INTERVENÇÕES NO AMBIENTE ESCOLAR UTILIZANDO A PROMOÇÃO DA SAÚDE COMO FERRAMENTA PARA A MELHORIA DO ENSINO: INTERVENTION AT SCHOOL ENVIRONMENT USING HEALTH CARE PROMOTION AS A TOOL TO IMPROVE TEACHING
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34015 |
Resumo: | O presente estudo avaliou o impacto de intervenções colaborativas noambiente escolar e, com esse intuito, utilizou o tema da promoção da saúde como forma de melhoria do ensino. Para tanto, empregou-se a pesquisa-ação colaborativa como principal aporte metodológico. As análises dos dados evidenciaram que as intervenções colaborativas desenvolveram mais mudanças cognitivas e motivacionais do que na prática docente. Encontraram-se indícios de que os professores têm dificuldades em modificar suas práticas docentes, por ainda não estarem preparados para experimentar uma mudança mais profunda e com segurança, bem como por estarem muito atrelados às rotinas pedagógicas exigidas pelo sistema de ensino. No entanto, o estudo revelou modificações nos conceitos e concepções, aos quais novos saberes foram incorporados, ressignificados e desmistificados. The present study evaluates the impact of collaborative interventions at school environment by using the theme of promoting health care as a means of improving teaching. For that, a collaborative action research was employed as the main methodological framework. Data analysis showed that collaborative interventions developed more cognitive and motivational changes than in teaching practices. We find evidences that teachers have difficulties in modifying their teaching practices for not being prepared to experience a deeper and safely change and for being too tied to pedagogical routines required by the education system. However, the research found changes in concepts and ideas to witch new knowledge was incorporated reassigned and demystified. |
id |
UFMG-11_7b18bc66d769df017dd0ddfc8840c417 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/34015 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
INTERVENÇÕES NO AMBIENTE ESCOLAR UTILIZANDO A PROMOÇÃO DA SAÚDE COMO FERRAMENTA PARA A MELHORIA DO ENSINO: INTERVENTION AT SCHOOL ENVIRONMENT USING HEALTH CARE PROMOTION AS A TOOL TO IMPROVE TEACHINGPromoção da Saúde; Pesquisa-Ação Colaborativa; Ensino.O presente estudo avaliou o impacto de intervenções colaborativas noambiente escolar e, com esse intuito, utilizou o tema da promoção da saúde como forma de melhoria do ensino. Para tanto, empregou-se a pesquisa-ação colaborativa como principal aporte metodológico. As análises dos dados evidenciaram que as intervenções colaborativas desenvolveram mais mudanças cognitivas e motivacionais do que na prática docente. Encontraram-se indícios de que os professores têm dificuldades em modificar suas práticas docentes, por ainda não estarem preparados para experimentar uma mudança mais profunda e com segurança, bem como por estarem muito atrelados às rotinas pedagógicas exigidas pelo sistema de ensino. No entanto, o estudo revelou modificações nos conceitos e concepções, aos quais novos saberes foram incorporados, ressignificados e desmistificados. The present study evaluates the impact of collaborative interventions at school environment by using the theme of promoting health care as a means of improving teaching. For that, a collaborative action research was employed as the main methodological framework. Data analysis showed that collaborative interventions developed more cognitive and motivational changes than in teaching practices. We find evidences that teachers have difficulties in modifying their teaching practices for not being prepared to experience a deeper and safely change and for being too tied to pedagogical routines required by the education system. However, the research found changes in concepts and ideas to witch new knowledge was incorporated reassigned and demystified.CECIMIG-FaE-UFMG2014-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3401510.1590/1983-21172014160302 Ensaio Research in Science Education; Vol. 16 No. 3 (2014)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 16 Núm. 3 (2014)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 16 n. 3 (2014)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34015/27087Copyright (c) 2014 Ensaio Pesquisa em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessIlha, Phillip Vilanova Santos de Lima, Ana Paula Rossi, Daniela Sastre Soares, Félix Alexandre Antunes 2021-05-19T19:04:02Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34015Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-05-19T19:04:02Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INTERVENÇÕES NO AMBIENTE ESCOLAR UTILIZANDO A PROMOÇÃO DA SAÚDE COMO FERRAMENTA PARA A MELHORIA DO ENSINO: INTERVENTION AT SCHOOL ENVIRONMENT USING HEALTH CARE PROMOTION AS A TOOL TO IMPROVE TEACHING |
