TEMAS POLÊMICOS E A ARGUMENTAÇÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: CONTROVERSIAL ISSUES AND THE ARGUMENTATION OF STUDENTS OF THE COURSE OF BIOLOGICAL SCIENCES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perez, Daniela Malgarini
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Rebechi, Débora, Azevedo, Karine Lohmann, Schreiner , Poliana Graziela, Mattia, Rafaela Carla, Slowik , Renata, Oliveira, Odisséa Boaventura de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34748
Resumo: Analisa-se a estrutura e consistência dos argumentos de alunos do curso de Ciências Biológicas quando instigados a defender determinado ponto de vista sobre dois temas "Mercado de Carbono" e "Experimetação Animal". Utilizando-se como referencial para análise o modelo de Toulmin, observou-se que prevaleceu Argumentos do tipo conclusão-justificativa e conclusão-dado-justificativa em ambos os debates, indicando que o método de argumentação dos alunos é derivado, principalmente, de opiniões próprias sobre o assunto ou de opiniões formadas através de aquisição de fatos aleatórios. De modo geral, os debates apresentaram uma boa expressividade e apesar dos argumentos não terem sido formuladas com base em dados científicos, há que se valorizar a importância desse tipo de atividade para o aprimoramento intelectual. This article analyses the structure and validity of the arguments proposed by academics of Biological Sciences motivated to defend their point of view toward the themes "Carbon Market" and "Animal Experiment". Basing the analysis on Toulmin's Model, there was a preponderance of arguments structured on conclusion justification and conclusion-data-justification in both debates, indicating that the method of argumentation of the students were mainly based on their own opinions about the subject or on a point of view established through the acquisition of random facts. On the whole, the debates were very significant and, although the arguments were not formulated at the light of scientific data, one should value the importance of this type of activity for the intellectual excellence.
id UFMG-11_62a492e905cce6368946e6ffc52a6890
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/34748
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling TEMAS POLÊMICOS E A ARGUMENTAÇÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: CONTROVERSIAL ISSUES AND THE ARGUMENTATION OF STUDENTS OF THE COURSE OF BIOLOGICAL SCIENCESMercado de Carbono; Experimentação Animal; Ensino Superior.Analisa-se a estrutura e consistência dos argumentos de alunos do curso de Ciências Biológicas quando instigados a defender determinado ponto de vista sobre dois temas "Mercado de Carbono" e "Experimetação Animal". Utilizando-se como referencial para análise o modelo de Toulmin, observou-se que prevaleceu Argumentos do tipo conclusão-justificativa e conclusão-dado-justificativa em ambos os debates, indicando que o método de argumentação dos alunos é derivado, principalmente, de opiniões próprias sobre o assunto ou de opiniões formadas através de aquisição de fatos aleatórios. De modo geral, os debates apresentaram uma boa expressividade e apesar dos argumentos não terem sido formuladas com base em dados científicos, há que se valorizar a importância desse tipo de atividade para o aprimoramento intelectual. This article analyses the structure and validity of the arguments proposed by academics of Biological Sciences motivated to defend their point of view toward the themes "Carbon Market" and "Animal Experiment". Basing the analysis on Toulmin's Model, there was a preponderance of arguments structured on conclusion justification and conclusion-data-justification in both debates, indicating that the method of argumentation of the students were mainly based on their own opinions about the subject or on a point of view established through the acquisition of random facts. On the whole, the debates were very significant and, although the arguments were not formulated at the light of scientific data, one should value the importance of this type of activity for the intellectual excellence.CECIMIG-FaE-UFMG2011-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3474810.1590/1983-21172011130209Ensaio Research in Science Education; Vol. 13 No. 2 (2011)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 13 Núm. 2 (2011)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 13 n. 2 (2011)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34748/27437Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessPerez, Daniela Malgarini Rebechi, DéboraAzevedo, Karine Lohmann Schreiner , Poliana Graziela Mattia, Rafaela CarlaSlowik , Renata Oliveira, Odisséa Boaventura de2021-06-20T02:52:46Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34748Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-20T02:52:46Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv TEMAS POLÊMICOS E A ARGUMENTAÇÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: CONTROVERSIAL ISSUES AND THE ARGUMENTATION OF STUDENTS OF THE COURSE OF BIOLOGICAL SCIENCES
title TEMAS POLÊMICOS E A ARGUMENTAÇÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: CONTROVERSIAL ISSUES AND THE ARGUMENTATION OF STUDENTS OF THE COURSE OF BIOLOGICAL SCIENCES
spellingShingle TEMAS POLÊMICOS E A ARGUMENTAÇÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: CONTROVERSIAL ISSUES AND THE ARGUMENTATION OF STUDENTS OF THE COURSE OF BIOLOGICAL SCIENCES
Perez, Daniela Malgarini
Mercado de Carbono; Experimentação Animal; Ensino Superior.
