O MECANISMO DE ANTECIPAÇÃO APLICADO À ANÁLISE DISCURSIVA DE ENTREVISTAS: IMAGINÁRIOS DE LEITURA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: THE ANTICIPATION MECHANISM APPLIED TO DISCOURSIVE ANALYSIS OF INTERVIEWS: TEACHERS' READING IMAGINARIES IN SCIENCE EDUCATION

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zimmermann, Narjara
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Silva, Henrique César da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34129
Resumo: Considerando a importância da entrevista na tomada de dados em um grande número de pesquisas na área de educação em ciências, apresentamos e discutimos contribuições teórico-metodológicas da noção de mecanismo de antecipação, da Análise do Discurso francesa, para a análise de entrevistas. Compreendendo discurso como efeito de sentidos entre interlocutores, em que jogam relações de força, de sentidos e mecanismos imaginários como condições de produção, essa noção ressalta a importância da consideração do contexto imediato da entrevista e das expectativas e representações entre os interlocutores como constitutivas da produção dos dizeres dos entrevistados. Possibilita trabalhar a relação entre contexto imediato e contexto histórico-social mais amplo, importante quando se deseja compreender os processos de dizer como parte do funcionamento social e político. Analisamos entrevistas com professores sobre leitura na educação científica em que são evidenciados aspectos desse mecanismo de antecipação mobilizando diferentes relações imaginárias, socialmente constituídas, entre entrevistador (pesquisador) e entrevistados (professores). In this paper we discuss theoretical and methodological contributions of a concept of the French Discourse Analysis, the Anticipation Mechanism, to interviews analysis. Understanding discourse as the effect of "signification/meaning exchange between interlocutors/speakers", in which power relations, meaning and imaginary mechanisms take place as production conditions, this notion emphasizes the importance of considering the immediate context of the interview, the expectations and mutual representations among speakers. Thus, interview contexts are considered as constitutive aspects of the respondent's utterances. This concept allows us study the relationship between immediate context and the broad historical-social context. This relationship is extremely important if we wish to comprehend language processes as part of the social and political contexts. We analyze interviews with teachers about reading in science education in which are highlighted aspects of this anticipation mechanism mobilizing different socially constituted imaginary relationships, between interviewer (researcher) and interviewed (teachers).
id UFMG-11_68591e783f4add4e5271d762bd1da700
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/34129
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling O MECANISMO DE ANTECIPAÇÃO APLICADO À ANÁLISE DISCURSIVA DE ENTREVISTAS: IMAGINÁRIOS DE LEITURA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: THE ANTICIPATION MECHANISM APPLIED TO DISCOURSIVE ANALYSIS OF INTERVIEWS: TEACHERS' READING IMAGINARIES IN SCIENCE EDUCATIONMecanismo de antecipação; Entrevista; Leitura.Considerando a importância da entrevista na tomada de dados em um grande número de pesquisas na área de educação em ciências, apresentamos e discutimos contribuições teórico-metodológicas da noção de mecanismo de antecipação, da Análise do Discurso francesa, para a análise de entrevistas. Compreendendo discurso como efeito de sentidos entre interlocutores, em que jogam relações de força, de sentidos e mecanismos imaginários como condições de produção, essa noção ressalta a importância da consideração do contexto imediato da entrevista e das expectativas e representações entre os interlocutores como constitutivas da produção dos dizeres dos entrevistados. Possibilita trabalhar a relação entre contexto imediato e contexto histórico-social mais amplo, importante quando se deseja compreender os processos de dizer como parte do funcionamento social e político. Analisamos entrevistas com professores sobre leitura na educação científica em que são evidenciados aspectos desse mecanismo de antecipação mobilizando diferentes relações imaginárias, socialmente constituídas, entre entrevistador (pesquisador) e entrevistados (professores). In this paper we discuss theoretical and methodological contributions of a concept of the French Discourse Analysis, the Anticipation Mechanism, to interviews analysis. Understanding discourse as the effect of "signification/meaning exchange between interlocutors/speakers", in which power relations, meaning and imaginary mechanisms take place as production conditions, this notion emphasizes the importance of considering the immediate context of the interview, the expectations and mutual representations among speakers. Thus, interview contexts are considered as constitutive aspects of the respondent's utterances. This concept allows us study the relationship between immediate context and the broad historical-social context. This relationship is extremely important if we wish to comprehend language processes as part of the social and political contexts. We analyze interviews with teachers about reading in science education in which are highlighted aspects of this anticipation mechanism mobilizing different socially constituted imaginary relationships, between interviewer (researcher) and interviewed (teachers).CECIMIG-FaE-UFMG2014-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3412910.1590/1983-21172014160202 Ensaio Research in Science Education; Vol. 16 No. 2 (2014)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 16 Núm. 2 (2014)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 16 n. 2 (2014)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34129/27127Copyright (c) 2014 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessZimmermann, Narjara Silva, Henrique César da 2021-05-22T23:17:14Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34129Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-05-22T23:17:14Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O MECANISMO DE ANTECIPAÇÃO APLICADO À ANÁLISE DISCURSIVA DE ENTREVISTAS: IMAGINÁRIOS DE LEITURA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: THE ANTICIPATION MECHANISM APPLIED TO DISCOURSIVE ANALYSIS OF INTERVIEWS: TEACHERS' READING IMAGINARIES IN SCIENCE EDUCATION
title O MECANISMO DE ANTECIPAÇÃO APLICADO À ANÁLISE DISCURSIVA DE ENTREVISTAS: IMAGINÁRIOS DE LEITURA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: THE ANTICIPATION MECHANISM APPLIED TO DISCOURSIVE ANALYSIS OF INTERVIEWS: TEACHERS' READING IMAGINARIES IN SCIENCE EDUCATION
spellingShingle O MECANISMO DE ANTECIPAÇÃO APLICADO À ANÁLISE DISCURSIVA DE ENTREVISTAS: IMAGINÁRIOS DE LEITURA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: THE ANTICIPATION MECHANISM APPLIED TO DISCOURSIVE ANALYSIS OF INTERVIEWS: TEACHERS' READING IMAGINARIES IN SCIENCE EDUCATION
Zimmermann, Narjara
Mecanismo de antecipação; Entrevista; Leitura.
