Políticas Educacionais de Formação Continuada e o Programa de desenvolvimento profissional de Minas Gerais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10397 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo analisar a implantação de uma política pública mineira do Projeto Escolas-Referência com o Programa de Desenvolvimento Profissional de Educadores – PDP – desenvolvido na jurisdição da Superintendência Regional de Ensino de Poços de Caldas-MG no contexto das políticas públicas, nos âmbitos federal e estadual, de capacitação continuada. O Programa tem a pretensão de inserir o professor como construtor e reconstrutor de seu percurso formativo e profissional por meio do desenvolvimento de atividades, do acompanhamento e suporte pedagógico para a implantação das novas propostas curriculares – a conjectura do Currículo Básico Comum. Mediante análise bibliográfica e documental, e de depoimento de quatro docentes participantes ativos do processo, refletiu-se, a partir de referências teóricas referentes a políticas públicas, sobre inquietações decorrentes da implantação da nova proposta no meio escolar, buscando conhecer os pontos que representam avanços e obstáculos do PDP. |
id |
UFMG-11_8228456a36139582b96ab4ac17b0d377 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/10397 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Políticas Educacionais de Formação Continuada e o Programa de desenvolvimento profissional de Minas Gerais370.1Este trabalho tem por objetivo analisar a implantação de uma política pública mineira do Projeto Escolas-Referência com o Programa de Desenvolvimento Profissional de Educadores – PDP – desenvolvido na jurisdição da Superintendência Regional de Ensino de Poços de Caldas-MG no contexto das políticas públicas, nos âmbitos federal e estadual, de capacitação continuada. O Programa tem a pretensão de inserir o professor como construtor e reconstrutor de seu percurso formativo e profissional por meio do desenvolvimento de atividades, do acompanhamento e suporte pedagógico para a implantação das novas propostas curriculares – a conjectura do Currículo Básico Comum. Mediante análise bibliográfica e documental, e de depoimento de quatro docentes participantes ativos do processo, refletiu-se, a partir de referências teóricas referentes a políticas públicas, sobre inquietações decorrentes da implantação da nova proposta no meio escolar, buscando conhecer os pontos que representam avanços e obstáculos do PDP.CECIMIG-FaE-UFMG2009-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10397Ensaio Research in Science Education; Vol. 11 No. 1 (2009); 97-112Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 11 Núm. 1 (2009); 97-112Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 11 n. 1 (2009); 97-1121983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10397/7354Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessFigueiredo, Jacqueline de Sousa BatistaLopes, Jairo de Araújo2019-02-01T19:54:55Zoai:periodicos.ufmg.br:article/10397Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2019-02-01T19:54:55Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Políticas Educacionais de Formação Continuada e o Programa de desenvolvimento profissional de Minas Gerais |
title |
Políticas Educacionais de Formação Continuada e o Programa de desenvolvimento profissional de Minas Gerais |
spellingShingle |
Políticas Educacionais de Formação Continuada e o Programa de desenvolvimento profissional de Minas Gerais Figueiredo, Jacqueline de Sousa Batista 370.1 |
title_short |
Políticas Educacionais de Formação Continuada e o Programa de desenvolvimento profissional de Minas Gerais |
title_full |
Políticas Educacionais de Formação Continuada e o Programa de desenvolvimento profissional de Minas Gerais |
title_fullStr |
Políticas Educacionais de Formação Continuada e o Programa de desenvolvimento profissional de Minas Gerais |
title_full_unstemmed |
Políticas Educacionais de Formação Continuada e o Programa de desenvolvimento profissional de Minas Gerais |
title_sort |
Políticas Educacionais de Formação Continuada e o Programa de desenvolvimento profissional de Minas Gerais |
author |
Figueiredo, Jacqueline de Sousa Batista |
author_facet |
Figueiredo, Jacqueline de Sousa Batista Lopes, Jairo de Araújo |
author_role |
author |
author2 |
Lopes, Jairo de Araújo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueiredo, Jacqueline de Sousa Batista Lopes, Jairo de Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
370.1 |
topic |
370.1 |
description |
Este trabalho tem por objetivo analisar a implantação de uma política pública mineira do Projeto Escolas-Referência com o Programa de Desenvolvimento Profissional de Educadores – PDP – desenvolvido na jurisdição da Superintendência Regional de Ensino de Poços de Caldas-MG no contexto das políticas públicas, nos âmbitos federal e estadual, de capacitação continuada. O Programa tem a pretensão de inserir o professor como construtor e reconstrutor de seu percurso formativo e profissional por meio do desenvolvimento de atividades, do acompanhamento e suporte pedagógico para a implantação das novas propostas curriculares – a conjectura do Currículo Básico Comum. Mediante análise bibliográfica e documental, e de depoimento de quatro docentes participantes ativos do processo, refletiu-se, a partir de referências teóricas referentes a políticas públicas, sobre inquietações decorrentes da implantação da nova proposta no meio escolar, buscando conhecer os pontos que representam avanços e obstáculos do PDP. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-06-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10397 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10397 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10397/7354 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 11 No. 1 (2009); 97-112 Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 11 Núm. 1 (2009); 97-112 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 11 n. 1 (2009); 97-112 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711163079983104 |