Contextualização da aprendizagem: perspectivas de uma metodologia ativa / Learning contextualization: perspectives of an active methodology

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Francisca Alana de Lima
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Dantas, Leonardo Pereira, Nascimento, Marcos Teles do, Melo, Odete Paiva de Alencar, Cariri, Tiago França Araripe, Trigueiro, Emilia Suitberta de Oliveira, Torres, Cícero Magérbio Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12657
Resumo: A Metodologia da Contextualização da Aprendizagem – MCA compreende um conjunto de ideias pedagógicas que passam a enxergar e compreender a necessidade de desenvolvimento de espaços de aprendizagem que dialoguem com os espaços vivenciais de seus aprendentes.  É uma resposta ao ambiente de ensino que, muitas vezes, não compreende a importância do lugar e da experiência como condições importantes de aprendizagem, produzindo e ministrando conteúdos que afastam os sujeitos de suas demandas reais. A partir desse universo, o artigo propõe discutir conceitos, pressupostos metodológicos, aspectos positivos e negativos e viabilidade da aplicação da MCA no ensino em saúde por meio de discussões já produzidas no campo temático. Logo, optou-se pela realização de um estudo bibliográfico para decifrar como a discussão tem se apresentado em estudos acadêmicos vinculados a essa temática.  Identificou-se a ideia comum entre diversos autores sobre a necessidade de aproximação entre os conteúdos a serem ministrados e vivências já consolidadas de seus aprendentes em um processo dialógico de troca de experiências. Em contraponto, é observado desafios como a implementação e o processo de compartilhamento de responsabilidades no processo. Construir um espaço em que o aprendente assume um papel de protagonista não exime o lugar do professor enquanto mediador desse processo, pelo contrário, fomenta a necessidade de compreensão desse conjunto de ideias pedagógicas para espaços de aprendizagem mais democráticos e que seja de fato percebido a valorização da experiência e da realidade enquanto elementos fundamentais no aprender.  
id VERACRUZ-0_a1f82a9b1eac8e53ec745de23b27ac66
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12657
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Contextualização da aprendizagem: perspectivas de uma metodologia ativa / Learning contextualization: perspectives of an active methodologyContextualização da aprendizagemMetodologia AtivaAprendizagem Significativa.A Metodologia da Contextualização da Aprendizagem – MCA compreende um conjunto de ideias pedagógicas que passam a enxergar e compreender a necessidade de desenvolvimento de espaços de aprendizagem que dialoguem com os espaços vivenciais de seus aprendentes.  É uma resposta ao ambiente de ensino que, muitas vezes, não compreende a importância do lugar e da experiência como condições importantes de aprendizagem, produzindo e ministrando conteúdos que afastam os sujeitos de suas demandas reais. A partir desse universo, o artigo propõe discutir conceitos, pressupostos metodológicos, aspectos positivos e negativos e viabilidade da aplicação da MCA no ensino em saúde por meio de discussões já produzidas no campo temático. Logo, optou-se pela realização de um estudo bibliográfico para decifrar como a discussão tem se apresentado em estudos acadêmicos vinculados a essa temática.  Identificou-se a ideia comum entre diversos autores sobre a necessidade de aproximação entre os conteúdos a serem ministrados e vivências já consolidadas de seus aprendentes em um processo dialógico de troca de experiências. Em contraponto, é observado desafios como a implementação e o processo de compartilhamento de responsabilidades no processo. Construir um espaço em que o aprendente assume um papel de protagonista não exime o lugar do professor enquanto mediador desse processo, pelo contrário, fomenta a necessidade de compreensão desse conjunto de ideias pedagógicas para espaços de aprendizagem mais democráticos e que seja de fato percebido a valorização da experiência e da realidade enquanto elementos fundamentais no aprender.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1265710.34117/bjdv6n7-089Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 43392-43402Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 43392-43402Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 43392-434022525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12657/10693Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Francisca Alana de LimaDantas, Leonardo PereiraNascimento, Marcos Teles doMelo, Odete Paiva de AlencarCariri, Tiago França AraripeTrigueiro, Emilia Suitberta de OliveiraTorres, Cícero Magérbio Gomes2020-08-11T15:17:18Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12657Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:44.678413Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Contextualização da aprendizagem: perspectivas de uma metodologia ativa / Learning contextualization: perspectives of an active methodology
title Contextualização da aprendizagem: perspectivas de uma metodologia ativa / Learning contextualization: perspectives of an active methodology
spellingShingle Contextualização da aprendizagem: perspectivas de uma metodologia ativa / Learning contextualization: perspectives of an active methodology
Santos, Francisca Alana de Lima
Contextualização da aprendizagem
Metodologia Ativa
Aprendizagem Significativa.
