A compreensão do repouso e do movimento, a partir de referenciais observacionais não visuais:análises qualitativas de concepções alternativas de indivíduos portadores de deficiência visual total

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Camargo, Eder Pires
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: de Andrade Scalvi, Luis Vicente
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10049
Resumo: As limitações postas pela deficiência visual aos seus portadores não devem constituir obstáculos intransponíveis para que aprendam conteúdos científicos de física. Procedimentoseducacionais a serem adotados, devem objetivar a efetivação de um processo de continuidade com os conhecimentos que o sujeito já possui acerca de sua realidade e de ruptura entre essa realidade e o senso comum, em direção ao conhecimento científico. Discutiremos neste texto, uma análise das concepções alternativas de repouso e movimento, encontradas junto a um grupo de seis sujeitos cegos (Camargo, 2000). Pretendemos que tais concepções, bem como sua análise, forneçam subsídios à elaboração de atividades de ensino desse conceito, atividades estas que não sejam fundamentadas em referenciais observacionais visuais e quecolabore com o ensino de física do aluno cego, visto que, todos são capazes e competentes para aprender desde que sejam proporcionadas condições adequadas, considerando-secaracterísticas típicas do aprendiz e do conteúdo a ser ensinado.
id UFMG-11_636948ac875b7569e29cd9b7d943e7a2
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/10049
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling A compreensão do repouso e do movimento, a partir de referenciais observacionais não visuais:análises qualitativas de concepções alternativas de indivíduos portadores de deficiência visual totalAs limitações postas pela deficiência visual aos seus portadores não devem constituir obstáculos intransponíveis para que aprendam conteúdos científicos de física. Procedimentoseducacionais a serem adotados, devem objetivar a efetivação de um processo de continuidade com os conhecimentos que o sujeito já possui acerca de sua realidade e de ruptura entre essa realidade e o senso comum, em direção ao conhecimento científico. Discutiremos neste texto, uma análise das concepções alternativas de repouso e movimento, encontradas junto a um grupo de seis sujeitos cegos (Camargo, 2000). Pretendemos que tais concepções, bem como sua análise, forneçam subsídios à elaboração de atividades de ensino desse conceito, atividades estas que não sejam fundamentadas em referenciais observacionais visuais e quecolabore com o ensino de física do aluno cego, visto que, todos são capazes e competentes para aprender desde que sejam proporcionadas condições adequadas, considerando-secaracterísticas típicas do aprendiz e do conteúdo a ser ensinado.CECIMIG-FaE-UFMG2008-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10049Ensaio Research in Science Education; Vol. 3 No. 2 (2001); 117-132Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 3 Núm. 2 (2001); 117-132Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 3 n. 2 (2001); 117-1321983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10049/7023Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Camargo, Eder Piresde Andrade Scalvi, Luis Vicente2019-02-01T19:54:27Zoai:periodicos.ufmg.br:article/10049Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2019-02-01T19:54:27Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A compreensão do repouso e do movimento, a partir de referenciais observacionais não visuais:análises qualitativas de concepções alternativas de indivíduos portadores de deficiência visual total
title A compreensão do repouso e do movimento, a partir de referenciais observacionais não visuais:análises qualitativas de concepções alternativas de indivíduos portadores de deficiência visual total
spellingShingle A compreensão do repouso e do movimento, a partir de referenciais observacionais não visuais:análises qualitativas de concepções alternativas de indivíduos portadores de deficiência visual total
de Camargo, Eder Pires
title_short A compreensão do repouso e do movimento, a partir de referenciais observacionais não visuais:análises qualitativas de concepções alternativas de indivíduos portadores de deficiência visual total
title_full A compreensão do repouso e do movimento, a partir de referenciais observacionais não visuais:análises qualitativas de concepções alternativas de indivíduos portadores de deficiência visual total
title_fullStr A compreensão do repouso e do movimento, a partir de referenciais observacionais não visuais:análises qualitativas de concepções alternativas de indivíduos portadores de deficiência visual total
title_full_unstemmed A compreensão do repouso e do movimento, a partir de referenciais observacionais não visuais:análises qualitativas de concepções alternativas de indivíduos portadores de deficiência visual total
title_sort A compreensão do repouso e do movimento, a partir de referenciais observacionais não visuais:análises qualitativas de concepções alternativas de indivíduos portadores de deficiência visual total
author de Camargo, Eder Pires
author_facet de Camargo, Eder Pires
de Andrade Scalvi, Luis Vicente
author_role author
author2 de Andrade Scalvi, Luis Vicente
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Camargo, Eder Pires
de Andrade Scalvi, Luis Vicente
description As limitações postas pela deficiência visual aos seus portadores não devem constituir obstáculos intransponíveis para que aprendam conteúdos científicos de física. Procedimentoseducacionais a serem adotados, devem objetivar a efetivação de um processo de continuidade com os conhecimentos que o sujeito já possui acerca de sua realidade e de ruptura entre essa realidade e o senso comum, em direção ao conhecimento científico. Discutiremos neste texto, uma análise das concepções alternativas de repouso e movimento, encontradas junto a um grupo de seis sujeitos cegos (Camargo, 2000). Pretendemos que tais concepções, bem como sua análise, forneçam subsídios à elaboração de atividades de ensino desse conceito, atividades estas que não sejam fundamentadas em referenciais observacionais visuais e quecolabore com o ensino de física do aluno cego, visto que, todos são capazes e competentes para aprender desde que sejam proporcionadas condições adequadas, considerando-secaracterísticas típicas do aprendiz e do conteúdo a ser ensinado.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-11-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10049
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10049
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10049/7023
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 3 No. 2 (2001); 117-132
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 3 Núm. 2 (2001); 117-132
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 3 n. 2 (2001); 117-132
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711162596589568