O ENSINO NÃO FORMAL E A FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR DE FÍSICA PARA DEFICIENTES VISUAIS: NON-FORMAL EDUCATION AND TRAINING OF TEACHER FOR THE VISUALLY IMPAIRED

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa-Lima, Maria da Conceição de Almeida
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Gonçalves, Carla de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34136
Resumo: Relatamos o desenvolvimento de um projeto didático que usou o método de 'ateliê', de Schön, na disciplina Ensino de Física e Inclusão Social. Um grupo de alunos deficientes visuais de um colégio da zona norte do Rio de Janeiro foi levado ao Campo dos Afonsos para conhecer um avião Bandeirante. A atividade foi dividida em duas fases: a primeira, no auditório, informou aos alunos e seus acompanhantes sobre a história da aviação brasileira e sobre a sustentabilidade de uma aeronave; e a segunda, no hangar, onde os jovens tatearam um avião do tipo Bandeirante e ocuparam a cabine de controle. Concluímos que o oferecimento ao licenciando de oportunidade de atuação real, mesmo que em uma situação de ensino não formal, foi positiva para sua formação. We report the development of an instructional design using the method of 'atelier' of Schön, in a discipline called Physical Education and Social Inclusion. A group of visually impaired students from a school in the North Zone of Rio de Janeiro was taken to Campo dos Afonsos to see a real Bandeirante aircraft. The activity was divided into two phases: the first, in the auditorium, students and their companions were told about the Brazilian aviation history and the sustainability of an aircraft; and the second, in the hangar, where the students could grope one Bandeirante and occupy the control booth. We conclude that offering the opportunity of real action to undergraduate teachers, even if not in a formal teaching situation, was good for their training.
id UFMG-11_aa6b506a676b10eb74d6a0e63553b761
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/34136
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling O ENSINO NÃO FORMAL E A FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR DE FÍSICA PARA DEFICIENTES VISUAIS: NON-FORMAL EDUCATION AND TRAINING OF TEACHER FOR THE VISUALLY IMPAIREDFormação de Professor; Deficiência Visual; Ensino não Formal; Ensino de Física.Relatamos o desenvolvimento de um projeto didático que usou o método de 'ateliê', de Schön, na disciplina Ensino de Física e Inclusão Social. Um grupo de alunos deficientes visuais de um colégio da zona norte do Rio de Janeiro foi levado ao Campo dos Afonsos para conhecer um avião Bandeirante. A atividade foi dividida em duas fases: a primeira, no auditório, informou aos alunos e seus acompanhantes sobre a história da aviação brasileira e sobre a sustentabilidade de uma aeronave; e a segunda, no hangar, onde os jovens tatearam um avião do tipo Bandeirante e ocuparam a cabine de controle. Concluímos que o oferecimento ao licenciando de oportunidade de atuação real, mesmo que em uma situação de ensino não formal, foi positiva para sua formação. We report the development of an instructional design using the method of 'atelier' of Schön, in a discipline called Physical Education and Social Inclusion. A group of visually impaired students from a school in the North Zone of Rio de Janeiro was taken to Campo dos Afonsos to see a real Bandeirante aircraft. The activity was divided into two phases: the first, in the auditorium, students and their companions were told about the Brazilian aviation history and the sustainability of an aircraft; and the second, in the hangar, where the students could grope one Bandeirante and occupy the control booth. We conclude that offering the opportunity of real action to undergraduate teachers, even if not in a formal teaching situation, was good for their training.CECIMIG-FaE-UFMG2014-05-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3413610.1590/1983-21172014160209 Ensaio Research in Science Education; Vol. 16 No. 2 (2014)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 16 Núm. 2 (2014)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 16 n. 2 (2014)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34136/27134Copyright (c) 2014 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa-Lima, Maria da Conceição de Almeida Gonçalves, Carla de Oliveira 2022-08-10T14:43:30Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34136Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2022-08-10T14:43:30Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO NÃO FORMAL E A FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR DE FÍSICA PARA DEFICIENTES VISUAIS: NON-FORMAL EDUCATION AND TRAINING OF TEACHER FOR THE VISUALLY IMPAIRED
title O ENSINO NÃO FORMAL E A FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR DE FÍSICA PARA DEFICIENTES VISUAIS: NON-FORMAL EDUCATION AND TRAINING OF TEACHER FOR THE VISUALLY IMPAIRED
spellingShingle O ENSINO NÃO FORMAL E A FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR DE FÍSICA PARA DEFICIENTES VISUAIS: NON-FORMAL EDUCATION AND TRAINING OF TEACHER FOR THE VISUALLY IMPAIRED
Barbosa-Lima, Maria da Conceição de Almeida
Formação de Professor; Deficiência Visual; Ensino não Formal; Ensino de Física.
