EVOLUÇÃO BIOLÓGICA COMO EIXO INTEGRADOR DA BIOLOGIA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO: EVOLUTION AS A UNIFYING THEME IN THE HIGH SCHOOL BIOLOGY TEXTBOOKS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalapicolla, Jeronymo
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Silva, Victor de Almeida, Garcia, Junia Freguglia Machado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33791
Resumo: O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) prevê a universalização e a avaliação dos livros, levando em conta alguns documentos oficiais. Esses documentos aconselham que os conteúdos de biologia sejam pautados em explicações ecológicas e evolutivas, de forma interdisciplinar, com a evolução funcionando como um eixo integrador do conhecimento. Baseando-se na Análise de Conteúdo de Bardin e na Estrutura Conceitual da Biologia de Mayr, foram examinados os conteúdos referentes ao filo dos cordados em três coleções didáticas. O objetivo foi avaliar como esses materiais abordam a evolução. Notou-se que os livros didáticos utilizam os conceitos evolutivos de forma escassa e superficial. A forma mais comum é a descritiva, com o acréscimo de termos evolutivos ou que remetem à evolução. Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) aims to universalize the textbooks and to evaluate these materials based on official documents. In biology for high school official documents advise that contents should be guided by ecological and evolutionary explanations in an interdisciplinary method and that evolution should work as a central theme. Based on Bardin's Content Analysis and Mayr's Conceptual Framework of Biology the contents concerning the phylum Chordata were examined in three textbook collections approved by PNLD. The aim was to evaluate how textbooks approved for student's use discuss evolution. This study showed that textbooks utilize evolution superficially and sparsely. The most common use is in descriptions with addition of evolutionary concepts or terms that refer to evolution.
id UFMG-11_30a1f1345c7d04d43e1430ddf4da432f
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/33791
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling EVOLUÇÃO BIOLÓGICA COMO EIXO INTEGRADOR DA BIOLOGIA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO: EVOLUTION AS A UNIFYING THEME IN THE HIGH SCHOOL BIOLOGY TEXTBOOKSEvolução; Análise de Conteúdo; Livro Didático.O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) prevê a universalização e a avaliação dos livros, levando em conta alguns documentos oficiais. Esses documentos aconselham que os conteúdos de biologia sejam pautados em explicações ecológicas e evolutivas, de forma interdisciplinar, com a evolução funcionando como um eixo integrador do conhecimento. Baseando-se na Análise de Conteúdo de Bardin e na Estrutura Conceitual da Biologia de Mayr, foram examinados os conteúdos referentes ao filo dos cordados em três coleções didáticas. O objetivo foi avaliar como esses materiais abordam a evolução. Notou-se que os livros didáticos utilizam os conceitos evolutivos de forma escassa e superficial. A forma mais comum é a descritiva, com o acréscimo de termos evolutivos ou que remetem à evolução. Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) aims to universalize the textbooks and to evaluate these materials based on official documents. In biology for high school official documents advise that contents should be guided by ecological and evolutionary explanations in an interdisciplinary method and that evolution should work as a central theme. Based on Bardin's Content Analysis and Mayr's Conceptual Framework of Biology the contents concerning the phylum Chordata were examined in three textbook collections approved by PNLD. The aim was to evaluate how textbooks approved for student's use discuss evolution. This study showed that textbooks utilize evolution superficially and sparsely. The most common use is in descriptions with addition of evolutionary concepts or terms that refer to evolution.CECIMIG-FaE-UFMG2014-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3379110.1590/1983-211720175170107Ensaio Research in Science Education; Vol. 17 No. 1 (2015)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 17 Núm. 1 (2015)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 17 n. 1 (2015)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33791/26976Copyright (c) 2015 Ensaio Pesquisa em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDalapicolla, Jeronymo Silva, Victor de AlmeidaGarcia, Junia Freguglia Machado 2021-05-09T22:50:17Zoai:periodicos.ufmg.br:article/33791Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-05-09T22:50:17Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv EVOLUÇÃO BIOLÓGICA COMO EIXO INTEGRADOR DA BIOLOGIA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO: EVOLUTION AS A UNIFYING THEME IN THE HIGH SCHOOL BIOLOGY TEXTBOOKS
title EVOLUÇÃO BIOLÓGICA COMO EIXO INTEGRADOR DA BIOLOGIA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO: EVOLUTION AS A UNIFYING THEME IN THE HIGH SCHOOL BIOLOGY TEXTBOOKS
spellingShingle EVOLUÇÃO BIOLÓGICA COMO EIXO INTEGRADOR DA BIOLOGIA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO: EVOLUTION AS A UNIFYING THEME IN THE HIGH SCHOOL BIOLOGY TEXTBOOKS
Dalapicolla, Jeronymo
Evolução; Análise de Conteúdo; Livro Didático.
