O MECANISMO DE ANTECIPAÇÃO APLICADO À ANÁLISE DISCURSIVA DE ENTREVISTAS: IMAGINÁRIOS DE LEITURA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: THE ANTICIPATION MECHANISM APPLIED TO DISCOURSIVE ANALYSIS OF INTERVIEWS: TEACHERS' READING IMAGINARIES IN SCIENCE EDUCATION
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34129 |
Resumo: | Considerando a importância da entrevista na tomada de dados em um grande número de pesquisas na área de educação em ciências, apresentamos e discutimos contribuições teórico-metodológicas da noção de mecanismo de antecipação, da Análise do Discurso francesa, para a análise de entrevistas. Compreendendo discurso como efeito de sentidos entre interlocutores, em que jogam relações de força, de sentidos e mecanismos imaginários como condições de produção, essa noção ressalta a importância da consideração do contexto imediato da entrevista e das expectativas e representações entre os interlocutores como constitutivas da produção dos dizeres dos entrevistados. Possibilita trabalhar a relação entre contexto imediato e contexto histórico-social mais amplo, importante quando se deseja compreender os processos de dizer como parte do funcionamento social e político. Analisamos entrevistas com professores sobre leitura na educação científica em que são evidenciados aspectos desse mecanismo de antecipação mobilizando diferentes relações imaginárias, socialmente constituídas, entre entrevistador (pesquisador) e entrevistados (professores). In this paper we discuss theoretical and methodological contributions of a concept of the French Discourse Analysis, the Anticipation Mechanism, to interviews analysis. Understanding discourse as the effect of "signification/meaning exchange between interlocutors/speakers", in which power relations, meaning and imaginary mechanisms take place as production conditions, this notion emphasizes the importance of considering the immediate context of the interview, the expectations and mutual representations among speakers. Thus, interview contexts are considered as constitutive aspects of the respondent's utterances. This concept allows us study the relationship between immediate context and the broad historical-social context. This relationship is extremely important if we wish to comprehend language processes as part of the social and political contexts. We analyze interviews with teachers about reading in science education in which are highlighted aspects of this anticipation mechanism mobilizing different socially constituted imaginary relationships, between interviewer (researcher) and interviewed (teachers). |
id |
UFMG-11_68591e783f4add4e5271d762bd1da700 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/34129 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O MECANISMO DE ANTECIPAÇÃO APLICADO À ANÁLISE DISCURSIVA DE ENTREVISTAS: IMAGINÁRIOS DE LEITURA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: THE ANTICIPATION MECHANISM APPLIED TO DISCOURSIVE ANALYSIS OF INTERVIEWS: TEACHERS' READING IMAGINARIES IN SCIENCE EDUCATIONMecanismo de antecipação; Entrevista; Leitura.Considerando a importância da entrevista na tomada de dados em um grande número de pesquisas na área de educação em ciências, apresentamos e discutimos contribuições teórico-metodológicas da noção de mecanismo de antecipação, da Análise do Discurso francesa, para a análise de entrevistas. Compreendendo discurso como efeito de sentidos entre interlocutores, em que jogam relações de força, de sentidos e mecanismos imaginários como condições de produção, essa noção ressalta a importância da consideração do contexto imediato da entrevista e das expectativas e representações entre os interlocutores como constitutivas da produção dos dizeres dos entrevistados. Possibilita trabalhar a relação entre contexto imediato e contexto histórico-social mais amplo, importante quando se deseja compreender os processos de dizer como parte do funcionamento social e político. Analisamos entrevistas com professores sobre leitura na educação científica em que são evidenciados aspectos desse mecanismo de antecipação mobilizando diferentes relações imaginárias, socialmente constituídas, entre entrevistador (pesquisador) e entrevistados (professores). In this paper we discuss theoretical and methodological contributions of a concept of the French Discourse Analysis, the Anticipation Mechanism, to interviews analysis. Understanding discourse as the effect of "signification/meaning exchange between interlocutors/speakers", in which power relations, meaning and imaginary mechanisms take place as production conditions, this notion emphasizes the importance of considering the immediate context of the interview, the expectations and mutual representations among speakers. Thus, interview contexts are considered as constitutive aspects of the respondent's utterances. This concept allows us study the relationship between immediate context and the broad historical-social context. This relationship is extremely important if we wish to comprehend language processes as part of the social and political contexts. We analyze interviews with teachers about reading in science education in which are highlighted aspects of this anticipation mechanism mobilizing different socially constituted imaginary relationships, between interviewer (researcher) and interviewed (teachers).CECIMIG-FaE-UFMG2014-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3412910.1590/1983-21172014160202 Ensaio Research in Science Education; Vol. 16 No. 2 (2014)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 16 Núm. 2 (2014)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 16 n. 2 (2014)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34129/27127Copyright (c) 2014 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessZimmermann, Narjara Silva, Henrique César da 2021-05-22T23:17:14Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34129Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-05-22T23:17:14Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O MECANISMO DE ANTECIPAÇÃO APLICADO À ANÁLISE DISCURSIVA DE ENTREVISTAS: IMAGINÁRIOS DE LEITURA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: THE ANTICIPATION MECHANISM APPLIED TO DISCOURSIVE ANALYSIS OF INTERVIEWS: TEACHERS' READING IMAGINARIES IN SCIENCE EDUCATION |
