos em diferentes padrões de socialização, moldando de formas distintas o discurso de meninos e meninas. This study investigates gender differences in students' speech when approaching their preferences on school subjects and professional choices. The analysis is based on Bakhtin's philosophy of language and is oriented toward the following research questions: Do boys and girls adopt different language styles when addressing their preferences on school subjects and professional choices? How may these styles be related to gender disparities in science education? An amount of 362 Brazilian high school students answered a set of open questions. The results add to the national and international literature but go forward providing examples of cultural aspects involved in different socialization patterns, shaping boys and girls' discourse in different ways. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-08-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34746 10.1590/1983-21172011130208 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34746 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-21172011130208 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34746/27435 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 13 No. 2 (2011) Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 13 Núm. 2 (2011) Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 13 n. 2 (2011) 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711165072277504 |