title_short EVOLUÇÃO BIOLÓGICA COMO EIXO INTEGRADOR DA BIOLOGIA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO: EVOLUTION AS A UNIFYING THEME IN THE HIGH SCHOOL BIOLOGY TEXTBOOKS
title_full EVOLUÇÃO BIOLÓGICA COMO EIXO INTEGRADOR DA BIOLOGIA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO: EVOLUTION AS A UNIFYING THEME IN THE HIGH SCHOOL BIOLOGY TEXTBOOKS
title_fullStr EVOLUÇÃO BIOLÓGICA COMO EIXO INTEGRADOR DA BIOLOGIA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO: EVOLUTION AS A UNIFYING THEME IN THE HIGH SCHOOL BIOLOGY TEXTBOOKS
title_full_unstemmed EVOLUÇÃO BIOLÓGICA COMO EIXO INTEGRADOR DA BIOLOGIA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO: EVOLUTION AS A UNIFYING THEME IN THE HIGH SCHOOL BIOLOGY TEXTBOOKS
title_sort EVOLUÇÃO BIOLÓGICA COMO EIXO INTEGRADOR DA BIOLOGIA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO: EVOLUTION AS A UNIFYING THEME IN THE HIGH SCHOOL BIOLOGY TEXTBOOKS
author Dalapicolla, Jeronymo
author_facet Dalapicolla, Jeronymo
Silva, Victor de Almeida
Garcia, Junia Freguglia Machado
author_role author
author2 Silva, Victor de Almeida
Garcia, Junia Freguglia Machado
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dalapicolla, Jeronymo
Silva, Victor de Almeida
Garcia, Junia Freguglia Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Evolução; Análise de Conteúdo; Livro Didático.
topic Evolução; Análise de Conteúdo; Livro Didático.
description O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) prevê a universalização e a avaliação dos livros, levando em conta alguns documentos oficiais. Esses documentos aconselham que os conteúdos de biologia sejam pautados em explicações ecológicas e evolutivas, de forma interdisciplinar, com a evolução funcionando como um eixo integrador do conhecimento. Baseando-se na Análise de Conteúdo de Bardin e na Estrutura Conceitual da Biologia de Mayr, foram examinados os conteúdos referentes ao filo dos cordados em três coleções didáticas. O objetivo foi avaliar como esses materiais abordam a evolução. Notou-se que os livros didáticos utilizam os conceitos evolutivos de forma escassa e superficial. A forma mais comum é a descritiva, com o acréscimo de termos evolutivos ou que remetem à evolução. Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) aims to universalize the textbooks and to evaluate these materials based on official documents. In biology for high school official documents advise that contents should be guided by ecological and evolutionary explanations in an interdisciplinary method and that evolution should work as a central theme. Based on Bardin's Content Analysis and Mayr's Conceptual Framework of Biology the contents concerning the phylum Chordata were examined in three textbook collections approved by PNLD. The aim was to evaluate how textbooks approved for student's use discuss evolution. This study showed that textbooks utilize evolution superficially and sparsely. The most common use is in descriptions with addition of evolutionary concepts or terms that refer to evolution.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33791
10.1590/1983-211720175170107
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33791
identifier_str_mv 10.1590/1983-211720175170107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33791/26976
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Ensaio Pesquisa em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Ensaio Pesquisa em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 17 No. 1 (2015)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 17 Núm. 1 (2015)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 17 n. 1 (2015)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711164501852160