AFFORDANCES DOS MATERIAIS COMO INDUTORES DE EQUÍVOCOS DURANTE EXPERIMENTOS PARA O ENSINO DE FÍSICA: AFFORDANCES OF THE OBJECTS AS ERRORS INDUCTORS DURING PHYSICS TEACHING EXPERIMENTS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Laburú, Carlos Eduardo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Moura da Silva, Osmar Henrique, Zômpero, Andreia de Freitas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9942
Resumo: O artigo revisita o conceito de affordance e dirige sua leitura para o contexto das atividades experimentais para o ensino de física. O conceito de affordance é tratado segundo o significado de reconhecimento imediato que estudantes atribuem a um material ou instrumento em interação com eles, o que gera frequentes comportamentos incorretos. Os equívocos são devidos a inerentes características morfológicas de construção dos objetos que tendem a gerar interpretações semióticas incorretas de como usá-los. O trabalho apresenta ocorrências de enganos cometidos frequentemente por licenciandos de física quando em processo de aprendizagem de experimentos voltados para o ensino médio. O estudo mostra que os tipos singulares de equívocos cometidos podem ser explicados à luz do conceito de affordances. The article revisits the affordances concept and directs its reading to the context of experimental activities on physics teaching. Here, affordances concept is interpreted as the immediate meaning that students attribute to a material or tool when interacting with it, and that association generates frequent incorrect recognition behaviours. These errors are due to objects construction’s inherent morphological characteristics that tend to generate students’ incorrect semiotic interpretations of how to use them. The work presents occurrences of mistakes repeatedly committed by undergraduate physics teachers when in the process of learning experiments for high school. The study shows that the kinds of mistakes committed by students can be explained by the affordances concept.
id UFMG-11_a4ef373e8c8088b85acb7fe3b81dad31
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/9942
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling AFFORDANCES DOS MATERIAIS COMO INDUTORES DE EQUÍVOCOS DURANTE EXPERIMENTOS PARA O ENSINO DE FÍSICA: AFFORDANCES OF THE OBJECTS AS ERRORS INDUCTORS DURING PHYSICS TEACHING EXPERIMENTSEducação científica; Affordances; Semiótica; Experimentos.affordancesO artigo revisita o conceito de affordance e dirige sua leitura para o contexto das atividades experimentais para o ensino de física. O conceito de affordance é tratado segundo o significado de reconhecimento imediato que estudantes atribuem a um material ou instrumento em interação com eles, o que gera frequentes comportamentos incorretos. Os equívocos são devidos a inerentes características morfológicas de construção dos objetos que tendem a gerar interpretações semióticas incorretas de como usá-los. O trabalho apresenta ocorrências de enganos cometidos frequentemente por licenciandos de física quando em processo de aprendizagem de experimentos voltados para o ensino médio. O estudo mostra que os tipos singulares de equívocos cometidos podem ser explicados à luz do conceito de affordances. The article revisits the affordances concept and directs its reading to the context of experimental activities on physics teaching. Here, affordances concept is interpreted as the immediate meaning that students attribute to a material or tool when interacting with it, and that association generates frequent incorrect recognition behaviours. These errors are due to objects construction’s inherent morphological characteristics that tend to generate students’ incorrect semiotic interpretations of how to use them. The work presents occurrences of mistakes repeatedly committed by undergraduate physics teachers when in the process of learning experiments for high school. The study shows that the kinds of mistakes committed by students can be explained by the affordances concept.CECIMIG-FaE-UFMG2021-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa científicahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/994210.1590/1983-21172017190111 Ensaio Research in Science Education; Vol. 19 (2017)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 19 (2017)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 19 (2017)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9942/26547Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessLaburú, Carlos EduardoMoura da Silva, Osmar HenriqueZômpero, Andreia de Freitas2021-04-30T23:57:24Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9942Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-04-30T23:57:24Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv AFFORDANCES DOS MATERIAIS COMO INDUTORES DE EQUÍVOCOS DURANTE EXPERIMENTOS PARA O ENSINO DE FÍSICA: AFFORDANCES OF THE OBJECTS AS ERRORS INDUCTORS DURING PHYSICS TEACHING EXPERIMENTS
title AFFORDANCES DOS MATERIAIS COMO INDUTORES DE EQUÍVOCOS DURANTE EXPERIMENTOS PARA O ENSINO DE FÍSICA: AFFORDANCES OF THE OBJECTS AS ERRORS INDUCTORS DURING PHYSICS TEACHING EXPERIMENTS
spellingShingle AFFORDANCES DOS MATERIAIS COMO INDUTORES DE EQUÍVOCOS DURANTE EXPERIMENTOS PARA O ENSINO DE FÍSICA: AFFORDANCES OF THE OBJECTS AS ERRORS INDUCTORS DURING PHYSICS TEACHING EXPERIMENTS
Laburú, Carlos Eduardo
Educação científica; Affordances; Semiótica; Experimentos.
