VISÕES DE CONTEXTUALIZAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA NA ELABORAÇÃO DE SEUS PRÓPRIOS MATERIAIS DIDÁTICOS: VISIONS OF CONTEXTUALIZATION OF CHEMISTRY TEACHERS IN THE ELABORATION OF THEIR OWN DIDACTIC MATERIALS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Erivanildo Lopes da
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Marcondes, Maria Eunice Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
DOI: 10.1590/1983-21172010120107
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34819
Resumo: Este trabalho procurou investigar, numa ação de formação continuada, os entendimentos a respeito da contextualização no ensino de Química de um grupo de professores antes, durante e após discussões e reflexões de outros enfoques de contextualização, e como estas se re fletiriam no planejamento de seus materiais instrucionais. A investigação foi realizada por meio de questionários abertos, atividades, relatos gra vados em vídeo, análise de documentos e entrevistas semi-estruturadas. Para análise, foram elaboradas quatro perspectivas de contextualização. Os resultados mostraram ampliação das concepções dos professores, que caracterizavam, inicialmente, a contextualização como simples exempli ficação e descrição de fatos e passaram a compreender ideias mais elaboradas como a abordagem de questões sociais. Contudo os dados mostraram que a maioria das unidades didáticas elaboradas não refletia elementos da ampliação dessas ideias. This work aimed to investigate, during an action of education al development, the understanding of a group of teachers of the Chemistry teaching contextualization before, during and after discussions and reflections of different points of view of contextualization, and how they were reproduced in the planning of instructional materials. The investigation was developed by using opened questions, activities, video taped teachers' reports, analysis of documents and structured interviews. Four perspectives on the contextualization of teaching were prepared for the research. The results showed a broadening of the teachers'concep- tions, initially characterized as simple exemplifications and description of facts but later developing into well elaborated ideas of contextualization as the approach of social issues. However, the results pointed out that most of the elaborated didactic units did not reflect elements of these ideas broadening.
id UFMG-11_6fc8604790b33fc5980f9605a87f0e20
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/34819
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
spelling VISÕES DE CONTEXTUALIZAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA NA ELABORAÇÃO DE SEUS PRÓPRIOS MATERIAIS DIDÁTICOS: VISIONS OF CONTEXTUALIZATION OF CHEMISTRY TEACHERS IN THE ELABORATION OF THEIR OWN DIDACTIC MATERIALSContextualização; Ensino de Química; Formação Continuada de Professores.Este trabalho procurou investigar, numa ação de formação continuada, os entendimentos a respeito da contextualização no ensino de Química de um grupo de professores antes, durante e após discussões e reflexões de outros enfoques de contextualização, e como estas se re fletiriam no planejamento de seus materiais instrucionais. A investigação foi realizada por meio de questionários abertos, atividades, relatos gra vados em vídeo, análise de documentos e entrevistas semi-estruturadas. Para análise, foram elaboradas quatro perspectivas de contextualização. Os resultados mostraram ampliação das concepções dos professores, que caracterizavam, inicialmente, a contextualização como simples exempli ficação e descrição de fatos e passaram a compreender ideias mais elaboradas como a abordagem de questões sociais. Contudo os dados mostraram que a maioria das unidades didáticas elaboradas não refletia elementos da ampliação dessas ideias. This work aimed to investigate, during an action of education al development, the understanding of a group of teachers of the Chemistry teaching contextualization before, during and after discussions and reflections of different points of view of contextualization, and how they were reproduced in the planning of instructional materials. The investigation was developed by using opened questions, activities, video taped teachers' reports, analysis of documents and structured interviews. Four perspectives on the contextualization of teaching were prepared for the research. The results showed a broadening of the teachers'concep- tions, initially characterized as simple exemplifications and description of facts but later developing into well elaborated ideas of contextualization as the approach of social issues. However, the results pointed out that most of the elaborated didactic units did not reflect elements of these ideas broadening.CECIMIG-FaE-UFMG2010-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3481910.1590/1983-21172010120107Ensaio Research in Science Education; Vol. 12 No. 1 (2010)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 12 Núm. 1 (2010)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 12 n. 1 (2010)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34819/27501Copyright (c) 2010 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Erivanildo Lopes da Marcondes, Maria Eunice Ribeiro 2021-06-22T20:19:28Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34819Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-22T20:19:28Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv VISÕES DE CONTEXTUALIZAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA NA ELABORAÇÃO DE SEUS PRÓPRIOS MATERIAIS DIDÁTICOS: VISIONS OF CONTEXTUALIZATION OF CHEMISTRY TEACHERS IN THE ELABORATION OF THEIR OWN DIDACTIC MATERIALS
title VISÕES DE CONTEXTUALIZAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA NA ELABORAÇÃO DE SEUS PRÓPRIOS MATERIAIS DIDÁTICOS: VISIONS OF CONTEXTUALIZATION OF CHEMISTRY TEACHERS IN THE ELABORATION OF THEIR OWN DIDACTIC MATERIALS
spellingShingle VISÕES DE CONTEXTUALIZAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA NA ELABORAÇÃO DE SEUS PRÓPRIOS MATERIAIS DIDÁTICOS: VISIONS OF CONTEXTUALIZATION OF CHEMISTRY TEACHERS IN THE ELABORATION OF THEIR OWN DIDACTIC MATERIALS
VISÕES DE CONTEXTUALIZAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA NA ELABORAÇÃO DE SEUS PRÓPRIOS MATERIAIS DIDÁTICOS: VISIONS OF CONTEXTUALIZATION OF CHEMISTRY TEACHERS IN THE ELABORATION OF THEIR OWN DIDACTIC MATERIALS
Silva, Erivanildo Lopes da
Contextualização; Ensino de Química; Formação Continuada de Professores.