title_short Contextualização da aprendizagem: perspectivas de uma metodologia ativa / Learning contextualization: perspectives of an active methodology
title_full Contextualização da aprendizagem: perspectivas de uma metodologia ativa / Learning contextualization: perspectives of an active methodology
title_fullStr Contextualização da aprendizagem: perspectivas de uma metodologia ativa / Learning contextualization: perspectives of an active methodology
title_full_unstemmed Contextualização da aprendizagem: perspectivas de uma metodologia ativa / Learning contextualization: perspectives of an active methodology
title_sort Contextualização da aprendizagem: perspectivas de uma metodologia ativa / Learning contextualization: perspectives of an active methodology
author Santos, Francisca Alana de Lima
author_facet Santos, Francisca Alana de Lima
Dantas, Leonardo Pereira
Nascimento, Marcos Teles do
Melo, Odete Paiva de Alencar
Cariri, Tiago França Araripe
Trigueiro, Emilia Suitberta de Oliveira
Torres, Cícero Magérbio Gomes
author_role author
author2 Dantas, Leonardo Pereira
Nascimento, Marcos Teles do
Melo, Odete Paiva de Alencar
Cariri, Tiago França Araripe
Trigueiro, Emilia Suitberta de Oliveira
Torres, Cícero Magérbio Gomes
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Francisca Alana de Lima
Dantas, Leonardo Pereira
Nascimento, Marcos Teles do
Melo, Odete Paiva de Alencar
Cariri, Tiago França Araripe
Trigueiro, Emilia Suitberta de Oliveira
Torres, Cícero Magérbio Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Contextualização da aprendizagem
Metodologia Ativa
Aprendizagem Significativa.
topic Contextualização da aprendizagem
Metodologia Ativa
Aprendizagem Significativa.
description A Metodologia da Contextualização da Aprendizagem – MCA compreende um conjunto de ideias pedagógicas que passam a enxergar e compreender a necessidade de desenvolvimento de espaços de aprendizagem que dialoguem com os espaços vivenciais de seus aprendentes.  É uma resposta ao ambiente de ensino que, muitas vezes, não compreende a importância do lugar e da experiência como condições importantes de aprendizagem, produzindo e ministrando conteúdos que afastam os sujeitos de suas demandas reais. A partir desse universo, o artigo propõe discutir conceitos, pressupostos metodológicos, aspectos positivos e negativos e viabilidade da aplicação da MCA no ensino em saúde por meio de discussões já produzidas no campo temático. Logo, optou-se pela realização de um estudo bibliográfico para decifrar como a discussão tem se apresentado em estudos acadêmicos vinculados a essa temática.  Identificou-se a ideia comum entre diversos autores sobre a necessidade de aproximação entre os conteúdos a serem ministrados e vivências já consolidadas de seus aprendentes em um processo dialógico de troca de experiências. Em contraponto, é observado desafios como a implementação e o processo de compartilhamento de responsabilidades no processo. Construir um espaço em que o aprendente assume um papel de protagonista não exime o lugar do professor enquanto mediador desse processo, pelo contrário, fomenta a necessidade de compreensão desse conjunto de ideias pedagógicas para espaços de aprendizagem mais democráticos e que seja de fato percebido a valorização da experiência e da realidade enquanto elementos fundamentais no aprender.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12657
10.34117/bjdv6n7-089
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12657
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n7-089
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12657/10693
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 43392-43402
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 43392-43402
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 43392-43402
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645461732458496