affordances
title_short AFFORDANCES DOS MATERIAIS COMO INDUTORES DE EQUÍVOCOS DURANTE EXPERIMENTOS PARA O ENSINO DE FÍSICA: AFFORDANCES OF THE OBJECTS AS ERRORS INDUCTORS DURING PHYSICS TEACHING EXPERIMENTS
title_full AFFORDANCES DOS MATERIAIS COMO INDUTORES DE EQUÍVOCOS DURANTE EXPERIMENTOS PARA O ENSINO DE FÍSICA: AFFORDANCES OF THE OBJECTS AS ERRORS INDUCTORS DURING PHYSICS TEACHING EXPERIMENTS
title_fullStr AFFORDANCES DOS MATERIAIS COMO INDUTORES DE EQUÍVOCOS DURANTE EXPERIMENTOS PARA O ENSINO DE FÍSICA: AFFORDANCES OF THE OBJECTS AS ERRORS INDUCTORS DURING PHYSICS TEACHING EXPERIMENTS
title_full_unstemmed AFFORDANCES DOS MATERIAIS COMO INDUTORES DE EQUÍVOCOS DURANTE EXPERIMENTOS PARA O ENSINO DE FÍSICA: AFFORDANCES OF THE OBJECTS AS ERRORS INDUCTORS DURING PHYSICS TEACHING EXPERIMENTS
title_sort AFFORDANCES DOS MATERIAIS COMO INDUTORES DE EQUÍVOCOS DURANTE EXPERIMENTOS PARA O ENSINO DE FÍSICA: AFFORDANCES OF THE OBJECTS AS ERRORS INDUCTORS DURING PHYSICS TEACHING EXPERIMENTS
author Laburú, Carlos Eduardo
author_facet Laburú, Carlos Eduardo
Moura da Silva, Osmar Henrique
Zômpero, Andreia de Freitas
author_role author
author2 Moura da Silva, Osmar Henrique
Zômpero, Andreia de Freitas
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Laburú, Carlos Eduardo
Moura da Silva, Osmar Henrique
Zômpero, Andreia de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Educação científica; Affordances; Semiótica; Experimentos.
affordances
topic Educação científica; Affordances; Semiótica; Experimentos.
affordances
description O artigo revisita o conceito de affordance e dirige sua leitura para o contexto das atividades experimentais para o ensino de física. O conceito de affordance é tratado segundo o significado de reconhecimento imediato que estudantes atribuem a um material ou instrumento em interação com eles, o que gera frequentes comportamentos incorretos. Os equívocos são devidos a inerentes características morfológicas de construção dos objetos que tendem a gerar interpretações semióticas incorretas de como usá-los. O trabalho apresenta ocorrências de enganos cometidos frequentemente por licenciandos de física quando em processo de aprendizagem de experimentos voltados para o ensino médio. O estudo mostra que os tipos singulares de equívocos cometidos podem ser explicados à luz do conceito de affordances. The article revisits the affordances concept and directs its reading to the context of experimental activities on physics teaching. Here, affordances concept is interpreted as the immediate meaning that students attribute to a material or tool when interacting with it, and that association generates frequent incorrect recognition behaviours. These errors are due to objects construction’s inherent morphological characteristics that tend to generate students’ incorrect semiotic interpretations of how to use them. The work presents occurrences of mistakes repeatedly committed by undergraduate physics teachers when in the process of learning experiments for high school. The study shows that the kinds of mistakes committed by students can be explained by the affordances concept.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
pesquisa científica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9942
10.1590/1983-21172017190111
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9942
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172017190111
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9942/26547
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 19 (2017)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 19 (2017)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 19 (2017)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711162112147456