O ENSINO NÃO FORMAL E A FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR DE FÍSICA PARA DEFICIENTES VISUAIS: NON-FORMAL EDUCATION AND TRAINING OF TEACHER FOR THE VISUALLY IMPAIRED
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34136 |
Resumo: | Relatamos o desenvolvimento de um projeto didático que usou o método de 'ateliê', de Schön, na disciplina Ensino de Física e Inclusão Social. Um grupo de alunos deficientes visuais de um colégio da zona norte do Rio de Janeiro foi levado ao Campo dos Afonsos para conhecer um avião Bandeirante. A atividade foi dividida em duas fases: a primeira, no auditório, informou aos alunos e seus acompanhantes sobre a história da aviação brasileira e sobre a sustentabilidade de uma aeronave; e a segunda, no hangar, onde os jovens tatearam um avião do tipo Bandeirante e ocuparam a cabine de controle. Concluímos que o oferecimento ao licenciando de oportunidade de atuação real, mesmo que em uma situação de ensino não formal, foi positiva para sua formação. We report the development of an instructional design using the method of 'atelier' of Schön, in a discipline called Physical Education and Social Inclusion. A group of visually impaired students from a school in the North Zone of Rio de Janeiro was taken to Campo dos Afonsos to see a real Bandeirante aircraft. The activity was divided into two phases: the first, in the auditorium, students and their companions were told about the Brazilian aviation history and the sustainability of an aircraft; and the second, in the hangar, where the students could grope one Bandeirante and occupy the control booth. We conclude that offering the opportunity of real action to undergraduate teachers, even if not in a formal teaching situation, was good for their training. |
id |
UFMG-11_aa6b506a676b10eb74d6a0e63553b761 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/34136 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENSINO NÃO FORMAL E A FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR DE FÍSICA PARA DEFICIENTES VISUAIS: NON-FORMAL EDUCATION AND TRAINING OF TEACHER FOR THE VISUALLY IMPAIREDFormação de Professor; Deficiência Visual; Ensino não Formal; Ensino de Física.Relatamos o desenvolvimento de um projeto didático que usou o método de 'ateliê', de Schön, na disciplina Ensino de Física e Inclusão Social. Um grupo de alunos deficientes visuais de um colégio da zona norte do Rio de Janeiro foi levado ao Campo dos Afonsos para conhecer um avião Bandeirante. A atividade foi dividida em duas fases: a primeira, no auditório, informou aos alunos e seus acompanhantes sobre a história da aviação brasileira e sobre a sustentabilidade de uma aeronave; e a segunda, no hangar, onde os jovens tatearam um avião do tipo Bandeirante e ocuparam a cabine de controle. Concluímos que o oferecimento ao licenciando de oportunidade de atuação real, mesmo que em uma situação de ensino não formal, foi positiva para sua formação. We report the development of an instructional design using the method of 'atelier' of Schön, in a discipline called Physical Education and Social Inclusion. A group of visually impaired students from a school in the North Zone of Rio de Janeiro was taken to Campo dos Afonsos to see a real Bandeirante aircraft. The activity was divided into two phases: the first, in the auditorium, students and their companions were told about the Brazilian aviation history and the sustainability of an aircraft; and the second, in the hangar, where the students could grope one Bandeirante and occupy the control booth. We conclude that offering the opportunity of real action to undergraduate teachers, even if not in a formal teaching situation, was good for their training.CECIMIG-FaE-UFMG2014-05-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3413610.1590/1983-21172014160209 Ensaio Research in Science Education; Vol. 16 No. 2 (2014)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 16 Núm. 2 (2014)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 16 n. 2 (2014)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34136/27134Copyright (c) 2014 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa-Lima, Maria da Conceição de Almeida Gonçalves, Carla de Oliveira 2022-08-10T14:43:30Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34136Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2022-08-10T14:43:30Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO NÃO FORMAL E A FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR DE FÍSICA PARA DEFICIENTES VISUAIS: NON-FORMAL EDUCATION AND TRAINING OF TEACHER FOR THE VISUALLY IMPAIRED |
