Contextualização da aprendizagem: perspectivas de uma metodologia ativa / Learning contextualization: perspectives of an active methodology
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12657 |
Resumo: | A Metodologia da Contextualização da Aprendizagem – MCA compreende um conjunto de ideias pedagógicas que passam a enxergar e compreender a necessidade de desenvolvimento de espaços de aprendizagem que dialoguem com os espaços vivenciais de seus aprendentes. É uma resposta ao ambiente de ensino que, muitas vezes, não compreende a importância do lugar e da experiência como condições importantes de aprendizagem, produzindo e ministrando conteúdos que afastam os sujeitos de suas demandas reais. A partir desse universo, o artigo propõe discutir conceitos, pressupostos metodológicos, aspectos positivos e negativos e viabilidade da aplicação da MCA no ensino em saúde por meio de discussões já produzidas no campo temático. Logo, optou-se pela realização de um estudo bibliográfico para decifrar como a discussão tem se apresentado em estudos acadêmicos vinculados a essa temática. Identificou-se a ideia comum entre diversos autores sobre a necessidade de aproximação entre os conteúdos a serem ministrados e vivências já consolidadas de seus aprendentes em um processo dialógico de troca de experiências. Em contraponto, é observado desafios como a implementação e o processo de compartilhamento de responsabilidades no processo. Construir um espaço em que o aprendente assume um papel de protagonista não exime o lugar do professor enquanto mediador desse processo, pelo contrário, fomenta a necessidade de compreensão desse conjunto de ideias pedagógicas para espaços de aprendizagem mais democráticos e que seja de fato percebido a valorização da experiência e da realidade enquanto elementos fundamentais no aprender. |
id |
VERACRUZ-0_a1f82a9b1eac8e53ec745de23b27ac66 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12657 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Contextualização da aprendizagem: perspectivas de uma metodologia ativa / Learning contextualization: perspectives of an active methodologyContextualização da aprendizagemMetodologia AtivaAprendizagem Significativa.A Metodologia da Contextualização da Aprendizagem – MCA compreende um conjunto de ideias pedagógicas que passam a enxergar e compreender a necessidade de desenvolvimento de espaços de aprendizagem que dialoguem com os espaços vivenciais de seus aprendentes. É uma resposta ao ambiente de ensino que, muitas vezes, não compreende a importância do lugar e da experiência como condições importantes de aprendizagem, produzindo e ministrando conteúdos que afastam os sujeitos de suas demandas reais. A partir desse universo, o artigo propõe discutir conceitos, pressupostos metodológicos, aspectos positivos e negativos e viabilidade da aplicação da MCA no ensino em saúde por meio de discussões já produzidas no campo temático. Logo, optou-se pela realização de um estudo bibliográfico para decifrar como a discussão tem se apresentado em estudos acadêmicos vinculados a essa temática. Identificou-se a ideia comum entre diversos autores sobre a necessidade de aproximação entre os conteúdos a serem ministrados e vivências já consolidadas de seus aprendentes em um processo dialógico de troca de experiências. Em contraponto, é observado desafios como a implementação e o processo de compartilhamento de responsabilidades no processo. Construir um espaço em que o aprendente assume um papel de protagonista não exime o lugar do professor enquanto mediador desse processo, pelo contrário, fomenta a necessidade de compreensão desse conjunto de ideias pedagógicas para espaços de aprendizagem mais democráticos e que seja de fato percebido a valorização da experiência e da realidade enquanto elementos fundamentais no aprender. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1265710.34117/bjdv6n7-089Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 43392-43402Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 43392-43402Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 43392-434022525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12657/10693Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Francisca Alana de LimaDantas, Leonardo PereiraNascimento, Marcos Teles doMelo, Odete Paiva de AlencarCariri, Tiago França AraripeTrigueiro, Emilia Suitberta de OliveiraTorres, Cícero Magérbio Gomes2020-08-11T15:17:18Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12657Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:44.678413Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contextualização da aprendizagem: perspectivas de uma metodologia ativa / Learning contextualization: perspectives of an active methodology |
