A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ATIVIDADES BASEADAS NO PROGRAMA "MÃO NA MASSA": THE SCIENTIFIC LITERACY IN YOUTH AND ADULT EDUCATION IN ACTIVITIES BASED ON THE PROGRAM "HANDS ON"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Luan da Costa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Sá, Luciana Passos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34431
Resumo: No presente trabalho tivemos o objetivo de promover a alfabetização científica na Educação de Jovens e Adultos por meio de atividades investigativas pautadas nos princípios do projeto "Mão na Massa". Foram realizadas atividades relacionadas à flutuabilidade dos objetos, envolvendo conceitos como densidade, empuxo, pressão, superfície de contato, dentre outros. Na análise dos dados utilizamos como referencial teórico os Indicadores de Alfabetização Científica, propostos por Sasseron e Carvalho. Buscamos identificar, em falas e desenhos dos alunos, indícios do emprego desses indicadores para, com isso, verificar se a alfabetização científica foi favorecida com a proposta. As atividades tiveram boa receptividade dos alunos e os resultados apontam para a necessidade de melhorias na qualidade do ensino de ciências praticado nessa modalidade de ensino. The objective of this work is to promote scientific literacy in Adult and Youth Education through activities guided by the investigative methodology of the "Mão na Massa" ["Hands-On"] project. For this purpose, the activities were related to the buoyancy of objects, which involves concepts such as density, pressure, contact surface, among others. For data analysis, the Scientific Literacy indicators, proposed by Sasseron and Carvalho, were used as theoretical reference. We aim to identify in the students' speech and drawings evidence of the use of such indicators, and then to verify whether the scientific literacy was favored by the proposition. The activities were well received by students and the results pointed to the need of improvement in the quality of the Science Education practiced in this teaching modality.
id UFMG-11_acb9e523555de6075a64e2291dc79de7
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/34431
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ATIVIDADES BASEADAS NO PROGRAMA "MÃO NA MASSA": THE SCIENTIFIC LITERACY IN YOUTH AND ADULT EDUCATION IN ACTIVITIES BASED ON THE PROGRAM "HANDS ON"No presente trabalho tivemos o objetivo de promover a alfabetização científica na Educação de Jovens e Adultos por meio de atividades investigativas pautadas nos princípios do projeto "Mão na Massa". Foram realizadas atividades relacionadas à flutuabilidade dos objetos, envolvendo conceitos como densidade, empuxo, pressão, superfície de contato, dentre outros. Na análise dos dados utilizamos como referencial teórico os Indicadores de Alfabetização Científica, propostos por Sasseron e Carvalho. Buscamos identificar, em falas e desenhos dos alunos, indícios do emprego desses indicadores para, com isso, verificar se a alfabetização científica foi favorecida com a proposta. As atividades tiveram boa receptividade dos alunos e os resultados apontam para a necessidade de melhorias na qualidade do ensino de ciências praticado nessa modalidade de ensino. The objective of this work is to promote scientific literacy in Adult and Youth Education through activities guided by the investigative methodology of the "Mão na Massa" ["Hands-On"] project. For this purpose, the activities were related to the buoyancy of objects, which involves concepts such as density, pressure, contact surface, among others. For data analysis, the Scientific Literacy indicators, proposed by Sasseron and Carvalho, were used as theoretical reference. We aim to identify in the students' speech and drawings evidence of the use of such indicators, and then to verify whether the scientific literacy was favored by the proposition. The activities were well received by students and the results pointed to the need of improvement in the quality of the Science Education practiced in this teaching modality.CECIMIG-FaE-UFMG2021-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3443110.1590/1983-21172013150208Ensaio Research in Science Education; Vol. 15 No. 2 (2013)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 15 Núm. 2 (2013)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 15 n. 2 (2013)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34431/27651Copyright (c) 2013 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessRamos, Luan da Costa Sá, Luciana Passos2021-07-06T22:20:08Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34431Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-07-06T22:20:08Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ATIVIDADES BASEADAS NO PROGRAMA "MÃO NA MASSA": THE SCIENTIFIC LITERACY IN YOUTH AND ADULT EDUCATION IN ACTIVITIES BASED ON THE PROGRAM "HANDS ON"
