TEMAS POLÊMICOS E A ARGUMENTAÇÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: CONTROVERSIAL ISSUES AND THE ARGUMENTATION OF STUDENTS OF THE COURSE OF BIOLOGICAL SCIENCES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34748 |
Resumo: | Analisa-se a estrutura e consistência dos argumentos de alunos do curso de Ciências Biológicas quando instigados a defender determinado ponto de vista sobre dois temas "Mercado de Carbono" e "Experimetação Animal". Utilizando-se como referencial para análise o modelo de Toulmin, observou-se que prevaleceu Argumentos do tipo conclusão-justificativa e conclusão-dado-justificativa em ambos os debates, indicando que o método de argumentação dos alunos é derivado, principalmente, de opiniões próprias sobre o assunto ou de opiniões formadas através de aquisição de fatos aleatórios. De modo geral, os debates apresentaram uma boa expressividade e apesar dos argumentos não terem sido formuladas com base em dados científicos, há que se valorizar a importância desse tipo de atividade para o aprimoramento intelectual. This article analyses the structure and validity of the arguments proposed by academics of Biological Sciences motivated to defend their point of view toward the themes "Carbon Market" and "Animal Experiment". Basing the analysis on Toulmin's Model, there was a preponderance of arguments structured on conclusion justification and conclusion-data-justification in both debates, indicating that the method of argumentation of the students were mainly based on their own opinions about the subject or on a point of view established through the acquisition of random facts. On the whole, the debates were very significant and, although the arguments were not formulated at the light of scientific data, one should value the importance of this type of activity for the intellectual excellence. |
id |
UFMG-11_62a492e905cce6368946e6ffc52a6890 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/34748 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
TEMAS POLÊMICOS E A ARGUMENTAÇÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: CONTROVERSIAL ISSUES AND THE ARGUMENTATION OF STUDENTS OF THE COURSE OF BIOLOGICAL SCIENCESMercado de Carbono; Experimentação Animal; Ensino Superior.Analisa-se a estrutura e consistência dos argumentos de alunos do curso de Ciências Biológicas quando instigados a defender determinado ponto de vista sobre dois temas "Mercado de Carbono" e "Experimetação Animal". Utilizando-se como referencial para análise o modelo de Toulmin, observou-se que prevaleceu Argumentos do tipo conclusão-justificativa e conclusão-dado-justificativa em ambos os debates, indicando que o método de argumentação dos alunos é derivado, principalmente, de opiniões próprias sobre o assunto ou de opiniões formadas através de aquisição de fatos aleatórios. De modo geral, os debates apresentaram uma boa expressividade e apesar dos argumentos não terem sido formuladas com base em dados científicos, há que se valorizar a importância desse tipo de atividade para o aprimoramento intelectual. This article analyses the structure and validity of the arguments proposed by academics of Biological Sciences motivated to defend their point of view toward the themes "Carbon Market" and "Animal Experiment". Basing the analysis on Toulmin's Model, there was a preponderance of arguments structured on conclusion justification and conclusion-data-justification in both debates, indicating that the method of argumentation of the students were mainly based on their own opinions about the subject or on a point of view established through the acquisition of random facts. On the whole, the debates were very significant and, although the arguments were not formulated at the light of scientific data, one should value the importance of this type of activity for the intellectual excellence.CECIMIG-FaE-UFMG2011-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3474810.1590/1983-21172011130209Ensaio Research in Science Education; Vol. 13 No. 2 (2011)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 13 Núm. 2 (2011)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 13 n. 2 (2011)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34748/27437Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessPerez, Daniela Malgarini Rebechi, DéboraAzevedo, Karine Lohmann Schreiner , Poliana Graziela Mattia, Rafaela CarlaSlowik , Renata Oliveira, Odisséa Boaventura de2021-06-20T02:52:46Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34748Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-20T02:52:46Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TEMAS POLÊMICOS E A ARGUMENTAÇÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: CONTROVERSIAL ISSUES AND THE ARGUMENTATION OF STUDENTS OF THE COURSE OF BIOLOGICAL SCIENCES |
