JOGOS DO TIPO "BEAN BAG" EM AULAS DE EVOLUÇÃO: BEAN BAG' TYPE GAMES IN EVOLUTION CLASSES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Maíra da Silva Navarro
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Edson Pereira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33331
Resumo: A utilização de jogos didáticos tipo “Bean Bag Genetics” é descrita para o ensino da teoria evolutiva em turmas de graduação de uma universidade pública brasileira. Esses jogos estão em sintonia com as propostas de ensino baseadas em metodologias ativas, nas quais os alunos fazem perguntas e testam previsões por meio da produção de dados e sua discussão. Os resultados indicaram boa receptividade dos jogos. Com relação à aprendizagem, os jogos contribuíram para superação de problemas ligados aos aspectos matemáticos da genética de populações, reformulação de concepções prévias, bem como para a concretização de aspectos abstratos relacionados à teoria evolutiva. Dessa forma, foi possível concluir que esses jogos podem se constituir em mais uma alternativa para o ensino de evolução. The paper describes the use of didactic games based on “Bean Bag Genetics” for the teaching of the evolutionary theory in undergraduate classes from a Brazilian state university. These games are in line with teaching proposals based on active methodologies, in which the students make questions and test predictions through data generation and its findings. Results have shown good receptivity of the students to the games. Regarding the learning process, the “Bean Bag” games seem to have contributed to overcome problems related to mathematical aspects of population genetics, reformulation of preconceptions, and to put the abstract aspects of the evolutionary theory in a more concrete form. Thus, it was possible to conclude that these games can become an additional tool to the teaching of the evolutionary theory.
id UFMG-11_67b9a5a40ca6472d1df1e5068fc62ed3
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/33331
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling JOGOS DO TIPO "BEAN BAG" EM AULAS DE EVOLUÇÃO: BEAN BAG' TYPE GAMES IN EVOLUTION CLASSESJogos Didáticos; Ensino de Evolução; Genética de Populações.A utilização de jogos didáticos tipo “Bean Bag Genetics” é descrita para o ensino da teoria evolutiva em turmas de graduação de uma universidade pública brasileira. Esses jogos estão em sintonia com as propostas de ensino baseadas em metodologias ativas, nas quais os alunos fazem perguntas e testam previsões por meio da produção de dados e sua discussão. Os resultados indicaram boa receptividade dos jogos. Com relação à aprendizagem, os jogos contribuíram para superação de problemas ligados aos aspectos matemáticos da genética de populações, reformulação de concepções prévias, bem como para a concretização de aspectos abstratos relacionados à teoria evolutiva. Dessa forma, foi possível concluir que esses jogos podem se constituir em mais uma alternativa para o ensino de evolução. The paper describes the use of didactic games based on “Bean Bag Genetics” for the teaching of the evolutionary theory in undergraduate classes from a Brazilian state university. These games are in line with teaching proposals based on active methodologies, in which the students make questions and test predictions through data generation and its findings. Results have shown good receptivity of the students to the games. Regarding the learning process, the “Bean Bag” games seem to have contributed to overcome problems related to mathematical aspects of population genetics, reformulation of preconceptions, and to put the abstract aspects of the evolutionary theory in a more concrete form. Thus, it was possible to conclude that these games can become an additional tool to the teaching of the evolutionary theory.CECIMIG-FaE-UFMG2021-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3333110.1590/1983-21172017190112 Ensaio Research in Science Education; Vol. 19 (2017)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 19 (2017)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 19 (2017)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33331/26558Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Maíra da Silva NavarroSilva, Edson Pereira da2021-04-30T23:57:24Zoai:periodicos.ufmg.br:article/33331Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-04-30T23:57:24Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv JOGOS DO TIPO "BEAN BAG" EM AULAS DE EVOLUÇÃO: BEAN BAG' TYPE GAMES IN EVOLUTION CLASSES
title JOGOS DO TIPO "BEAN BAG" EM AULAS DE EVOLUÇÃO: BEAN BAG' TYPE GAMES IN EVOLUTION CLASSES
spellingShingle JOGOS DO TIPO "BEAN BAG" EM AULAS DE EVOLUÇÃO: BEAN BAG' TYPE GAMES IN EVOLUTION CLASSES
Ferreira, Maíra da Silva Navarro
Jogos Didáticos; Ensino de Evolução; Genética de Populações.
title_short JOGOS DO TIPO "BEAN BAG" EM AULAS DE EVOLUÇÃO: BEAN BAG' TYPE GAMES IN EVOLUTION CLASSES
title_full JOGOS DO TIPO "BEAN BAG" EM AULAS DE EVOLUÇÃO: BEAN BAG' TYPE GAMES IN EVOLUTION CLASSES
title_fullStr JOGOS DO TIPO "BEAN BAG" EM AULAS DE EVOLUÇÃO: BEAN BAG' TYPE GAMES IN EVOLUTION CLASSES
title_full_unstemmed JOGOS DO TIPO "BEAN BAG" EM AULAS DE EVOLUÇÃO: BEAN BAG' TYPE GAMES IN EVOLUTION CLASSES
title_sort JOGOS DO TIPO "BEAN BAG" EM AULAS DE EVOLUÇÃO: BEAN BAG' TYPE GAMES IN EVOLUTION CLASSES
author Ferreira, Maíra da Silva Navarro
author_facet Ferreira, Maíra da Silva Navarro
Silva, Edson Pereira da
author_role author
author2 Silva, Edson Pereira da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Maíra da Silva Navarro
Silva, Edson Pereira da
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos Didáticos; Ensino de Evolução; Genética de Populações.
topic Jogos Didáticos; Ensino de Evolução; Genética de Populações.
description A utilização de jogos didáticos tipo “Bean Bag Genetics” é descrita para o ensino da teoria evolutiva em turmas de graduação de uma universidade pública brasileira. Esses jogos estão em sintonia com as propostas de ensino baseadas em metodologias ativas, nas quais os alunos fazem perguntas e testam previsões por meio da produção de dados e sua discussão. Os resultados indicaram boa receptividade dos jogos. Com relação à aprendizagem, os jogos contribuíram para superação de problemas ligados aos aspectos matemáticos da genética de populações, reformulação de concepções prévias, bem como para a concretização de aspectos abstratos relacionados à teoria evolutiva. Dessa forma, foi possível concluir que esses jogos podem se constituir em mais uma alternativa para o ensino de evolução. The paper describes the use of didactic games based on “Bean Bag Genetics” for the teaching of the evolutionary theory in undergraduate classes from a Brazilian state university. These games are in line with teaching proposals based on active methodologies, in which the students make questions and test predictions through data generation and its findings. Results have shown good receptivity of the students to the games. Regarding the learning process, the “Bean Bag” games seem to have contributed to overcome problems related to mathematical aspects of population genetics, reformulation of preconceptions, and to put the abstract aspects of the evolutionary theory in a more concrete form. Thus, it was possible to conclude that these games can become an additional tool to the teaching of the evolutionary theory.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33331
10.1590/1983-21172017190112
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33331
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172017190112
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33331/26558
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 19 (2017)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 19 (2017)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 19 (2017)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711164067741696