CRITÉRIOS QUE PROFESSORES DE QUÍMICA APONTAM COMO ORIENTADORES DA ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO: CRITERIA ADOPTED BY CHEMISTRY TEACHERS AS GUIDELINES FOR THE CHOICE OF TEXTBOOKS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34790 |
Resumo: | Nesse artigo relatamos uma pesquisa desenvolvida com profes sores de Química da rede pública estadual de Minas Gerais durante um processo de formação de professores - Imersão - realizado pelo Cecimig, com o objetivo de identificar os principais critérios utilizados pelos pro fessores na escolha do livro didático (LD). Utilizamos os dados obtidos a partir de um questionário respondido por 180 professores de Química. Nossa pesquisa mostrou que 99% dos professores utilizam livro didático e apontaram os seguintes critérios para escolha: abordagem (conteúdo, contextualização, textos); autor; linguagem clara; diagramação (encaderna ção, visual); exercícios (quantidade e qualidade); orientações oficiais (PCN e CBC). A pesquisa apontou também que os professores têm dificuldades na escolha do LD. In this paper we report a research conducted with Chemistry teachers from public schools of the state of Minas Gerais during a teach ing development process (Immersion) carried out by Cecimig, aimed at the identification of the main criteria used by such teachers for the selec tion of textbooks. We used data obtained from a questionnaire answered by 180 teachers. Our research pointed out that 99% of the teachers make use of textbooks and are abided by the following criteria for their choice (content, contextualization, texts); author; clear language; layout (biding and visual); exercises (quantity and quality); official guidelines (PCN and CBC). The research also pointed out some of the difficulties for the choice of the textbooks. |
id |
UFMG-11_980c25d90cfad3eded4c211381b8be4d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/34790 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CRITÉRIOS QUE PROFESSORES DE QUÍMICA APONTAM COMO ORIENTADORES DA ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO: CRITERIA ADOPTED BY CHEMISTRY TEACHERS AS GUIDELINES FOR THE CHOICE OF TEXTBOOKSLivros Didáticos; Formação de Professores; Ensino de Química.Nesse artigo relatamos uma pesquisa desenvolvida com profes sores de Química da rede pública estadual de Minas Gerais durante um processo de formação de professores - Imersão - realizado pelo Cecimig, com o objetivo de identificar os principais critérios utilizados pelos pro fessores na escolha do livro didático (LD). Utilizamos os dados obtidos a partir de um questionário respondido por 180 professores de Química. Nossa pesquisa mostrou que 99% dos professores utilizam livro didático e apontaram os seguintes critérios para escolha: abordagem (conteúdo, contextualização, textos); autor; linguagem clara; diagramação (encaderna ção, visual); exercícios (quantidade e qualidade); orientações oficiais (PCN e CBC). A pesquisa apontou também que os professores têm dificuldades na escolha do LD. In this paper we report a research conducted with Chemistry teachers from public schools of the state of Minas Gerais during a teach ing development process (Immersion) carried out by Cecimig, aimed at the identification of the main criteria used by such teachers for the selec tion of textbooks. We used data obtained from a questionnaire answered by 180 teachers. Our research pointed out that 99% of the teachers make use of textbooks and are abided by the following criteria for their choice (content, contextualization, texts); author; clear language; layout (biding and visual); exercises (quantity and quality); official guidelines (PCN and CBC). The research also pointed out some of the difficulties for the choice of the textbooks.CECIMIG-FaE-UFMG2010-10-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3479010.1590/1983-21172010120208Ensaio Research in Science Education; Vol. 12 No. 2 (2010)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 12 Núm. 2 (2010)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 12 n. 2 (2010)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34790/27478Copyright (c) 2010 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Maria Emilia Caixeta de CastroSilva, Penha Souza 2021-06-22T00:39:50Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34790Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-22T00:39:50Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CRITÉRIOS QUE PROFESSORES DE QUÍMICA APONTAM COMO ORIENTADORES DA ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO: CRITERIA ADOPTED BY CHEMISTRY TEACHERS AS GUIDELINES FOR THE CHOICE OF TEXTBOOKS |