title |
TEMAS POLÊMICOS E A ARGUMENTAÇÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: CONTROVERSIAL ISSUES AND THE ARGUMENTATION OF STUDENTS OF THE COURSE OF BIOLOGICAL SCIENCES |
spellingShingle |
TEMAS POLÊMICOS E A ARGUMENTAÇÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: CONTROVERSIAL ISSUES AND THE ARGUMENTATION OF STUDENTS OF THE COURSE OF BIOLOGICAL SCIENCES Perez, Daniela Malgarini Mercado de Carbono; Experimentação Animal; Ensino Superior. |
title_short |
TEMAS POLÊMICOS E A ARGUMENTAÇÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: CONTROVERSIAL ISSUES AND THE ARGUMENTATION OF STUDENTS OF THE COURSE OF BIOLOGICAL SCIENCES |
title_full |
TEMAS POLÊMICOS E A ARGUMENTAÇÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: CONTROVERSIAL ISSUES AND THE ARGUMENTATION OF STUDENTS OF THE COURSE OF BIOLOGICAL SCIENCES |
title_fullStr |
TEMAS POLÊMICOS E A ARGUMENTAÇÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: CONTROVERSIAL ISSUES AND THE ARGUMENTATION OF STUDENTS OF THE COURSE OF BIOLOGICAL SCIENCES |
title_full_unstemmed |
TEMAS POLÊMICOS E A ARGUMENTAÇÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: CONTROVERSIAL ISSUES AND THE ARGUMENTATION OF STUDENTS OF THE COURSE OF BIOLOGICAL SCIENCES |
title_sort |
TEMAS POLÊMICOS E A ARGUMENTAÇÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: CONTROVERSIAL ISSUES AND THE ARGUMENTATION OF STUDENTS OF THE COURSE OF BIOLOGICAL SCIENCES |
author |
Perez, Daniela Malgarini |
author_facet |
Perez, Daniela Malgarini Rebechi, Débora Azevedo, Karine Lohmann Schreiner , Poliana Graziela Mattia, Rafaela Carla Slowik , Renata Oliveira, Odisséa Boaventura de |
author_role |
author |
author2 |
Rebechi, Débora Azevedo, Karine Lohmann Schreiner , Poliana Graziela Mattia, Rafaela Carla Slowik , Renata Oliveira, Odisséa Boaventura de |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Perez, Daniela Malgarini Rebechi, Débora Azevedo, Karine Lohmann Schreiner , Poliana Graziela Mattia, Rafaela Carla Slowik , Renata Oliveira, Odisséa Boaventura de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mercado de Carbono; Experimentação Animal; Ensino Superior. |
topic |
Mercado de Carbono; Experimentação Animal; Ensino Superior. |
description |
Analisa-se a estrutura e consistência dos argumentos de alunos do curso de Ciências Biológicas quando instigados a defender determinado ponto de vista sobre dois temas "Mercado de Carbono" e "Experimetação Animal". Utilizando-se como referencial para análise o modelo de Toulmin, observou-se que prevaleceu Argumentos do tipo conclusão-justificativa e conclusão-dado-justificativa em ambos os debates, indicando que o método de argumentação dos alunos é derivado, principalmente, de opiniões próprias sobre o assunto ou de opiniões formadas através de aquisição de fatos aleatórios. De modo geral, os debates apresentaram uma boa expressividade e apesar dos argumentos não terem sido formuladas com base em dados científicos, há que se valorizar a importância desse tipo de atividade para o aprimoramento intelectual. This article analyses the structure and validity of the arguments proposed by academics of Biological Sciences motivated to defend their point of view toward the themes "Carbon Market" and "Animal Experiment". Basing the analysis on Toulmin's Model, there was a preponderance of arguments structured on conclusion justification and conclusion-data-justification in both debates, indicating that the method of argumentation of the students were mainly based on their own opinions about the subject or on a point of view established through the acquisition of random facts. On the whole, the debates were very significant and, although the arguments were not formulated at the light of scientific data, one should value the importance of this type of activity for the intellectual excellence. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-08-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34748 10.1590/1983-21172011130209 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34748 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-21172011130209 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34748/27437 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 13 No. 2 (2011) Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 13 Núm. 2 (2011) Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 13 n. 2 (2011) 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711165076471808 |