UM LEVANTAMENTO EM LARGA ESCALA DAS CONCEPÇÕES DE NATUREZA DA CIÊNCIA DE GRADUANDOS DE BIOLOGIA BRASILEIROS E OS POSSÍVEIS ELEMENTOS FORMATIVOS ASSOCIADOS: A LARGE-SCALE SURVEY ON NATURE OF SCIENCE CONCEPTIONS OF THE BRAZILIAN BIOLOGY UNDERGRADUATES AND THE POTENTIALLY ASSOCIATED EDUCATION FACTORS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Nathália Helena
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Scarpa, Daniela Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33346
Resumo: Descrevemos resultados da investigação de concepções de natureza da ciência (NdC) de graduandos de Biologia. Testamos estatisticamente quatro fatores potencialmente associados às concepções desse público: momento da formação, modalidades de graduação, contato com temas metacientíficos e participação em iniciação científica. Contribuíram com o levantamento 691 estudantes, de 14 universidades brasileiras, os quais responderam a um questionário contextualizado cujo tema é a pesquisa em Ecologia. Nossos resultados sugerem que as concepções não variam entre os diferentes momentos da formação, com o contato com temas metacientíficos e com a participação em uma iniciação científica. Entretanto, os graduandos que cursavam apenas a licenciatura apresentaram concepções de NdC menos informadas em comparação com os outros dois grupos (um formado só por bacharelandos e outro por bacharelandos e licenciandos). Dentre 11 aspectos de NdC investigados, os estudantes apresentaram concepções menos informadas naqueles relacionados à instrumentação e às práticas experimentais. Discutimos algumas das implicações associadas ao panorama apresentado. The results of a study on conceptions of the nature of science (NOS) among Biology undergraduate students are presented here. Four factors potentially associated with the conceptions of this public were statistically tested: educational stage, course type (for pre-service biology teachers or biologists-in-training), contact with meta-scientific themes, and participation in science initiation. The participants were 691 students from 14 Brazilian universities, who answered a contextualized questionnaire about research in Ecology. There was no variation in conceptions between the different educational stages neither from contact with meta-scientific themes, nor participation in scientific initiation. Nonetheless, undergraduates attending only teacher-training courses presented less-informed NOS conceptions when compared with two other groups, one formed only by biologists-in-training and the other by a combination of biologists-in-training and teaching-training students. Among the 11 aspects of NOS investigated, the students presented less-informed conceptions about those addressing instrumentation and experimental practices. The discussion was directed to certain implications associated with the scenario presented.
id UFMG-11_68a7f8f678b305080b627921795ce78b
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/33346
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling UM LEVANTAMENTO EM LARGA ESCALA DAS CONCEPÇÕES DE NATUREZA DA CIÊNCIA DE GRADUANDOS DE BIOLOGIA BRASILEIROS E OS POSSÍVEIS ELEMENTOS FORMATIVOS ASSOCIADOS: A LARGE-SCALE SURVEY ON NATURE OF SCIENCE CONCEPTIONS OF THE BRAZILIAN BIOLOGY UNDERGRADUATES AND THE POTENTIALLY ASSOCIATED EDUCATION FACTORSConcepções de natureza da ciência; Formação de cientistas; Formação de professores.Descrevemos resultados da investigação de concepções de natureza da ciência (NdC) de graduandos de Biologia. Testamos estatisticamente quatro fatores potencialmente associados às concepções desse público: momento da formação, modalidades de graduação, contato com temas metacientíficos e participação em iniciação científica. Contribuíram com o levantamento 691 estudantes, de 