As representações sociais de natureza e sua importância para a educação ambiental: uma pesquisa em quatro escolas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9970 |
Resumo: | Identificar a representação social de natureza tem-se mostrado caminho adequado à compreensão das atitudes de cidadãos em relação à natureza e meio ambiente. Os resultados relatados neste artigo referem-se à pesquisa comparativa que envolveu estudantes do Ensino Fundamental de quatro escolas (zona urbana e zona rural, públicas e privadas) do Rio de Janeiro. As representações sociais de natureza dos estudantes foram identificadas a partir de questionários e entrevistas e trabalhou-se com a abordagem qualitativa proposta por Lefèvre: a análise do discurso do sujeito coletivo (DSC). Osresultados mostraram que prevalece, entre os estudantes investigados, a idéia de separação homem-natureza e detectou-se a influência dos diferentes contextos onde os estudantes viviam e estudavam: agrícola, sócio-econômico, de pressão do vestibular e de aspectos do ensino religioso. Foi possível, assim, associar as representações sociais de naturezaexpressas, em cada grupo de estudantes, a padrões mais amplos da cultura e também aos contextos sociais e escolares desses estudantes. Ressalta-se que os dados da pesquisamostram que ações na escola influenciam o comportamento dos estudantes e, nesse sentido, relembram que ações educacionalmente apropriadas podem gerar resultados maisdesejáveis, por exemplo, no que se refere às representações de natureza dos estudantes. |
id |
UFMG-11_94d1b08a68242f7154d0e373cccc91c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/9970 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
As representações sociais de natureza e sua importância para a educação ambiental: uma pesquisa em quatro escolasIdentificar a representação social de natureza tem-se mostrado caminho adequado à compreensão das atitudes de cidadãos em relação à natureza e meio ambiente. Os resultados relatados neste artigo referem-se à pesquisa comparativa que envolveu estudantes do Ensino Fundamental de quatro escolas (zona urbana e zona rural, públicas e privadas) do Rio de Janeiro. As representações sociais de natureza dos estudantes foram identificadas a partir de questionários e entrevistas e trabalhou-se com a abordagem qualitativa proposta por Lefèvre: a análise do discurso do sujeito coletivo (DSC). Osresultados mostraram que prevalece, entre os estudantes investigados, a idéia de separação homem-natureza e detectou-se a influência dos diferentes contextos onde os estudantes viviam e estudavam: agrícola, sócio-econômico, de pressão do vestibular e de aspectos do ensino religioso. Foi possível, assim, associar as representações sociais de naturezaexpressas, em cada grupo de estudantes, a padrões mais amplos da cultura e também aos contextos sociais e escolares desses estudantes. Ressalta-se que os dados da pesquisamostram que ações na escola influenciam o comportamento dos estudantes e, nesse sentido, relembram que ações educacionalmente apropriadas podem gerar resultados maisdesejáveis, por exemplo, no que se refere às representações de natureza dos estudantes.CECIMIG-FaE-UFMG2009-01-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9970Ensaio Research in Science Education; Vol. 9 No. 1 (2007); 32-48Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 9 Núm. 1 (2007); 32-48Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 9 n. 1 (2007); 32-481983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9970/6942Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessFalcão, Eliane Brígida MoraisRoquette, Gustavo Sulzer2019-02-01T19:54:18Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9970Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2019-02-01T19:54:18Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As representações sociais de natureza e sua importância para a educação ambiental: uma pesquisa em quatro escolas |
title |
As representações sociais de natureza e sua importância para a educação ambiental: uma pesquisa em quatro escolas |
spellingShingle |
As representações sociais de natureza e sua importância para a educação ambiental: uma pesquisa em quatro escolas Falcão, Eliane Brígida Morais |
title_short |
As representações sociais de natureza e sua importância para a educação ambiental: uma pesquisa em quatro escolas |
title_full |
As representações sociais de natureza e sua importância para a educação ambiental: uma pesquisa em quatro escolas |
title_fullStr |
As representações sociais de natureza e sua importância para a educação ambiental: uma pesquisa em quatro escolas |
title_full_unstemmed |
As representações sociais de natureza e sua importância para a educação ambiental: uma pesquisa em quatro escolas |
title_sort |
As representações sociais de natureza e sua importância para a educação ambiental: uma pesquisa em quatro escolas |
author |
Falcão, Eliane Brígida Morais |
author_facet |
Falcão, Eliane Brígida Morais Roquette, Gustavo Sulzer |
author_role |
author |
author2 |
Roquette, Gustavo Sulzer |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Falcão, Eliane Brígida Morais Roquette, Gustavo Sulzer |
description |
Identificar a representação social de natureza tem-se mostrado caminho adequado à compreensão das atitudes de cidadãos em relação à natureza e meio ambiente. Os resultados relatados neste artigo referem-se à pesquisa comparativa que envolveu estudantes do Ensino Fundamental de quatro escolas (zona urbana e zona rural, públicas e privadas) do Rio de Janeiro. As representações sociais de natureza dos estudantes foram identificadas a partir de questionários e entrevistas e trabalhou-se com a abordagem qualitativa proposta por Lefèvre: a análise do discurso do sujeito coletivo (DSC). Osresultados mostraram que prevalece, entre os estudantes investigados, a idéia de separação homem-natureza e detectou-se a influência dos diferentes contextos onde os estudantes viviam e estudavam: agrícola, sócio-econômico, de pressão do vestibular e de aspectos do ensino religioso. Foi possível, assim, associar as representações sociais de naturezaexpressas, em cada grupo de estudantes, a padrões mais amplos da cultura e também aos contextos sociais e escolares desses estudantes. Ressalta-se que os dados da pesquisamostram que ações na escola influenciam o comportamento dos estudantes e, nesse sentido, relembram que ações educacionalmente apropriadas podem gerar resultados maisdesejáveis, por exemplo, no que se refere às representações de natureza dos estudantes. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9970 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9970 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9970/6942 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 9 No. 1 (2007); 32-48 Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 9 Núm. 1 (2007); 32-48 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 9 n. 1 (2007); 32-48 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711162139410432 |