Do saber fazer ao saber dizer : uma análise do papel da resolução de problemas na aprendizagem conceitual de Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/95158 |
Resumo: | Neste trabalho propomo-nos retomar a discussão sobre a aprendizagem procedimental e a aprendizagem conceitual, de acordo com a perspectiva da Teoria dos Campos Conceptuais de Vergnaud. Partindo de uma visão integrada de ambas as aprendizagens, argumentaremos a favor de uma postura que considere os problemas tradicionais e os problemas abertos como sendo ambos indispensáveis e complementares para a compreensão de conceitos físicos. |
id |
UFRGS-2_9b3a7426a434c53bc66e5bca08e7fd30 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95158 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Greca, Ileana MaríaMoreira, Marco Antonio2014-05-13T02:03:55Z20031415-2150http://hdl.handle.net/10183/95158000913935Neste trabalho propomo-nos retomar a discussão sobre a aprendizagem procedimental e a aprendizagem conceitual, de acordo com a perspectiva da Teoria dos Campos Conceptuais de Vergnaud. Partindo de uma visão integrada de ambas as aprendizagens, argumentaremos a favor de uma postura que considere os problemas tradicionais e os problemas abertos como sendo ambos indispensáveis e complementares para a compreensão de conceitos físicos.In this paper we resume the discussion on procedural learning and concept learning in the light of Vergnaud´s conceptual fields theory. From an integrated perspective of both kinds of learning we argue in favor of an instructional posture that would consider both traditional paper-and-pencil problems and open-ended problems as indispensable and complementary to the understanding of physical concepts.application/pdfporEnsaio (Belo Horizonte) : pesquisa em educação em ciências. Vol. 5, n. 1 (mar. 2003), p. 53-68Teorias de aprendizagemTeoria dos campos conceituaisEnsino de ciênciasResolução de problemasPhysics problems solvingConceptualisation in physicsConceprual fields theoryDo saber fazer ao saber dizer : uma análise do papel da resolução de problemas na aprendizagem conceitual de FísicaFrom knowing to do to knowing to say : an analysis of the role of problems and of concept learning in the comprehension of physical conceptsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000913935.pdf000913935.pdfTexto completoapplication/pdf258406http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95158/1/000913935.pdfe66f640cb5c74c1fb0228beec1c7441bMD51TEXT000913935.pdf.txt000913935.pdf.txtExtracted Texttext/plain56825http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95158/2/000913935.pdf.txt0e67bca94cbcd8b07b11edef06a234b7MD52THUMBNAIL000913935.pdf.jpg000913935.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1789http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95158/3/000913935.pdf.jpg076bd610e0a561f963d6edace8166b04MD5310183/951582020-01-16 05:09:12.542287oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95158Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2020-01-16T07:09:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Do saber fazer ao saber dizer : uma análise do papel da resolução de problemas na aprendizagem conceitual de Física |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
From knowing to do to knowing to say : an analysis of the role of problems and of concept learning in the comprehension of physical concepts |
title |
Do saber fazer ao saber dizer : uma análise do papel da resolução de problemas na aprendizagem conceitual de Física |
spellingShingle |
Do saber fazer ao saber dizer : uma análise do papel da resolução de problemas na aprendizagem conceitual de Física Greca, Ileana María Teorias de aprendizagem Teoria dos campos conceituais Ensino de ciências Resolução de problemas Physics problems solving Conceptualisation in physics Conceprual fields theory |
title_short |
Do saber fazer ao saber dizer : uma análise do papel da resolução de problemas na aprendizagem conceitual de Física |
title_full |
Do saber fazer ao saber dizer : uma análise do papel da resolução de problemas na aprendizagem conceitual de Física |
title_fullStr |
Do saber fazer ao saber dizer : uma análise do papel da resolução de problemas na aprendizagem conceitual de Física |
title_full_unstemmed |
Do saber fazer ao saber dizer : uma análise do papel da resolução de problemas na aprendizagem conceitual de Física |
title_sort |
Do saber fazer ao saber dizer : uma análise do papel da resolução de problemas na aprendizagem conceitual de Física |
author |
Greca, Ileana María |
author_facet |
Greca, Ileana María Moreira, Marco Antonio |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, Marco Antonio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Greca, Ileana María Moreira, Marco Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teorias de aprendizagem Teoria dos campos conceituais Ensino de ciências Resolução de problemas |
topic |
Teorias de aprendizagem Teoria dos campos conceituais Ensino de ciências Resolução de problemas Physics problems solving Conceptualisation in physics Conceprual fields theory |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Physics problems solving Conceptualisation in physics Conceprual fields theory |
description |
Neste trabalho propomo-nos retomar a discussão sobre a aprendizagem procedimental e a aprendizagem conceitual, de acordo com a perspectiva da Teoria dos Campos Conceptuais de Vergnaud. Partindo de uma visão integrada de ambas as aprendizagens, argumentaremos a favor de uma postura que considere os problemas tradicionais e os problemas abertos como sendo ambos indispensáveis e complementares para a compreensão de conceitos físicos. |
publishDate |
2003 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2003 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-05-13T02:03:55Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/95158 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1415-2150 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000913935 |
identifier_str_mv |
1415-2150 000913935 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/95158 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte) : pesquisa em educação em ciências. Vol. 5, n. 1 (mar. 2003), p. 53-68 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95158/1/000913935.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95158/2/000913935.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95158/3/000913935.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e66f640cb5c74c1fb0228beec1c7441b 0e67bca94cbcd8b07b11edef06a234b7 076bd610e0a561f963d6edace8166b04 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724918857465856 |