14 universidades brasileiras, os quais responderam a um questionário contextualizado cujo tema é a pesquisa em Ecologia. Nossos resultados sugerem que as concepções não variam entre os diferentes momentos da formação, com o contato com temas metacientíficos e com a participação em uma iniciação científica. Entretanto, os graduandos que cursavam apenas a licenciatura apresentaram concepções de NdC menos informadas em comparação com os outros dois grupos (um formado só por bacharelandos e outro por bacharelandos e licenciandos). Dentre 11 aspectos de NdC investigados, os estudantes apresentaram concepções menos informadas naqueles relacionados à instrumentação e às práticas experimentais. Discutimos algumas das implicações associadas ao panorama apresentado. The results of a study on conceptions of the nature of science (NOS) among Biology undergraduate students are presented here. Four factors potentially associated with the conceptions of this public were statistically tested: educational stage, course type (for pre-service biology teachers or biologists-in-training), contact with meta-scientific themes, and participation in science initiation. The participants were 691 students from 14 Brazilian universities, who answered a contextualized questionnaire about research in Ecology. There was no variation in conceptions between the different educational stages neither from contact with meta-scientific themes, nor participation in scientific initiation. Nonetheless, undergraduates attending only teacher-training courses presented less-informed NOS conceptions when compared with two other groups, one formed only by biologists-in-training and the other by a combination of biologists-in-training and teaching-training students. Among the 11 aspects of NOS investigated, the students presented less-informed conceptions about those addressing instrumentation and experimental practices. The discussion was directed to certain implications associated with the scenario presented.CECIMIG-FaE-UFMG2021-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3334610.1590/1983-21172017190121 Ensaio Research in Science Education; Vol. 19 (2017)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 19 (2017)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 19 (2017)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporenghttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33346/26579https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33346/26580Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessAzevedo, Nathália HelenaScarpa, Daniela Lopes 2021-04-30T23:57:24Zoai:periodicos.ufmg.br:article/33346Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-04-30T23:57:24Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv UM LEVANTAMENTO EM LARGA ESCALA DAS CONCEPÇÕES DE NATUREZA DA CIÊNCIA DE GRADUANDOS DE BIOLOGIA BRASILEIROS E OS POSSÍVEIS ELEMENTOS FORMATIVOS ASSOCIADOS: A LARGE-SCALE SURVEY ON NATURE OF SCIENCE CONCEPTIONS OF THE BRAZILIAN BIOLOGY UNDERGRADUATES AND THE POTENTIALLY ASSOCIATED EDUCATION FACTORS
title UM LEVANTAMENTO EM LARGA ESCALA DAS CONCEPÇÕES DE NATUREZA DA CIÊNCIA DE GRADUANDOS DE BIOLOGIA BRASILEIROS E OS POSSÍVEIS ELEMENTOS FORMATIVOS ASSOCIADOS: A LARGE-SCALE SURVEY ON NATURE OF SCIENCE CONCEPTIONS OF THE BRAZILIAN BIOLOGY UNDERGRADUATES AND THE POTENTIALLY ASSOCIATED EDUCATION FACTORS
spellingShingle UM LEVANTAMENTO EM LARGA ESCALA DAS CONCEPÇÕES DE NATUREZA DA CIÊNCIA DE GRADUANDOS DE BIOLOGIA BRASILEIROS E OS POSSÍVEIS ELEMENTOS FORMATIVOS ASSOCIADOS: A LARGE-SCALE SURVEY ON NATURE OF SCIENCE CONCEPTIONS OF THE BRAZILIAN BIOLOGY UNDERGRADUATES AND THE POTENTIALLY ASSOCIATED EDUCATION FACTORS
Azevedo, Nathália Helena
Concepções de natureza da ciência; Formação de cientistas; Formação de professores.
