"Exercícios de raciocínio" em três linguagens: ensino de física nas séries iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa Lima, Maria da Conceição
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Pessoa de Carvalho, Anna Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10038
Resumo: Com o objetivo de estudarmos a adequação de histórias infantis como instrumento de ensino de Física para crianças, elaboramos uma atividade que foi desenvolvida em uma turma do segundo ano do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de São Paulo. Após a leitura da história, os alunos receberam um exercício de raciocínio para discutirem em pequenos grupos sem qualquer estímulo à experimentação. Depois desta etapa as crianças foram convidadas a discutirem suas idéias e/ou conclusões com toda a turma, numa grande roda. Para em seguida relatarem suas experiências, de maneira individual, através de um desenho e/ou pequena redação . Neste trabalho apresentamos a análise de suas falas durante a discussão da grande roda e a análise de seus relatos.
id UFMG-11_9d716f0b97d58a9c725c4ee4dc5c8144
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/10038
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling "Exercícios de raciocínio" em três linguagens: ensino de física nas séries iniciaisCom o objetivo de estudarmos a adequação de histórias infantis como instrumento de ensino de Física para crianças, elaboramos uma atividade que foi desenvolvida em uma turma do segundo ano do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de São Paulo. Após a leitura da história, os alunos receberam um exercício de raciocínio para discutirem em pequenos grupos sem qualquer estímulo à experimentação. Depois desta etapa as crianças foram convidadas a discutirem suas idéias e/ou conclusões com toda a turma, numa grande roda. Para em seguida relatarem suas experiências, de maneira individual, através de um desenho e/ou pequena redação . Neste trabalho apresentamos a análise de suas falas durante a discussão da grande roda e a análise de seus relatos.CECIMIG-FaE-UFMG2008-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10038Ensaio Research in Science Education; Vol. 4 No. 1 (2002); 59-78Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 4 Núm. 1 (2002); 59-78Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 4 n. 1 (2002); 59-781983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10038/7011Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa Lima, Maria da ConceiçãoPessoa de Carvalho, Anna Maria2019-02-01T19:54:27Zoai:periodicos.ufmg.br:article/10038Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2019-02-01T19:54:27Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv "Exercícios de raciocínio" em três linguagens: ensino de física nas séries iniciais
title "Exercícios de raciocínio" em três linguagens: ensino de física nas séries iniciais
spellingShingle "Exercícios de raciocínio" em três linguagens: ensino de física nas séries iniciais
Barbosa Lima, Maria da Conceição
title_short "Exercícios de raciocínio" em três linguagens: ensino de física nas séries iniciais
title_full "Exercícios de raciocínio" em três linguagens: ensino de física nas séries iniciais
title_fullStr "Exercícios de raciocínio" em três linguagens: ensino de física nas séries iniciais
title_full_unstemmed "Exercícios de raciocínio" em três linguagens: ensino de física nas séries iniciais
title_sort "Exercícios de raciocínio" em três linguagens: ensino de física nas séries iniciais
author Barbosa Lima, Maria da Conceição
author_facet Barbosa Lima, Maria da Conceição
Pessoa de Carvalho, Anna Maria
author_role author
author2 Pessoa de Carvalho, Anna Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa Lima, Maria da Conceição
Pessoa de Carvalho, Anna Maria
description Com o objetivo de estudarmos a adequação de histórias infantis como instrumento de ensino de Física para crianças, elaboramos uma atividade que foi desenvolvida em uma turma do segundo ano do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de São Paulo. Após a leitura da história, os alunos receberam um exercício de raciocínio para discutirem em pequenos grupos sem qualquer estímulo à experimentação. Depois desta etapa as crianças foram convidadas a discutirem suas idéias e/ou conclusões com toda a turma, numa grande roda. Para em seguida relatarem suas experiências, de maneira individual, através de um desenho e/ou pequena redação . Neste trabalho apresentamos a análise de suas falas durante a discussão da grande roda e a análise de seus relatos.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-11-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10038
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10038
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10038/7011
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 4 No. 1 (2002); 59-78
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 4 Núm. 1 (2002); 59-78
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 4 n. 1 (2002); 59-78
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711162578763776