title A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ATIVIDADES BASEADAS NO PROGRAMA "MÃO NA MASSA": THE SCIENTIFIC LITERACY IN YOUTH AND ADULT EDUCATION IN ACTIVITIES BASED ON THE PROGRAM "HANDS ON"
spellingShingle A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ATIVIDADES BASEADAS NO PROGRAMA "MÃO NA MASSA": THE SCIENTIFIC LITERACY IN YOUTH AND ADULT EDUCATION IN ACTIVITIES BASED ON THE PROGRAM "HANDS ON"
Ramos, Luan da Costa
title_short A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ATIVIDADES BASEADAS NO PROGRAMA "MÃO NA MASSA": THE SCIENTIFIC LITERACY IN YOUTH AND ADULT EDUCATION IN ACTIVITIES BASED ON THE PROGRAM "HANDS ON"
title_full A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ATIVIDADES BASEADAS NO PROGRAMA "MÃO NA MASSA": THE SCIENTIFIC LITERACY IN YOUTH AND ADULT EDUCATION IN ACTIVITIES BASED ON THE PROGRAM "HANDS ON"
title_fullStr A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ATIVIDADES BASEADAS NO PROGRAMA "MÃO NA MASSA": THE SCIENTIFIC LITERACY IN YOUTH AND ADULT EDUCATION IN ACTIVITIES BASED ON THE PROGRAM "HANDS ON"
title_full_unstemmed A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ATIVIDADES BASEADAS NO PROGRAMA "MÃO NA MASSA": THE SCIENTIFIC LITERACY IN YOUTH AND ADULT EDUCATION IN ACTIVITIES BASED ON THE PROGRAM "HANDS ON"
title_sort A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ATIVIDADES BASEADAS NO PROGRAMA "MÃO NA MASSA": THE SCIENTIFIC LITERACY IN YOUTH AND ADULT EDUCATION IN ACTIVITIES BASED ON THE PROGRAM "HANDS ON"
author Ramos, Luan da Costa
author_facet Ramos, Luan da Costa
Sá, Luciana Passos
author_role author
author2 Sá, Luciana Passos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Luan da Costa
Sá, Luciana Passos
description No presente trabalho tivemos o objetivo de promover a alfabetização científica na Educação de Jovens e Adultos por meio de atividades investigativas pautadas nos princípios do projeto "Mão na Massa". Foram realizadas atividades relacionadas à flutuabilidade dos objetos, envolvendo conceitos como densidade, empuxo, pressão, superfície de contato, dentre outros. Na análise dos dados utilizamos como referencial teórico os Indicadores de Alfabetização Científica, propostos por Sasseron e Carvalho. Buscamos identificar, em falas e desenhos dos alunos, indícios do emprego desses indicadores para, com isso, verificar se a alfabetização científica foi favorecida com a proposta. As atividades tiveram boa receptividade dos alunos e os resultados apontam para a necessidade de melhorias na qualidade do ensino de ciências praticado nessa modalidade de ensino. The objective of this work is to promote scientific literacy in Adult and Youth Education through activities guided by the investigative methodology of the "Mão na Massa" ["Hands-On"] project. For this purpose, the activities were related to the buoyancy of objects, which involves concepts such as density, pressure, contact surface, among others. For data analysis, the Scientific Literacy indicators, proposed by Sasseron and Carvalho, were used as theoretical reference. We aim to identify in the students' speech and drawings evidence of the use of such indicators, and then to verify whether the scientific literacy was favored by the proposition. The activities were well received by students and the results pointed to the need of improvement in the quality of the Science Education practiced in this teaching modality.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34431
10.1590/1983-21172013150208
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34431
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172013150208
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34431/27651
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 15 No. 2 (2013)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 15 Núm. 2 (2013)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 15 n. 2 (2013)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711164628729856