CRITÉRIOS QUE PROFESSORES DE QUÍMICA APONTAM COMO ORIENTADORES DA ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO: CRITERIA ADOPTED BY CHEMISTRY TEACHERS AS GUIDELINES FOR THE CHOICE OF TEXTBOOKS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Maria Emilia Caixeta de Castro
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Silva, Penha Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34790
Resumo: Nesse artigo relatamos uma pesquisa desenvolvida com profes sores de Química da rede pública estadual de Minas Gerais durante um processo de formação de professores - Imersão - realizado pelo Cecimig, com o objetivo de identificar os principais critérios utilizados pelos pro fessores na escolha do livro didático (LD). Utilizamos os dados obtidos a partir de um questionário respondido por 180 professores de Química. Nossa pesquisa mostrou que 99% dos professores utilizam livro didático e apontaram os seguintes critérios para escolha: abordagem (conteúdo, contextualização, textos); autor; linguagem clara; diagramação (encaderna ção, visual); exercícios (quantidade e qualidade); orientações oficiais (PCN e CBC). A pesquisa apontou também que os professores têm dificuldades na escolha do LD. In this paper we report a research conducted with Chemistry teachers from public schools of the state of Minas Gerais during a teach ing development process (Immersion) carried out by Cecimig, aimed at the identification of the main criteria used by such teachers for the selec tion of textbooks. We used data obtained from a questionnaire answered by 180 teachers. Our research pointed out that 99% of the teachers make use of textbooks and are abided by the following criteria for their choice (content, contextualization, texts); author; clear language; layout (biding and visual); exercises (quantity and quality); official guidelines (PCN and CBC). The research also pointed out some of the difficulties for the choice of the textbooks.
id UFMG-11_980c25d90cfad3eded4c211381b8be4d
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/34790
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling CRITÉRIOS QUE PROFESSORES DE QUÍMICA APONTAM COMO ORIENTADORES DA ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO: CRITERIA ADOPTED BY CHEMISTRY TEACHERS AS GUIDELINES FOR THE CHOICE OF TEXTBOOKSLivros Didáticos; Formação de Professores; Ensino de Química.Nesse artigo relatamos uma pesquisa desenvolvida com profes sores de Química da rede pública estadual de Minas Gerais durante um processo de formação de professores - Imersão - realizado pelo Cecimig, com o objetivo de identificar os principais critérios utilizados pelos pro fessores na escolha do livro didático (LD). Utilizamos os dados obtidos a partir de um questionário respondido por 180 professores de Química. Nossa pesquisa mostrou que 99% dos professores utilizam livro didático e apontaram os seguintes critérios para escolha: abordagem (conteúdo, contextualização, textos); autor; linguagem clara; diagramação (encaderna ção, visual); exercícios (quantidade e qualidade); orientações oficiais (PCN e CBC). A pesquisa apontou também que os professores têm dificuldades na escolha do LD. In this paper we report a research conducted with Chemistry teachers from public schools of the state of Minas Gerais during a teach ing development process (Immersion) carried out by Cecimig, aimed at the identification of the main criteria used by such teachers for the selec tion of textbooks. We used data obtained from a questionnaire answered by 180 teachers. Our research pointed out that 99% of the teachers make use of textbooks and are abided by the following criteria for their choice (content, contextualization, texts); author; clear language; layout (biding and visual); exercises (quantity and quality); official guidelines (PCN and CBC). The research also pointed out some of the difficulties for the choice of the textbooks.CECIMIG-FaE-UFMG2010-10-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3479010.1590/1983-21172010120208Ensaio Research in Science Education; Vol. 12 No. 2 (2010)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 12 Núm. 2 (2010)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 12 n. 2 (2010)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34790/27478Copyright (c) 2010 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Maria Emilia Caixeta de CastroSilva, Penha Souza 2021-06-22T00:39:50Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34790Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-22T00:39:50Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv CRITÉRIOS QUE PROFESSORES DE QUÍMICA APONTAM COMO ORIENTADORES DA ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO: CRITERIA ADOPTED BY CHEMISTRY TEACHERS AS GUIDELINES FOR THE CHOICE OF TEXTBOOKS
title CRITÉRIOS QUE PROFESSORES DE QUÍMICA APONTAM COMO ORIENTADORES DA ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO: CRITERIA ADOPTED BY CHEMISTRY TEACHERS AS GUIDELINES FOR THE CHOICE OF TEXTBOOKS
spellingShingle CRITÉRIOS QUE PROFESSORES DE QUÍMICA APONTAM COMO ORIENTADORES DA ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO: CRITERIA ADOPTED BY CHEMISTRY TEACHERS AS GUIDELINES FOR THE CHOICE OF TEXTBOOKS
Lima, Maria Emilia Caixeta de Castro
Livros Didáticos; Formação de Professores; Ensino de Química.
