UMA REVISÃO DA LITERATURA SOBRE A EVASÃO DISCENTE NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA: A LITERATURE REVIEW ON STUDENT DROPOUT IN PHYSICS INITIAL TEACHER TRAINING COURSES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Valéria Aparecida de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, André Coelho da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/11969
Resumo: Neste artigo procuramos responder à seguinte questão: quais as características dos trabalhos que abordam o fenômeno da evasão nos cursos de Licenciatura em Física? Para isso, apoiados na Análise Textual Discursiva, revisamos teses, dissertações e artigos publicados em 25 periódicos da área de Ensino de Física/Ciências. Nove focos temáticos emergiram da análise desse material, dentre os quais destacamos: nível de abrangência das informações sobre evasão coletadas/analisadas, autores utilizados como referenciais teóricos sobre evasão e conceituação de evasão. Embora a quantidade de trabalhos sobre o tema tenha aumentado na última década, ainda são poucas as realidades investigadas. Além disso, parte deles carece de uma maior robustez teórico-metodológica. Apesar de elencar as possíveis causas e maneiras de minimizar a evasão, com destaque para ações de caráter institucional, a literatura carece de estudos que investiguem de que forma essas ações podem atuar no combate da evasão nos cursos de Licenciatura em Física. In this paper we try to answer the following question: what are the characteristics of the works that address the phenomenon of dropout in Physics Initial Teacher Training courses? For this, supported by Discursive Textual Analysis, we review theses, dissertations and papers published in 25 journals in the area of ​​Physics/Science Education. Nine thematic focuses emerged from the analysis of this material, among which we highlight: coverage level of the information on evasion collected/analyzed, authors used as theoretical references on evasion and conceptualization of evasion. Although the amount of works on the subject has increased in the last decade, there are still few investigated realities. In addition, part of them lacks greater theoretical and methodological robustness. Despite listing the possible causes and ways to minimize dropout, with emphasis on institutional actions, the literature lacks studies that investigate how these actions can act in combating student dropout in Physics Initial Teacher Training courses.
id UFMG-11_87723b9033b99b25b079d6e21a5107ed
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/11969
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling UMA REVISÃO DA LITERATURA SOBRE A EVASÃO DISCENTE NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA: A LITERATURE REVIEW ON STUDENT DROPOUT IN PHYSICS INITIAL TEACHER TRAINING COURSESEvasão; Licenciatura em Física; Revisão bibliográfica.Neste artigo procuramos responder à seguinte questão: quais as características dos trabalhos que abordam o fenômeno da evasão nos cursos de Licenciatura em Física? Para isso, apoiados na Análise Textual Discursiva, revisamos teses, dissertações e artigos publicados em 25 periódicos da área de Ensino de Física/Ciências. Nove focos temáticos emergiram da análise desse material, dentre os quais destacamos: nível de abrangência das informações sobre evasão coletadas/analisadas, autores utilizados como referenciais teóricos sobre evasão e conceituação de evasão. Embora a quantidade de trabalhos sobre o tema tenha aumentado na última década, ainda são poucas as realidades investigadas. Além disso, parte deles carece de uma maior robustez teórico-metodológica. Apesar de elencar as possíveis causas e maneiras de minimizar a evasão, com destaque para ações de caráter institucional, a literatura carece de estudos que investiguem de que forma essas ações podem atuar no combate da evasão nos cursos de Licenciatura em Física. In this paper we try to answer the following question: what are the characteristics of the works that address the phenomenon of dropout in Physics Initial Teacher Training courses? For this, supported by Discursive Textual Analysis, we review theses, dissertations and papers published in 25 journals in the area of ​​Physics/Science Education. Nine thematic focuses emerged from the analysis of this material, among which we highlight: coverage level of the information on evasion collected/analyzed, authors used as theoretical references on evasion and conceptualization of evasion. Although the amount of works on the subject has increased in the last decade, there are still few investigated realities. In addition, part of them lacks greater theoretical and methodological robustness. Despite listing the possible causes and ways to minimize dropout, with emphasis on institutional actions, the literature lacks studies that investigate how these actions can act in combating student dropout in Physics Initial Teacher Training courses.CECIMIG-FaE-UFMG2021-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/1196910.1590/1983-21172020210141Ensaio Research in Science Education; Vol. 22 (2020)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 22 (2020)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 22 (2020)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/11969/26817Copyright (c) 2021 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Valéria Aparecida deSilva, André Coelho da 2021-05-01T02:08:09Zoai:periodicos.ufmg.br:article/11969Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-05-01T02:08:09Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv UMA REVISÃO DA LITERATURA SOBRE A EVASÃO DISCENTE NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA: A LITERATURE REVIEW ON STUDENT DROPOUT IN PHYSICS INITIAL TEACHER TRAINING COURSES
title UMA REVISÃO DA LITERATURA SOBRE A EVASÃO DISCENTE NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA: A LITERATURE REVIEW ON STUDENT DROPOUT IN PHYSICS INITIAL TEACHER TRAINING COURSES
spellingShingle UMA REVISÃO DA LITERATURA SOBRE A EVASÃO DISCENTE NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA: A LITERATURE REVIEW ON STUDENT DROPOUT IN PHYSICS INITIAL TEACHER TRAINING COURSES
Oliveira, Valéria Aparecida de
Evasão; Licenciatura em Física; Revisão bibliográfica.