title_short TEMAS POLÊMICOS E A ARGUMENTAÇÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: CONTROVERSIAL ISSUES AND THE ARGUMENTATION OF STUDENTS OF THE COURSE OF BIOLOGICAL SCIENCES
title_full TEMAS POLÊMICOS E A ARGUMENTAÇÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: CONTROVERSIAL ISSUES AND THE ARGUMENTATION OF STUDENTS OF THE COURSE OF BIOLOGICAL SCIENCES
title_fullStr TEMAS POLÊMICOS E A ARGUMENTAÇÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: CONTROVERSIAL ISSUES AND THE ARGUMENTATION OF STUDENTS OF THE COURSE OF BIOLOGICAL SCIENCES
title_full_unstemmed TEMAS POLÊMICOS E A ARGUMENTAÇÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: CONTROVERSIAL ISSUES AND THE ARGUMENTATION OF STUDENTS OF THE COURSE OF BIOLOGICAL SCIENCES
title_sort TEMAS POLÊMICOS E A ARGUMENTAÇÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: CONTROVERSIAL ISSUES AND THE ARGUMENTATION OF STUDENTS OF THE COURSE OF BIOLOGICAL SCIENCES
author Perez, Daniela Malgarini
author_facet Perez, Daniela Malgarini
Rebechi, Débora
Azevedo, Karine Lohmann
Schreiner , Poliana Graziela
Mattia, Rafaela Carla
Slowik , Renata
Oliveira, Odisséa Boaventura de
author_role author
author2 Rebechi, Débora
Azevedo, Karine Lohmann
Schreiner , Poliana Graziela
Mattia, Rafaela Carla
Slowik , Renata
Oliveira, Odisséa Boaventura de
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Perez, Daniela Malgarini
Rebechi, Débora
Azevedo, Karine Lohmann
Schreiner , Poliana Graziela
Mattia, Rafaela Carla
Slowik , Renata
Oliveira, Odisséa Boaventura de
dc.subject.por.fl_str_mv Mercado de Carbono; Experimentação Animal; Ensino Superior.
topic Mercado de Carbono; Experimentação Animal; Ensino Superior.
description Analisa-se a estrutura e consistência dos argumentos de alunos do curso de Ciências Biológicas quando instigados a defender determinado ponto de vista sobre dois temas "Mercado de Carbono" e "Experimetação Animal". Utilizando-se como referencial para análise o modelo de Toulmin, observou-se que prevaleceu Argumentos do tipo conclusão-justificativa e conclusão-dado-justificativa em ambos os debates, indicando que o método de argumentação dos alunos é derivado, principalmente, de opiniões próprias sobre o assunto ou de opiniões formadas através de aquisição de fatos aleatórios. De modo geral, os debates apresentaram uma boa expressividade e apesar dos argumentos não terem sido formuladas com base em dados científicos, há que se valorizar a importância desse tipo de atividade para o aprimoramento intelectual. This article analyses the structure and validity of the arguments proposed by academics of Biological Sciences motivated to defend their point of view toward the themes "Carbon Market" and "Animal Experiment". Basing the analysis on Toulmin's Model, there was a preponderance of arguments structured on conclusion justification and conclusion-data-justification in both debates, indicating that the method of argumentation of the students were mainly based on their own opinions about the subject or on a point of view established through the acquisition of random facts. On the whole, the debates were very significant and, although the arguments were not formulated at the light of scientific data, one should value the importance of this type of activity for the intellectual excellence.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34748
10.1590/1983-21172011130209
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34748
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172011130209
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34748/27437
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 13 No. 2 (2011)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 13 Núm. 2 (2011)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 13 n. 2 (2011)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711165076471808