Silva, Erivanildo Lopes da
Contextualização; Ensino de Química; Formação Continuada de Professores.
title_short VISÕES DE CONTEXTUALIZAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA NA ELABORAÇÃO DE SEUS PRÓPRIOS MATERIAIS DIDÁTICOS: VISIONS OF CONTEXTUALIZATION OF CHEMISTRY TEACHERS IN THE ELABORATION OF THEIR OWN DIDACTIC MATERIALS
title_full VISÕES DE CONTEXTUALIZAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA NA ELABORAÇÃO DE SEUS PRÓPRIOS MATERIAIS DIDÁTICOS: VISIONS OF CONTEXTUALIZATION OF CHEMISTRY TEACHERS IN THE ELABORATION OF THEIR OWN DIDACTIC MATERIALS
title_fullStr VISÕES DE CONTEXTUALIZAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA NA ELABORAÇÃO DE SEUS PRÓPRIOS MATERIAIS DIDÁTICOS: VISIONS OF CONTEXTUALIZATION OF CHEMISTRY TEACHERS IN THE ELABORATION OF THEIR OWN DIDACTIC MATERIALS
VISÕES DE CONTEXTUALIZAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA NA ELABORAÇÃO DE SEUS PRÓPRIOS MATERIAIS DIDÁTICOS: VISIONS OF CONTEXTUALIZATION OF CHEMISTRY TEACHERS IN THE ELABORATION OF THEIR OWN DIDACTIC MATERIALS
title_full_unstemmed VISÕES DE CONTEXTUALIZAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA NA ELABORAÇÃO DE SEUS PRÓPRIOS MATERIAIS DIDÁTICOS: VISIONS OF CONTEXTUALIZATION OF CHEMISTRY TEACHERS IN THE ELABORATION OF THEIR OWN DIDACTIC MATERIALS
VISÕES DE CONTEXTUALIZAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA NA ELABORAÇÃO DE SEUS PRÓPRIOS MATERIAIS DIDÁTICOS: VISIONS OF CONTEXTUALIZATION OF CHEMISTRY TEACHERS IN THE ELABORATION OF THEIR OWN DIDACTIC MATERIALS
title_sort VISÕES DE CONTEXTUALIZAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA NA ELABORAÇÃO DE SEUS PRÓPRIOS MATERIAIS DIDÁTICOS: VISIONS OF CONTEXTUALIZATION OF CHEMISTRY TEACHERS IN THE ELABORATION OF THEIR OWN DIDACTIC MATERIALS
author Silva, Erivanildo Lopes da
author_facet Silva, Erivanildo Lopes da
Silva, Erivanildo Lopes da
Marcondes, Maria Eunice Ribeiro
Marcondes, Maria Eunice Ribeiro
author_role author
author2 Marcondes, Maria Eunice Ribeiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Erivanildo Lopes da
Marcondes, Maria Eunice Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Contextualização; Ensino de Química; Formação Continuada de Professores.
topic Contextualização; Ensino de Química; Formação Continuada de Professores.
description Este trabalho procurou investigar, numa ação de formação continuada, os entendimentos a respeito da contextualização no ensino de Química de um grupo de professores antes, durante e após discussões e reflexões de outros enfoques de contextualização, e como estas se re fletiriam no planejamento de seus materiais instrucionais. A investigação foi realizada por meio de questionários abertos, atividades, relatos gra vados em vídeo, análise de documentos e entrevistas semi-estruturadas. Para análise, foram elaboradas quatro perspectivas de contextualização. Os resultados mostraram ampliação das concepções dos professores, que caracterizavam, inicialmente, a contextualização como simples exempli ficação e descrição de fatos e passaram a compreender ideias mais elaboradas como a abordagem de questões sociais. Contudo os dados mostraram que a maioria das unidades didáticas elaboradas não refletia elementos da ampliação dessas ideias. This work aimed to investigate, during an action of education al development, the understanding of a group of teachers of the Chemistry teaching contextualization before, during and after discussions and reflections of different points of view of contextualization, and how they were reproduced in the planning of instructional materials. The investigation was developed by using opened questions, activities, video taped teachers' reports, analysis of documents and structured interviews. Four perspectives on the contextualization of teaching were prepared for the research. The results showed a broadening of the teachers'concep- tions, initially characterized as simple exemplifications and description of facts but later developing into well elaborated ideas of contextualization as the approach of social issues. However, the results pointed out that most of the elaborated didactic units did not reflect elements of these ideas broadening.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34819
10.1590/1983-21172010120107
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34819
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172010120107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34819/27501
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2010 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2010 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 12 No. 1 (2010)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 12 Núm. 1 (2010)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 12 n. 1 (2010)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1822183034243252224
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.1590/1983-21172010120107