A PESQUISA COMO POSSIBILIDADE DE RESSIGNIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS DE ENSINO NA ESCOLA NO/DO CAMPO: RESEARCH AS A POSSIBILITY OF REINTERPRETATION OF TEACHING IN RURAL SCHOOLS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paniago, Rosenilde Nogueira
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Rocha, Simone Albuquerque da, Paniago, Josenilde Nogueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34153
Resumo: Este trabalho trata de investigação realizada em uma escola do campo, em Mato Grosso, com professores e alunos da Educação Básica, e objetivou analisar a possibilidade da ressignificação da prática de ensino de Ciências e de Matemática, utilizando a pesquisa no coletivo escolar como ferramenta pedagógica. A investigação realizada a partir da abordagem qualitativa, tendo a observação participante, o diário de campo e entrevistas como instrumentos, apontou a formação do professor para a pesquisa como possibilidade significativa para a problematização, intervenção, transformação das questões socioambientais, contradições sociais da vida do campo e ressignificação das práticas de ensino. This paper is a survey conducted in a rural school with teachers and students of Grammar School in the state of Mato Grosso, Brazil. This study aimed to analyze the possibility of reframing the practice of teaching Science and Mathematics by using research within the school community as a pedagogical tool. The research uses a qualitative approach along with participative observation, a field diary and interviews, determining that a teacher with training of research is a significant opportunity for fostering inquiry, intervention, transformation of environmental issues and the social contradictions of rural life as well as the reframing of teaching practices.
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