UM LEVANTAMENTO EM LARGA ESCALA DAS CONCEPÇÕES DE NATUREZA DA CIÊNCIA DE GRADUANDOS DE BIOLOGIA BRASILEIROS E OS POSSÍVEIS ELEMENTOS FORMATIVOS ASSOCIADOS: A LARGE-SCALE SURVEY ON NATURE OF SCIENCE CONCEPTIONS OF THE BRAZILIAN BIOLOGY UNDERGRADUATES AND THE POTENTIALLY ASSOCIATED EDUCATION FACTORS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33346 |
Resumo: | Descrevemos resultados da investigação de concepções de natureza da ciência (NdC) de graduandos de Biologia. Testamos estatisticamente quatro fatores potencialmente associados às concepções desse público: momento da formação, modalidades de graduação, contato com temas metacientíficos e participação em iniciação científica. Contribuíram com o levantamento 691 estudantes, de 14 universidades brasileiras, os quais responderam a um questionário contextualizado cujo tema é a pesquisa em Ecologia. Nossos resultados sugerem que as concepções não variam entre os diferentes momentos da formação, com o contato com temas metacientíficos e com a participação em uma iniciação científica. Entretanto, os graduandos que cursavam apenas a licenciatura apresentaram concepções de NdC menos informadas em comparação com os outros dois grupos (um formado só por bacharelandos e outro por bacharelandos e licenciandos). Dentre 11 aspectos de NdC investigados, os estudantes apresentaram concepções menos informadas naqueles relacionados à instrumentação e às práticas experimentais. Discutimos algumas das implicações associadas ao panorama apresentado. The results of a study on conceptions of the nature of science (NOS) among Biology undergraduate students are presented here. Four factors potentially associated with the conceptions of this public were statistically tested: educational stage, course type (for pre-service biology teachers or biologists-in-training), contact with meta-scientific themes, and participation in science initiation. The participants were 691 students from 14 Brazilian universities, who answered a contextualized questionnaire about research in Ecology. There was no variation in conceptions between the different educational stages neither from contact with meta-scientific themes, nor participation in scientific initiation. Nonetheless, undergraduates attending only teacher-training courses presented less-informed NOS conceptions when compared with two other groups, one formed only by biologists-in-training and the other by a combination of biologists-in-training and teaching-training students. Among the 11 aspects of NOS investigated, the students presented less-informed conceptions about those addressing instrumentation and experimental practices. The discussion was directed to certain implications associated with the scenario presented. |
id |
UFMG-11_68a7f8f678b305080b627921795ce78b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/33346 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
UM LEVANTAMENTO EM LARGA ESCALA DAS CONCEPÇÕES DE NATUREZA DA CIÊNCIA DE GRADUANDOS DE BIOLOGIA BRASILEIROS E OS POSSÍVEIS ELEMENTOS FORMATIVOS ASSOCIADOS: A LARGE-SCALE SURVEY ON NATURE OF SCIENCE CONCEPTIONS OF THE BRAZILIAN BIOLOGY UNDERGRADUATES AND THE POTENTIALLY ASSOCIATED EDUCATION FACTORSConcepções de natureza da ciência; Formação de cientistas; Formação de professores.Descrevemos resultados da investigação de concepções de natureza da ciência (NdC) de graduandos de Biologia. Testamos estatisticamente quatro fatores potencialmente associados às concepções desse público: momento da formação, modalidades de graduação, contato com temas metacientíficos e participação em iniciação científica. Contribuíram com o levantamento 691 estudantes, de 14 universidades brasileiras, os quais responderam a um questionário contextualizado cujo tema é a pesquisa em Ecologia. Nossos resultados sugerem que as concepções não variam entre os diferentes momentos da formação, com o contato com temas metacientíficos e com a participação em uma iniciação científica. Entretanto, os graduandos que cursavam apenas a licenciatura apresentaram concepções de NdC menos informadas em comparação com os outros dois grupos (um formado só por bacharelandos e outro por