Fundamentos teóricos que envolvem a concepção de conceitos científicos na construção do conhecimento das ciências naturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Francimar Martins
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9980
Resumo: Analisamos entendimentos do que são conceitos científicos e as situações didáticas para o ensino e aprendizagem que deles depreendem-se. Em um primeiro entendimento, tais conceitos são vistos como rótulos que nomeiam conjuntos de atributosou propriedades perceptíveis, dados objetivos e fatos encontrados no mundo. Em contraposição, há o entendimento de que conceitos científicos são substantivos quecompactuam uma rede flexível de conhecimentos articulados e concatenados. Em relação aos processos de ensino e aprendizagem, identificamos que no primeiro entendimentohá ênfase no aprendizado de definições e na execução de experimentos que evidenciem as propriedades que o conceito define, enquanto no segundo entendimento o foco é acapacidade de articulação de informações em função do contexto em que ele é empregado.
id UFMG-11_7f4324f2470e11746922c65400f90b7b
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/9980
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling Fundamentos teóricos que envolvem a concepção de conceitos científicos na construção do conhecimento das ciências naturaisAnalisamos entendimentos do que são conceitos científicos e as situações didáticas para o ensino e aprendizagem que deles depreendem-se. Em um primeiro entendimento, tais conceitos são vistos como rótulos que nomeiam conjuntos de atributosou propriedades perceptíveis, dados objetivos e fatos encontrados no mundo. Em contraposição, há o entendimento de que conceitos científicos são substantivos quecompactuam uma rede flexível de conhecimentos articulados e concatenados. Em relação aos processos de ensino e aprendizagem, identificamos que no primeiro entendimentohá ênfase no aprendizado de definições e na execução de experimentos que evidenciem as propriedades que o conceito define, enquanto no segundo entendimento o foco é acapacidade de articulação de informações em função do contexto em que ele é empregado.CECIMIG-FaE-UFMG2009-01-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9980Ensaio Research in Science Education; Vol. 8 No. 2 (2006); 121-132Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 8 Núm. 2 (2006); 121-132Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 8 n. 2 (2006); 121-1321983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9980/6952Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Francimar Martins2019-02-01T19:54:20Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9980Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2019-02-01T19:54:20Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Fundamentos teóricos que envolvem a concepção de conceitos científicos na construção do conhecimento das ciências naturais
title Fundamentos teóricos que envolvem a concepção de conceitos científicos na construção do conhecimento das ciências naturais
spellingShingle Fundamentos teóricos que envolvem a concepção de conceitos científicos na construção do conhecimento das ciências naturais
Teixeira, Francimar Martins
title_short Fundamentos teóricos que envolvem a concepção de conceitos científicos na construção do conhecimento das ciências naturais
title_full Fundamentos teóricos que envolvem a concepção de conceitos científicos na construção do conhecimento das ciências naturais
title_fullStr Fundamentos teóricos que envolvem a concepção de conceitos científicos na construção do conhecimento das ciências naturais
title_full_unstemmed Fundamentos teóricos que envolvem a concepção de conceitos científicos na construção do conhecimento das ciências naturais
title_sort Fundamentos teóricos que envolvem a concepção de conceitos científicos na construção do conhecimento das ciências naturais
author Teixeira, Francimar Martins
author_facet Teixeira, Francimar Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Francimar Martins
description Analisamos entendimentos do que são conceitos científicos e as situações didáticas para o ensino e aprendizagem que deles depreendem-se. Em um primeiro entendimento, tais conceitos são vistos como rótulos que nomeiam conjuntos de atributosou propriedades perceptíveis, dados objetivos e fatos encontrados no mundo. Em contraposição, há o entendimento de que conceitos científicos são substantivos quecompactuam uma rede flexível de conhecimentos articulados e concatenados. Em relação aos processos de ensino e aprendizagem, identificamos que no primeiro entendimentohá ênfase no aprendizado de definições e na execução de experimentos que evidenciem as propriedades que o conceito define, enquanto no segundo entendimento o foco é acapacidade de articulação de informações em função do contexto em que ele é empregado.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9980
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9980
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9980/6952
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 8 No. 2 (2006); 121-132
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 8 Núm. 2 (2006); 121-132
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 8 n. 2 (2006); 121-132
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711162154090496