"Exercícios de raciocínio" em três linguagens: ensino de física nas séries iniciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10038 |
Resumo: | Com o objetivo de estudarmos a adequação de histórias infantis como instrumento de ensino de Física para crianças, elaboramos uma atividade que foi desenvolvida em uma turma do segundo ano do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de São Paulo. Após a leitura da história, os alunos receberam um exercício de raciocínio para discutirem em pequenos grupos sem qualquer estímulo à experimentação. Depois desta etapa as crianças foram convidadas a discutirem suas idéias e/ou conclusões com toda a turma, numa grande roda. Para em seguida relatarem suas experiências, de maneira individual, através de um desenho e/ou pequena redação . Neste trabalho apresentamos a análise de suas falas durante a discussão da grande roda e a análise de seus relatos. |
id |
UFMG-11_9d716f0b97d58a9c725c4ee4dc5c8144 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/10038 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
"Exercícios de raciocínio" em três linguagens: ensino de física nas séries iniciaisCom o objetivo de estudarmos a adequação de histórias infantis como instrumento de ensino de Física para crianças, elaboramos uma atividade que foi desenvolvida em uma turma do segundo ano do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de São Paulo. Após a leitura da história, os alunos receberam um exercício de raciocínio para discutirem em pequenos grupos sem qualquer estímulo à experimentação. Depois desta etapa as crianças foram convidadas a discutirem suas idéias e/ou conclusões com toda a turma, numa grande roda. Para em seguida relatarem suas experiências, de maneira individual, através de um desenho e/ou pequena redação . Neste trabalho apresentamos a análise de suas falas durante a discussão da grande roda e a análise de seus relatos.CECIMIG-FaE-UFMG2008-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10038Ensaio Research in Science Education; Vol. 4 No. 1 (2002); 59-78Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 4 Núm. 1 (2002); 59-78Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 4 n. 1 (2002); 59-781983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10038/7011Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa Lima, Maria da ConceiçãoPessoa de Carvalho, Anna Maria2019-02-01T19:54:27Zoai:periodicos.ufmg.br:article/10038Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2019-02-01T19:54:27Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
"Exercícios de raciocínio" em três linguagens: ensino de física nas séries iniciais |
title |
"Exercícios de raciocínio" em três linguagens: ensino de física nas séries iniciais |
spellingShingle |
"Exercícios de raciocínio" em três linguagens: ensino de física nas séries iniciais Barbosa Lima, Maria da Conceição |
title_short |
"Exercícios de raciocínio" em três linguagens: ensino de física nas séries iniciais |
title_full |
"Exercícios de raciocínio" em três linguagens: ensino de física nas séries iniciais |
title_fullStr |
"Exercícios de raciocínio" em três linguagens: ensino de física nas séries iniciais |
title_full_unstemmed |
"Exercícios de raciocínio" em três linguagens: ensino de física nas séries iniciais |
title_sort |
"Exercícios de raciocínio" em três linguagens: ensino de física nas séries iniciais |
author |
Barbosa Lima, Maria da Conceição |
author_facet |
Barbosa Lima, Maria da Conceição Pessoa de Carvalho, Anna Maria |
author_role |
author |
author2 |
Pessoa de Carvalho, Anna Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa Lima, Maria da Conceição Pessoa de Carvalho, Anna Maria |
description |
Com o objetivo de estudarmos a adequação de histórias infantis como instrumento de ensino de Física para crianças, elaboramos uma atividade que foi desenvolvida em uma turma do segundo ano do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de São Paulo. Após a leitura da história, os alunos receberam um exercício de raciocínio para discutirem em pequenos grupos sem qualquer estímulo à experimentação. Depois desta etapa as crianças foram convidadas a discutirem suas idéias e/ou conclusões com toda a turma, numa grande roda. Para em seguida relatarem suas experiências, de maneira individual, através de um desenho e/ou pequena redação . Neste trabalho apresentamos a análise de suas falas durante a discussão da grande roda e a análise de seus relatos. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-11-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10038 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10038 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10038/7011 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 4 No. 1 (2002); 59-78 Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 4 Núm. 1 (2002); 59-78 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 4 n. 1 (2002); 59-78 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711162578763776 |