title_short O ENSINO NÃO FORMAL E A FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR DE FÍSICA PARA DEFICIENTES VISUAIS: NON-FORMAL EDUCATION AND TRAINING OF TEACHER FOR THE VISUALLY IMPAIRED
title_full O ENSINO NÃO FORMAL E A FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR DE FÍSICA PARA DEFICIENTES VISUAIS: NON-FORMAL EDUCATION AND TRAINING OF TEACHER FOR THE VISUALLY IMPAIRED
title_fullStr O ENSINO NÃO FORMAL E A FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR DE FÍSICA PARA DEFICIENTES VISUAIS: NON-FORMAL EDUCATION AND TRAINING OF TEACHER FOR THE VISUALLY IMPAIRED
title_full_unstemmed O ENSINO NÃO FORMAL E A FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR DE FÍSICA PARA DEFICIENTES VISUAIS: NON-FORMAL EDUCATION AND TRAINING OF TEACHER FOR THE VISUALLY IMPAIRED
title_sort O ENSINO NÃO FORMAL E A FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR DE FÍSICA PARA DEFICIENTES VISUAIS: NON-FORMAL EDUCATION AND TRAINING OF TEACHER FOR THE VISUALLY IMPAIRED
author Barbosa-Lima, Maria da Conceição de Almeida
author_facet Barbosa-Lima, Maria da Conceição de Almeida
Gonçalves, Carla de Oliveira
author_role author
author2 Gonçalves, Carla de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa-Lima, Maria da Conceição de Almeida
Gonçalves, Carla de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professor; Deficiência Visual; Ensino não Formal; Ensino de Física.
topic Formação de Professor; Deficiência Visual; Ensino não Formal; Ensino de Física.
description Relatamos o desenvolvimento de um projeto didático que usou o método de 'ateliê', de Schön, na disciplina Ensino de Física e Inclusão Social. Um grupo de alunos deficientes visuais de um colégio da zona norte do Rio de Janeiro foi levado ao Campo dos Afonsos para conhecer um avião Bandeirante. A atividade foi dividida em duas fases: a primeira, no auditório, informou aos alunos e seus acompanhantes sobre a história da aviação brasileira e sobre a sustentabilidade de uma aeronave; e a segunda, no hangar, onde os jovens tatearam um avião do tipo Bandeirante e ocuparam a cabine de controle. Concluímos que o oferecimento ao licenciando de oportunidade de atuação real, mesmo que em uma situação de ensino não formal, foi positiva para sua formação. We report the development of an instructional design using the method of 'atelier' of Schön, in a discipline called Physical Education and Social Inclusion. A group of visually impaired students from a school in the North Zone of Rio de Janeiro was taken to Campo dos Afonsos to see a real Bandeirante aircraft. The activity was divided into two phases: the first, in the auditorium, students and their companions were told about the Brazilian aviation history and the sustainability of an aircraft; and the second, in the hangar, where the students could grope one Bandeirante and occupy the control booth. We conclude that offering the opportunity of real action to undergraduate teachers, even if not in a formal teaching situation, was good for their training.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34136
10.1590/1983-21172014160209
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34136
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172014160209
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34136/27134
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 16 No. 2 (2014)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 16 Núm. 2 (2014)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 16 n. 2 (2014)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711164558475264