title_short CRITÉRIOS QUE PROFESSORES DE QUÍMICA APONTAM COMO ORIENTADORES DA ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO: CRITERIA ADOPTED BY CHEMISTRY TEACHERS AS GUIDELINES FOR THE CHOICE OF TEXTBOOKS
title_full CRITÉRIOS QUE PROFESSORES DE QUÍMICA APONTAM COMO ORIENTADORES DA ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO: CRITERIA ADOPTED BY CHEMISTRY TEACHERS AS GUIDELINES FOR THE CHOICE OF TEXTBOOKS
title_fullStr CRITÉRIOS QUE PROFESSORES DE QUÍMICA APONTAM COMO ORIENTADORES DA ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO: CRITERIA ADOPTED BY CHEMISTRY TEACHERS AS GUIDELINES FOR THE CHOICE OF TEXTBOOKS
title_full_unstemmed CRITÉRIOS QUE PROFESSORES DE QUÍMICA APONTAM COMO ORIENTADORES DA ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO: CRITERIA ADOPTED BY CHEMISTRY TEACHERS AS GUIDELINES FOR THE CHOICE OF TEXTBOOKS
title_sort CRITÉRIOS QUE PROFESSORES DE QUÍMICA APONTAM COMO ORIENTADORES DA ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO: CRITERIA ADOPTED BY CHEMISTRY TEACHERS AS GUIDELINES FOR THE CHOICE OF TEXTBOOKS
author Lima, Maria Emilia Caixeta de Castro
author_facet Lima, Maria Emilia Caixeta de Castro
Silva, Penha Souza
author_role author
author2 Silva, Penha Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Maria Emilia Caixeta de Castro
Silva, Penha Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Livros Didáticos; Formação de Professores; Ensino de Química.
topic Livros Didáticos; Formação de Professores; Ensino de Química.
description Nesse artigo relatamos uma pesquisa desenvolvida com profes sores de Química da rede pública estadual de Minas Gerais durante um processo de formação de professores - Imersão - realizado pelo Cecimig, com o objetivo de identificar os principais critérios utilizados pelos pro fessores na escolha do livro didático (LD). Utilizamos os dados obtidos a partir de um questionário respondido por 180 professores de Química. Nossa pesquisa mostrou que 99% dos professores utilizam livro didático e apontaram os seguintes critérios para escolha: abordagem (conteúdo, contextualização, textos); autor; linguagem clara; diagramação (encaderna ção, visual); exercícios (quantidade e qualidade); orientações oficiais (PCN e CBC). A pesquisa apontou também que os professores têm dificuldades na escolha do LD. In this paper we report a research conducted with Chemistry teachers from public schools of the state of Minas Gerais during a teach ing development process (Immersion) carried out by Cecimig, aimed at the identification of the main criteria used by such teachers for the selec tion of textbooks. We used data obtained from a questionnaire answered by 180 teachers. Our research pointed out that 99% of the teachers make use of textbooks and are abided by the following criteria for their choice (content, contextualization, texts); author; clear language; layout (biding and visual); exercises (quantity and quality); official guidelines (PCN and CBC). The research also pointed out some of the difficulties for the choice of the textbooks.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34790
10.1590/1983-21172010120208
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34790
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172010120208
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34790/27478
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2010 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2010 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 12 No. 2 (2010)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 12 Núm. 2 (2010)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 12 n. 2 (2010)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711165115269120