Políticas Educacionais de Formação Continuada e o Programa de desenvolvimento profissional de Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Jacqueline de Sousa Batista
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Lopes, Jairo de Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10397
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar a implantação de uma política pública mineira do Projeto Escolas-Referência com o Programa de Desenvolvimento Profissional de Educadores – PDP – desenvolvido na jurisdição da Superintendência Regional de Ensino de Poços de Caldas-MG no contexto das políticas públicas, nos âmbitos federal e estadual, de capacitação continuada. O Programa tem a pretensão de inserir o professor como construtor e reconstrutor de seu percurso formativo e profissional por meio do desenvolvimento de atividades, do acompanhamento e suporte pedagógico para a implantação das novas propostas curriculares – a conjectura do Currículo Básico Comum. Mediante análise bibliográfica e documental, e de depoimento de quatro docentes participantes ativos do processo, refletiu-se, a partir de referências teóricas referentes a políticas públicas, sobre inquietações decorrentes da implantação da nova proposta no meio escolar, buscando conhecer os pontos que representam avanços e obstáculos do PDP.
id UFMG-11_8228456a36139582b96ab4ac17b0d377
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/10397
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling Políticas Educacionais de Formação Continuada e o Programa de desenvolvimento profissional de Minas Gerais370.1Este trabalho tem por objetivo analisar a implantação de uma política pública mineira do Projeto Escolas-Referência com o Programa de Desenvolvimento Profissional de Educadores – PDP – desenvolvido na jurisdição da Superintendência Regional de Ensino de Poços de Caldas-MG no contexto das políticas públicas, nos âmbitos federal e estadual, de capacitação continuada. O Programa tem a pretensão de inserir o professor como construtor e reconstrutor de seu percurso formativo e profissional por meio do desenvolvimento de atividades, do acompanhamento e suporte pedagógico para a implantação das novas propostas curriculares – a conjectura do Currículo Básico Comum. Mediante análise bibliográfica e documental, e de depoimento de quatro docentes participantes ativos do processo, refletiu-se, a partir de referências teóricas referentes a políticas públicas, sobre inquietações decorrentes da implantação da nova proposta no meio escolar, buscando conhecer os pontos que representam avanços e obstáculos do PDP.CECIMIG-FaE-UFMG2009-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10397Ensaio Research in Science Education; Vol. 11 No. 1 (2009); 97-112Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 11 Núm. 1 (2009); 97-112Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 11 n. 1 (2009); 97-1121983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10397/7354Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessFigueiredo, Jacqueline de Sousa BatistaLopes, Jairo de Araújo2019-02-01T19:54:55Zoai:periodicos.ufmg.br:article/10397Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2019-02-01T19:54:55Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas Educacionais de Formação Continuada e o Programa de desenvolvimento profissional de Minas Gerais
title Políticas Educacionais de Formação Continuada e o Programa de desenvolvimento profissional de Minas Gerais
spellingShingle Políticas Educacionais de Formação Continuada e o Programa de desenvolvimento profissional de Minas Gerais
Figueiredo, Jacqueline de Sousa Batista
370.1
title_short Políticas Educacionais de Formação Continuada e o Programa de desenvolvimento profissional de Minas Gerais
title_full Políticas Educacionais de Formação Continuada e o Programa de desenvolvimento profissional de Minas Gerais
title_fullStr Políticas Educacionais de Formação Continuada e o Programa de desenvolvimento profissional de Minas Gerais
title_full_unstemmed Políticas Educacionais de Formação Continuada e o Programa de desenvolvimento profissional de Minas Gerais
title_sort Políticas Educacionais de Formação Continuada e o Programa de desenvolvimento profissional de Minas Gerais
author Figueiredo, Jacqueline de Sousa Batista
author_facet Figueiredo, Jacqueline de Sousa Batista
Lopes, Jairo de Araújo
author_role author
author2 Lopes, Jairo de Araújo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Jacqueline de Sousa Batista
Lopes, Jairo de Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv 370.1
topic 370.1
description Este trabalho tem por objetivo analisar a implantação de uma política pública mineira do Projeto Escolas-Referência com o Programa de Desenvolvimento Profissional de Educadores – PDP – desenvolvido na jurisdição da Superintendência Regional de Ensino de Poços de Caldas-MG no contexto das políticas públicas, nos âmbitos federal e estadual, de capacitação continuada. O Programa tem a pretensão de inserir o professor como construtor e reconstrutor de seu percurso formativo e profissional por meio do desenvolvimento de atividades, do acompanhamento e suporte pedagógico para a implantação das novas propostas curriculares – a conjectura do Currículo Básico Comum. Mediante análise bibliográfica e documental, e de depoimento de quatro docentes participantes ativos do processo, refletiu-se, a partir de referências teóricas referentes a políticas públicas, sobre inquietações decorrentes da implantação da nova proposta no meio escolar, buscando conhecer os pontos que representam avanços e obstáculos do PDP.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10397
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10397
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10397/7354
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 11 No. 1 (2009); 97-112
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 11 Núm. 1 (2009); 97-112
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 11 n. 1 (2009); 97-112
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711163079983104