CONCEPÇÕES DE SAÚDE NO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
DOI: | 10.1590/1983-21172008100205 |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33650 |
Resumo: | Este trabalho discute quais concepções de saúde permeiam o texto de uma coleção de livros didáticos de ciências, utilizando a Análise de Conteúdo como definida por Bardin, para a análise dos textos como principal referencial metodológico. Observamos que, de forma geral, as concepções higienistas e as pautadas nos aspectos anatômicos/fisiológicos predominam nos livros da coleção analisada. O conceito mais amplo de saúde introduzido a partir da Conferência de Ottawa em 1986 foi pouco explorado pelos textos analisados. Vimos também que, no livro como um todo, não há muitas referências a uma visão mais ampliada da saúde, compreendida enquanto qualidade de vida e não apenas como ausência de doença. Esta maior ênfase nos condicionantes biológicos relacionados à saúde, que representa uma escolha criticada pelo PCN. |
id |
UFMG-11_aac87cacd3563a0543b0e17cff8843fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/33650 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
spelling |
CONCEPÇÕES DE SAÚDE NO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIASEducação em saúde; Análise de conteúdo; Livro didático.Este trabalho discute quais concepções de saúde permeiam o texto de uma coleção de livros didáticos de ciências, utilizando a Análise de Conteúdo como definida por Bardin, para a análise dos textos como principal referencial metodológico. Observamos que, de forma geral, as concepções higienistas e as pautadas nos aspectos anatômicos/fisiológicos predominam nos livros da coleção analisada. O conceito mais amplo de saúde introduzido a partir da Conferência de Ottawa em 1986 foi pouco explorado pelos textos analisados. Vimos também que, no livro como um todo, não há muitas referências a uma visão mais ampliada da saúde, compreendida enquanto qualidade de vida e não apenas como ausência de doença. Esta maior ênfase nos condicionantes biológicos relacionados à saúde, que representa uma escolha criticada pelo PCN.CECIMIG-FaE-UFMG2008-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3365010.1590/1983-21172008100205 Ensaio Research in Science Education; Vol. 10 No. 2 (2008); 235-256Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 10 Núm. 2 (2008); 235-256Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 10 n. 2 (2008); 235-2561983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33650/26877Copyright (c) 2008 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Elisângela Oliveira de Martins, Isabel 2021-05-03T22:57:44Zoai:periodicos.ufmg.br:article/33650Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-05-03T22:57:44Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONCEPÇÕES DE SAÚDE NO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS |
title |
CONCEPÇÕES DE SAÚDE NO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS |
spellingShingle |
CONCEPÇÕES DE SAÚDE NO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS CONCEPÇÕES DE SAÚDE NO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS Freitas, Elisângela Oliveira de Educação em saúde; Análise de conteúdo; Livro didático. Freitas, Elisângela Oliveira de Educação em saúde; Análise de conteúdo; Livro didático. |
title_short |
CONCEPÇÕES DE SAÚDE NO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS |
title_full |
CONCEPÇÕES DE SAÚDE NO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS |
title_fullStr |
CONCEPÇÕES DE SAÚDE NO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS CONCEPÇÕES DE SAÚDE NO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS |
title_full_unstemmed |
CONCEPÇÕES DE SAÚDE NO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS CONCEPÇÕES DE SAÚDE NO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS |
title_sort |
CONCEPÇÕES DE SAÚDE NO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS |
author |
Freitas, Elisângela Oliveira de |
author_facet |
Freitas, Elisângela Oliveira de Freitas, Elisângela Oliveira de Martins, Isabel Martins, Isabel |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Isabel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Elisângela Oliveira de Martins, Isabel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em saúde; Análise de conteúdo; Livro didático. |
topic |
Educação em saúde; Análise de conteúdo; Livro didático. |
description |
Este trabalho discute quais concepções de saúde permeiam o texto de uma coleção de livros didáticos de ciências, utilizando a Análise de Conteúdo como definida por Bardin, para a análise dos textos como principal referencial metodológico. Observamos que, de forma geral, as concepções higienistas e as pautadas nos aspectos anatômicos/fisiológicos predominam nos livros da coleção analisada. O conceito mais amplo de saúde introduzido a partir da Conferência de Ottawa em 1986 foi pouco explorado pelos textos analisados. Vimos também que, no livro como um todo, não há muitas referências a uma visão mais ampliada da saúde, compreendida enquanto qualidade de vida e não apenas como ausência de doença. Esta maior ênfase nos condicionantes biológicos relacionados à saúde, que representa uma escolha criticada pelo PCN. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33650 10.1590/1983-21172008100205 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33650 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-21172008100205 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33650/26877 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2008 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2008 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 10 No. 2 (2008); 235-256 Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 10 Núm. 2 (2008); 235-256 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 10 n. 2 (2008); 235-256 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1822183034014662656 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/1983-21172008100205 |