CONCEPÇÕES DE SAÚDE NO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Elisângela Oliveira de
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Martins, Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33650
Resumo: Este trabalho discute quais concepções de saúde permeiam o texto de uma coleção de livros didáticos de ciências, utilizando a Análise de Conteúdo como definida por Bardin, para a análise dos textos como principal referencial metodológico. Observamos que, de forma geral, as concepções higienistas e as pautadas nos aspectos anatômicos/fisiológicos predominam nos livros da coleção analisada. O conceito mais amplo de saúde introduzido a partir da Conferência de Ottawa em 1986 foi pouco explorado pelos textos analisados. Vimos também que, no livro como um todo, não há muitas referências a uma visão mais ampliada da saúde, compreendida enquanto qualidade de vida e não apenas como ausência de doença. Esta maior ênfase nos condicionantes biológicos relacionados à saúde, que representa uma escolha criticada pelo PCN.
id UFMG-11_aac87cacd3563a0543b0e17cff8843fc
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/33650
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling CONCEPÇÕES DE SAÚDE NO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIASEducação em saúde; Análise de conteúdo; Livro didático.Este trabalho discute quais concepções de saúde permeiam o texto de uma coleção de livros didáticos de ciências, utilizando a Análise de Conteúdo como definida por Bardin, para a análise dos textos como principal referencial metodológico. Observamos que, de forma geral, as concepções higienistas e as pautadas nos aspectos anatômicos/fisiológicos predominam nos livros da coleção analisada. O conceito mais amplo de saúde introduzido a partir da Conferência de Ottawa em 1986 foi pouco explorado pelos textos analisados. Vimos também que, no livro como um todo, não há muitas referências a uma visão mais ampliada da saúde, compreendida enquanto qualidade de vida e não apenas como ausência de doença. Esta maior ênfase nos condicionantes biológicos relacionados à saúde, que representa uma escolha criticada pelo PCN.CECIMIG-FaE-UFMG2008-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3365010.1590/1983-21172008100205 Ensaio Research in Science Education; Vol. 10 No. 2 (2008); 235-256Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 10 Núm. 2 (2008); 235-256Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 10 n. 2 (2008); 235-2561983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33650/26877Copyright (c) 2008 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Elisângela Oliveira de Martins, Isabel 2021-05-03T22:57:44Zoai:periodicos.ufmg.br:article/33650Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-05-03T22:57:44Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv CONCEPÇÕES DE SAÚDE NO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS
title CONCEPÇÕES DE SAÚDE NO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS
spellingShingle CONCEPÇÕES DE SAÚDE NO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS
Freitas, Elisângela Oliveira de
Educação em saúde; Análise de conteúdo; Livro didático.
title_short CONCEPÇÕES DE SAÚDE NO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS
title_full CONCEPÇÕES DE SAÚDE NO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS
title_fullStr CONCEPÇÕES DE SAÚDE NO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS
title_full_unstemmed CONCEPÇÕES DE SAÚDE NO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS
title_sort CONCEPÇÕES DE SAÚDE NO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS
author Freitas, Elisângela Oliveira de
author_facet Freitas, Elisângela Oliveira de
Martins, Isabel
author_role author
author2 Martins, Isabel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Elisângela Oliveira de
Martins, Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em saúde; Análise de conteúdo; Livro didático.
topic Educação em saúde; Análise de conteúdo; Livro didático.
description Este trabalho discute quais concepções de saúde permeiam o texto de uma coleção de livros didáticos de ciências, utilizando a Análise de Conteúdo como definida por Bardin, para a análise dos textos como principal referencial metodológico. Observamos que, de forma geral, as concepções higienistas e as pautadas nos aspectos anatômicos/fisiológicos predominam nos livros da coleção analisada. O conceito mais amplo de saúde introduzido a partir da Conferência de Ottawa em 1986 foi pouco explorado pelos textos analisados. Vimos também que, no livro como um todo, não há muitas referências a uma visão mais ampliada da saúde, compreendida enquanto qualidade de vida e não apenas como ausência de doença. Esta maior ênfase nos condicionantes biológicos relacionados à saúde, que representa uma escolha criticada pelo PCN.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33650
10.1590/1983-21172008100205
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33650
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172008100205
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33650/26877
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2008 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2008 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 10 No. 2 (2008); 235-256
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 10 Núm. 2 (2008); 235-256
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 10 n. 2 (2008); 235-256
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711164481929216