title_short O MECANISMO DE ANTECIPAÇÃO APLICADO À ANÁLISE DISCURSIVA DE ENTREVISTAS: IMAGINÁRIOS DE LEITURA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: THE ANTICIPATION MECHANISM APPLIED TO DISCOURSIVE ANALYSIS OF INTERVIEWS: TEACHERS' READING IMAGINARIES IN SCIENCE EDUCATION
title_full O MECANISMO DE ANTECIPAÇÃO APLICADO À ANÁLISE DISCURSIVA DE ENTREVISTAS: IMAGINÁRIOS DE LEITURA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: THE ANTICIPATION MECHANISM APPLIED TO DISCOURSIVE ANALYSIS OF INTERVIEWS: TEACHERS' READING IMAGINARIES IN SCIENCE EDUCATION
title_fullStr O MECANISMO DE ANTECIPAÇÃO APLICADO À ANÁLISE DISCURSIVA DE ENTREVISTAS: IMAGINÁRIOS DE LEITURA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: THE ANTICIPATION MECHANISM APPLIED TO DISCOURSIVE ANALYSIS OF INTERVIEWS: TEACHERS' READING IMAGINARIES IN SCIENCE EDUCATION
title_full_unstemmed O MECANISMO DE ANTECIPAÇÃO APLICADO À ANÁLISE DISCURSIVA DE ENTREVISTAS: IMAGINÁRIOS DE LEITURA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: THE ANTICIPATION MECHANISM APPLIED TO DISCOURSIVE ANALYSIS OF INTERVIEWS: TEACHERS' READING IMAGINARIES IN SCIENCE EDUCATION
title_sort O MECANISMO DE ANTECIPAÇÃO APLICADO À ANÁLISE DISCURSIVA DE ENTREVISTAS: IMAGINÁRIOS DE LEITURA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: THE ANTICIPATION MECHANISM APPLIED TO DISCOURSIVE ANALYSIS OF INTERVIEWS: TEACHERS' READING IMAGINARIES IN SCIENCE EDUCATION
author Zimmermann, Narjara
author_facet Zimmermann, Narjara
Silva, Henrique César da
author_role author
author2 Silva, Henrique César da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zimmermann, Narjara
Silva, Henrique César da
dc.subject.por.fl_str_mv Mecanismo de antecipação; Entrevista; Leitura.
topic Mecanismo de antecipação; Entrevista; Leitura.
description Considerando a importância da entrevista na tomada de dados em um grande número de pesquisas na área de educação em ciências, apresentamos e discutimos contribuições teórico-metodológicas da noção de mecanismo de antecipação, da Análise do Discurso francesa, para a análise de entrevistas. Compreendendo discurso como efeito de sentidos entre interlocutores, em que jogam relações de força, de sentidos e mecanismos imaginários como condições de produção, essa noção ressalta a importância da consideração do contexto imediato da entrevista e das expectativas e representações entre os interlocutores como constitutivas da produção dos dizeres dos entrevistados. Possibilita trabalhar a relação entre contexto imediato e contexto histórico-social mais amplo, importante quando se deseja compreender os processos de dizer como parte do funcionamento social e político. Analisamos entrevistas com professores sobre leitura na educação científica em que são evidenciados aspectos desse mecanismo de antecipação mobilizando diferentes relações imaginárias, socialmente constituídas, entre entrevistador (pesquisador) e entrevistados (professores). In this paper we discuss theoretical and methodological contributions of a concept of the French Discourse Analysis, the Anticipation Mechanism, to interviews analysis. Understanding discourse as the effect of "signification/meaning exchange between interlocutors/speakers", in which power relations, meaning and imaginary mechanisms take place as production conditions, this notion emphasizes the importance of considering the immediate context of the interview, the expectations and mutual representations among speakers. Thus, interview contexts are considered as constitutive aspects of the respondent's utterances. This concept allows us study the relationship between immediate context and the broad historical-social context. This relationship is extremely important if we wish to comprehend language processes as part of the social and political contexts. We analyze interviews with teachers about reading in science education in which are highlighted aspects of this anticipation mechanism mobilizing different socially constituted imaginary relationships, between interviewer (researcher) and interviewed (teachers).
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34129
10.1590/1983-21172014160202
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34129
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172014160202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34129/27127
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 16 No. 2 (2014)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 16 Núm. 2 (2014)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 16 n. 2 (2014)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711164543795200