title |
O MECANISMO DE ANTECIPAÇÃO APLICADO À ANÁLISE DISCURSIVA DE ENTREVISTAS: IMAGINÁRIOS DE LEITURA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: THE ANTICIPATION MECHANISM APPLIED TO DISCOURSIVE ANALYSIS OF INTERVIEWS: TEACHERS' READING IMAGINARIES IN SCIENCE EDUCATION |
spellingShingle |
O MECANISMO DE ANTECIPAÇÃO APLICADO À ANÁLISE DISCURSIVA DE ENTREVISTAS: IMAGINÁRIOS DE LEITURA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: THE ANTICIPATION MECHANISM APPLIED TO DISCOURSIVE ANALYSIS OF INTERVIEWS: TEACHERS' READING IMAGINARIES IN SCIENCE EDUCATION Zimmermann, Narjara Mecanismo de antecipação; Entrevista; Leitura. |
title_short |
O MECANISMO DE ANTECIPAÇÃO APLICADO À ANÁLISE DISCURSIVA DE ENTREVISTAS: IMAGINÁRIOS DE LEITURA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: THE ANTICIPATION MECHANISM APPLIED TO DISCOURSIVE ANALYSIS OF INTERVIEWS: TEACHERS' READING IMAGINARIES IN SCIENCE EDUCATION |
title_full |
O MECANISMO DE ANTECIPAÇÃO APLICADO À ANÁLISE DISCURSIVA DE ENTREVISTAS: IMAGINÁRIOS DE LEITURA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: THE ANTICIPATION MECHANISM APPLIED TO DISCOURSIVE ANALYSIS OF INTERVIEWS: TEACHERS' READING IMAGINARIES IN SCIENCE EDUCATION |
title_fullStr |
O MECANISMO DE ANTECIPAÇÃO APLICADO À ANÁLISE DISCURSIVA DE ENTREVISTAS: IMAGINÁRIOS DE LEITURA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: THE ANTICIPATION MECHANISM APPLIED TO DISCOURSIVE ANALYSIS OF INTERVIEWS: TEACHERS' READING IMAGINARIES IN SCIENCE EDUCATION |
title_full_unstemmed |
O MECANISMO DE ANTECIPAÇÃO APLICADO À ANÁLISE DISCURSIVA DE ENTREVISTAS: IMAGINÁRIOS DE LEITURA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: THE ANTICIPATION MECHANISM APPLIED TO DISCOURSIVE ANALYSIS OF INTERVIEWS: TEACHERS' READING IMAGINARIES IN SCIENCE EDUCATION |
title_sort |
O MECANISMO DE ANTECIPAÇÃO APLICADO À ANÁLISE DISCURSIVA DE ENTREVISTAS: IMAGINÁRIOS DE LEITURA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: THE ANTICIPATION MECHANISM APPLIED TO DISCOURSIVE ANALYSIS OF INTERVIEWS: TEACHERS' READING IMAGINARIES IN SCIENCE EDUCATION |
author |
Zimmermann, Narjara |
author_facet |
Zimmermann, Narjara Silva, Henrique César da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Henrique César da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zimmermann, Narjara Silva, Henrique César da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mecanismo de antecipação; Entrevista; Leitura. |
topic |
Mecanismo de antecipação; Entrevista; Leitura. |
description |
Considerando a importância da entrevista na tomada de dados em um grande número de pesquisas na área de educação em ciências, apresentamos e discutimos contribuições teórico-metodológicas da noção de mecanismo de antecipação, da Análise do Discurso francesa, para a análise de entrevistas. Compreendendo discurso como efeito de sentidos entre interlocutores, em que jogam relações de força, de sentidos e mecanismos imaginários como condições de produção, essa noção ressalta a importância da consideração do contexto imediato da entrevista e das expectativas e representações entre os interlocutores como constitutivas da produção dos dizeres dos entrevistados. Possibilita trabalhar a relação entre contexto imediato e contexto histórico-social mais amplo, importante quando se deseja compreender os processos de dizer como parte do funcionamento social e político. Analisamos entrevistas com professores sobre leitura na educação científica em que são evidenciados aspectos desse mecanismo de antecipação mobilizando diferentes relações imaginárias, socialmente constituídas, entre entrevistador (pesquisador) e entrevistados (professores). In this paper we discuss theoretical and methodological contributions of a concept of the French Discourse Analysis, the Anticipation Mechanism, to interviews analysis. Understanding discourse as the effect of "signification/meaning exchange between interlocutors/speakers", in which power relations, meaning and imaginary mechanisms take place as production conditions, this notion emphasizes the importance of considering the immediate context of the interview, the expectations and mutual representations among speakers. Thus, interview contexts are considered as constitutive aspects of the respondent's utterances. This concept allows us study the relationship between immediate context and the broad historical-social context. This relationship is extremely important if we wish to comprehend language processes as part of the social and political contexts. We analyze interviews with teachers about reading in science education in which are highlighted aspects of this anticipation mechanism mobilizing different socially constituted imaginary relationships, between interviewer (researcher) and interviewed (teachers). |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-02-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34129 10.1590/1983-21172014160202 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34129 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-21172014160202 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34129/27127 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 16 No. 2 (2014) Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 16 Núm. 2 (2014) Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 16 n. 2 (2014) 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711164543795200 |