A natureza do conhecimento cientifico e a educação em ciencias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1991 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75817 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciencias da Educação |
id |
UFSC_4cdfb82afd1c53447ae50c88ba4ae196 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/75817 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A natureza do conhecimento cientifico e a educação em cienciasCienciaEstudo e ensinoTesesConstrutivismo (Educação)Professores -FormaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciencias da EducaçãoEsta pesquisa propõe-se a investigar relações entre a natureza do conhecimento científico e a educação em ciências, focalizando especialmente a formação de professores. Portanto, inicia com uma síntese de diferentes concepções quanto à natureza do conhecimento científico, seguida por contribuições alternativas. Analisa também pesquisas nacionais e internacionais envolvendo questões epistemológicas e pedagógicas na educação em ciências. Segue-se o relato do estudo realizado no Rio Grande do Sul, em cursos de licenciatura em ciências, química, física e biologia, quanto às disciplinas que promovem um debate epistemológico e quanto à idéias dos alunos concluintes sobre a natureza do conhecimento científico. Coincidindo com evidências de trabalhos anteriores, houve entre os formandos a predominância da concepção empirista, que deve ser superada para favorecer o desenvolvimento de propostas construtivistas de ensino-aprendizagem. Assim, a partir de colocações quanto ao modo como as concepções dos professores sobre a natureza do conhecimento científico estão relacionadas à educação em ciências, os resultados da pesquisa são comentados no contexto de uma realidade educacional em reestruturação, propondo-se alternativas para debater essas questões nas licenciaturas e entre os professores em serviço.Zylbersztajn, ArdenUniversidade Federal de Santa CatarinaBorges, Regina Maria Rabello2012-10-16T04:41:29Z2012-10-16T04:41:29Z19911991info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis235f.| il., tabsapplication/pdf88800http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75817porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-08T16:54:28Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/75817Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-01-08T16:54:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A natureza do conhecimento cientifico e a educação em ciencias |
title |
A natureza do conhecimento cientifico e a educação em ciencias |
spellingShingle |
A natureza do conhecimento cientifico e a educação em ciencias Borges, Regina Maria Rabello Ciencia Estudo e ensino Teses Construtivismo (Educação) Professores - Formação |
title_short |
A natureza do conhecimento cientifico e a educação em ciencias |
title_full |
A natureza do conhecimento cientifico e a educação em ciencias |
title_fullStr |
A natureza do conhecimento cientifico e a educação em ciencias |
title_full_unstemmed |
A natureza do conhecimento cientifico e a educação em ciencias |
title_sort |
A natureza do conhecimento cientifico e a educação em ciencias |
author |
Borges, Regina Maria Rabello |
author_facet |
Borges, Regina Maria Rabello |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Zylbersztajn, Arden Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Regina Maria Rabello |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciencia Estudo e ensino Teses Construtivismo (Educação) Professores - Formação |
topic |
Ciencia Estudo e ensino Teses Construtivismo (Educação) Professores - Formação |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciencias da Educação |
publishDate |
1991 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1991 1991 2012-10-16T04:41:29Z 2012-10-16T04:41:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
88800 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75817 |
identifier_str_mv |
88800 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75817 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
235f.| il., tabs application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652356066213888 |