title |
O ENSINO NÃO FORMAL E A FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR DE FÍSICA PARA DEFICIENTES VISUAIS: NON-FORMAL EDUCATION AND TRAINING OF TEACHER FOR THE VISUALLY IMPAIRED |
spellingShingle |
O ENSINO NÃO FORMAL E A FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR DE FÍSICA PARA DEFICIENTES VISUAIS: NON-FORMAL EDUCATION AND TRAINING OF TEACHER FOR THE VISUALLY IMPAIRED Barbosa-Lima, Maria da Conceição de Almeida Formação de Professor; Deficiência Visual; Ensino não Formal; Ensino de Física. |
title_short |
O ENSINO NÃO FORMAL E A FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR DE FÍSICA PARA DEFICIENTES VISUAIS: NON-FORMAL EDUCATION AND TRAINING OF TEACHER FOR THE VISUALLY IMPAIRED |
title_full |
O ENSINO NÃO FORMAL E A FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR DE FÍSICA PARA DEFICIENTES VISUAIS: NON-FORMAL EDUCATION AND TRAINING OF TEACHER FOR THE VISUALLY IMPAIRED |
title_fullStr |
O ENSINO NÃO FORMAL E A FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR DE FÍSICA PARA DEFICIENTES VISUAIS: NON-FORMAL EDUCATION AND TRAINING OF TEACHER FOR THE VISUALLY IMPAIRED |
title_full_unstemmed |
O ENSINO NÃO FORMAL E A FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR DE FÍSICA PARA DEFICIENTES VISUAIS: NON-FORMAL EDUCATION AND TRAINING OF TEACHER FOR THE VISUALLY IMPAIRED |
title_sort |
O ENSINO NÃO FORMAL E A FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR DE FÍSICA PARA DEFICIENTES VISUAIS: NON-FORMAL EDUCATION AND TRAINING OF TEACHER FOR THE VISUALLY IMPAIRED |
author |
Barbosa-Lima, Maria da Conceição de Almeida |
author_facet |
Barbosa-Lima, Maria da Conceição de Almeida Gonçalves, Carla de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, Carla de Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa-Lima, Maria da Conceição de Almeida Gonçalves, Carla de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professor; Deficiência Visual; Ensino não Formal; Ensino de Física. |
topic |
Formação de Professor; Deficiência Visual; Ensino não Formal; Ensino de Física. |
description |
Relatamos o desenvolvimento de um projeto didático que usou o método de 'ateliê', de Schön, na disciplina Ensino de Física e Inclusão Social. Um grupo de alunos deficientes visuais de um colégio da zona norte do Rio de Janeiro foi levado ao Campo dos Afonsos para conhecer um avião Bandeirante. A atividade foi dividida em duas fases: a primeira, no auditório, informou aos alunos e seus acompanhantes sobre a história da aviação brasileira e sobre a sustentabilidade de uma aeronave; e a segunda, no hangar, onde os jovens tatearam um avião do tipo Bandeirante e ocuparam a cabine de controle. Concluímos que o oferecimento ao licenciando de oportunidade de atuação real, mesmo que em uma situação de ensino não formal, foi positiva para sua formação. We report the development of an instructional design using the method of 'atelier' of Schön, in a discipline called Physical Education and Social Inclusion. A group of visually impaired students from a school in the North Zone of Rio de Janeiro was taken to Campo dos Afonsos to see a real Bandeirante aircraft. The activity was divided into two phases: the first, in the auditorium, students and their companions were told about the Brazilian aviation history and the sustainability of an aircraft; and the second, in the hangar, where the students could grope one Bandeirante and occupy the control booth. We conclude that offering the opportunity of real action to undergraduate teachers, even if not in a formal teaching situation, was good for their training. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34136 10.1590/1983-21172014160209 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34136 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-21172014160209 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34136/27134 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 16 No. 2 (2014) Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 16 Núm. 2 (2014) Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 16 n. 2 (2014) 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711164558475264 |