Origem do universo, diversidade das espécies e fenômenos da natureza: ciência e religião no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1723 |
Resumo: | Investigamos, entre estudantes, as influências que a presença de crenças religiosas exerciam na aprendizagem de conceitos científicos relacionados aos temas "Origem do Universo", "Origem e diversidade da vida" e " Causas dos fenômenos naturais". Foram usados questionário e observação de campo como instrumentos de coleta de dados. Os dados foram analisados à luz da metodologia qualiquantitativa do Discurso do Sujeito Coletivo. A influência de crenças religiosas na dinâmica da aceitação e rejeição das explicações científicas revelou-se claramente. Fez-se notório o esforço de estudantes para harmonizar, a partir de sua base cultural, explicações religiosas e científicas, mas foi possível identificar o aumento de adesão às explicações científicas ao final do ensino médio. Dificuldades dos estudantes não puderam ser atribuídas exclusivamente às influências de crenças religiosas, porque outros fatores foram detectados, como limitado tempo dedicado aos temas investigados e erros em explicações científicas de estudantes que tinham ou não crenças religiosas. |
id |
UTFPR-7_14cb1a643ad09c8a9c7407bfc0294761 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/1723 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Origem do universo, diversidade das espécies e fenômenos da natureza: ciência e religião no ensino médioInvestigamos, entre estudantes, as influências que a presença de crenças religiosas exerciam na aprendizagem de conceitos científicos relacionados aos temas "Origem do Universo", "Origem e diversidade da vida" e " Causas dos fenômenos naturais". Foram usados questionário e observação de campo como instrumentos de coleta de dados. Os dados foram analisados à luz da metodologia qualiquantitativa do Discurso do Sujeito Coletivo. A influência de crenças religiosas na dinâmica da aceitação e rejeição das explicações científicas revelou-se claramente. Fez-se notório o esforço de estudantes para harmonizar, a partir de sua base cultural, explicações religiosas e científicas, mas foi possível identificar o aumento de adesão às explicações científicas ao final do ensino médio. Dificuldades dos estudantes não puderam ser atribuídas exclusivamente às influências de crenças religiosas, porque outros fatores foram detectados, como limitado tempo dedicado aos temas investigados e erros em explicações científicas de estudantes que tinham ou não crenças religiosas.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CNPqFalcao, Eliane Brigida MoraisTrigo, Eliane Dias2015-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/172310.3895/rbect.v8n1.1723Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 1 (2015)1982-873X10.3895/rbect.v8n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1723/1983Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2015-05-14T19:32:06Zoai:periodicos.utfpr:article/1723Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2015-05-14T19:32:06Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Origem do universo, diversidade das espécies e fenômenos da natureza: ciência e religião no ensino médio |
title |
Origem do universo, diversidade das espécies e fenômenos da natureza: ciência e religião no ensino médio |
spellingShingle |
Origem do universo, diversidade das espécies e fenômenos da natureza: ciência e religião no ensino médio Falcao, Eliane Brigida Morais |
title_short |
Origem do universo, diversidade das espécies e fenômenos da natureza: ciência e religião no ensino médio |
title_full |
Origem do universo, diversidade das espécies e fenômenos da natureza: ciência e religião no ensino médio |
title_fullStr |
Origem do universo, diversidade das espécies e fenômenos da natureza: ciência e religião no ensino médio |
title_full_unstemmed |
Origem do universo, diversidade das espécies e fenômenos da natureza: ciência e religião no ensino médio |
title_sort |
Origem do universo, diversidade das espécies e fenômenos da natureza: ciência e religião no ensino médio |
author |
Falcao, Eliane Brigida Morais |
author_facet |
Falcao, Eliane Brigida Morais Trigo, Eliane Dias |
author_role |
author |
author2 |
Trigo, Eliane Dias |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPq |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Falcao, Eliane Brigida Morais Trigo, Eliane Dias |
description |
Investigamos, entre estudantes, as influências que a presença de crenças religiosas exerciam na aprendizagem de conceitos científicos relacionados aos temas "Origem do Universo", "Origem e diversidade da vida" e " Causas dos fenômenos naturais". Foram usados questionário e observação de campo como instrumentos de coleta de dados. Os dados foram analisados à luz da metodologia qualiquantitativa do Discurso do Sujeito Coletivo. A influência de crenças religiosas na dinâmica da aceitação e rejeição das explicações científicas revelou-se claramente. Fez-se notório o esforço de estudantes para harmonizar, a partir de sua base cultural, explicações religiosas e científicas, mas foi possível identificar o aumento de adesão às explicações científicas ao final do ensino médio. Dificuldades dos estudantes não puderam ser atribuídas exclusivamente às influências de crenças religiosas, porque outros fatores foram detectados, como limitado tempo dedicado aos temas investigados e erros em explicações científicas de estudantes que tinham ou não crenças religiosas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-24 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1723 10.3895/rbect.v8n1.1723 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1723 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v8n1.1723 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1723/1983 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 1 (2015) 1982-873X 10.3895/rbect.v8n1 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713871035760640 |