DIFERENÇAS DE GÊNERO NAS PREFERÊNCIAS DISCIPLINARES E PROFISSIONAIS DE ESTUDANTES DE NÍVEL MÉDIO: RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: GENDER DIFFERENCES IN HIGH SCHOOL STUDENTS' PREFERENCES ON SUBJECT MATTERS AND PROFESSIONAL CHOICES: CONNECTIONS WITH SCIENCE EDUCATION

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima Junior, Paulo
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Rezende, Flavia, Ostermann, Fernanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34746
Resumo: Este artigo investiga diferenças de gênero no discurso de estu dantes sobre suas preferências por disciplinas e profissões. A análise encontra-se pautada na filosofia da linguagem de Bakhtin e orienta-se em direção às seguintes questões: Meninos e meninas adotam estilos de lin guagem diferentes quando abordam suas preferências disciplinares e pro fissionais? Como os estilos adotados podem estar relacionados às dispari dades de gênero na educação científica? Um total de 362 estudantes do Ensino Médio de três escolas brasileiras respondeu por escrito a um con junto de questões abertas. Os resultados obtidos somam-se à literatura nacional e internacional e avançam ao ilustrar aspectos socioculturais envolvidos em diferentes padrões de socialização, moldando de formas distintas o discurso de meninos e meninas. This study investigates gender differences in students' speech when approaching their preferences on school subjects and professional choices. The analysis is based on Bakhtin's philosophy of language and is oriented toward the following research questions: Do boys and girls adopt different language styles when addressing their preferences on school subjects and professional choices? How may these styles be related to gender disparities in science education? An amount of 362 Brazilian high school students answered a set of open questions. The results add to the national and international literature but go forward providing examples of cultural aspects involved in different socialization patterns, shaping boys and girls' discourse in different ways.
id UFMG-11_5eb6674cf9250cf1edd1a28b918ab1f1
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/34746
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling DIFERENÇAS DE GÊNERO NAS PREFERÊNCIAS DISCIPLINARES E PROFISSIONAIS DE ESTUDANTES DE NÍVEL MÉDIO: RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: GENDER DIFFERENCES IN HIGH SCHOOL STUDENTS' PREFERENCES ON SUBJECT MATTERS AND PROFESSIONAL CHOICES: CONNECTIONS WITH SCIENCE EDUCATIONLinguagem; Diferenças de Gênero; Preferências Disciplinares e Profissionais.Este artigo investiga diferenças de gênero no discurso de estu dantes sobre suas preferências por disciplinas e profissões. A análise encontra-se pautada na filosofia da linguagem de Bakhtin e orienta-se em direção às seguintes questões: Meninos e meninas adotam estilos de lin guagem diferentes quando abordam suas preferências disciplinares e pro fissionais? Como os estilos adotados podem estar relacionados às dispari dades de gênero na educação científica? Um total de 362 estudantes do Ensino Médio de três escolas brasileiras respondeu por escrito a um con junto de questões abertas. Os resultados obtidos somam-se à literatura nacional e internacional e avançam ao ilustrar aspectos socioculturais envolvidos em diferentes padrões de socialização, moldando de formas distintas o discurso de meninos e meninas. This study investigates gender differences in students' speech when approaching their preferences on school subjects and professional choices. The analysis is based on Bakhtin's philosophy of language and is oriented toward the following research questions: Do boys and girls adopt different language styles when addressing their preferences on school subjects and professional choices? How may these styles be related to gender disparities in science education? An amount of 362 Brazilian high school students answered a set of open questions. The results add to the national and international literature but go forward providing examples of cultural aspects involved in different socialization patterns, shaping boys and girls' discourse in different ways.CECIMIG-FaE-UFMG2011-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3474610.1590/1983-21172011130208Ensaio Research in Science Education; Vol. 13 No. 2 (2011)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 13 Núm. 2 (2011)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 13 n. 2 (2011)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34746/27435Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessLima Junior, Paulo Rezende, Flavia Ostermann, Fernanda 2021-06-20T02:19:48Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34746Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-20T02:19:48Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv DIFERENÇAS DE GÊNERO NAS PREFERÊNCIAS DISCIPLINARES E PROFISSIONAIS DE ESTUDANTES DE NÍVEL MÉDIO: RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: GENDER DIFFERENCES IN HIGH SCHOOL STUDENTS' PREFERENCES ON SUBJECT MATTERS AND PROFESSIONAL CHOICES: CONNECTIONS WITH SCIENCE EDUCATION
title DIFERENÇAS DE GÊNERO NAS PREFERÊNCIAS DISCIPLINARES E PROFISSIONAIS DE ESTUDANTES DE NÍVEL MÉDIO: RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: GENDER DIFFERENCES IN HIGH SCHOOL STUDENTS' PREFERENCES ON SUBJECT MATTERS AND PROFESSIONAL CHOICES: CONNECTIONS WITH SCIENCE EDUCATION
spellingShingle DIFERENÇAS DE GÊNERO NAS PREFERÊNCIAS DISCIPLINARES E PROFISSIONAIS DE ESTUDANTES DE NÍVEL MÉDIO: RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: GENDER DIFFERENCES IN HIGH SCHOOL STUDENTS' PREFERENCES ON SUBJECT MATTERS AND PROFESSIONAL CHOICES: CONNECTIONS WITH SCIENCE EDUCATION
Lima Junior, Paulo
Linguagem; Diferenças de Gênero; Preferências Disciplinares e Profissionais.
