A natureza do conhecimento cientifico e a educação em ciencias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Regina Maria Rabello
Data de Publicação: 1991
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75817
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciencias da Educação
id UFSC_4cdfb82afd1c53447ae50c88ba4ae196
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/75817
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A natureza do conhecimento cientifico e a educação em cienciasCienciaEstudo e ensinoTesesConstrutivismo (Educação)Professores -FormaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciencias da EducaçãoEsta pesquisa propõe-se a investigar relações entre a natureza do conhecimento científico e a educação em ciências, focalizando especialmente a formação de professores. Portanto, inicia com uma síntese de diferentes concepções quanto à natureza do conhecimento científico, seguida por contribuições alternativas. Analisa também pesquisas nacionais e internacionais envolvendo questões epistemológicas e pedagógicas na educação em ciências. Segue-se o relato do estudo realizado no Rio Grande do Sul, em cursos de licenciatura em ciências, química, física e biologia, quanto às disciplinas que promovem um debate epistemológico e quanto à idéias dos alunos concluintes sobre a natureza do conhecimento científico. Coincidindo com evidências de trabalhos anteriores, houve entre os formandos a predominância da concepção empirista, que deve ser superada para favorecer o desenvolvimento de propostas construtivistas de ensino-aprendizagem. Assim, a partir de colocações quanto ao modo como as concepções dos professores sobre a natureza do conhecimento científico estão relacionadas à educação em ciências, os resultados da pesquisa são comentados no contexto de uma realidade educacional em reestruturação, propondo-se alternativas para debater essas questões nas licenciaturas e entre os professores em serviço.Zylbersztajn, ArdenUniversidade Federal de Santa CatarinaBorges, Regina Maria Rabello2012-10-16T04:41:29Z2012-10-16T04:41:29Z19911991info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis235f.| il., tabsapplication/pdf88800http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75817porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-08T16:54:28Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/75817Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-01-08T16:54:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A natureza do conhecimento cientifico e a educação em ciencias
title A natureza do conhecimento cientifico e a educação em ciencias
spellingShingle A natureza do conhecimento cientifico e a educação em ciencias
Borges, Regina Maria Rabello
Ciencia
Estudo e ensino
Teses
Construtivismo (Educação)
Professores -
Formação
title_short A natureza do conhecimento cientifico e a educação em ciencias
title_full A natureza do conhecimento cientifico e a educação em ciencias
title_fullStr A natureza do conhecimento cientifico e a educação em ciencias
title_full_unstemmed A natureza do conhecimento cientifico e a educação em ciencias
title_sort A natureza do conhecimento cientifico e a educação em ciencias
author Borges, Regina Maria Rabello
author_facet Borges, Regina Maria Rabello
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zylbersztajn, Arden
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Regina Maria Rabello
dc.subject.por.fl_str_mv Ciencia
Estudo e ensino
Teses
Construtivismo (Educação)
Professores -
Formação
topic Ciencia
Estudo e ensino
Teses
Construtivismo (Educação)
Professores -
Formação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciencias da Educação
publishDate 1991
dc.date.none.fl_str_mv 1991
1991
2012-10-16T04:41:29Z
2012-10-16T04:41:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 88800
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75817
identifier_str_mv 88800
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75817
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 235f.| il., tabs
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652356066213888