title |
INTERVENÇÕES NO AMBIENTE ESCOLAR UTILIZANDO A PROMOÇÃO DA SAÚDE COMO FERRAMENTA PARA A MELHORIA DO ENSINO: INTERVENTION AT SCHOOL ENVIRONMENT USING HEALTH CARE PROMOTION AS A TOOL TO IMPROVE TEACHING |
spellingShingle |
INTERVENÇÕES NO AMBIENTE ESCOLAR UTILIZANDO A PROMOÇÃO DA SAÚDE COMO FERRAMENTA PARA A MELHORIA DO ENSINO: INTERVENTION AT SCHOOL ENVIRONMENT USING HEALTH CARE PROMOTION AS A TOOL TO IMPROVE TEACHING Ilha, Phillip Vilanova Promoção da Saúde; Pesquisa-Ação Colaborativa; Ensino. |
title_short |
INTERVENÇÕES NO AMBIENTE ESCOLAR UTILIZANDO A PROMOÇÃO DA SAÚDE COMO FERRAMENTA PARA A MELHORIA DO ENSINO: INTERVENTION AT SCHOOL ENVIRONMENT USING HEALTH CARE PROMOTION AS A TOOL TO IMPROVE TEACHING |
title_full |
INTERVENÇÕES NO AMBIENTE ESCOLAR UTILIZANDO A PROMOÇÃO DA SAÚDE COMO FERRAMENTA PARA A MELHORIA DO ENSINO: INTERVENTION AT SCHOOL ENVIRONMENT USING HEALTH CARE PROMOTION AS A TOOL TO IMPROVE TEACHING |
title_fullStr |
INTERVENÇÕES NO AMBIENTE ESCOLAR UTILIZANDO A PROMOÇÃO DA SAÚDE COMO FERRAMENTA PARA A MELHORIA DO ENSINO: INTERVENTION AT SCHOOL ENVIRONMENT USING HEALTH CARE PROMOTION AS A TOOL TO IMPROVE TEACHING |
title_full_unstemmed |
INTERVENÇÕES NO AMBIENTE ESCOLAR UTILIZANDO A PROMOÇÃO DA SAÚDE COMO FERRAMENTA PARA A MELHORIA DO ENSINO: INTERVENTION AT SCHOOL ENVIRONMENT USING HEALTH CARE PROMOTION AS A TOOL TO IMPROVE TEACHING |
title_sort |
INTERVENÇÕES NO AMBIENTE ESCOLAR UTILIZANDO A PROMOÇÃO DA SAÚDE COMO FERRAMENTA PARA A MELHORIA DO ENSINO: INTERVENTION AT SCHOOL ENVIRONMENT USING HEALTH CARE PROMOTION AS A TOOL TO IMPROVE TEACHING |
author |
Ilha, Phillip Vilanova |
author_facet |
Ilha, Phillip Vilanova Santos de Lima, Ana Paula Rossi, Daniela Sastre Soares, Félix Alexandre Antunes |
author_role |
author |
author2 |
Santos de Lima, Ana Paula Rossi, Daniela Sastre Soares, Félix Alexandre Antunes |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ilha, Phillip Vilanova Santos de Lima, Ana Paula Rossi, Daniela Sastre Soares, Félix Alexandre Antunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Promoção da Saúde; Pesquisa-Ação Colaborativa; Ensino. |
topic |
Promoção da Saúde; Pesquisa-Ação Colaborativa; Ensino. |
description |
O presente estudo avaliou o impacto de intervenções colaborativas noambiente escolar e, com esse intuito, utilizou o tema da promoção da saúde como forma de melhoria do ensino. Para tanto, empregou-se a pesquisa-ação colaborativa como principal aporte metodológico. As análises dos dados evidenciaram que as intervenções colaborativas desenvolveram mais mudanças cognitivas e motivacionais do que na prática docente. Encontraram-se indícios de que os professores têm dificuldades em modificar suas práticas docentes, por ainda não estarem preparados para experimentar uma mudança mais profunda e com segurança, bem como por estarem muito atrelados às rotinas pedagógicas exigidas pelo sistema de ensino. No entanto, o estudo revelou modificações nos conceitos e concepções, aos quais novos saberes foram incorporados, ressignificados e desmistificados. The present study evaluates the impact of collaborative interventions at school environment by using the theme of promoting health care as a means of improving teaching. For that, a collaborative action research was employed as the main methodological framework. Data analysis showed that collaborative interventions developed more cognitive and motivational changes than in teaching practices. We find evidences that teachers have difficulties in modifying their teaching practices for not being prepared to experience a deeper and safely change and for being too tied to pedagogical routines required by the education system. However, the research found changes in concepts and ideas to witch new knowledge was incorporated reassigned and demystified. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34015 10.1590/1983-21172014160302 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34015 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-21172014160302 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34015/27087 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Ensaio Pesquisa em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Ensaio Pesquisa em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 16 No. 3 (2014) Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 16 Núm. 3 (2014) Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 16 n. 3 (2014) 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711164521775104 |