title_short DIFERENÇAS DE GÊNERO NAS PREFERÊNCIAS DISCIPLINARES E PROFISSIONAIS DE ESTUDANTES DE NÍVEL MÉDIO: RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: GENDER DIFFERENCES IN HIGH SCHOOL STUDENTS' PREFERENCES ON SUBJECT MATTERS AND PROFESSIONAL CHOICES: CONNECTIONS WITH SCIENCE EDUCATION
title_full DIFERENÇAS DE GÊNERO NAS PREFERÊNCIAS DISCIPLINARES E PROFISSIONAIS DE ESTUDANTES DE NÍVEL MÉDIO: RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: GENDER DIFFERENCES IN HIGH SCHOOL STUDENTS' PREFERENCES ON SUBJECT MATTERS AND PROFESSIONAL CHOICES: CONNECTIONS WITH SCIENCE EDUCATION
title_fullStr DIFERENÇAS DE GÊNERO NAS PREFERÊNCIAS DISCIPLINARES E PROFISSIONAIS DE ESTUDANTES DE NÍVEL MÉDIO: RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: GENDER DIFFERENCES IN HIGH SCHOOL STUDENTS' PREFERENCES ON SUBJECT MATTERS AND PROFESSIONAL CHOICES: CONNECTIONS WITH SCIENCE EDUCATION
title_full_unstemmed DIFERENÇAS DE GÊNERO NAS PREFERÊNCIAS DISCIPLINARES E PROFISSIONAIS DE ESTUDANTES DE NÍVEL MÉDIO: RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: GENDER DIFFERENCES IN HIGH SCHOOL STUDENTS' PREFERENCES ON SUBJECT MATTERS AND PROFESSIONAL CHOICES: CONNECTIONS WITH SCIENCE EDUCATION
title_sort DIFERENÇAS DE GÊNERO NAS PREFERÊNCIAS DISCIPLINARES E PROFISSIONAIS DE ESTUDANTES DE NÍVEL MÉDIO: RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: GENDER DIFFERENCES IN HIGH SCHOOL STUDENTS' PREFERENCES ON SUBJECT MATTERS AND PROFESSIONAL CHOICES: CONNECTIONS WITH SCIENCE EDUCATION
author Lima Junior, Paulo
author_facet Lima Junior, Paulo
Rezende, Flavia
Ostermann, Fernanda
author_role author
author2 Rezende, Flavia
Ostermann, Fernanda
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima Junior, Paulo
Rezende, Flavia
Ostermann, Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem; Diferenças de Gênero; Preferências Disciplinares e Profissionais.
topic Linguagem; Diferenças de Gênero; Preferências Disciplinares e Profissionais.
description Este artigo investiga diferenças de gênero no discurso de estu dantes sobre suas preferências por disciplinas e profissões. A análise encontra-se pautada na filosofia da linguagem de Bakhtin e orienta-se em direção às seguintes questões: Meninos e meninas adotam estilos de lin guagem diferentes quando abordam suas preferências disciplinares e pro fissionais? Como os estilos adotados podem estar relacionados às dispari dades de gênero na educação científica? Um total de 362 estudantes do Ensino Médio de três escolas brasileiras respondeu por escrito a um con junto de questões abertas. Os resultados obtidos somam-se à literatura nacional e internacional e avançam ao ilustrar aspectos socioculturais envolvidos em diferentes padrões de socialização, moldando de formas distintas o discurso de meninos e meninas. This study investigates gender differences in students' speech when approaching their preferences on school subjects and professional choices. The analysis is based on Bakhtin's philosophy of language and is oriented toward the following research questions: Do boys and girls adopt different language styles when addressing their preferences on school subjects and professional choices? How may these styles be related to gender disparities in science education? An amount of 362 Brazilian high school students answered a set of open questions. The results add to the national and international literature but go forward providing examples of cultural aspects involved in different socialization patterns, shaping boys and girls' discourse in different ways.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34746
10.1590/1983-21172011130208
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34746
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172011130208
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34746/27435
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 13 No. 2 (2011)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 13 Núm. 2 (2011)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 13 n. 2 (2011)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711165072277504