title_short UM LEVANTAMENTO EM LARGA ESCALA DAS CONCEPÇÕES DE NATUREZA DA CIÊNCIA DE GRADUANDOS DE BIOLOGIA BRASILEIROS E OS POSSÍVEIS ELEMENTOS FORMATIVOS ASSOCIADOS: A LARGE-SCALE SURVEY ON NATURE OF SCIENCE CONCEPTIONS OF THE BRAZILIAN BIOLOGY UNDERGRADUATES AND THE POTENTIALLY ASSOCIATED EDUCATION FACTORS
title_full UM LEVANTAMENTO EM LARGA ESCALA DAS CONCEPÇÕES DE NATUREZA DA CIÊNCIA DE GRADUANDOS DE BIOLOGIA BRASILEIROS E OS POSSÍVEIS ELEMENTOS FORMATIVOS ASSOCIADOS: A LARGE-SCALE SURVEY ON NATURE OF SCIENCE CONCEPTIONS OF THE BRAZILIAN BIOLOGY UNDERGRADUATES AND THE POTENTIALLY ASSOCIATED EDUCATION FACTORS
title_fullStr UM LEVANTAMENTO EM LARGA ESCALA DAS CONCEPÇÕES DE NATUREZA DA CIÊNCIA DE GRADUANDOS DE BIOLOGIA BRASILEIROS E OS POSSÍVEIS ELEMENTOS FORMATIVOS ASSOCIADOS: A LARGE-SCALE SURVEY ON NATURE OF SCIENCE CONCEPTIONS OF THE BRAZILIAN BIOLOGY UNDERGRADUATES AND THE POTENTIALLY ASSOCIATED EDUCATION FACTORS
title_full_unstemmed UM LEVANTAMENTO EM LARGA ESCALA DAS CONCEPÇÕES DE NATUREZA DA CIÊNCIA DE GRADUANDOS DE BIOLOGIA BRASILEIROS E OS POSSÍVEIS ELEMENTOS FORMATIVOS ASSOCIADOS: A LARGE-SCALE SURVEY ON NATURE OF SCIENCE CONCEPTIONS OF THE BRAZILIAN BIOLOGY UNDERGRADUATES AND THE POTENTIALLY ASSOCIATED EDUCATION FACTORS
title_sort UM LEVANTAMENTO EM LARGA ESCALA DAS CONCEPÇÕES DE NATUREZA DA CIÊNCIA DE GRADUANDOS DE BIOLOGIA BRASILEIROS E OS POSSÍVEIS ELEMENTOS FORMATIVOS ASSOCIADOS: A LARGE-SCALE SURVEY ON NATURE OF SCIENCE CONCEPTIONS OF THE BRAZILIAN BIOLOGY UNDERGRADUATES AND THE POTENTIALLY ASSOCIATED EDUCATION FACTORS
author Azevedo, Nathália Helena
author_facet Azevedo, Nathália Helena
Scarpa, Daniela Lopes
author_role author
author2 Scarpa, Daniela Lopes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Nathália Helena
Scarpa, Daniela Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Concepções de natureza da ciência; Formação de cientistas; Formação de professores.
topic Concepções de natureza da ciência; Formação de cientistas; Formação de professores.
description Descrevemos resultados da investigação de concepções de natureza da ciência (NdC) de graduandos de Biologia. Testamos estatisticamente quatro fatores potencialmente associados às concepções desse público: momento da formação, modalidades de graduação, contato com temas metacientíficos e participação em iniciação científica. Contribuíram com o levantamento 691 estudantes, de 14 universidades brasileiras, os quais responderam a um questionário contextualizado cujo tema é a pesquisa em Ecologia. Nossos resultados sugerem que as concepções não variam entre os diferentes momentos da formação, com o contato com temas metacientíficos e com a participação em uma iniciação científica. Entretanto, os graduandos que cursavam apenas a licenciatura apresentaram concepções de NdC menos informadas em comparação com os outros dois grupos (um formado só por bacharelandos e outro por bacharelandos e licenciandos). Dentre 11 aspectos de NdC investigados, os estudantes apresentaram concepções menos informadas naqueles relacionados à instrumentação e às práticas experimentais. Discutimos algumas das implicações associadas ao panorama apresentado. The results of a study on conceptions of the nature of science (NOS) among Biology undergraduate students are presented here. Four factors potentially associated with the conceptions of this public were statistically tested: educational stage, course type (for pre-service biology teachers or biologists-in-training), contact with meta-scientific themes, and participation in science initiation. The participants were 691 students from 14 Brazilian universities, who answered a contextualized questionnaire about research in Ecology. There was no variation in conceptions between the different educational stages neither from contact with meta-scientific themes, nor participation in scientific initiation. Nonetheless, undergraduates attending only teacher-training courses presented less-informed NOS conceptions when compared with two other groups, one formed only by biologists-in-training and the other by a combination of biologists-in-training and teaching-training students. Among the 11 aspects of NOS investigated, the students presented less-informed conceptions about those addressing instrumentation and experimental practices. The discussion was directed to certain implications associated with the scenario presented.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33346
10.1590/1983-21172017190121
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33346
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172017190121
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33346/26579
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33346/26580
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 19 (2017)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 19 (2017)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 19 (2017)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711164086616064