Do saber fazer ao saber dizer : uma análise do papel da resolução de problemas na aprendizagem conceitual de Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Greca, Ileana María
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Moreira, Marco Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/95158
Resumo: Neste trabalho propomo-nos retomar a discussão sobre a aprendizagem procedimental e a aprendizagem conceitual, de acordo com a perspectiva da Teoria dos Campos Conceptuais de Vergnaud. Partindo de uma visão integrada de ambas as aprendizagens, argumentaremos a favor de uma postura que considere os problemas tradicionais e os problemas abertos como sendo ambos indispensáveis e complementares para a compreensão de conceitos físicos.
id UFRGS-2_9b3a7426a434c53bc66e5bca08e7fd30
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95158
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Greca, Ileana MaríaMoreira, Marco Antonio2014-05-13T02:03:55Z20031415-2150http://hdl.handle.net/10183/95158000913935Neste trabalho propomo-nos retomar a discussão sobre a aprendizagem procedimental e a aprendizagem conceitual, de acordo com a perspectiva da Teoria dos Campos Conceptuais de Vergnaud. Partindo de uma visão integrada de ambas as aprendizagens, argumentaremos a favor de uma postura que considere os problemas tradicionais e os problemas abertos como sendo ambos indispensáveis e complementares para a compreensão de conceitos físicos.In this paper we resume the discussion on procedural learning and concept learning in the light of Vergnaud´s conceptual fields theory. From an integrated perspective of both kinds of learning we argue in favor of an instructional posture that would consider both traditional paper-and-pencil problems and open-ended problems as indispensable and complementary to the understanding of physical concepts.application/pdfporEnsaio (Belo Horizonte) : pesquisa em educação em ciências. Vol. 5, n. 1 (mar. 2003), p. 53-68Teorias de aprendizagemTeoria dos campos conceituaisEnsino de ciênciasResolução de problemasPhysics problems solvingConceptualisation in physicsConceprual fields theoryDo saber fazer ao saber dizer : uma análise do papel da resolução de problemas na aprendizagem conceitual de FísicaFrom knowing to do to knowing to say : an analysis of the role of problems and of concept learning in the comprehension of physical conceptsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000913935.pdf000913935.pdfTexto completoapplication/pdf258406http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95158/1/000913935.pdfe66f640cb5c74c1fb0228beec1c7441bMD51TEXT000913935.pdf.txt000913935.pdf.txtExtracted Texttext/plain56825http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95158/2/000913935.pdf.txt0e67bca94cbcd8b07b11edef06a234b7MD52THUMBNAIL000913935.pdf.jpg000913935.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1789http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95158/3/000913935.pdf.jpg076bd610e0a561f963d6edace8166b04MD5310183/951582020-01-16 05:09:12.542287oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95158Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-01-16T07:09:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Do saber fazer ao saber dizer : uma análise do papel da resolução de problemas na aprendizagem conceitual de Física
dc.title.alternative.en.fl_str_mv From knowing to do to knowing to say : an analysis of the role of problems and of concept learning in the comprehension of physical concepts
title Do saber fazer ao saber dizer : uma análise do papel da resolução de problemas na aprendizagem conceitual de Física
spellingShingle Do saber fazer ao saber dizer : uma análise do papel da resolução de problemas na aprendizagem conceitual de Física
Greca, Ileana María
Teorias de aprendizagem
Teoria dos campos conceituais
Ensino de ciências
Resolução de problemas
Physics problems solving
Conceptualisation in physics
Conceprual fields theory
title_short Do saber fazer ao saber dizer : uma análise do papel da resolução de problemas na aprendizagem conceitual de Física
title_full Do saber fazer ao saber dizer : uma análise do papel da resolução de problemas na aprendizagem conceitual de Física
title_fullStr Do saber fazer ao saber dizer : uma análise do papel da resolução de problemas na aprendizagem conceitual de Física
title_full_unstemmed Do saber fazer ao saber dizer : uma análise do papel da resolução de problemas na aprendizagem conceitual de Física
title_sort Do saber fazer ao saber dizer : uma análise do papel da resolução de problemas na aprendizagem conceitual de Física
author Greca, Ileana María
author_facet Greca, Ileana María
Moreira, Marco Antonio
author_role author
author2 Moreira, Marco Antonio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Greca, Ileana María
Moreira, Marco Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Teorias de aprendizagem
Teoria dos campos conceituais
Ensino de ciências
Resolução de problemas
topic Teorias de aprendizagem
Teoria dos campos conceituais
Ensino de ciências
Resolução de problemas
Physics problems solving
Conceptualisation in physics
Conceprual fields theory
dc.subject.eng.fl_str_mv Physics problems solving
Conceptualisation in physics
Conceprual fields theory
description Neste trabalho propomo-nos retomar a discussão sobre a aprendizagem procedimental e a aprendizagem conceitual, de acordo com a perspectiva da Teoria dos Campos Conceptuais de Vergnaud. Partindo de uma visão integrada de ambas as aprendizagens, argumentaremos a favor de uma postura que considere os problemas tradicionais e os problemas abertos como sendo ambos indispensáveis e complementares para a compreensão de conceitos físicos.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-05-13T02:03:55Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/95158
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1415-2150
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000913935
identifier_str_mv 1415-2150
000913935
url http://hdl.handle.net/10183/95158
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte) : pesquisa em educação em ciências. Vol. 5, n. 1 (mar. 2003), p. 53-68
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95158/1/000913935.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95158/2/000913935.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95158/3/000913935.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e66f640cb5c74c1fb0228beec1c7441b
0e67bca94cbcd8b07b11edef06a234b7
076bd610e0a561f963d6edace8166b04
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224833545011200