bacharelandos e licenciandos). Dentre 11 aspectos de NdC investigados, os estudantes apresentaram concepções menos informadas naqueles relacionados à instrumentação e às práticas experimentais. Discutimos algumas das implicações associadas ao panorama apresentado. The results of a study on conceptions of the nature of science (NOS) among Biology undergraduate students are presented here. Four factors potentially associated with the conceptions of this public were statistically tested: educational stage, course type (for pre-service biology teachers or biologists-in-training), contact with meta-scientific themes, and participation in science initiation. The participants were 691 students from 14 Brazilian universities, who answered a contextualized questionnaire about research in Ecology. There was no variation in conceptions between the different educational stages neither from contact with meta-scientific themes, nor participation in scientific initiation. Nonetheless, undergraduates attending only teacher-training courses presented less-informed NOS conceptions when compared with two other groups, one formed only by biologists-in-training and the other by a combination of biologists-in-training and teaching-training students. Among the 11 aspects of NOS investigated, the students presented less-informed conceptions about those addressing instrumentation and experimental practices. The discussion was directed to certain implications associated with the scenario presented.CECIMIG-FaE-UFMG2021-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3334610.1590/1983-21172017190121 Ensaio Research in Science Education; Vol. 19 (2017)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 19 (2017)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 19 (2017)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporenghttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33346/26579https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33346/26580Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessAzevedo, Nathália HelenaScarpa, Daniela Lopes 2021-04-30T23:57:24Zoai:periodicos.ufmg.br:article/33346Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-04-30T23:57:24Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UM LEVANTAMENTO EM LARGA ESCALA DAS CONCEPÇÕES DE NATUREZA DA CIÊNCIA DE GRADUANDOS DE BIOLOGIA BRASILEIROS E OS POSSÍVEIS ELEMENTOS FORMATIVOS ASSOCIADOS: A LARGE-SCALE SURVEY ON NATURE OF SCIENCE CONCEPTIONS OF THE BRAZILIAN BIOLOGY UNDERGRADUATES AND THE POTENTIALLY ASSOCIATED EDUCATION FACTORS |
title |
UM LEVANTAMENTO EM LARGA ESCALA DAS CONCEPÇÕES DE NATUREZA DA CIÊNCIA DE GRADUANDOS DE BIOLOGIA BRASILEIROS E OS POSSÍVEIS ELEMENTOS FORMATIVOS ASSOCIADOS: A LARGE-SCALE SURVEY ON NATURE OF SCIENCE CONCEPTIONS OF THE BRAZILIAN BIOLOGY UNDERGRADUATES AND THE POTENTIALLY ASSOCIATED EDUCATION FACTORS |
spellingShingle |
UM LEVANTAMENTO EM LARGA ESCALA DAS CONCEPÇÕES DE NATUREZA DA CIÊNCIA DE GRADUANDOS DE BIOLOGIA BRASILEIROS E OS POSSÍVEIS ELEMENTOS FORMATIVOS ASSOCIADOS: A LARGE-SCALE SURVEY ON NATURE OF SCIENCE CONCEPTIONS OF THE BRAZILIAN BIOLOGY UNDERGRADUATES AND THE POTENTIALLY ASSOCIATED EDUCATION FACTORS Azevedo, Nathália Helena Concepções de natureza da ciência; Formação de cientistas; Formação de professores. |
title_short |
UM LEVANTAMENTO EM LARGA ESCALA DAS CONCEPÇÕES DE NATUREZA DA CIÊNCIA DE GRADUANDOS DE BIOLOGIA BRASILEIROS E OS POSSÍVEIS ELEMENTOS FORMATIVOS ASSOCIADOS: A LARGE-SCALE SURVEY ON NATURE OF SCIENCE CONCEPTIONS OF THE BRAZILIAN BIOLOGY UNDERGRADUATES AND THE POTENTIALLY ASSOCIATED EDUCATION FACTORS |
title_full |
UM LEVANTAMENTO EM LARGA ESCALA DAS CONCEPÇÕES DE NATUREZA DA CIÊNCIA DE GRADUANDOS DE BIOLOGIA BRASILEIROS E OS POSSÍVEIS ELEMENTOS FORMATIVOS ASSOCIADOS: A LARGE-SCALE SURVEY ON NATURE OF SCIENCE CONCEPTIONS OF THE BRAZILIAN BIOLOGY UNDERGRADUATES AND THE POTENTIALLY ASSOCIATED EDUCATION FACTORS |
title_fullStr |
UM LEVANTAMENTO EM LARGA ESCALA DAS CONCEPÇÕES DE NATUREZA DA CIÊNCIA DE GRADUANDOS DE BIOLOGIA BRASILEIROS E OS POSSÍVEIS ELEMENTOS FORMATIVOS ASSOCIADOS: A LARGE-SCALE SURVEY ON NATURE OF SCIENCE CONCEPTIONS OF THE BRAZILIAN BIOLOGY UNDERGRADUATES AND THE POTENTIALLY ASSOCIATED EDUCATION FACTORS |