title |
CRITÉRIOS QUE PROFESSORES DE QUÍMICA APONTAM COMO ORIENTADORES DA ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO: CRITERIA ADOPTED BY CHEMISTRY TEACHERS AS GUIDELINES FOR THE CHOICE OF TEXTBOOKS |
spellingShingle |
CRITÉRIOS QUE PROFESSORES DE QUÍMICA APONTAM COMO ORIENTADORES DA ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO: CRITERIA ADOPTED BY CHEMISTRY TEACHERS AS GUIDELINES FOR THE CHOICE OF TEXTBOOKS Lima, Maria Emilia Caixeta de Castro Livros Didáticos; Formação de Professores; Ensino de Química. |
title_short |
CRITÉRIOS QUE PROFESSORES DE QUÍMICA APONTAM COMO ORIENTADORES DA ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO: CRITERIA ADOPTED BY CHEMISTRY TEACHERS AS GUIDELINES FOR THE CHOICE OF TEXTBOOKS |
title_full |
CRITÉRIOS QUE PROFESSORES DE QUÍMICA APONTAM COMO ORIENTADORES DA ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO: CRITERIA ADOPTED BY CHEMISTRY TEACHERS AS GUIDELINES FOR THE CHOICE OF TEXTBOOKS |
title_fullStr |
CRITÉRIOS QUE PROFESSORES DE QUÍMICA APONTAM COMO ORIENTADORES DA ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO: CRITERIA ADOPTED BY CHEMISTRY TEACHERS AS GUIDELINES FOR THE CHOICE OF TEXTBOOKS |
title_full_unstemmed |
CRITÉRIOS QUE PROFESSORES DE QUÍMICA APONTAM COMO ORIENTADORES DA ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO: CRITERIA ADOPTED BY CHEMISTRY TEACHERS AS GUIDELINES FOR THE CHOICE OF TEXTBOOKS |
title_sort |
CRITÉRIOS QUE PROFESSORES DE QUÍMICA APONTAM COMO ORIENTADORES DA ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO: CRITERIA ADOPTED BY CHEMISTRY TEACHERS AS GUIDELINES FOR THE CHOICE OF TEXTBOOKS |
author |
Lima, Maria Emilia Caixeta de Castro |
author_facet |
Lima, Maria Emilia Caixeta de Castro Silva, Penha Souza |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Penha Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Maria Emilia Caixeta de Castro Silva, Penha Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livros Didáticos; Formação de Professores; Ensino de Química. |
topic |
Livros Didáticos; Formação de Professores; Ensino de Química. |
description |
Nesse artigo relatamos uma pesquisa desenvolvida com profes sores de Química da rede pública estadual de Minas Gerais durante um processo de formação de professores - Imersão - realizado pelo Cecimig, com o objetivo de identificar os principais critérios utilizados pelos pro fessores na escolha do livro didático (LD). Utilizamos os dados obtidos a partir de um questionário respondido por 180 professores de Química. Nossa pesquisa mostrou que 99% dos professores utilizam livro didático e apontaram os seguintes critérios para escolha: abordagem (conteúdo, contextualização, textos); autor; linguagem clara; diagramação (encaderna ção, visual); exercícios (quantidade e qualidade); orientações oficiais (PCN e CBC). A pesquisa apontou também que os professores têm dificuldades na escolha do LD. In this paper we report a research conducted with Chemistry teachers from public schools of the state of Minas Gerais during a teach ing development process (Immersion) carried out by Cecimig, aimed at the identification of the main criteria used by such teachers for the selec tion of textbooks. We used data obtained from a questionnaire answered by 180 teachers. Our research pointed out that 99% of the teachers make use of textbooks and are abided by the following criteria for their choice (content, contextualization, texts); author; clear language; layout (biding and visual); exercises (quantity and quality); official guidelines (PCN and CBC). The research also pointed out some of the difficulties for the choice of the textbooks. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-10-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34790 10.1590/1983-21172010120208 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34790 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-21172010120208 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34790/27478 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2010 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2010 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 12 No. 2 (2010) Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 12 Núm. 2 (2010) Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 12 n. 2 (2010) 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711165115269120 |