AFFORDANCES DOS MATERIAIS COMO INDUTORES DE EQUÍVOCOS DURANTE EXPERIMENTOS PARA O ENSINO DE FÍSICA: AFFORDANCES OF THE OBJECTS AS ERRORS INDUCTORS DURING PHYSICS TEACHING EXPERIMENTS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9942 |
Resumo: | O artigo revisita o conceito de affordance e dirige sua leitura para o contexto das atividades experimentais para o ensino de física. O conceito de affordance é tratado segundo o significado de reconhecimento imediato que estudantes atribuem a um material ou instrumento em interação com eles, o que gera frequentes comportamentos incorretos. Os equívocos são devidos a inerentes características morfológicas de construção dos objetos que tendem a gerar interpretações semióticas incorretas de como usá-los. O trabalho apresenta ocorrências de enganos cometidos frequentemente por licenciandos de física quando em processo de aprendizagem de experimentos voltados para o ensino médio. O estudo mostra que os tipos singulares de equívocos cometidos podem ser explicados à luz do conceito de affordances. The article revisits the affordances concept and directs its reading to the context of experimental activities on physics teaching. Here, affordances concept is interpreted as the immediate meaning that students attribute to a material or tool when interacting with it, and that association generates frequent incorrect recognition behaviours. These errors are due to objects construction’s inherent morphological characteristics that tend to generate students’ incorrect semiotic interpretations of how to use them. The work presents occurrences of mistakes repeatedly committed by undergraduate physics teachers when in the process of learning experiments for high school. The study shows that the kinds of mistakes committed by students can be explained by the affordances concept. |
id |
UFMG-11_a4ef373e8c8088b85acb7fe3b81dad31 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/9942 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AFFORDANCES DOS MATERIAIS COMO INDUTORES DE EQUÍVOCOS DURANTE EXPERIMENTOS PARA O ENSINO DE FÍSICA: AFFORDANCES OF THE OBJECTS AS ERRORS INDUCTORS DURING PHYSICS TEACHING EXPERIMENTSEducação científica; Affordances; Semiótica; Experimentos.affordancesO artigo revisita o conceito de affordance e dirige sua leitura para o contexto das atividades experimentais para o ensino de física. O conceito de affordance é tratado segundo o significado de reconhecimento imediato que estudantes atribuem a um material ou instrumento em interação com eles, o que gera frequentes comportamentos incorretos. Os equívocos são devidos a inerentes características morfológicas de construção dos objetos que tendem a gerar interpretações semióticas incorretas de como usá-los. O trabalho apresenta ocorrências de enganos cometidos frequentemente por licenciandos de física quando em processo de aprendizagem de experimentos voltados para o ensino médio. O estudo mostra que os tipos singulares de equívocos cometidos podem ser explicados à luz do conceito de affordances. The article revisits the affordances concept and directs its reading to the context of experimental activities on physics teaching. Here, affordances concept is interpreted as the immediate meaning that students attribute to a material or tool when interacting with it, and that association generates frequent incorrect recognition behaviours. These errors are due to objects construction’s inherent morphological characteristics that tend to generate students’ incorrect semiotic interpretations of how to use them. The work presents occurrences of mistakes repeatedly committed by undergraduate physics teachers when in the process of learning experiments for high school. The study shows that the kinds of mistakes committed by students can be explained by the affordances concept.CECIMIG-FaE-UFMG2021-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa científicahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/994210.1590/1983-21172017190111 Ensaio Research in Science Education; Vol. 19 (2017)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 19 (2017)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 19 (2017)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9942/26547Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessLaburú, Carlos EduardoMoura da Silva, Osmar HenriqueZômpero, Andreia de Freitas2021-04-30T23:57:24Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9942Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-04-30T23:57:24Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AFFORDANCES DOS MATERIAIS COMO INDUTORES DE EQUÍVOCOS DURANTE EXPERIMENTOS PARA O ENSINO DE FÍSICA: AFFORDANCES OF THE OBJECTS AS ERRORS INDUCTORS DURING PHYSICS TEACHING EXPERIMENTS |