title_full_unstemmed |
UM LEVANTAMENTO EM LARGA ESCALA DAS CONCEPÇÕES DE NATUREZA DA CIÊNCIA DE GRADUANDOS DE BIOLOGIA BRASILEIROS E OS POSSÍVEIS ELEMENTOS FORMATIVOS ASSOCIADOS: A LARGE-SCALE SURVEY ON NATURE OF SCIENCE CONCEPTIONS OF THE BRAZILIAN BIOLOGY UNDERGRADUATES AND THE POTENTIALLY ASSOCIATED EDUCATION FACTORS |
title_sort |
UM LEVANTAMENTO EM LARGA ESCALA DAS CONCEPÇÕES DE NATUREZA DA CIÊNCIA DE GRADUANDOS DE BIOLOGIA BRASILEIROS E OS POSSÍVEIS ELEMENTOS FORMATIVOS ASSOCIADOS: A LARGE-SCALE SURVEY ON NATURE OF SCIENCE CONCEPTIONS OF THE BRAZILIAN BIOLOGY UNDERGRADUATES AND THE POTENTIALLY ASSOCIATED EDUCATION FACTORS |
author |
Azevedo, Nathália Helena |
author_facet |
Azevedo, Nathália Helena Scarpa, Daniela Lopes |
author_role |
author |
author2 |
Scarpa, Daniela Lopes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Nathália Helena Scarpa, Daniela Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Concepções de natureza da ciência; Formação de cientistas; Formação de professores. |
topic |
Concepções de natureza da ciência; Formação de cientistas; Formação de professores. |
description |
Descrevemos resultados da investigação de concepções de natureza da ciência (NdC) de graduandos de Biologia. Testamos estatisticamente quatro fatores potencialmente associados às concepções desse público: momento da formação, modalidades de graduação, contato com temas metacientíficos e participação em iniciação científica. Contribuíram com o levantamento 691 estudantes, de 14 universidades brasileiras, os quais responderam a um questionário contextualizado cujo tema é a pesquisa em Ecologia. Nossos resultados sugerem que as concepções não variam entre os diferentes momentos da formação, com o contato com temas metacientíficos e com a participação em uma iniciação científica. Entretanto, os graduandos que cursavam apenas a licenciatura apresentaram concepções de NdC menos informadas em comparação com os outros dois grupos (um formado só por bacharelandos e outro por bacharelandos e licenciandos). Dentre 11 aspectos de NdC investigados, os estudantes apresentaram concepções menos informadas naqueles relacionados à instrumentação e às práticas experimentais. Discutimos algumas das implicações associadas ao panorama apresentado. The results of a study on conceptions of the nature of science (NOS) among Biology undergraduate students are presented here. Four factors potentially associated with the conceptions of this public were statistically tested: educational stage, course type (for pre-service biology teachers or biologists-in-training), contact with meta-scientific themes, and participation in science initiation. The participants were 691 students from 14 Brazilian universities, who answered a contextualized questionnaire about research in Ecology. There was no variation in conceptions between the different educational stages neither from contact with meta-scientific themes, nor participation in scientific initiation. Nonetheless, undergraduates attending only teacher-training courses presented less-informed NOS conceptions when compared with two other groups, one formed only by biologists-in-training and the other by a combination of biologists-in-training and teaching-training students. Among the 11 aspects of NOS investigated, the students presented less-informed conceptions about those addressing instrumentation and experimental practices. The discussion was directed to certain implications associated with the scenario presented. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33346 10.1590/1983-21172017190121 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33346 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-21172017190121 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33346/26579 https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33346/26580 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 19 (2017) Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 19 (2017) Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 19 (2017) 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711164086616064 |