Fundamentos teóricos que envolvem a concepção de conceitos científicos na construção do conhecimento das ciências naturais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9980 |
Resumo: | Analisamos entendimentos do que são conceitos científicos e as situações didáticas para o ensino e aprendizagem que deles depreendem-se. Em um primeiro entendimento, tais conceitos são vistos como rótulos que nomeiam conjuntos de atributosou propriedades perceptíveis, dados objetivos e fatos encontrados no mundo. Em contraposição, há o entendimento de que conceitos científicos são substantivos quecompactuam uma rede flexível de conhecimentos articulados e concatenados. Em relação aos processos de ensino e aprendizagem, identificamos que no primeiro entendimentohá ênfase no aprendizado de definições e na execução de experimentos que evidenciem as propriedades que o conceito define, enquanto no segundo entendimento o foco é acapacidade de articulação de informações em função do contexto em que ele é empregado. |
id |
UFMG-11_7f4324f2470e11746922c65400f90b7b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/9980 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Fundamentos teóricos que envolvem a concepção de conceitos científicos na construção do conhecimento das ciências naturaisAnalisamos entendimentos do que são conceitos científicos e as situações didáticas para o ensino e aprendizagem que deles depreendem-se. Em um primeiro entendimento, tais conceitos são vistos como rótulos que nomeiam conjuntos de atributosou propriedades perceptíveis, dados objetivos e fatos encontrados no mundo. Em contraposição, há o entendimento de que conceitos científicos são substantivos quecompactuam uma rede flexível de conhecimentos articulados e concatenados. Em relação aos processos de ensino e aprendizagem, identificamos que no primeiro entendimentohá ênfase no aprendizado de definições e na execução de experimentos que evidenciem as propriedades que o conceito define, enquanto no segundo entendimento o foco é acapacidade de articulação de informações em função do contexto em que ele é empregado.CECIMIG-FaE-UFMG2009-01-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9980Ensaio Research in Science Education; Vol. 8 No. 2 (2006); 121-132Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 8 Núm. 2 (2006); 121-132Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 8 n. 2 (2006); 121-1321983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9980/6952Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Francimar Martins2019-02-01T19:54:20Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9980Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2019-02-01T19:54:20Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fundamentos teóricos que envolvem a concepção de conceitos científicos na construção do conhecimento das ciências naturais |
title |
Fundamentos teóricos que envolvem a concepção de conceitos científicos na construção do conhecimento das ciências naturais |
spellingShingle |
Fundamentos teóricos que envolvem a concepção de conceitos científicos na construção do conhecimento das ciências naturais Teixeira, Francimar Martins |
title_short |
Fundamentos teóricos que envolvem a concepção de conceitos científicos na construção do conhecimento das ciências naturais |
title_full |
Fundamentos teóricos que envolvem a concepção de conceitos científicos na construção do conhecimento das ciências naturais |
title_fullStr |
Fundamentos teóricos que envolvem a concepção de conceitos científicos na construção do conhecimento das ciências naturais |
title_full_unstemmed |
Fundamentos teóricos que envolvem a concepção de conceitos científicos na construção do conhecimento das ciências naturais |
title_sort |
Fundamentos teóricos que envolvem a concepção de conceitos científicos na construção do conhecimento das ciências naturais |
author |
Teixeira, Francimar Martins |
author_facet |
Teixeira, Francimar Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Francimar Martins |
description |
Analisamos entendimentos do que são conceitos científicos e as situações didáticas para o ensino e aprendizagem que deles depreendem-se. Em um primeiro entendimento, tais conceitos são vistos como rótulos que nomeiam conjuntos de atributosou propriedades perceptíveis, dados objetivos e fatos encontrados no mundo. Em contraposição, há o entendimento de que conceitos científicos são substantivos quecompactuam uma rede flexível de conhecimentos articulados e concatenados. Em relação aos processos de ensino e aprendizagem, identificamos que no primeiro entendimentohá ênfase no aprendizado de definições e na execução de experimentos que evidenciem as propriedades que o conceito define, enquanto no segundo entendimento o foco é acapacidade de articulação de informações em função do contexto em que ele é empregado. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9980 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9980 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9980/6952 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 8 No. 2 (2006); 121-132 Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 8 Núm. 2 (2006); 121-132 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 8 n. 2 (2006); 121-132 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711162154090496 |