title |
AFFORDANCES DOS MATERIAIS COMO INDUTORES DE EQUÍVOCOS DURANTE EXPERIMENTOS PARA O ENSINO DE FÍSICA: AFFORDANCES OF THE OBJECTS AS ERRORS INDUCTORS DURING PHYSICS TEACHING EXPERIMENTS |
spellingShingle |
AFFORDANCES DOS MATERIAIS COMO INDUTORES DE EQUÍVOCOS DURANTE EXPERIMENTOS PARA O ENSINO DE FÍSICA: AFFORDANCES OF THE OBJECTS AS ERRORS INDUCTORS DURING PHYSICS TEACHING EXPERIMENTS Laburú, Carlos Eduardo Educação científica; Affordances; Semiótica; Experimentos. affordances |
title_short |
AFFORDANCES DOS MATERIAIS COMO INDUTORES DE EQUÍVOCOS DURANTE EXPERIMENTOS PARA O ENSINO DE FÍSICA: AFFORDANCES OF THE OBJECTS AS ERRORS INDUCTORS DURING PHYSICS TEACHING EXPERIMENTS |
title_full |
AFFORDANCES DOS MATERIAIS COMO INDUTORES DE EQUÍVOCOS DURANTE EXPERIMENTOS PARA O ENSINO DE FÍSICA: AFFORDANCES OF THE OBJECTS AS ERRORS INDUCTORS DURING PHYSICS TEACHING EXPERIMENTS |
title_fullStr |
AFFORDANCES DOS MATERIAIS COMO INDUTORES DE EQUÍVOCOS DURANTE EXPERIMENTOS PARA O ENSINO DE FÍSICA: AFFORDANCES OF THE OBJECTS AS ERRORS INDUCTORS DURING PHYSICS TEACHING EXPERIMENTS |
title_full_unstemmed |
AFFORDANCES DOS MATERIAIS COMO INDUTORES DE EQUÍVOCOS DURANTE EXPERIMENTOS PARA O ENSINO DE FÍSICA: AFFORDANCES OF THE OBJECTS AS ERRORS INDUCTORS DURING PHYSICS TEACHING EXPERIMENTS |
title_sort |
AFFORDANCES DOS MATERIAIS COMO INDUTORES DE EQUÍVOCOS DURANTE EXPERIMENTOS PARA O ENSINO DE FÍSICA: AFFORDANCES OF THE OBJECTS AS ERRORS INDUCTORS DURING PHYSICS TEACHING EXPERIMENTS |
author |
Laburú, Carlos Eduardo |
author_facet |
Laburú, Carlos Eduardo Moura da Silva, Osmar Henrique Zômpero, Andreia de Freitas |
author_role |
author |
author2 |
Moura da Silva, Osmar Henrique Zômpero, Andreia de Freitas |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Laburú, Carlos Eduardo Moura da Silva, Osmar Henrique Zômpero, Andreia de Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação científica; Affordances; Semiótica; Experimentos. affordances |
topic |
Educação científica; Affordances; Semiótica; Experimentos. affordances |
description |
O artigo revisita o conceito de affordance e dirige sua leitura para o contexto das atividades experimentais para o ensino de física. O conceito de affordance é tratado segundo o significado de reconhecimento imediato que estudantes atribuem a um material ou instrumento em interação com eles, o que gera frequentes comportamentos incorretos. Os equívocos são devidos a inerentes características morfológicas de construção dos objetos que tendem a gerar interpretações semióticas incorretas de como usá-los. O trabalho apresenta ocorrências de enganos cometidos frequentemente por licenciandos de física quando em processo de aprendizagem de experimentos voltados para o ensino médio. O estudo mostra que os tipos singulares de equívocos cometidos podem ser explicados à luz do conceito de affordances. The article revisits the affordances concept and directs its reading to the context of experimental activities on physics teaching. Here, affordances concept is interpreted as the immediate meaning that students attribute to a material or tool when interacting with it, and that association generates frequent incorrect recognition behaviours. These errors are due to objects construction’s inherent morphological characteristics that tend to generate students’ incorrect semiotic interpretations of how to use them. The work presents occurrences of mistakes repeatedly committed by undergraduate physics teachers when in the process of learning experiments for high school. The study shows that the kinds of mistakes committed by students can be explained by the affordances concept. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion pesquisa científica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9942 10.1590/1983-21172017190111 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9942 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-21172017190111 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9942/26547 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 19 (2017) Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 19 (2017) Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 19 (2017) 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711162112147456 |