Do saber fazer ao saber dizer: uma análise do papel da resolução de problemas na aprendizagem conceitual de física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10032 |
Resumo: | Neste trabalho propomo-nos retomar a discussão sobre a aprendizagem procedimental e a aprendizagem conceitual, de acordo com a perspectiva da Teoria dos Campos Conceptuais de Vergnaud. Partindo de uma visão integrada de ambas as aprendizagens, argumentaremos a favor de uma postura que considere os problemas tradicionais e os problemas abertos como sendo ambos indispensáveis e complementares para a compreensão de conceitos físicos. |
id |
UFMG-11_93f495d8c00759e55b1c1b703d721243 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/10032 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Do saber fazer ao saber dizer: uma análise do papel da resolução de problemas na aprendizagem conceitual de físicaNeste trabalho propomo-nos retomar a discussão sobre a aprendizagem procedimental e a aprendizagem conceitual, de acordo com a perspectiva da Teoria dos Campos Conceptuais de Vergnaud. Partindo de uma visão integrada de ambas as aprendizagens, argumentaremos a favor de uma postura que considere os problemas tradicionais e os problemas abertos como sendo ambos indispensáveis e complementares para a compreensão de conceitos físicos.CECIMIG-FaE-UFMG2008-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10032Ensaio Research in Science Education; Vol. 5 No. 1 (2003); 53-68Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 5 Núm. 1 (2003); 53-68Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 5 n. 1 (2003); 53-681983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10032/7005Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessGreca, Ileana MariaMoreira, Marco Antônio2019-02-01T19:54:26Zoai:periodicos.ufmg.br:article/10032Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2019-02-01T19:54:26Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Do saber fazer ao saber dizer: uma análise do papel da resolução de problemas na aprendizagem conceitual de física |
title |
Do saber fazer ao saber dizer: uma análise do papel da resolução de problemas na aprendizagem conceitual de física |
spellingShingle |
Do saber fazer ao saber dizer: uma análise do papel da resolução de problemas na aprendizagem conceitual de física Greca, Ileana Maria |
title_short |
Do saber fazer ao saber dizer: uma análise do papel da resolução de problemas na aprendizagem conceitual de física |
title_full |
Do saber fazer ao saber dizer: uma análise do papel da resolução de problemas na aprendizagem conceitual de física |
title_fullStr |
Do saber fazer ao saber dizer: uma análise do papel da resolução de problemas na aprendizagem conceitual de física |
title_full_unstemmed |
Do saber fazer ao saber dizer: uma análise do papel da resolução de problemas na aprendizagem conceitual de física |
title_sort |
Do saber fazer ao saber dizer: uma análise do papel da resolução de problemas na aprendizagem conceitual de física |
author |
Greca, Ileana Maria |
author_facet |
Greca, Ileana Maria Moreira, Marco Antônio |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, Marco Antônio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Greca, Ileana Maria Moreira, Marco Antônio |
description |
Neste trabalho propomo-nos retomar a discussão sobre a aprendizagem procedimental e a aprendizagem conceitual, de acordo com a perspectiva da Teoria dos Campos Conceptuais de Vergnaud. Partindo de uma visão integrada de ambas as aprendizagens, argumentaremos a favor de uma postura que considere os problemas tradicionais e os problemas abertos como sendo ambos indispensáveis e complementares para a compreensão de conceitos físicos. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10032 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10032 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10032/7005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 5 No. 1 (2003); 53-68 Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 5 Núm. 1 (2003); 53-68 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 5 n. 1 (2003); 53-68 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711162572472320 |