Aprendizagem colaborativa online : uma experiência e vivência em tutoria na disciplina Promoção da Saúde 3 da Universidade de Brasília

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Câmara, Estéfane Jennifer Santos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, André Ribeiro da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/43185
https://doi.org/10.5281/3561184
Resumo: O objetivo desse estudo foi relatar a experiência como tutora de uma disciplina semipre-sencial, aberta para todos os cursos da Universidade de Brasília (UnB). Estudo descriti-vo, com caráter de relato de experiência sobre a disciplina Promoção da Saúde 3 (PS3). A grande colaboração Inter profissional auxilia no baixo índice de evasão e reprovação dos alunos, atendendo as perspectivas de interação e trabalho em grupo e a reflexão que a disciplina PS3 aborda, seja em qualquer curso da UnB, têm resultados positivos e satisfatórios tanto para os alunos, tanto para quem vivencia a tutoria. Diante do relato exposto, pode-se findar que em suma a Educação a Distância (EAD) é uma modalidade de ensino que estimula a produção e integração de vários tipos de conhecimentos cien-tíficos, onde a democratização do saber, segue uma linha tênue com as oportunidades de acesso ao conhecimento.
id UNB_4c5a626918343b6370fab612c3b84f6f
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/43185
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Aprendizagem colaborativa online : uma experiência e vivência em tutoria na disciplina Promoção da Saúde 3 da Universidade de BrasíliaOnline collaborative learninnce : an experience and experience in tutoring in the Health Promotion 3 discipline of the University of BrasiliaAprendizaje colaborativo en línea : una experiencia y vivencia de tutoría en la disciplina de Promoción de la Salud 3 de la Universidade de BrasiliaTutoriaMonitoriaPromoção da saúdePrática colaborativa onlineO objetivo desse estudo foi relatar a experiência como tutora de uma disciplina semipre-sencial, aberta para todos os cursos da Universidade de Brasília (UnB). Estudo descriti-vo, com caráter de relato de experiência sobre a disciplina Promoção da Saúde 3 (PS3). A grande colaboração Inter profissional auxilia no baixo índice de evasão e reprovação dos alunos, atendendo as perspectivas de interação e trabalho em grupo e a reflexão que a disciplina PS3 aborda, seja em qualquer curso da UnB, têm resultados positivos e satisfatórios tanto para os alunos, tanto para quem vivencia a tutoria. Diante do relato exposto, pode-se findar que em suma a Educação a Distância (EAD) é uma modalidade de ensino que estimula a produção e integração de vários tipos de conhecimentos cien-tíficos, onde a democratização do saber, segue uma linha tênue com as oportunidades de acesso ao conhecimento.The objective of this study was to report the experience as a tutor of a semipresential discipline, open to all courses of the University of Brasilia (UnB). Descriptive study, with character of experience report on the discipline Health Promotion 3 (PS3). The great col-laboration Inter professional helps in the low rate of evasion and disapproval of the stu-dents, attending the perspectives of interaction and work in group and the reflection that the discipline PS3 addresses, be in any course of the UnB, have positive and satisfactory results both for the students, both for those who experience tutoring. In view of the abo-ve, it can be concluded that, in short, Distance Education (EAD) is a teaching modality that stimulates the production and integration of various types of scientific knowledge, where the democratization of knowledge follows a tenuous line with the opportunities access to knowledge.El objetivo de este estudio fue relatar la experiencia como tutor de una disciplina semi-presencial, abierta para todos los cursos de la Universidad de Brasilia (UnB). Se trata de un estudio descriptivo, con carácter de experiencia sobre la disciplina Promoción de la Salud 3 (PS3). La gran colaboración interprofessional ayudó en la baja tasa de abando-no y al fracaso de los alumnos, encontrando las perspectivas de interacción y trabajo en grupo y la reflexión que la disciplina PS3 aborda, ya sea en cualquier curso de la UnB, teniendo resultados positivos y satisfactorios tanto para los alumnos, como para los que experimentan la tutoría. Por lo anterior, se puede concluir que, la Educación a Distancia (ED) es una modalidad de enseñanza que estimula la producción e integración de diver-sos tipos de conocimiento científico, donde la democratización del conocimiento sigue una línea tenue junto a las oportunidades de acceso al conocimiento.Centro de Estudos Avançados MultidisciplinaresCentro de Estudos Avançados Multidisciplinares - CEAM2022-03-30T10:41:51Z2022-03-30T10:41:51Z2019-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCÂMARA, Estéfane Jennifer Santos; SILVA, André Ribeiro da. Aprendizagem colaborativa online: uma experiência e vivência em tutoria na disciplina Promoção da Saúde 3 da Universidade de Brasília. Revista do CEAM, Brasília, v. 5, n. 2, p. 88-93, 2019. DOI: https://doi.org/10.5281/3561184. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistadoceam/article/view/20242. Acesso em: 4 fev. 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/43185https://doi.org/10.5281/3561184Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista do CEAM o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Fonte: https://periodicos.unb.br/index.php/revistadoceam/article/view/20242. Acesso em: 4 fev. 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessCâmara, Estéfane Jennifer SantosSilva, André Ribeiro daporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-17T01:21:09Zoai:repositorio.unb.br:10482/43185Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-17T01:21:09Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem colaborativa online : uma experiência e vivência em tutoria na disciplina Promoção da Saúde 3 da Universidade de Brasília
Online collaborative learninnce : an experience and experience in tutoring in the Health Promotion 3 discipline of the University of Brasilia
Aprendizaje colaborativo en línea : una experiencia y vivencia de tutoría en la disciplina de Promoción de la Salud 3 de la Universidade de Brasilia
title Aprendizagem colaborativa online : uma experiência e vivência em tutoria na disciplina Promoção da Saúde 3 da Universidade de Brasília
spellingShingle Aprendizagem colaborativa online : uma experiência e vivência em tutoria na disciplina Promoção da Saúde 3 da Universidade de Brasília
Câmara, Estéfane Jennifer Santos
Tutoria
Monitoria
Promoção da saúde
Prática colaborativa online
title_short Aprendizagem colaborativa online : uma experiência e vivência em tutoria na disciplina Promoção da Saúde 3 da Universidade de Brasília
title_full Aprendizagem colaborativa online : uma experiência e vivência em tutoria na disciplina Promoção da Saúde 3 da Universidade de Brasília
title_fullStr Aprendizagem colaborativa online : uma experiência e vivência em tutoria na disciplina Promoção da Saúde 3 da Universidade de Brasília
title_full_unstemmed Aprendizagem colaborativa online : uma experiência e vivência em tutoria na disciplina Promoção da Saúde 3 da Universidade de Brasília
title_sort Aprendizagem colaborativa online : uma experiência e vivência em tutoria na disciplina Promoção da Saúde 3 da Universidade de Brasília
author Câmara, Estéfane Jennifer Santos
author_facet Câmara, Estéfane Jennifer Santos
Silva, André Ribeiro da
author_role author
author2 Silva, André Ribeiro da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Câmara, Estéfane Jennifer Santos
Silva, André Ribeiro da
dc.subject.por.fl_str_mv Tutoria
Monitoria
Promoção da saúde
Prática colaborativa online
topic Tutoria
Monitoria
Promoção da saúde
Prática colaborativa online
description O objetivo desse estudo foi relatar a experiência como tutora de uma disciplina semipre-sencial, aberta para todos os cursos da Universidade de Brasília (UnB). Estudo descriti-vo, com caráter de relato de experiência sobre a disciplina Promoção da Saúde 3 (PS3). A grande colaboração Inter profissional auxilia no baixo índice de evasão e reprovação dos alunos, atendendo as perspectivas de interação e trabalho em grupo e a reflexão que a disciplina PS3 aborda, seja em qualquer curso da UnB, têm resultados positivos e satisfatórios tanto para os alunos, tanto para quem vivencia a tutoria. Diante do relato exposto, pode-se findar que em suma a Educação a Distância (EAD) é uma modalidade de ensino que estimula a produção e integração de vários tipos de conhecimentos cien-tíficos, onde a democratização do saber, segue uma linha tênue com as oportunidades de acesso ao conhecimento.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-17
2022-03-30T10:41:51Z
2022-03-30T10:41:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CÂMARA, Estéfane Jennifer Santos; SILVA, André Ribeiro da. Aprendizagem colaborativa online: uma experiência e vivência em tutoria na disciplina Promoção da Saúde 3 da Universidade de Brasília. Revista do CEAM, Brasília, v. 5, n. 2, p. 88-93, 2019. DOI: https://doi.org/10.5281/3561184. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistadoceam/article/view/20242. Acesso em: 4 fev. 2022.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/43185
https://doi.org/10.5281/3561184
identifier_str_mv CÂMARA, Estéfane Jennifer Santos; SILVA, André Ribeiro da. Aprendizagem colaborativa online: uma experiência e vivência em tutoria na disciplina Promoção da Saúde 3 da Universidade de Brasília. Revista do CEAM, Brasília, v. 5, n. 2, p. 88-93, 2019. DOI: https://doi.org/10.5281/3561184. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistadoceam/article/view/20242. Acesso em: 4 fev. 2022.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/43185
https://doi.org/10.5281/3561184
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares - CEAM
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares - CEAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508199717371904