Do saber fazer ao saber dizer: uma análise do papel da resolução de problemas na aprendizagem conceitual de física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Greca, Ileana Maria
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Moreira, Marco Antônio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10032
Resumo: Neste trabalho propomo-nos retomar a discussão sobre a aprendizagem procedimental e a aprendizagem conceitual, de acordo com a perspectiva da Teoria dos Campos Conceptuais de Vergnaud. Partindo de uma visão integrada de ambas as aprendizagens, argumentaremos a favor de uma postura que considere os problemas tradicionais e os problemas abertos como sendo ambos indispensáveis e complementares para a compreensão de conceitos físicos.
id UFMG-11_93f495d8c00759e55b1c1b703d721243
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/10032
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling Do saber fazer ao saber dizer: uma análise do papel da resolução de problemas na aprendizagem conceitual de físicaNeste trabalho propomo-nos retomar a discussão sobre a aprendizagem procedimental e a aprendizagem conceitual, de acordo com a perspectiva da Teoria dos Campos Conceptuais de Vergnaud. Partindo de uma visão integrada de ambas as aprendizagens, argumentaremos a favor de uma postura que considere os problemas tradicionais e os problemas abertos como sendo ambos indispensáveis e complementares para a compreensão de conceitos físicos.CECIMIG-FaE-UFMG2008-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10032Ensaio Research in Science Education; Vol. 5 No. 1 (2003); 53-68Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 5 Núm. 1 (2003); 53-68Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 5 n. 1 (2003); 53-681983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10032/7005Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessGreca, Ileana MariaMoreira, Marco Antônio2019-02-01T19:54:26Zoai:periodicos.ufmg.br:article/10032Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2019-02-01T19:54:26Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Do saber fazer ao saber dizer: uma análise do papel da resolução de problemas na aprendizagem conceitual de física
title Do saber fazer ao saber dizer: uma análise do papel da resolução de problemas na aprendizagem conceitual de física
spellingShingle Do saber fazer ao saber dizer: uma análise do papel da resolução de problemas na aprendizagem conceitual de física
Greca, Ileana Maria
title_short Do saber fazer ao saber dizer: uma análise do papel da resolução de problemas na aprendizagem conceitual de física
title_full Do saber fazer ao saber dizer: uma análise do papel da resolução de problemas na aprendizagem conceitual de física
title_fullStr Do saber fazer ao saber dizer: uma análise do papel da resolução de problemas na aprendizagem conceitual de física
title_full_unstemmed Do saber fazer ao saber dizer: uma análise do papel da resolução de problemas na aprendizagem conceitual de física
title_sort Do saber fazer ao saber dizer: uma análise do papel da resolução de problemas na aprendizagem conceitual de física
author Greca, Ileana Maria
author_facet Greca, Ileana Maria
Moreira, Marco Antônio
author_role author
author2 Moreira, Marco Antônio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Greca, Ileana Maria
Moreira, Marco Antônio
description Neste trabalho propomo-nos retomar a discussão sobre a aprendizagem procedimental e a aprendizagem conceitual, de acordo com a perspectiva da Teoria dos Campos Conceptuais de Vergnaud. Partindo de uma visão integrada de ambas as aprendizagens, argumentaremos a favor de uma postura que considere os problemas tradicionais e os problemas abertos como sendo ambos indispensáveis e complementares para a compreensão de conceitos físicos.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10032
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10032
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10032/7005
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 5 No. 1 (2003); 53-68
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 5 Núm. 1 (2003); 53-68
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 5 n. 1 (2003); 53-68
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711162572472320