title |
Contextualização da aprendizagem: perspectivas de uma metodologia ativa / Learning contextualization: perspectives of an active methodology |
spellingShingle |
Contextualização da aprendizagem: perspectivas de uma metodologia ativa / Learning contextualization: perspectives of an active methodology Santos, Francisca Alana de Lima Contextualização da aprendizagem Metodologia Ativa Aprendizagem Significativa. |
title_short |
Contextualização da aprendizagem: perspectivas de uma metodologia ativa / Learning contextualization: perspectives of an active methodology |
title_full |
Contextualização da aprendizagem: perspectivas de uma metodologia ativa / Learning contextualization: perspectives of an active methodology |
title_fullStr |
Contextualização da aprendizagem: perspectivas de uma metodologia ativa / Learning contextualization: perspectives of an active methodology |
title_full_unstemmed |
Contextualização da aprendizagem: perspectivas de uma metodologia ativa / Learning contextualization: perspectives of an active methodology |
title_sort |
Contextualização da aprendizagem: perspectivas de uma metodologia ativa / Learning contextualization: perspectives of an active methodology |
author |
Santos, Francisca Alana de Lima |
author_facet |
Santos, Francisca Alana de Lima Dantas, Leonardo Pereira Nascimento, Marcos Teles do Melo, Odete Paiva de Alencar Cariri, Tiago França Araripe Trigueiro, Emilia Suitberta de Oliveira Torres, Cícero Magérbio Gomes |
author_role |
author |
author2 |
Dantas, Leonardo Pereira Nascimento, Marcos Teles do Melo, Odete Paiva de Alencar Cariri, Tiago França Araripe Trigueiro, Emilia Suitberta de Oliveira Torres, Cícero Magérbio Gomes |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Francisca Alana de Lima Dantas, Leonardo Pereira Nascimento, Marcos Teles do Melo, Odete Paiva de Alencar Cariri, Tiago França Araripe Trigueiro, Emilia Suitberta de Oliveira Torres, Cícero Magérbio Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contextualização da aprendizagem Metodologia Ativa Aprendizagem Significativa. |
topic |
Contextualização da aprendizagem Metodologia Ativa Aprendizagem Significativa. |
description |
A Metodologia da Contextualização da Aprendizagem – MCA compreende um conjunto de ideias pedagógicas que passam a enxergar e compreender a necessidade de desenvolvimento de espaços de aprendizagem que dialoguem com os espaços vivenciais de seus aprendentes. É uma resposta ao ambiente de ensino que, muitas vezes, não compreende a importância do lugar e da experiência como condições importantes de aprendizagem, produzindo e ministrando conteúdos que afastam os sujeitos de suas demandas reais. A partir desse universo, o artigo propõe discutir conceitos, pressupostos metodológicos, aspectos positivos e negativos e viabilidade da aplicação da MCA no ensino em saúde por meio de discussões já produzidas no campo temático. Logo, optou-se pela realização de um estudo bibliográfico para decifrar como a discussão tem se apresentado em estudos acadêmicos vinculados a essa temática. Identificou-se a ideia comum entre diversos autores sobre a necessidade de aproximação entre os conteúdos a serem ministrados e vivências já consolidadas de seus aprendentes em um processo dialógico de troca de experiências. Em contraponto, é observado desafios como a implementação e o processo de compartilhamento de responsabilidades no processo. Construir um espaço em que o aprendente assume um papel de protagonista não exime o lugar do professor enquanto mediador desse processo, pelo contrário, fomenta a necessidade de compreensão desse conjunto de ideias pedagógicas para espaços de aprendizagem mais democráticos e que seja de fato percebido a valorização da experiência e da realidade enquanto elementos fundamentais no aprender. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12657 10.34117/bjdv6n7-089 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12657 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n7-089 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12657/10693 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 43392-43402 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 43392-43402 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 43392-43402 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645461732458496 |