title_short UMA REVISÃO DA LITERATURA SOBRE A EVASÃO DISCENTE NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA: A LITERATURE REVIEW ON STUDENT DROPOUT IN PHYSICS INITIAL TEACHER TRAINING COURSES
title_full UMA REVISÃO DA LITERATURA SOBRE A EVASÃO DISCENTE NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA: A LITERATURE REVIEW ON STUDENT DROPOUT IN PHYSICS INITIAL TEACHER TRAINING COURSES
title_fullStr UMA REVISÃO DA LITERATURA SOBRE A EVASÃO DISCENTE NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA: A LITERATURE REVIEW ON STUDENT DROPOUT IN PHYSICS INITIAL TEACHER TRAINING COURSES
title_full_unstemmed UMA REVISÃO DA LITERATURA SOBRE A EVASÃO DISCENTE NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA: A LITERATURE REVIEW ON STUDENT DROPOUT IN PHYSICS INITIAL TEACHER TRAINING COURSES
title_sort UMA REVISÃO DA LITERATURA SOBRE A EVASÃO DISCENTE NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA: A LITERATURE REVIEW ON STUDENT DROPOUT IN PHYSICS INITIAL TEACHER TRAINING COURSES
author Oliveira, Valéria Aparecida de
author_facet Oliveira, Valéria Aparecida de
Silva, André Coelho da
author_role author
author2 Silva, André Coelho da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Valéria Aparecida de
Silva, André Coelho da
dc.subject.por.fl_str_mv Evasão; Licenciatura em Física; Revisão bibliográfica.
topic Evasão; Licenciatura em Física; Revisão bibliográfica.
description Neste artigo procuramos responder à seguinte questão: quais as características dos trabalhos que abordam o fenômeno da evasão nos cursos de Licenciatura em Física? Para isso, apoiados na Análise Textual Discursiva, revisamos teses, dissertações e artigos publicados em 25 periódicos da área de Ensino de Física/Ciências. Nove focos temáticos emergiram da análise desse material, dentre os quais destacamos: nível de abrangência das informações sobre evasão coletadas/analisadas, autores utilizados como referenciais teóricos sobre evasão e conceituação de evasão. Embora a quantidade de trabalhos sobre o tema tenha aumentado na última década, ainda são poucas as realidades investigadas. Além disso, parte deles carece de uma maior robustez teórico-metodológica. Apesar de elencar as possíveis causas e maneiras de minimizar a evasão, com destaque para ações de caráter institucional, a literatura carece de estudos que investiguem de que forma essas ações podem atuar no combate da evasão nos cursos de Licenciatura em Física. In this paper we try to answer the following question: what are the characteristics of the works that address the phenomenon of dropout in Physics Initial Teacher Training courses? For this, supported by Discursive Textual Analysis, we review theses, dissertations and papers published in 25 journals in the area of ​​Physics/Science Education. Nine thematic focuses emerged from the analysis of this material, among which we highlight: coverage level of the information on evasion collected/analyzed, authors used as theoretical references on evasion and conceptualization of evasion. Although the amount of works on the subject has increased in the last decade, there are still few investigated realities. In addition, part of them lacks greater theoretical and methodological robustness. Despite listing the possible causes and ways to minimize dropout, with emphasis on institutional actions, the literature lacks studies that investigate how these actions can act in combating student dropout in Physics Initial Teacher Training courses.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/11969
10.1590/1983-21172020210141
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/11969
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172020210141
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/11969/26817
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 22 (2020)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 22 (2020)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 22 (2020)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711163487879168